Autor Tópico: Rádio Observador  (Lida 807608 vezes)

Julio Carvalho

• Hero Member
Re: Rádio Observador
« Responder #3930 em: Março 11, 2026, 04:55:09 pm »
Se foi a Vanessa tenho sérias  dificuldades em acredita.
E sendo o forista Zeca useiro e veseiro em " engarnar se" sempre que refere ao Observador,  ainda mais...

A Vanessa Cruz é uma das melhores jornalistas da nossa praça  radiofónica e custa me brutalmente a crer que tenha dito tamanho disparate ..

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #3931 em: Março 11, 2026, 07:28:50 pm »
E sendo o forista Zeca useiro e veseiro em " engarnar se" sempre que refere ao Observador,  ainda mais...

A Vanessa Cruz é uma das melhores jornalistas da nossa praça  radiofónica e custa me brutalmente a crer que tenha dito tamanho disparate ..

Meto as mãos no fogo pela Vanessa Cruz em como isto está errado e ela ou nunca disse isto, ou foi deturpado. Ela tem rigor nestas coisas.

Do falado para o escrito muita coisa pode ser entortada.

Zeca 2021

• Hero Member
« Responder #3932 em: Março 12, 2026, 09:43:41 am »

Ouça lá, 17h30m e deixe de coisas.

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #3933 em: Março 12, 2026, 10:14:24 am »
Não mudo nada ao que escrevi...

Zeca 2021

• Hero Member
« Responder #3934 em: Março 12, 2026, 02:29:34 pm »

Meto as mãos no fogo pela Vanessa Cruz em como isto está errado e ela ou nunca disse isto, ou foi deturpado. Ela tem rigor nestas coisas.

Já queimaram

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #3935 em: Março 12, 2026, 02:46:12 pm »

Já queimaram

As suas, não é? Por isso é que só escreveu duas palavras. :)

Yagi

• Full Member
« Responder #3936 em: Março 14, 2026, 03:02:46 pm »
Como foi conseguida a melhoria notória de cobertura dos 91.2Mhz (Caramulo)?
Poucos dias após os 94Mhz de Leiria ficarem off, a cobertura dos 91.2Mhz melhorou bastante, pelo menos no Litoral. Aumento de potência?

ruicleto

• Hero Member
« Responder #3937 em: Março 14, 2026, 04:44:01 pm »
Poucos dias após os 94Mhz de Leiria ficarem off, a cobertura dos 91.2Mhz melhorou bastante, pelo menos no Litoral. Aumento de potência?

O que é facto é que a qualidade de receção aumentou consideravelmente em Viseu e Mangualde (onde testei ontem). Estou a tornar-me mais ouvinte desta rádio.

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #3938 em: Março 14, 2026, 06:31:21 pm »
Todas as hipóteses serão possíveis menos essa, que a Lei da Rádio não prevê desde o fim dos anos 90.
« Última modificação: Março 14, 2026, 06:37:04 pm por AG »

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #3939 em: Março 14, 2026, 07:56:23 pm »

O que é facto é que a qualidade de receção aumentou consideravelmente em Viseu e Mangualde (onde testei ontem). Estou a tornar-me mais ouvinte desta rádio.
Acho que o que aconteceu foi a modernização do centro emissor mais ou menos por esta altura. Uma feliz coincidência.

Podiam ainda estar a usar material da Emissora das Beiras algures na cadeia de emissão.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Yagi

• Full Member
« Responder #3940 em: Março 14, 2026, 09:46:05 pm »
Todas as hipóteses serão possíveis menos essa, que a Lei da Rádio não prevê desde o fim dos anos 90.

A questão é mesmo essa, se esta "melhoria" do emissor está ou não dentro da lei. O regulador tem "fechado os olhos" a várias situações "ilegais", por isso não me surpreendia.

Como há vários testemunhos da melhoria considerável da cobertura em vários locais e nenhuma sobre uma eventual pioria da receção, em principio é de descartar a reorientação das antenas, até porque é provável isso não seja possível por limitação do alvará (desconheço). Então de duas uma: ou subiram a potência do emissor acima do permitido ou o emissor anteriormente operava abaixo da PAR máxima.

Na minha zona agradece-se porque a cobertura era mesmo muito fraca, mas a lei é igual para todos e é para respeitar. Só abordei este assunto porque não acredito em coincidências e achei estranho ninguém comentar.

pdnf

• Hero Member
« Responder #3941 em: Março 15, 2026, 11:06:52 pm »
Zeca ainda não percebeste como é que funciona: tudo que seja a Norte de Alverca é "Norte", right?

Um bom exemplo disso mesmo: a A1 percorre uns 15km na região Norte, nem sequer entra no Porto, morre à porta :), no tabuleiro da Arrábida, do lado de Gaia, e é chamada Autoestrada do Norte, o mesmo com a Linha entre Porto - Campanhã e Lisboa - Santa Apolónia.

Acho que o que aconteceu foi a modernização do centro emissor mais ou menos por esta altura. Uma feliz coincidência.

Podiam ainda estar a usar material da Emissora das Beiras algures na cadeia de emissão.

Pedro, não foi coincidência, logo no dia da tempestade fiz bandscans para verificar o estado das coisas e não apanhei nada em 91.2. No dia seguinte, repeti o processo, e já estava a apanhar os 91.2 de Tondela aqui por Gaia e até hoje assim ficou. Ainda hoje de manhã os apanhei no centro de Gaia. Penso que terão mesmo ido ao Caramulo, para tentar compensar as quebras na Senhora do Monte.

A questão é mesmo essa, se esta "melhoria" do emissor está ou não dentro da lei. O regulador tem "fechado os olhos" a várias situações "ilegais", por isso não me surpreendia.

Como há vários testemunhos da melhoria considerável da cobertura em vários locais e nenhuma sobre uma eventual pioria da receção, em principio é de descartar a reorientação das antenas, até porque é provável isso não seja possível por limitação do alvará (desconheço). Então de duas uma: ou subiram a potência do emissor acima do permitido ou o emissor anteriormente operava abaixo da PAR máxima.

Na minha zona agradece-se porque a cobertura era mesmo muito fraca, mas a lei é igual para todos e é para respeitar. Só abordei este assunto porque não acredito em coincidências e achei estranho ninguém comentar.
Em resposta ao Yagi, não acho impossível estar legal, porquanto a Rádio Lafões em 93.0 não é muito distinto, é certo que está 30km mais a Norte em linha reta, mas acho que já dá para servir de termo de comparação. Não deixa de ser verdade, contudo, que me lembre de a EBEIRAS alguma vez chegar a Gaia, desde que comecei a me interessar por estes assuntos.
« Última modificação: Março 15, 2026, 11:09:45 pm por pdnf »
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Yagi

• Full Member
« Responder #3942 em: Abril 03, 2026, 11:54:40 am »
Observador Leiria 94.0Mhz parece ter retomado a cobertura normal hoje. Na minha zona o sinal retomou o nível habitual anterior ao temporal. Mas poderá também ser efeito das condições de propagação que estão favoráveis.

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #3943 em: Abril 03, 2026, 01:02:34 pm »
Observador Leiria 94.0Mhz parece ter retomado a cobertura normal hoje. Na minha zona o sinal retomou o nível habitual anterior ao temporal. Mas poderá também ser efeito das condições de propagação que estão favoráveis.
Ontem passei pela área do emissor e pareceu-me ainda abaixo do normal antes do temporal. O emissor da M80 (93,0 MHz) estava bem mais pujante em comparação.

Yagi

• Full Member
« Responder #3944 em: Abril 03, 2026, 07:02:56 pm »
Ontem passei pela área do emissor e pareceu-me ainda abaixo do normal antes do temporal. O emissor da M80 (93,0 MHz) estava bem mais pujante em comparação.

Pois hoje o sinal retomou o nível habitual anterior ao temporal. Verifiquei em diversas ocasiões ao longo do dia e o sinal permanece estável. Pouco provável que seja efeito de condições favoráveis de propagação. Quase de certeza o sistema radiante "normal" foi reposto. Dois meses depois, era de esperar. Alguém da zona poderá comprovar se assim é ou não.