Autor Tópico: CMR  (Lida 188022 vezes)

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
Re: CMR
« Responder #315 em: Novembro 11, 2024, 11:04:37 am »
A ouvir desde as 9h15:

O "Bom Dia" foi o caos descrito, minimamente controlado pelo improviso do Júlio Heitor e o sorriso na voz da Mónica Peixoto.
Bela voz da guardense Ana Pinto (demasiado soft para os crimes de faca e alguidar que vêm a seguir?), mas onde está o suposto fórum ou o Alberto Rocha? Mais um "assistente"?
Em relação à informação até agora acho que a única peça editada exclusivamente para rádio (tirando os convidados, claro) foi o resumo do Sp.Braga-Sporting. O jingle do maravilhoso Alerta CM tem a voz mais agradável do J.Heitor e às 11h03 já temos os também maravilhosa muleta dos "novos dados" sobre a Grávida da Murtosa. Pelo menos já tivemos duas notícias de cultura, o que é raríssimo na TV.

No entanto que isto pode ser sucesso pois sai muito do eixo exclusivamente "Política+Guerra" de que muita gente está farta, mas não pode ser mesmo esta a única alternativa de palavra para as rádios de informação.
« Última modificação: Novembro 11, 2024, 11:08:08 am por radiokilledtheMTVstar »

Pedro trindade

• Full Member
« Responder #316 em: Novembro 11, 2024, 11:21:54 am »
Eu acho um autêntico esgoto a céu aberto. Mas sou eu, pronto. Há mercado e público para isto, por isso calo-me. Mas é mau demais.

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #317 em: Novembro 11, 2024, 11:35:38 am »
Acho normais estes atropelos e contratempos no primeiro dia.

Se continuarem daqui para a frente, será mais preocupante.

Em relação ao produto: dispenso, a playlist é horrível (algo que já desabafei por aqui) e os blocos de informação pouco me dizem. Para me informar, continuarei, obviamente, a preferir a Observador e a Antena 1, por esta ordem.

Zeca 2021

• Hero Member
« Responder #318 em: Novembro 11, 2024, 11:40:35 am »
Curiso ler alguns comentários.
A Rádio Festival era popular, tinha 38 anos de história, marcou gerações e uma cidade ao nivel da rádio.
Mas como era popular, alguns intelectuais aqui do forum não a escutavam.
Preferiam ouvir o pimba da linha de cascais, com os meninos betos e queques da mega ou da Cidade ou então os snobs da SBSR, como se isso não fosse mais do que um lixo refinado, com kizomba e traps de fraca qualidade mas como saem de uns estúdios com muitas cores, é que é bom.

Mas não era melhor ter duas horas dedicadas ao fado de manha e á noite, com as pessoas aderirem em força?
Não era melhor ter uma rádio de pessoas da cidade feita para a cidade e arredores?

Preferem o lixo da vidente Maia ao fado da hora do almoço?
Pelos vistos, sim.

Para muitos o popular é mau e vivem sempre na ideia que a bolha deles é que é bom.
Uma rádio com 38 anos de historia apagada em poucos dias.
Quem lá trabalhava nenhuma culpa tem e como há que pagar as contas, que remedio têm, mas imagino a frustração de quem está na Rua da Alegria em ver a sua frequencia ocupada por gente a 310Km de distancia e que os encostou para canto. O gosto de fazer rádio terminou para eles.
« Última modificação: Novembro 11, 2024, 11:42:07 am por Zeca 2021 »

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #319 em: Novembro 11, 2024, 11:41:35 am »
Curiso ler alguns comentários.
A Rádio Festival era popular, tinha 38 anos de história, marcou gerações e uma cidade ao nivel da rádio.
Preferiam ouvir o pimba da linha de cascais, com os meninos betos e queques da mega ou da Cidade ou então os snobs da SBSR, como se isso não fosse não fosse lixo refinado, com kizomba e traps de fraca qualidade mas como saem de uns estudios com muitas cores, é que é bom.

Mas não era melhor ter duas horas dedicadas ao fado de manha e á noite, com as pessoas aderirem em força?
Preferem o lixo da Maia ao fado da hora do almoço?
Pelos vistos, sim.

Para muitos o popular é mau e vivem sempre na ideia que a bolha deles é que é bom.
Uma rádio com 38 anos de historia apagada em poucos dias.
Quem lá trabalhava nenhuma culpa tem e como há que pagar as contas, que remedio têm, mas imagino a frustração de quem está na Rua da Alegria em ver a sua frequencia ocupada por gente a 310Km de distancia e que os encostou para canto. O gosto de fazer rádio terminou para eles.

Eu defendi aqui há tempos que a Festival devia ocupar os 91,0 MHz de Matosinhos. Infelizmente não se concretizou.

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #320 em: Novembro 11, 2024, 12:08:55 pm »
Eu defendi aqui há tempos que a Festival devia ocupar os 91,0 MHz de Matosinhos. Infelizmente não se concretizou.
Acho que toda a gente aqui disse que o fim da Festival, embora longe da rádio que foi noutros tempos, é trágico para a rádio no Porto. Devia ter continuado numa outra frequência.

Esperemos que a Metropolitana cumpra o papel que a Festival fazia, pelo menos. Já não era mau.

Quanto à CMR, nem o formato da informação e muito menos a playlist me farão ouvinte.

tuscano332

• Hero Member
« Responder #321 em: Novembro 11, 2024, 12:16:01 pm »
Ouvi pela internet(não tenho outro remédio) apenas entre as 10h e as 11h da manhã e achei a emissão muito amadora, Engasgaram-se com nomes, fizeram um simultâneo com a CMTV, por estarem lá as 2 Laras a promover o programa da tarde, mas entraram já a conversa tinha começado e tiveram de a cortar porque na TV foram fazer culinária, por vezes os simultâneos não dão. A coisa poderá melhorar com o tempo, mas para já não me puxou a ouvir mais vezes, veremos noutras horas. Neste tempo passaram 2 músicas, uma de Post Malone e outra dos Coldplay, sinceramente disso passam todos, prefiro as escolhas da Observador ou  da TSF.

pdnf

• Hero Member
« Responder #322 em: Novembro 11, 2024, 12:35:50 pm »
Os simultâneos não funcionam. Ponto. Desde logo, eu não percebo nada disto, mas o som para televisão é diferente. Liguei agora outra vez, sinto que estou a ouvir televisão. Ora, rádio não é isso, naturalmente, está muito longe.
Depois, os tempos em rádio são distintos. Há encher chouriços nos diretos, coisa que aqui não há. Já para nem falar que mencionam "estas imagens". Mas, em rádio não há imagem. Nunca deveriam ter sido permitidos simultâneos entre rádio e TV. Aliás, eles falam sempre em CMTV, CRM esquece, nem referem.
Já agora, eu não faço ideia de quem é que quererá estar 3 horas a ouvir um noticiário de crimes, claques de futebol ranhosas e de "sexo sem preservativo".

A Festival era popular, com por vezes, algumas derivas para o pimba. Isto não é nada disso. É poluição do éter, puro e duro.
Evidentemente, não sei o que realmente estará a pensar quem está no Porto, se logo no primeiro dia cancelam os respetivos espaços. Os ouvintes da CMTV não vão ficar muito tempo. Contrariamente à maioria, eu acho que isto vai ser um desastre, que vai ficar a rondar não mais do que o 1%.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #323 em: Novembro 11, 2024, 12:59:53 pm »
Como seria de prever, o simultâneo tv-rádio é desastroso, porque a linguagem para tv é muito diferente daquela que se usa em rádio...

cues visuais permanentes - "vai entrar por aqui", "como podemos ver" - que são absurdos de ouvir em rádio. Isto precisa de ser rapidamente abandonado...

ruicleto

• Hero Member
« Responder #324 em: Novembro 11, 2024, 01:03:21 pm »
Como seria de prever, o simultâneo tv-rádio é desastroso, porque a linguagem para tv é muito diferente daquela que se usa em rádio...

Há cues visuais permanentes - "vai entrar por aqui", "como podemos ver" - que são absurdos de ouvir em rádio. Isto precisa de ser rapidamente abandonado...

Apesar de ainda não ter ouvido (só terei acesso via internet), concordo com as opiniões de PDF e PDNF que abordam a diferença entre ouvir (sem ver) e ver (implicando também ouvir). Não será um modelo de rádio que seguirei, certamente.

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #325 em: Novembro 11, 2024, 01:09:35 pm »

cues visuais permanentes - "vai entrar por aqui", "como podemos ver" - que são absurdos de ouvir em rádio. Isto precisa de ser rapidamente abandonado...
Como disse não faz sentido retransmitem os jornais muito por culpa disso.

Fazem sim os relatos e eventualmente, por ser num horário “morto”, a Noite das Estrelas. O resto não.

pdnf

• Hero Member
« Responder #326 em: Novembro 11, 2024, 01:10:04 pm »

E o intervalo, quando acabaram as músicas? Para o Porto ainda houve uma publicidade local, mas depois foram 3 penosos minutos com a locutora sem saber o que fazer: faltam 7 minutos para as 13, faltam 6 minutos para as 13, é o Grande Jornal da Hora, isto é o Jornal da Tarde, um sujeito em estúdio que não consegue abrir a via, e depois quando entra, ah, já começou o jornal, vamos lá.

O único ponto positivo é que anunciam as frequências na Televisão. O que é deveras relevante para quem está a ver TV. De duas uma, ou fazem um investimento a sério nisto, ou daqui a dois anos está a ser reconvertido numa coisa qualquer. Ou, é mais uma que vira para o piloto automático.
O outro que falava na CMR travestida, está duplamente coberto de razão. Travestida face aos anos 90 e porque é uma TV travestida da rádio.

Se têm o pessoal da FESTIVAL e da SBSR nos quadros, eles que assegurem a emissão, e arranjem um jornalista para fazer jornais à hora certa de cinco minutos. Simples. E desculpem-me, mas a ERC falhou, e redondamente ao permitir os simultâneos tão regulares, numa violação clara do que é o artigo 37º. Na prática, entre as 7h e as 24h, a CMR deve ter menos que as 8h de programação própria que tem uma rádio em parceria de serviço de programas, que por sinal, retransmite sinal rádio nas demais horas, não uma televisão.
« Última modificação: Novembro 11, 2024, 01:17:37 pm por pdnf »
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Luis Carvalho

• Administrator
  • Hero Member
  • Façam a TSF Grande Outra Vez!
« Responder #327 em: Novembro 11, 2024, 02:02:14 pm »

Há uns tempos, num debate político em Espanha que estava a ser transmitido não só pela TV como também pela rádio, a jornalista teve de intervir porque um dos políticos mostrou um gráfico para as câmaras, esquecendo por completo que quem está a ouvir rádio não pode ver nada. Literalmente, nada. A linguagem radiofónica tem de ser diferente da utilizada em televisão.
Cumprimentos,
Luís Carvalho

Administrador do "Fórum da Rádio"

modernices

• Hero Member
« Responder #328 em: Novembro 11, 2024, 02:14:00 pm »

E o intervalo, quando acabaram as músicas? Para o Porto ainda houve uma publicidade local, mas depois foram 3 penosos minutos com a locutora sem saber o que fazer: faltam 7 minutos para as 13, faltam 6 minutos para as 13, é o Grande Jornal da Hora, isto é o Jornal da Tarde, um sujeito em estúdio que não consegue abrir a via, e depois quando entra, ah, já começou o jornal, vamos lá.

O único ponto positivo é que anunciam as frequências na Televisão. O que é deveras relevante para quem está a ver TV. De duas uma, ou fazem um investimento a sério nisto, ou daqui a dois anos está a ser reconvertido numa coisa qualquer. Ou, é mais uma que vira para o piloto automático.
O outro que falava na CMR travestida, está duplamente coberto de razão. Travestida face aos anos 90 e porque é uma TV travestida da rádio.

Se têm o pessoal da FESTIVAL e da SBSR nos quadros, eles que assegurem a emissão, e arranjem um jornalista para fazer jornais à hora certa de cinco minutos. Simples. E desculpem-me, mas a ERC falhou, e redondamente ao permitir os simultâneos tão regulares, numa violação clara do que é o artigo 37º. Na prática, entre as 7h e as 24h, a CMR deve ter menos que as 8h de programação própria que tem uma rádio em parceria de serviço de programas, que por sinal, retransmite sinal rádio nas demais horas, não uma televisão.

Utilize este formulário para relatar essa questão da programação própria. É muito oportuna e com uma participação a ERC averigua!

https://www.erc.pt/pt/portal-das-participacoes/

ruicleto

• Hero Member
« Responder #329 em: Novembro 11, 2024, 03:19:33 pm »

Há uns tempos, num debate político em Espanha que estava a ser transmitido não só pela TV como também pela rádio, a jornalista teve de intervir porque um dos políticos mostrou um gráfico para as câmaras, esquecendo por completo que quem está a ouvir rádio não pode ver nada. Literalmente, nada. A linguagem radiofónica tem de ser diferente da utilizada em televisão.

Plenamente de acordo. O que, na minha opinião, deve ser utilizado pela CMR é a sinergia dos jornalistas que trabalham na CMTV, em proveito da rádio como órgão de comunicação.