Autor Tópico: Rádio Sim  (Lida 107104 vezes)

Boxx

• Hero Member
Re: Rádio Sim
« Responder #195 em: Janeiro 07, 2020, 05:21:00 pm »
Há uma inconsistência total entre os valores e a prática.

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #196 em: Janeiro 07, 2020, 09:38:41 pm »
Acho muita piada a estes comentários. A RR continua com os mesmo princípios católicos que o Monsenhor fundador criou. Rádio popular, generalista, com música, informação e desporto, com os seus espaços religiosos, que continuam a ser exactamente os mesmos.

Claro que na igreja há outras opiniões e defenda uma rádio mais clerical. Não tem que ter todos o mesmo pensamento.

Sobre esta gestão do encerramento da Sim. A grande questão é, quando é que os trabalhores tinham que saber do que ia acontecer. Um mês antes? Dez dias?, uma semana?

E isso não iria desmotivar a equipa?

Eu se tivesse que decidir, diria um dia antes, para o dia seguinte,para  cada um fazer as despedidas do auditório.

Não foi esse o  entendimento da Gerência, mas esta decisão não era facil de comunicar.

Mas acho as críticas à gerência muito exageradas e contundentes.
« Última modificação: Janeiro 07, 2020, 09:41:02 pm por R4 »

O Bigode do Sala

• Hero Member
« Responder #197 em: Janeiro 07, 2020, 10:41:22 pm »
Sou baptizado, fiz a profissão de fé, mas não me considero católico apostólico romano e, provavelmente, esse terá sido um dos motivos, entre muitos outros, tais como a minha faixa etária não se coadunar com o seu público alvo, para não ter sido, ao longo dos anos, grande ouvinte da Rádio Renascença e, muito menos, da Rádio SIM.

Penso que os problemas que vejo na RR já foram bem descritos por alguns camaradas de fórum.

Mas, na minha óptica, o que é uma brutal contradição é o facto da RFM, em tempos, «o outro canal da Renascença», passar canções como o «Faz Gostoso» da Blaya ou a «Mafiosa» da Caroliina e, espaçadamente, ter pequenos trechos sonoros com reflexões cristãs ou recitações dos salmos (como já desisti de ouvir a estação há muito, nem sei se ainda passam).
Desconheço a vossa opinião sobre isso mas, até para mim que sou um agnóstico, não faz sentido rigorosamente nenhum!

Não sou sectário, acho que a Igreja tem um papel significativo na nossa sociedade, mesmo sendo contra alguns aspectos sobre a (falta de) laicidade do nosso Estado que não são para aqui chamados. Penso que o grupo R/com é importante no nosso panorama radiofónico, com especial enfoco na Rádio Renascença, não só pelo número de católicos no nosso país, mas porque nós necessitamos de meios de comunicação social que não se rendam ao fácil sensionalismo, à banalidade musical e de discurso como de pão para a boca.

Gostaria muito que a Rádio Renascença apostasse ainda mais na palavra (penso que o modelo do Rádio Clube Português de 2006 era muito interessante), tal como a sua congénere espanhola COPE o faz, bem como que a sua playlist fosse beber ao que costumam passar na época da Páscoa, sem que esta caísse em demasiados elitismos ou em cantos gregorianos, podendo passar um clássico ou uma música mais comercial em doses omeopáticas.

Sei que há ali gente com um gosto musical bem refinado, como o Paulino Coelho, a Ana Galvão, o Óscar Daniel, etc., que poderiam ter um programa de autor (para além do Hotel Califórnia), nem que no início os testassem somente em podcast para verem como seria reacção do auditório.

Sobre a Rádio SIM, também compartilho a opinião de que o auditório mais velho deveria estar disperso entre as rádios de palavra/generalistas, com espaços na sua grelha dedicados exclusivamente para eles.
Seria uma honra para o nosso éter e para a RR que uma pessoa da craveira do Aurélio Carlos Moreira tivesse um espaço na grelha de programação.
Mas não terá! E isso é porque, ao contrário do que vemos e ouvimos em casas como a BBC, um comunicador com mais de 60 anos é considerado ultrapassado e inapto, não se aproveitando todas as suas capacidades e experiência.
É um problema de fundo da nossa sociedade em Portugal.

Peço desculpa por esta minha longa reflexão.

Saudações!

Enviado do meu 5048U_EEA através do Tapatalk
« Última modificação: Janeiro 07, 2020, 11:01:02 pm por O Bigode do Sala »
«O que acontece no Mundo é que toda a gente que nasce, nasce de alguma maneira poeta! Inventor de algo que não havia no Mundo antes de eles nascerem!
E inteiramente individual: cada um poeta que é!»

Agostinho da Silva

joao_s

• Hero Member
« Responder #198 em: Janeiro 07, 2020, 10:55:31 pm »
Acho muita piada a estes comentários. A RR continua com os mesmo princípios católicos que o Monsenhor fundador criou. Rádio popular, generalista, com música, informação e desporto, com os seus espaços religiosos, que continuam a ser exactamente os mesmos.

Claro que na igreja há outras opiniões e defenda uma rádio mais clerical. Não tem que ter todos o mesmo pensamento.

Sobre esta gestão do encerramento da Sim. A grande questão é, quando é que os trabalhores tinham que saber do que ia acontecer. Um mês antes? Dez dias?, uma semana?

E isso não iria desmotivar a equipa?

Eu se tivesse que decidir, diria um dia antes, para o dia seguinte,para  cada um fazer as despedidas do auditório.

Não foi esse o  entendimento da Gerência, mas esta decisão não era facil de comunicar.

Mas acho as críticas à gerência muito exageradas e contundentes.
Não posso concordar com a sua desculpabilização. Defende o quê? Que os radialistas fossem informados no próprio dia que estavam dispensados, que se fossem embora, é isso? Pois, pelo que está aqui relatado, foi de um dia para o outro, “grande diferença”.

Este caso custa a acreditar que tenha acontecido, algo de inverosímil, uma história mal contada. A ter acontecido, trata-se do total desrespeito pela dignidade das pessoas, tratamento do próximo como figura descartável, uma falta de ética e de valores em toda a linha, uma conduta tribal, medieval, como lhe queira chamar. Uma organização de inspiração cristã adota uma conduta que corresponde ao retrocesso civilizacional em toda a linha, terceiro mundista, sem respeito pela dignidade do próximo, precisamente o oposto do que preconiza. Isto é bater no fundo, um mau exemplo.
Continuo a duvidar que tenha acontecido.

Uma RR popular, generalista, com música, informação, etc., como refere, e que chega a ter um discurso infantilizado e até imbecilizado para o auditório adulto, acha isso correto? Mas é isso que acontece por vezes. Depois admiram-se que a rádio perca influência, que seja tratada como produto descartável pelo auditório, um aparelho que apenas serve para debitar som enquanto se conduz. Isto acaba por se tornar um ciclo infinito e daqui não saímos.

A Gerência não tem andado bem, à deriva nas últimas décadas, sem propostas substantivas e aliciantes para o auditório, este é mais um caso que mancha a sua imagem (a ter acontecido).

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #199 em: Janeiro 07, 2020, 11:05:47 pm »
Desde a saída de António Sala da direcção de programas da RR que tem sido sempre a descer para a estação (pouco, como se viu agora) católica. 

A RR actual é completamente pífia e boçal. Quando a «estrela maior» da estação é a Joana Marques está tudo dito.

Quanto à RFM e Mega Hits são puro lixo sonoro.

pdf

• Visitante
« Responder #200 em: Janeiro 07, 2020, 11:08:23 pm »
Desde a saída de António Sala da direcção de programas da RR que tem sido sempre a descer para a estação (pouco, como se viu agora) católica. 

A RR actual é completamente pífia e boçal. Quando a «estrela maior» da estação é a Joana Marques está tudo dito.

Quanto à RFM e Mega Hits são puro lixo sonoro.
Tudo certo. Feitas as contas, mataram o melhor produto que a r/com tinha. O resto é medonho.

Enviado do meu MI 9 através do Tapatalk

Atento

• Hero Member
« Responder #201 em: Janeiro 07, 2020, 11:33:57 pm »
Tudo dito pelo Bigode do Sala, João-S, AG e PDF.

Assino por baixo.

Luis Carvalho

• Administrator
  • Hero Member
  • Façam a TSF Grande Outra Vez!
« Responder #202 em: Janeiro 08, 2020, 03:05:19 am »
A RR é um produto medíocre. Da RFM e a Mega, nem vale a pena falar. A Rádio Sim era um produto que, tirando um espaço ou outro, era uma Renascença low cost para gente mais velha. Nunca ouvi um programa de palavra que, mesmo sendo jovem para me encaixar no perfil da estação, me fizesse ter a curiosidade de ouvir até ao fim. Nunca ouvi nenhum espaço que abordasse os interesses, as preocupações dos ouvintes. Em suma, a Rádio Sim era música, "papagaios" a "palrar" aos ouvintes discursos banais.

Outro erro estratégico por parte da RR: tirando o caso de Viseu, grande parte do interior Centro e Norte (excepto nos concelhos de Castelo Branco e Chaves), regiões onde a faixa populacional de maior idade é prevalente, deixou de ouvir a Rádio Sim por via hertziana. Jamais houve investimento numa rádio local para retransmitir a Sim para a zona da Guarda, de Bragança ou de Vila Real. A rede de emissores da Rádio Sim tornou-se errática (no caso da Onda Média), deficientemente distribuída pelo país e indigna. Parte significativa do país não ouvia em condições satisfatórias a Rádio Sim.

Enviado do meu Redmi 7 através do Tapatalk
« Última modificação: Janeiro 08, 2020, 03:06:57 am por Luis Carvalho »
Cumprimentos,
Luís Carvalho

Administrador do "Fórum da Rádio"

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #203 em: Janeiro 08, 2020, 11:06:18 am »
Segundo o Correio da Manhã, José Manuel Monteiro, Carlos Coutinho e Carlos Lopes foram despedidos da r/com. Também o estúdio regional de Braga irá encerrar no fim do mês.

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #204 em: Janeiro 08, 2020, 11:20:13 am »
Subscrevo os comentários anteriores.
Tenho apenas de tirar o chapéu ao grupo por apesar de ter sido alvo de cortes no tempo da crise não se ter notado muito e ainda ter arriscado numa reformulação mais que necessária da RR em 2016, uma altura muito díficil para a rádio em geral. E não concordo muito com a Mega, que já teve ali um bom período entre 2015-2018 onde tinha o Daniel Fontoura nas manhãs e a dupla Rui M.Pêgo + Filipa Galrão nas tardes. Nunca gostei da playlist mas infelizmente é o que a maior parte do pessoal da minha geração gosta, não há nada a fazer. Agora sim está ao nível da RFM ao desperdiçar horas a falar dos Instagrams dos famosos e com joguinhos do 9º ano nas manhãs...

De resto, se é apenas desta forma que o único grupo que se dedica exclusivamente à rádio em Portugal consegue sobreviver mais vale que seja vendido a alguém grupo multimédia, pelo menos 49% podendo a maioria continuar na Igreja. A Impresa com a pujança da SIC poderia estar muito interessada num acordo estratégico para "dominar" as audiências de TV e rádio em Portugal...

Por mim, acho mesmo que o próximo passo vai ser criar uma rádio low-cost para substituir a Sim. É preciso não esquecer que com os bons resultados da Smooth a MCR está agora definitivamente a passar à frente da R/com no Bareme e tendo outra vez apenas 3 rádios vai ser impossível para eles voltar a ultrapassá-los.
« Última modificação: Janeiro 08, 2020, 11:32:21 am por radiokilledtheMTVstar »

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #205 em: Janeiro 08, 2020, 12:20:41 pm »
Caro João, o seu texto é muito virulento.

Meu caro, de há um tempo a esta parte, nada é seguro nesta vida, incluindo o emprego e algum bem estar. Os exemplos sucedem se. E na comunicação Social tudo isto é agravado.

Despedimentos são despedimentos. Neste caso e sem saber grandes pormenores, tinha que ser assim. Informar um  mês antes( por exemplo), seria catastrófico. Tentar mobilizar as tropas durante esse mês seria missão quase impossível. Falar é tão, mas tão fácil. Já tomar decificeis, é tão, mas tão difícil.

Quanto a adjectivação com que trata a RR, é a sua opinião. Também tenho uma opinião crítica, mas não tão má.
Infantelizacao ou imbecilidade, parecem me termos pesados. Mas é a minha opinião.

pdf

• Visitante
« Responder #206 em: Janeiro 08, 2020, 02:21:46 pm »
Caro João, o seu texto é muito virulento.

Meu caro, de há um tempo a esta parte, nada é seguro nesta vida, incluindo o emprego e algum bem estar. Os exemplos sucedem se. E na comunicação Social tudo isto é agravado.

Despedimentos são despedimentos. Neste caso e sem saber grandes pormenores, tinha que ser assim. Informar um  mês antes( por exemplo), seria catastrófico. Tentar mobilizar as tropas durante esse mês seria missão quase impossível. Falar é tão, mas tão fácil. Já tomar decificeis, é tão, mas tão difícil.

Quanto a adjectivação com que trata a RR, é a sua opinião. Também tenho uma opinião crítica, mas não tão má.
Infantelizacao ou imbecilidade, parecem me termos pesados. Mas é a minha opinião.

Virulento é achar que as pessoas são descartáveis ao ponto de ninguém as avisar até vésperas de se irem embora.

Mas enfim, confirma tudo o que penso da hipocrisia da igreja católica e seus seguidores...

Talvez o R4 esteja numa posição de privilégio que não lhe permita colocar-se na pele daqueles que agora foram dispensados de um dia para o outro, com filhos para criar, contas para pagar...

Despedir já é mau. Com um dia de antecedência é pulhice mesmo. E é para não dizer pior, parafraseando um autarca do Marco já falecido. Não posso, tenho uma postura a manter como pessoa e administrador deste fórum. Mas lá saberá o R4 com que valores se identifica. Eu sei os meus. E são empáticos...

pdf

• Visitante
« Responder #207 em: Janeiro 08, 2020, 02:25:23 pm »
Mobilizar as tropas? Mas o que é isto? Que discurso é este? É um canal de uma emissora católica ou um regimento de infantaria? Mas estavam nalguma guerra? Com uma missão letal a cumprir? Acordavam com alvorada e tinham de correr 10 quilómetros aos círculos até ao microfone? Porra...

Não, caro R4. Eram pessoas. Lamento que não as veja dessa forma.

Deviam ter sido informados atempadamente. Ponto final.

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #208 em: Janeiro 08, 2020, 03:10:12 pm »
Não sei qual a necessidade, em resposta a um post meu, vir lembrar que é administrador do fórum. Forma de intimidação? Não ofendi ninguém, limito me, com correção, a dar a minha opinião, livre e sincera. Portanto isso comigo, não funciona.

Além de me conseguir colocar na pele do tais descartáveis, consigo colocar me na pele de quem tem a difícil missão de decidir.

Quando falo em tropas, o meu caro sabe que é uma forma de expressão, mas finge que não sabe. Foi orgulhosamente tropa e esses termos são usuais na minha forma de expressão.

pdf

• Visitante
« Responder #209 em: Janeiro 08, 2020, 03:24:50 pm »
Não sei qual a necessidade, em resposta a um post meu, vir lembrar que é administrador do fórum. Forma de intimidação? Não ofendi ninguém, limito me, com correção, a dar a minha opinião, livre e sincera. Portanto isso comigo, não funciona.

Além de me conseguir colocar na pele do tais descartáveis, consigo colocar me na pele de quem tem a difícil missão de decidir.

Quando falo em tropas, o meu caro sabe que é uma forma de expressão, mas finge que não sabe. Foi orgulhosamente tropa e esses termos são usuais na minha forma de expressão.

Não preciso de lembrar ninguém que sou administrador, está por baixo do nickname/nome, nem é forma de intimidação.

Quem teve a "difícil missão" de decidir por lá continua... é essa a diferença. Vai para casa descansado e dorme na mesma.

Da mesma forma que dá a sua opinião, eu dou a minha. Se mencionei o facto de ser administrador do fórum, foi no seguimento da minha contenção. Se não fosse, a resposta teria sido mais dura...