Autor Tópico: Charada: Roubo de um Piano dos estúdios da Rádio Comercial  (Lida 2520 vezes)

O Bigode do Sala

• Hero Member
Charada: Roubo de um Piano dos estúdios da Rádio Comercial
« em: Novembro 13, 2019, 10:00:09 pm »
Boa noite, caros camaradas de fórum!

Esta noite, estava no meu regresso, com o auto-rádio sintonizado na Prova Oral, quando que, a meio da entrevista com o pianista Filipe Raposo, o Alvim conta uma história mirabolante sobre um alegado roubo de um piano que estava nuns supostos antigos estúdios da Rádio Comercial.

Para além de achar a história fantástica, achei-a um tanto ou quanto fantasiosa ou mal contada, pois creio que a RC sempre esteve situada na Sampaio Pina.

Creio que, há uns anos, também ouvi o Diogo Beja (não tenho a certeza) falar de algo do género, mas o roubo tinha sido na RDP.

Alguns de vós, prezados membros desta amena tertúlia radiofónica sabe ao certo o que, alegadamente, se passou?

Saudações!
« Última modificação: Outubro 18, 2023, 10:45:18 am por AG »
«O que acontece no Mundo é que toda a gente que nasce, nasce de alguma maneira poeta! Inventor de algo que não havia no Mundo antes de eles nascerem!
E inteiramente individual: cada um poeta que é!»

Agostinho da Silva

mg.luis

• Sr. Member
Re: Charada: Roubo de um Piano dos estúdios da Rádio Comercial
« Responder #1 em: Novembro 14, 2019, 08:48:05 am »
Não conheço a história em detalhe... só mesmo de ouvir o Alvim contá-la de tempos em tempos, mas diria que as duas versões não são incompatíveis dado que a Comercial originalmente pertencia à RDP.

pdf

• Visitante
« Responder #2 em: Novembro 14, 2019, 10:22:10 am »
Lembro-me de ver um piano nas instalações da RDP na Candido dos Reis, mas não deve ter nada a ver com essa história. Se me lembro bem até era um de cauda...

Em relação a nomenclaturas e instalações, precisaríamos de saber em que ano ocorreu o roubo.
« Última modificação: Novembro 14, 2019, 10:24:14 am por pdf »

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #3 em: Novembro 14, 2019, 10:51:16 am »
Em relação a nomenclaturas e instalações, precisaríamos de saber em que ano ocorreu o roubo.
Se foi nos estúdios da Rádio Comercial em Lisboa, foi decerto na Sampaio e Pina. Não houve outro estúdio.

Como é sabido estiveram nesses estúdios o RCP até 1975, a RDP Programa 4 (e redação de informação) até 1979 e a RDP Rádio Comercial a partir daí e até à privatização em 1993, onde ainda hoje permanece.

Portanto, há que equacionar a hipótese do roubo ter sido noutro estúdio da RDP - e necessariamente noutra estação do grupo estatal - como no Quelhas, por exemplo.
« Última modificação: Novembro 14, 2019, 12:24:51 pm por AG »