Reduziram drasticamente a música portuguesa em antena.
Passaram talvez de 90% para 30%.
A música internacional que passa são sobretudo clássicos que estavam nos CDs que a RDS tem arquivados há muitos, muitos anos na sede. Nenhuma da música internacional que tenho ouvido nestes minutos é atual. Aliás, ouvi há bocado uma promo com o texto "Os clássicos passam todos na RDS".
Só a música portuguesa é mais corrente, e aí vamos para território como Vizinhos, por exemplo.
Mas agora está muito mais agradável e audível do que o exagero de música portuguesa que havia antes. Manda a RDS para território da M80, mas com uma componente de música atual e uma playlist menos bafienta; ou para território da RR, em que é objetivamente mais diversificada na seleção musical e vai mesmo beber ao modelo dos anos 2000 da católica (e muito bem, já fazia falta!).
Já deu para sacar um bom Hungry Like The Wolf dos Duran Duran em antena na RDS 94.2, coisa impensável aqui há uns tempos. Ou mesmo Primeiro Beijo do Rui Veloso (incorretamente identificado em 94.2 como sendo dos Cabeças no Ar...), que não me lembro a ultima vez que ouvi na RDS no meio daquele delírio todo de música portuguesa. Não me admiraria nem um bocadinho que nestas sequenciações pudesse até aparecer Madredeus, está em perfil.
Salvo a locução bastante plástica nos períodos de emissão gravada, já dá para dizer que lá subiu uns furos. Foi preciso foi uns quantos bimestres do Bareme a baterem de frente com a realidade para arrepiarem algum tipo de caminho.