Falo por mim, tentei ouvir na Quinta a CMR, e o que é que apanhei:
- a Lara Afonso a fazer erros (ainda) na continuidade da emissão, com enchimentos de chouriços que ficam muito pouco naturais para quem ouve;
- uma entrada em simultâneo com a CMTV com uma jornalista (Daniela Polónia) que em televisão resulta muito bem, mas que em rádio devido ao tom demasiado duro e estridente tornou-se inaudível e gerou-me uma valente dor de cabeça - têm que fazer as escalas para TV considerando como a voz se vai ouvir na rádio e isso não acontece;
- quando saem do simultâneo não há uma coordenação para entrar a jornalista do CMR, é sempre primeiro a da CMTV e depois entra repetida a do CMR a dizer quase as mesmas palavras da jornalista, não há uma coordenação para ser suave a transição entre tudo e umas aguardarem pelas outras ou saberem quando acaba o direto/simultâneo;
- é sempre uma atrapalhação e um excessivo enchimento de chouriços sem nada de substantivo antes de simultâneos contínuos de transmissão, seja no Porto seja em Lisboa, penso que quem melhor gere essa transição são a Ana Pinto e o Ricardo Mariano mas pela profunda experiência que têm em antena dar-lhes boa bagagem para isso, porque apoio a eles é zero;
- não há uma segunda linha de áudio que vá direta microfone - CMR para evitar tudo isto durante o dia (já nem digo após as 19h45), vai tudo direto da transmissão e ainda por cima com uma qualidade sonora comprimida que parece 64-96k, fica pior que televisão e tinham a obrigação de ter uma ligação com mais qualidade;
- o noticiário às 18h foram mais de 12 minutos SEGUIDOS em monotemático, sobre André Ventura. A norma na rádio: 90 segundos, muda a notícia. Até eu que estava a ouvir e gosto da coisa boa e intensa saturei-me e tive que mudar a estação. Nem a Rádio Estádio ficava tanto tempo a repisar nos mesmos temas, nem com entrevistas, quanto mais. E era uma rádio só de palavra.
- O espaço de comentário "Show Biz FM" teve na Quinta um erro estúpido de montagem que suspeito que se repita sempre, que é: a Lara Afonso dá a entrada para a rubrica, ouve-se a voz da Ana Pinto com a promo ao Show Biz FM, e a seguir na gravação entra... outra vez a mesma exata promo, igual e completa. Fica duplicado em antena. E depois pior é o Júlio Heitor, que ainda faz referências à manhã a dizer "a nossa [inserir jornalista] a aparecer aqui cedo de manhã!". Eram 18 horas.
Ou seja, faltam conceitos básicos de rádio a quem executa a estação.
A playlist não concordo com o que aqui se escreve e para o target parece-me globalmente afinada, do lado mais popular da questão mas parece afinada. Esse é o menor dos problemas.
E no entanto, há bons conteúdos. O Alerta Coração é uma conversa livre, aberta, e são 20 minutos de ótima rádio, por exemplo, fez-me lembrar os anos 90!
Andam muito perdidos, muito perdidos.