Autor Tópico: Rádio e Televisão de Portugal - rede de emissores  (Lida 109638 vezes)

Luis Carvalho

• Administrator
  • Hero Member
  • Façam a TSF Grande Outra Vez!
Re: Rádio e Televisão de Portugal - rede de emissores
« Responder #90 em: Junho 11, 2018, 09:01:26 pm »
Ainda a respeito das frequências da RTP-Rádio irradiadas a partir do centro emissor do Alto do Monsanto (Lisboa), algumas observações feitas dentro do próprio concelho da capital portuguesa:

- a frequência da RDP África (101,5 MHz) aparenta estar a operar com uma potência inferior à das 3 "Antenas" nacionais;
- Num pequeno rádio de bolso (Sangean DT-120), não obstante os sinais da Antena 1 (95,7), Antena 2 (94,4) e Antena 3 (100,3 MHz) se revelarem estáveis em boa parte da cidade, há zonas, mormente na Baixa olissiponense, onde os sinais da rádio pública apresentam algumas falhas, mesmo na rua. A alternativa, na zona ribeirinha, é a sintonia das frequências da Banática (Antena 1-
 99,4, Antena 2 -88,9 e Antena 3 (100,0 MHz).
Cumprimentos,
Luís Carvalho

Administrador do "Fórum da Rádio"

Luis Carvalho

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #91 em: Junho 15, 2018, 05:06:34 pm »
De referir que a situação não é crítica entre a capital portuguesa e o Alentejo via Ponte Vasco da Gama; os sinais do Monsanto só começam a apresentar falhas notórias a partir do nó da A12 com a A2; entre esta entrada da A2 e o nó desta com acA6, (e na A6 até à zona de Montemor), onde falha Monsanto, as rádios públicas são escutadas de forma satisfatória através das frequências do Montejunto ou Grândola (a par de, em certos pontos, os sinais da Lousã ou até do Mendro constituírem também frequências alternativas). De qualquer forma, os sinais do Monsanto, não obstante as falhas no percurso, são audíveis até ao nó da Marateca.

(Tal não significa, obviamente, que, se neste caso a redução da potência irradiada a partir da serra lisboeta não afecta de forma muito pronunciada a cobertura das três "Antenas", o mesmo suceda noutras zonas e percursos rodoviários).
Cumprimentos,
Luís Carvalho

PedroTavares

• Jr. Member
  • **
« Responder #92 em: Julho 01, 2018, 04:28:38 pm »
7 meses! Sim, escrevi bem, não faltam muitos dias para fazer 7 meses desde que a torre caiu. E na Baixa da Banheira, na Amora ou em Corroios continua-se a quase não se ouvir a Antena 1, a Antena 2 e a Antena 3.

pdf

• Visitante
« Responder #93 em: Julho 14, 2018, 09:34:22 pm »
Já existe nova torre para a rádio pública em Monsanto. A estrutura já está “de pé”. No entanto, ainda não se procedeu à montagem dos sistemas radiantes. Presume-se que esteja para breve.

Para já, a emissão continua a sair da torre da RR.

Luis Carvalho

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #94 em: Agosto 02, 2018, 11:23:16 am »
Para os estimados forenses que se encontrem na Grande Lisboa, e visto que os técnicos da RTP já instalaram as antenas na nova torre no alto do Monsanto, alguém confirma se as emissões rádio da RTP já se ouvem condignamente em toda a região? Muito obrigado!
Cumprimentos,
Luís Carvalho

Linxtuga

• Hero Member
« Responder #95 em: Agosto 02, 2018, 11:39:29 am »
Para os estimados forenses que se encontrem na Grande Lisboa, e visto que os técnicos da RTP já instalaram as antenas na nova torre no alto do Monsanto, alguém confirma se as emissões rádio da RTP já se ouvem condignamente em toda a região? Muito obrigado!

Parecem ainda em testes. Às 9 da manhã sintonia perfeita, sem falhas; às 11 da manhã de novo com falhas habituais. Não sei como é que eles estão a fazer isto

telefoniadouro

• Full Member
« Responder #96 em: Agosto 05, 2018, 03:37:53 pm »
A antena 3 nesse dia esteve algum tempo sem emissão

livelx90

• Hero Member
« Responder #97 em: Agosto 16, 2018, 02:12:04 pm »
Vídeo da nova torre de Monsanto partilhado pela RTP
https://youtu.be/MPoDaU7toKg

Luis Carvalho

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #98 em: Setembro 08, 2019, 10:40:02 pm »
Uma breve nota para informar que entrou em funcionamento um novo emissor da Antena 3 nos Açores, que opera nos 99,2 MHz a partir do Cabeço Gordo, na ilha do Faial. A nova frequência reforça o sinal nas ilhas do Faial (onde até agora só existia um pequeno emissor da Antena 3 na cidade da Horta), do Pico, de São Jorge e Graciosa.

Cf: https://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=1055902

Enviado do meu View2 Plus através do Tapatalk

Cumprimentos,
Luís Carvalho

Luis Carvalho

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #99 em: Fevereiro 11, 2020, 01:02:36 am »
Nova frequência da Antena 1 nos 99,5 MHz? Certo é que se ouve na cidade de Évora, inclusivamente,  nalguns pontos, com som estéreo e RDS. Quiçá um novo emissor no Baixo Alentejo ou no litoral alentejano, será? Vou tentar averiguar melhor a cobertura na região.

https://youtu.be/Rn_l-_DHxVU

Enviado do meu Redmi 7 através do Tapatalk

Cumprimentos,
Luís Carvalho

Falconet.PT

• Visitante
« Responder #100 em: Fevereiro 11, 2020, 09:34:47 am »
Ouve-se perfeitamente em Cascais, melhor que os 99,4 que acho que era a frequência anterior?
« Última modificação: Fevereiro 11, 2020, 09:37:00 am por Falconet.PT »

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #101 em: Fevereiro 11, 2020, 09:42:30 am »
Ouve-se perfeitamente em Cascais, melhor que os 99,4 que acho que era a frequência anterior?
A frequência da Banática mudou dos 99,4 para o 99,5, pelo menos provisoriamente.

Este emissor que o Luís ouve em Évora deve ser outro, tratando-se de uma coincidência.

Luis Carvalho

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #102 em: Fevereiro 11, 2020, 10:22:16 am »
Actualização: do que acabei de ver nesta manhã (e com alguma propagação), parece-me ser bem provável que seja o emissor da Banática. Outra hipótese (a meu ver menos provável), seria alguma espúria de algum dos emissores da rádio pública. De qualquer forma, tentarei averiguar melhor a situação.

Cumprimentos,
Luís Carvalho

Luis Carvalho

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #103 em: Fevereiro 14, 2020, 04:16:31 pm »
Relativamente à emissão da Antena 1 nos 99,5 MHz, dá-me ideia que existirá um emissor novo da rádio pública, a operar a título experimental (operação autorizada pela Anacom, naturalmente). A informação que obtive do gabinete de engenharia da RTP é que se tratará de um emissor que visa reforçar a cobertura da Antena 1 na A1 e na A2 [sic]. Ora, para chegar a Évora, ainda que com sinal débil, parece-me que não poderá ser o emissor da Banática, não obstante operar na mesma frequência, 99,5 MHz (a não ser que o emissor na margem do Tejo fosse objecto de uma grande intervenção). Quiçá algum dos caros participantes no Fórum que viaje pela A1 e o queira fazer, naturalmente, possa verificar em que troços se escuta esta frequência.

« Última modificação: Fevereiro 14, 2020, 04:18:47 pm por Luis Carvalho »
Cumprimentos,
Luís Carvalho

morenoboy

• Jr. Member
  • **
« Responder #104 em: Fevereiro 18, 2020, 11:24:08 am »
em santo andre(santiago do cacem) escuto bem na rua os 99.5 FM logo ao lado esta a 99.2 FM da antena 1 tb...visto que em grandola a antena 1 esta nos 99.2 FM!! sera que os 99.5 FM estará na zona de beja????