Autor Tópico: Rádios Locais que se ouvem mal dentro dos próprios concelhos  (Lida 11742 vezes)

estvmkt

• Hero Member
Bem,gostava que dessem um contributo para se ter uma noção de quais as rádios que cobrem de forma excelente menos de 80% dos concelhos a que pertencem:

-Cidade 99.7 de Penacova: da única vez que fui a Penacova perguntava eu se os 99.7 são mesmo de Penacova,pois no meio de tanto sobe e desce e em pleno coração desta vila,era complicado ouvir-se a 100% em grande parte da vila esta estação.

-RCI de Viseu: desde que a torre do emissor principal ficou destruida num incêndio (já lá vão cerca de 3 anos),que a rádios cobre Viseu e pouco mais. Existem dificuldades de recepção em muitas zonas do concelho,nomeadamente Prime,Caçador,,havendo mesmo zonas em que o sinal é nulo,repito,nulo. Em Repeses,por exemplo,de carro,há zonas com falhas.

-M80/M80 Penalva do Castelo: com a deslocalização do emissor para o Mundão e avaliar pela cobertura na vila de Penalva do Castelo,acredito que hajam algumas aldeias em que a rádio não se faça ouvir a 100%.

« Última modificação: Dezembro 27, 2023, 10:55:44 pm por AG »

FMnoAlentejo

• Full Member
Re: Rádios Locais que se ouvem mal dentro dos próprios concelhos
« Responder #1 em: Abril 12, 2016, 12:56:36 pm »
Até hoje não me lembro de ouvir uma rádio local em más condições...

Ora do sitio onde vivo (Castro Verde) capta-se bem a Rádio Castrense (93.0) em todo o concelho, até hoje não tenho conhecimento de zonas "sombra", a Rádio Guadiana em Vila Real de Santo António capta-se até a 30KM! Já fiz muitos kilometros em Espanha a ouvir a Rádio Guadiana (90.5) e a Rádio Gilão em Tavira também se capta perfeitamente, até apanho aqui em Castro Verde! Têm duas frequências, o 94.8 e o 98.4, situados em zonas diferentes do concelho.

Já agora, o meu tio tem uma casa de campo aí perto de Penacova, é uma zona muito calma e bonita ;)
Usa Technics ST-G460L todos os dias (ou quase).

pdf

• Visitante
« Responder #2 em: Abril 12, 2016, 04:24:16 pm »
Rádio Regional (Sabrosa), 94,5 MHz.

estvmkt

• Hero Member
« Responder #3 em: Maio 05, 2016, 09:20:18 pm »
Bem,curioso ou não ouvir-se a M80 no Sabugal há aldeias em que se ouve um bocado mal,isto de carro,fruto da ripada que leva da Kiss Fm (é esta a rádio,se não estou em erro,que emite em 96.8).

guest22

• Visitante
« Responder #4 em: Maio 05, 2016, 10:50:47 pm »
Rádio Cidade de Tomar (90,5 Mhz): Nas zonas mais altas do concelho de Tomar (acima dos 200 metros), sofre forte pressão da Rádio Nostalgia (90,4 Mhz Monsanto), mesmo a menos de 1 KM do emissor da rádio em questão. De referir que os emissores do Monsanto ouvem-se perfeitamente nas zonas altas do concelho de Tomar (à excepção da Mega Hits, devido aos 92,3 da ABC P, da Cidade, mas no caso da Cidade, existem poucos locais do concelho onde o emissor do Monsanto vence o emissor da Serra da Lousã da RFM nos 91,7; e dos 96,6 Smooth FM em que os 96,7 da Rádio Tágide de Abrantes não dão qualquer hipótese ao emissor lisboeta). De resto, na cidade e nas zonas baixas, ambas as rádios locais do concelho de Tomar ouvem-se sem qualquer problema.

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #5 em: Maio 05, 2016, 11:56:12 pm »
Rádio Cidade de Tomar (90,5 Mhz): Nas zonas mais altas do concelho de Tomar (acima dos 200 metros), sofre forte pressão da Rádio Nostalgia (90,4 Mhz Monsanto), mesmo a menos de 1 KM do emissor da rádio em questão. De referir que os emissores do Monsanto ouvem-se perfeitamente nas zonas altas do concelho de Tomar (à excepção da Mega Hits, devido aos 92,3 da ABC P, da Cidade, mas no caso da Cidade, existem poucos locais do concelho onde o emissor do Monsanto vence o emissor da Serra da Lousã da RFM nos 91,7; e dos 96,6 Smooth FM em que os 96,7 da Rádio Tágide de Abrantes não dão qualquer hipótese ao emissor lisboeta). De resto, na cidade e nas zonas baixas, ambas as rádios locais do concelho de Tomar ouvem-se sem qualquer problema.
Curioso porque no outro dia ao fazer a viagem entre Lisboa e Porto de comboio, a Cidade de Tomar (que do que ouvi parece-me uma excelente rádio local) ouvia-se muito bem nessa zona. Até a micro-cobertura consegui sintonizar.

guest22

• Visitante
« Responder #6 em: Maio 06, 2016, 09:59:11 am »
E de facto ouve-se bem. Só que em zonas mais altas do concelho, os 90,5 são pressionados pelos 90,4 da Nostalgia. Nos vales e zonas baixas, os emissores do Monsanto desaparecem por completo.

estvmkt

• Hero Member
« Responder #7 em: Maio 06, 2016, 09:59:39 pm »
Curioso que ontem e hoje andei por trabalho na zona de Vilar Formoso,Fuentes,Guarda,Sabugal e Pinhel e ouvir a M80 leva-se com coisas engraçadas:
-os 93.1,além de apresentarem o rds local mesmo na emissão nacional,até se ouvem muito bem nesta zona,chegando a superar nalgumas zonas da cidade da Guarda os 96.8 do Sabugal,que levam ripada constante da Kiss Fm (desconheço se num simples telemóvel existe essa ripada ou não).
-Manteigas,falham na zona de Celorico da Beira até à cidade da Guarda,fora isso,após passar-se Guarda,é interessante notar que se ouvem bem para além fronteiras.
-os 96.8 do Sabugal,confesso,muito aquém a cobertura.
-os 93.1 confesso,excelente cobertura mesmo.

telefoniadouro

• Full Member
« Responder #8 em: Maio 06, 2016, 10:50:04 pm »
93.1 MHz não são a microfrequência de Bragança(ex:RBA)?

Luis Carvalho

• Administrator
  • Hero Member
  • Façam a TSF Grande Outra Vez!
« Responder #9 em: Maio 06, 2016, 11:01:38 pm »
Não
93.1 MHz não são a microfrequência de Bragança(ex:RBA)?
Não, trata-se, com efeito, de um emissor da antiga rede RBA... mas de Mogadouro. Assim, a M80 Rádio emite de Bragança nos 89,2 e 90,0 MHz, todavia é igualmente retransmitida via 93,1 MHz Mogadouro.
Cumprimentos,
Luís Carvalho

Administrador do "Fórum da Rádio"

guest6

• Visitante
« Responder #10 em: Maio 06, 2016, 11:29:12 pm »
A micro frequência de Bragança está a funcionar?

Enviado do meu VF-895N através de Tapatalk

estvmkt

• Hero Member
« Responder #11 em: Maio 07, 2016, 10:51:08 am »
Os 93.1 são de Mogadouro,são a M80 Planalto.
Curioso ou não,quer a RBA quer a Mogadouro têm...noticiários "locais"
Já os 96.8 do Sabugal,confesso,grande desilusão na cidade da Guarda,isto de carro,pergunto se num simples rádio não será melhor a recepção ou não...
Manteigas curioso ou não,entra mal na cidade da Guarda,mas nos arredores e algumas aldeias junto à serra,ouve-se bem...
Mas o que me ressalva aqui mais,foi que mesmo dentro do concelho do Sabugal,os 96.8 levam ripada da Kiss Fm nalgumas aldeias...
Só mesmo na vila e aldeias mais próximas do emissor é que a emissão estabiliza.
Na A25 a mesma coisa,apesar de a emissão estabilizar sofre sempre interferências...
Pergunto eu,até que ponto,uma rádio espanhola pode prejudicar uma portuguesa...

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #12 em: Maio 07, 2016, 01:32:18 pm »
A micro frequência de Bragança está a funcionar?

Conhecendo casos anteriores da MCR, diria que não.
No site da M80 não aparece a micro-frequência no mapa de frequências.

guest6

• Visitante
« Responder #13 em: Maio 07, 2016, 02:39:28 pm »
Pois também fiz esse raciocínio, mas...

ZECA

• Sr. Member
« Responder #14 em: Maio 07, 2016, 04:24:10 pm »
Fico admirado como vocês se preocupam com as populacoes desses concelhos onde o grupo da média capital usa os emissores locais desses concelhos para retransmitirem o sinal lisboeta.  Por vocês,  pode fechar tudo.  É  por isso que este país morre.. Interior sem ninguém,  deserto,  sem emprego onde se apenas se vai para tirar fotos para se colocar no Facebook. O importante é  a Rádio y ou X do grupo Média Capital chegar bem a este ou aquele concelho,  não dando emprego a ninguém. Em vez de ver gente cá  no grupo a preocupar-se com o essencial,  preocupa - se com o acessório,  deixando pro lado o deserto a que este país se está a transformar no interior e em muito local do litoral. Enfim..