Autor Tópico: CMR  (Lida 188438 vezes)

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
Re: CMR
« Responder #645 em: Maio 15, 2025, 05:28:11 pm »
Ainda faltando dados no Porto - mas sabendo o resultado catastrófico em Lisboa para algo com publicidade diária no 4º canal do país - aqui seguem algumas sugestões porque apesar de ser o último fã do estilo CM tem que existir uma rádio verdadeiramente generalista para além da A1:

Edição radiofónica do programa de sucesso do Germano Almeida no Now às 10h00.
Pedro Sousa como figura central no desporto - uma espécie de Manolo Lama da COPE - com espaços de desporto alargados (com liberdade total) às 12h e 19h.
Programa de cultura pop com a Lara Marques Pereira, como alternativa ao elitismo do Pop Up da Observador, aos fins de semana.
« Última modificação: Maio 15, 2025, 05:31:31 pm por radiokilledtheMTVstar »

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #646 em: Maio 15, 2025, 08:07:50 pm »
São boas sugestões, mas acho acima de tudo que a CMR precisa de definir bem qual o target. Se é uma rádio mais popular ou então se vai mesmo concorrer com a TSF, Observador e Antena 1.

Dado que o Now está a correr bem, se calhar tem de tentar conquistar o mesmo público-alvo na rádio.

ouvinte

• Hero Member
« Responder #647 em: Maio 15, 2025, 09:18:50 pm »
Há uma promo a passar na TV onde se ouve o Júlio Heitor a dizer: " O Pedro, o Nuno, o Vasco e a Vera mudaram para a Correio da Manhã Rádio "

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #648 em: Maio 15, 2025, 09:41:19 pm »
Há uma promo a passar na TV onde se ouve o Júlio Heitor a dizer: " O Pedro, o Nuno, o Vasco e a Vera mudaram para a Correio da Manhã Rádio "
Oi?

Enviado do meu 21091116UG através do Tapatalk

pdnf

• Hero Member
« Responder #649 em: Maio 17, 2025, 12:58:36 am »
São boas sugestões, mas acho acima de tudo que a CMR precisa de definir bem qual o target. Se é uma rádio mais popular ou então se vai mesmo concorrer com a TSF, Observador e Antena 1.

Dado que o Now está a correr bem, se calhar tem de tentar conquistar o mesmo público-alvo na rádio.
Ainda bem que fizeste esse comentário. Na semana passada, no dia 09, desculpem o som, a testar os emissores de Monsanto na Serra de Sintra, apanhei o fim de uma notícia sobre Queijas e Barcarena, que me chamou a atenção porque falava na mobilização em massa da Proteção Civil e INEM, sendo que tinha estado lá alojado nos últimos dias. Honestamente, sem ouvir de que se tratava, tal o alarido, pensei que era um surto de Legionella. Eis senão quando, o Francisco Penim começa a ter um espasmo cerebral, é a melhor classificação que posso dar ao que acabei a ouvir, a dissecar sobre o quão melhor é a CMR em termos de informação do que a TSF, rádio que citou para aí 5x em 20 segundos, e depois, lá acrescentou as outras três, Observador, Antena 1 e RR. Sobre a CMR chegar onde mais ninguém chega.

Foi pena, porque só me lembrei de começar a gravar no fim da preleção, interrompida pela animadora de serviço, que já antes o tinha tentado fazer.

Ah, tanta coisa por causa de uma... intoxicação alimentar num jardim de infância do Agrupamento de Barcarena. A CMR é, realmente, um tesourinho.

https://drive.google.com/file/d/1dcGr0vYaKn_4v6rOPBr4om9TxKji__kV/view?usp=drivesdk

É por isso que faz 0,1% em Lisboa, seguramente bem menos do que fazia a SBSR na mesma frequência, e claramente não herdou também a audiência da FESTIVAL. Para mim, temos 4 rádios com pendor informativo. Depois, temos 1 mais, à volta da qual devemos colocar um grande cordão sanitário radiofónco, até que a mesma acabe por desaparecer, por indecente e má figura.

Volto a dizer, calhou-me de ouvir uma conversa entre uma jornalista da NOW e outro da TSF em 07/24. Acho que foi um erro de casting não terem seguido a ideia inicial, de fazer da NOWR em vez da CMR. O arranque da Now foi tremido (e não sei se ainda não está), quiseram ir pela faca e alguidar e pela extensão do braço comunicacional do populismo, vão colher o que semearam, ou seja, nada.
« Última modificação: Maio 17, 2025, 01:02:41 am por pdnf »
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

modernices

• Hero Member
« Responder #650 em: Maio 17, 2025, 11:25:33 am »

Ainda bem que fizeste esse comentário. Na semana passada, no dia 09, desculpem o som, a testar os emissores de Monsanto na Serra de Sintra, apanhei o fim de uma notícia sobre Queijas e Barcarena, que me chamou a atenção porque falava na mobilização em massa da Proteção Civil e INEM, sendo que tinha estado lá alojado nos últimos dias. Honestamente, sem ouvir de que se tratava, tal o alarido, pensei que era um surto de Legionella. Eis senão quando, o Francisco Penim começa a ter um espasmo cerebral, é a melhor classificação que posso dar ao que acabei a ouvir, a dissecar sobre o quão melhor é a CMR em termos de informação do que a TSF, rádio que citou para aí 5x em 20 segundos, e depois, lá acrescentou as outras três, Observador, Antena 1 e RR. Sobre a CMR chegar onde mais ninguém chega.

Foi pena, porque só me lembrei de começar a gravar no fim da preleção, interrompida pela animadora de serviço, que já antes o tinha tentado fazer.

Ah, tanta coisa por causa de uma... intoxicação alimentar num jardim de infância do Agrupamento de Barcarena. A CMR é, realmente, um tesourinho.

https://drive.google.com/file/d/1dcGr0vYaKn_4v6rOPBr4om9TxKji__kV/view?usp=drivesdk

É por isso que faz 0,1% em Lisboa, seguramente bem menos do que fazia a SBSR na mesma frequência, e claramente não herdou também a audiência da FESTIVAL. Para mim, temos 4 rádios com pendor informativo. Depois, temos 1 mais, à volta da qual devemos colocar um grande cordão sanitário radiofónco, até que a mesma acabe por desaparecer, por indecente e má figura.

Volto a dizer, calhou-me de ouvir uma conversa entre uma jornalista da NOW e outro da TSF em 07/24. Acho que foi um erro de casting não terem seguido a ideia inicial, de fazer da NOWR em vez da CMR. O arranque da Now foi tremido (e não sei se ainda não está), quiseram ir pela faca e alguidar e pela extensão do braço comunicacional do populismo, vão colher o que semearam, ou seja, nada.

Cheira mesmo a discurso para dentro. Já devem ter levado um apertão da administração que já deve estar farta de deitar dinheiro à rua. Não me admirava nada que a seguir haja um rolar de cabeças.

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #651 em: Maio 17, 2025, 12:55:07 pm »
Cheira mesmo a discurso para dentro. Já devem ter levado um apertão da administração que já deve estar farta de deitar dinheiro à rua. Não me admirava nada que a seguir haja um rolar de cabeças.
Diria que sim, é um recado.

Penim o que sabe fazer é televisão popularucha, altamente rentável com meios reduzidos. Rádio e tv, como se vê neste caso, são meios completamente distintos.

Se contratarem um director que perceba realmente de rádio, e que tenha experiência no meio, vão ver que as coisas mudam para melhor após algum tempo. A Observador é um exemplo disso.
« Última modificação: Maio 17, 2025, 12:56:39 pm por AG »

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #652 em: Maio 17, 2025, 01:00:08 pm »
A fórmula da CMTV é altamente visual. Na rádio está destinada ao falhanço. Não tenho dúvidas que estarão algumas cabeças para rolar.

Foi um projeto que começou mal e não consegue melhorar.

A meu ver não tem futuro, e a pouca publicidade que vai tendo deve fazer parte de packs vendidos com TV e jornal.

Zeca 2021

• Hero Member
« Responder #653 em: Maio 17, 2025, 01:25:15 pm »
A fórmula da CMTV é altamente visual. Na rádio está destinada ao falhanço. Não tenho dúvidas que estarão algumas cabeças para rolar.

A meu ver não tem futuro, e a pouca publicidade que vai tendo deve fazer parte de packs vendidos com TV e jornal.

Volta Festival

pdnf

• Hero Member
« Responder #654 em: Maio 17, 2025, 01:46:34 pm »

Comecem por acabar com os simultâneos com a TV, para tentarem rentabilizar o projeto. Não dando, faltam 12 meses para poderem alterar o projeto, e porem mais uma rádio 24/7 musical.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

ouvinte

• Hero Member
« Responder #655 em: Maio 17, 2025, 02:57:39 pm »
Diz-se no meio que os resultados da rádio são assunto tabu no grupo, disfarçados pela argumentação de que "é um projeto novo/diferente".
Mais frustrante é para a equipa que está a norte e que viu a sua Festival trocada por isto.
Enquanto tocarem Marco Paulo e a seguir Dua Lipa, esqueçam... nem o ouvinte que goste do Marco Paulo, nem o que gosta da Dua Lipa vai ouvir.
Os simultaneos com a TV entram, na maioria das vezes, a martelo. Parece que o locutor está a fazer uma maratona para conseguir falar tudo o que tem a dizer. Tecnicamente (e financeiramente) o grupo tem possibilidade de deixar a rádio muito mais limada neste aspeto.
O DALET da rádio deveria comunicar com o DALET da tv.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #656 em: Maio 17, 2025, 03:26:24 pm »
Falo por mim, tentei ouvir na Quinta a CMR, e o que é que apanhei:

- a Lara Afonso a fazer erros (ainda) na continuidade da emissão, com enchimentos de chouriços que ficam muito pouco naturais para quem ouve;

- uma entrada em simultâneo com a CMTV com uma jornalista (Daniela Polónia) que em televisão resulta muito bem, mas que em rádio devido ao tom demasiado duro e estridente tornou-se inaudível e gerou-me uma valente dor de cabeça - têm que fazer as escalas para TV considerando como a voz se vai ouvir na rádio e isso não acontece;

- quando saem do simultâneo não há uma coordenação para entrar a jornalista do CMR, é sempre primeiro a da CMTV e depois entra repetida a do CMR a dizer quase as mesmas palavras da jornalista, não há uma coordenação para ser suave a transição entre tudo e umas aguardarem pelas outras ou saberem quando acaba o direto/simultâneo;

- é sempre uma atrapalhação e um excessivo enchimento de chouriços sem nada de substantivo antes de simultâneos contínuos de transmissão, seja no Porto seja em Lisboa, penso que quem melhor gere essa transição são a Ana Pinto e o Ricardo Mariano mas pela profunda experiência que têm em antena dar-lhes boa bagagem para isso, porque apoio a eles é zero;

- não há uma segunda linha de áudio que vá direta microfone - CMR para evitar tudo isto durante o dia (já nem digo após as 19h45), vai tudo direto da transmissão e ainda por cima com uma qualidade sonora comprimida que parece 64-96k, fica pior que televisão e tinham a obrigação de ter uma ligação com mais qualidade;

- o noticiário às 18h foram mais de 12 minutos SEGUIDOS em monotemático, sobre André Ventura. A norma na rádio: 90 segundos, muda a notícia. Até eu que estava a ouvir e gosto da coisa boa e intensa saturei-me e tive que mudar a estação. Nem a Rádio Estádio ficava tanto tempo a repisar nos mesmos temas, nem com entrevistas, quanto mais. E era uma rádio só de palavra.

- O espaço de comentário "Show Biz FM" teve na Quinta um erro estúpido de montagem que suspeito que se repita sempre, que é: a Lara Afonso dá a entrada para a rubrica, ouve-se a voz da Ana Pinto com a promo ao Show Biz FM, e a seguir na gravação entra... outra vez a mesma exata promo, igual e completa. Fica duplicado em antena. E depois pior é o Júlio Heitor, que ainda faz referências à manhã a dizer "a nossa [inserir jornalista] a aparecer aqui cedo de manhã!". Eram 18 horas.

Ou seja, faltam conceitos básicos de rádio a quem executa a estação.

A playlist não concordo com o que aqui se escreve e para o target parece-me globalmente afinada, do lado mais popular da questão mas parece afinada. Esse é o menor dos problemas.

E no entanto, há bons conteúdos. O Alerta Coração é uma conversa livre, aberta, e são 20 minutos de ótima rádio, por exemplo, fez-me lembrar os anos 90!

Andam muito perdidos, muito perdidos.

estvmkt

• Hero Member
« Responder #657 em: Maio 17, 2025, 03:34:20 pm »
Obrigado por nao ter isto em Viseu.
Brincar as radios nao obrigado

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #658 em: Maio 18, 2025, 12:45:01 am »
Diz-se no meio que os resultados da rádio são assunto tabu no grupo, disfarçados pela argumentação de que "é um projeto novo/diferente".
Mais frustrante é para a equipa que está a norte e que viu a sua Festival trocada por isto.
Enquanto tocarem Marco Paulo e a seguir Dua Lipa, esqueçam... nem o ouvinte que goste do Marco Paulo, nem o que gosta da Dua Lipa vai ouvir.
Os simultaneos com a TV entram, na maioria das vezes, a martelo. Parece que o locutor está a fazer uma maratona para conseguir falar tudo o que tem a dizer. Tecnicamente (e financeiramente) o grupo tem possibilidade de deixar a rádio muito mais limada neste aspeto.
O DALET da rádio deveria comunicar com o DALET da tv.
Se o software da rádio é o mesmo da tv então não há justificação para o amadorismo daqueles simultâneos estilo "rádio pirata dos anos 80".

De resto estou farto de dizer que a CMR tem de ter uma playlist coerente. Algo como a M80 mas mais variado era muito bem vindo.

modernices

• Hero Member
« Responder #659 em: Maio 18, 2025, 02:51:48 pm »
O mais certo é qualquer mudança agora já não resultar em nada. A má imagem já contaminou a marca.