Ola a todos.
Lanço este tema à vossa apreciação, opinião ou discussão porque tomei conhecimento que as Rádios estão a ser obrigadas a pagar PassMusica e SPA.
Ora sendo as rádios um veÃculo de promoção dos artistas e das editoras, estando apenas a difundir ficheiros áudio MP3, M4A, ... enviados gratuitamente pelas editoras discográficas com fins promocionais ou disponibilizados para download em plataformas promocionais com códigos de acesso enviados à s rádios eu pergunto:
Porque é que as rádios têm que pagar por algo que lhes é cedido gratuitamente?
A seguir esta lógica, a rádio deveria receber dos artistas uma percentagem dos lucros das vendas de musicas/discos/concertos uma vez que é através das ondas hertzianas que os interpretes/autores são conhecidos...
Para reforçar, se não fosse a rádio não só os artistas não seriam conhecidos logo não teriam tantos espectáculos/concertos bem como as editoras não editavam nem vendiam tanta musica..
No fim da linha não haveria um leque tão diversificado de novos projectos e bandas sempre a surgir.
Em tempos era apenas SPA, agora SPA e PassMusica, daqui por mais algum tempo são as citadas anteriormente e mais alguma(s) que se lembrem criar agarradas a uma lei desajustada, injusta e cega que usa as rádios para promoção dos artistas em troca de nada..
Penso que a solução para este problema é uma simples conta:
(1) Custos Direitos Artista vs (1)Custo Difusão da Rádio (1-1=0)
Este assunto já andou nas agendas das ditas associações de rádios existentes que ao que se sabe nada fizeram além de tentar juntar alguns operadores para ter um pequeno desconto.
*Na minha modesta opinião e como é lógico, a coisa não deu em nada porque e muito bem as rádios têm que pagar a energia dos emissores e estar a promover alguém a troco de nada parece-me no mÃnimo injusto. Mais, se alguém deveria pagar, deveria ser o artista porque através da rádio ele vai ser conhecido e com isso ganhar dinheiro.
Este é um dos assuntos mais pertinentes do momento e que de acordo com as contas que estão a ser enviadas aos operadores de radiodifusão sonora FM irá ditar para sempre o encerramento/desaparecimento da grande maioria das rádios principalmente locais.
Sejamos parte da solução e não um problema. Opinem, Comentem, Sugiram, ...