Autor Tópico: Rádio Observador  (Lida 807918 vezes)

Memorias da Radio

• Hero Member
Re: Rádio Observador
« Responder #2580 em: Março 26, 2024, 08:56:22 pm »
Observador cheia de problemas técnicos na emissão especial de hoje. Deve ser de confiarem nas soluções daquela que é neste momento a pior operadora de telecomunicações em Portugal...

... e que conseguiu falhar uma compra de um operador com 2% de quota de mercado, o que é sempre muito muito giro.

Estou a acompanhar agora para perceber a dimensão do que se está a passar...

O Observador não tem apenas circuitos de fibra óptica afectos a essa operadora.
Normalmente as empresas com alguma dimensão têm circuitos redundantes de outras operadoras.

Nesse caso podem ter ficado pela redundância e ela ter entrado em ação entretanto, e ser esse o motivo pelo qual já não senti cortes.

Têm estado muito bem, sem perderem a compostura e com informalidade mesmo com o Parlamento a "pegar fogo".

E é difícil manter a compostura num momentos destes, estão completamente de parabéns. Imagino o que se anda a fazer na TSF...

pdnf

• Hero Member
« Responder #2581 em: Março 27, 2024, 12:38:33 am »
Ainda não tinha tido tempo de escrever, mas no sábado detectei o mesmo bug do RT da Antena 2 na Observador em 93.7 - Amadora. Que coisa mais estranha!   ??? ??? Exatamente igual, Título: Antena 2, a arte que toca! As duas rádios têm algum código comum? Não percebo como isto é possível, nunca me aconteceu com mais nenhuma estação.

Meu caro, o bug é no teu equipamento...
Confesso que duvidei, principalmente quando ocorreu o mesmo em 93.7. É certo que de lá para cá, não me voltou a acontecer, mas hoje estive no carro a forçar a troca sistemática entre 88.1 e 89.3 e não me aconteceu nada de similar.
Não percebo o que terá acontecido, mais a mais, o porquê de só ocorrer com esta estação e de ir buscar o RT da Antena 2! Mistério...
Tenho de arranjar outro, o Majority que tinha comprado o ano passado avariou. O telemóvel é bom para... falar ao telefone.  ;D

Ouvi agora a edição às 24h, de facto muito neutros, sem darem mais palco ou tempo a qualquer uma das tendências, com exceção daquela que está a provocar todo este espetáculo. Mesmo a crítica implícita é muito suave
« Última modificação: Março 27, 2024, 12:40:45 am por pdnf »
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

pdnf

• Hero Member
« Responder #2582 em: Março 29, 2024, 02:10:19 am »
Para celebrar os 10 anos do Observador, há novo podcast, o Clube dos 52:

https://open.spotify.com/show/7CFiUx4W3XTm2MQFLgXHvb

Rádio é:
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

sintonia

• Sr. Member
« Responder #2583 em: Março 31, 2024, 10:13:17 pm »
De Segunda a Sexta-feira, a partir das 10h10 e até próximo das 12h00, o programa Contra-Corrente da Rádio Observador parece-me um excelente exemplo de conteúdo radiofónico (são duas horas de programa, sem aparentemente cansar ninguém - pelo contrário!) e de boa interacção com os ouvintes.

Apresenta o olhar de José Manuel Fernandes e de Helena Matos para os principais acontecimentos da actualidade.

É transmitido em frequência modulada (FM), via online (no website da Rádio Observador) e ainda filmado (ao vivo) com transmissão em directo no YouTube.

Este programa é aberto à participação dos ouvintes que queiram dar a sua opinião. Para tal, basta inscreverem-se pelo número de telemóvel 910024185.

Aconselho vivamente a escuta deste programa de rádio:
https://www.youtube.com/playlist?list=PLuA3C1Hw3DNWff-axCIPK5J7J9lJICJCx

(P.S. - Pede-se à Rádio Observador a urgente expansão da sua cobertura em FM!)

O Bigode do Sala

• Hero Member
« Responder #2584 em: Abril 01, 2024, 11:46:48 am »
De Segunda a Sexta-feira, a partir das 10h10 e até próximo das 12h00, o programa Contra-Corrente da Rádio Observador parece-me um excelente exemplo de conteúdo radiofónico (são duas horas de programa, sem aparentemente cansar ninguém - pelo contrário!) e de boa interacção com os ouvintes.

Apresenta o olhar de José Manuel Fernandes e de Helena Matos para os principais acontecimentos da actualidade.

É transmitido em frequência modulada (FM), via online (no website da Rádio Observador) e ainda filmado (ao vivo) com transmissão em directo no YouTube.

Este programa é aberto à participação dos ouvintes que queiram dar a sua opinião. Para tal, basta inscreverem-se pelo número de telemóvel 910024185.

Aconselho vivamente a escuta deste programa de rádio:
https://www.youtube.com/playlist?list=PLuA3C1Hw3DNWff-axCIPK5J7J9lJICJCx

(P.S. - Pede-se à Rádio Observador a urgente expansão da sua cobertura em FM!)

Será que, doravante, o Contra-Corrente passará a chamar-se apenas «Corrente»? 🙄

https://www.youtube.com/live/bli6gI41l4g?si=6lLYVde17sMqRwtA&t=1008

Passada a «piedosa» provocação, sim a Rádio Observador merece uma rede de emissores mais extensa.
«O que acontece no Mundo é que toda a gente que nasce, nasce de alguma maneira poeta! Inventor de algo que não havia no Mundo antes de eles nascerem!
E inteiramente individual: cada um poeta que é!»

Agostinho da Silva

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #2585 em: Abril 03, 2024, 02:26:50 pm »
Parece que a "Tarde Política" vai continuar, mesmo com o novo Governo. Vamos ver qual será o efeito nas audiências.
Não acho mal, mas é não sei se será um desperdício puxar as rubricas que ocupavam o horário 17h-19h entre as 15h e as 17h...

pdnf

• Hero Member
« Responder #2586 em: Abril 03, 2024, 08:11:58 pm »
Parece que a "Tarde Política" vai continuar, mesmo com o novo Governo. Vamos ver qual será o efeito nas audiências.
Não acho mal, mas é não sei se será um desperdício puxar as rubricas que ocupavam o horário 17h-19h entre as 15h e as 17h...

Há eleições para o Parlamentop Europeu daqui a dois meses, que vão ser uma espécie de referendo aos primeiros 60 dias de Governo. Portanto, faz todo o sentido manter-se, diria que, pelo menos, até novembro e à aprovação do Orçamento do Estado para 2025. Vamos ter muita matéria e muito gosip para comentar. Se o OE for aprovado, aí a coisa muda toda de figura, porque só há autárquicas passado um ano e as legislativas numca poderão ser antes de meados de julho de 2026, pela impossibilidade constitucional de se dissolver a Assembleia da República nos últimos 6 meses do mandato presidencial e nos primeiros 6 meses do mandato do novo. Dado esse alinhamento dos astros, estou convencido que teremos novamente eleições legislativas em dezembro, o mais tardar janeiro de 2025, todos os partidos terão interesse em clarificar a situação enquanto é possível. Daí que sim, faz sentido manter a Tarde Política, pelo menos com o horizonte temporal do final deste ano.
« Última modificação: Abril 03, 2024, 08:14:22 pm por pdnf »
Rádio é:

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #2587 em: Abril 03, 2024, 09:03:10 pm »

Há eleições para o Parlamentop Europeu daqui a dois meses, que vão ser uma espécie de referendo aos primeiros 60 dias de Governo. Portanto, faz todo o sentido manter-se, diria que, pelo menos, até novembro e à aprovação do Orçamento do Estado para 2025. Vamos ter muita matéria e muito gosip para comentar. Se o OE for aprovado, aí a coisa muda toda de figura, porque só há autárquicas passado um ano e as legislativas numca poderão ser antes de meados de julho de 2026, pela impossibilidade constitucional de se dissolver a Assembleia da República nos últimos 6 meses do mandato presidencial e nos primeiros 6 meses do mandato do novo. Dado esse alinhamento dos astros, estou convencido que teremos novamente eleições legislativas em dezembro, o mais tardar janeiro de 2025, todos os partidos terão interesse em clarificar a situação enquanto é possível. Daí que sim, faz sentido manter a Tarde Política, pelo menos com o horizonte temporal do final deste ano.
O novo Presidente da República pode dissolver o Parlamento assim que tomar posse (ver Cavaco Silva que em 2011 dissolveu o parlamento umas semanas depois de tomar posse).

Também acho que é provável haver dissolução no final do ano se a AD não tiver sondagens favoráveis e, por via disso, o Orçamento não for aprovado.

No entanto julgo que a Tarde Política no verão pode fazer uma pausa, regressando em setembro. É altura de férias e não se justifica haver um programa tão "pesado", digamos assim.
« Última modificação: Abril 03, 2024, 09:08:13 pm por AG »

pdnf

• Hero Member
« Responder #2588 em: Abril 03, 2024, 10:54:08 pm »

O novo Presidente da República pode dissolver o Parlamento assim que tomar posse (ver Cavaco Silva que em 2011 dissolveu o parlamento umas semanas depois de tomar posse).

Também acho que é provável haver dissolução no final do ano se a AD não tiver sondagens favoráveis e, por via disso, o Orçamento não for aprovado.

No entanto julgo que a Tarde Política no verão pode fazer uma pausa, regressando em setembro. É altura de férias e não se justifica haver um programa tão "pesado", digamos assim.

Certo, por acaso esqueci-me de escrever isso, porventura em Agosto poderá pausar.

Em relação à dissolução, do Lexionário do Diário da República: https://diariodarepublica.pt/dr/lexionario/termo/dissolucao-assembleia-republica

4. Nos termos do n.º 1 do artigo 172.º da CRP, o Presidente não pode dissolver o Parlamento:
i) Nos seis meses posteriores à sua eleição e no último semestre do mandato presidencial;
ii) Durante a vigência do estado de sítio e do estado de emergência.

Efetivamente, Aníbal Cavaco Silva dissolveu a 07 de abril de 2011, tendo as Presidenciais decorrido a 23 de janeiro, portanto, pouco mais de dois meses e meio após as eleições. 
https://www.jornaldenegocios.pt/economia/detalhe/cavaco_silva_assinou_hoje_o_decreto_de_dissoluccedilatildeo_da_assembleia_da_repuacuteblica

Do que me recordo da altura, a questão foi pacífica porque todos queriam eleições, a interpretação foi que não se tratava de um novo mandato, mas da renovação do anterior. Para mim, algo recambulesco, mas com o país sem dinheiro como estava, a Constituição ficou em segundo plano.
Rádio é:

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #2589 em: Abril 03, 2024, 11:05:39 pm »
"À sua eleição" é referente à eleição da Assembleia da República e não do PR, é só ler o artigo 172º.

O Bigode do Sala

• Hero Member
« Responder #2590 em: Abril 03, 2024, 11:20:07 pm »

Certo, por acaso esqueci-me de escrever isso, porventura em Agosto poderá pausar.

Em relação à dissolução, do Lexionário do Diário da República: https://diariodarepublica.pt/dr/lexionario/termo/dissolucao-assembleia-republica

4. Nos termos do n.º 1 do artigo 172.º da CRP, o Presidente não pode dissolver o Parlamento:
i) Nos seis meses posteriores à sua eleição e no último semestre do mandato presidencial;
ii) Durante a vigência do estado de sítio e do estado de emergência.

Efetivamente, Aníbal Cavaco Silva dissolveu a 07 de abril de 2011, tendo as Presidenciais decorrido a 23 de janeiro, portanto, pouco mais de dois meses e meio após as eleições. 
https://www.jornaldenegocios.pt/economia/detalhe/cavaco_silva_assinou_hoje_o_decreto_de_dissoluccedilatildeo_da_assembleia_da_repuacuteblica

Do que me recordo da altura, a questão foi pacífica porque todos queriam eleições, a interpretação foi que não se tratava de um novo mandato, mas da renovação do anterior. Para mim, algo recambulesco, mas com o país sem dinheiro como estava, a Constituição ficou em segundo plano.

Obrigado pela partilha, pois pensava que, tal como no último semestre do mandato (como aconteceu com a Geringonça e o Cavaco em 2015), também pensava que nos primeiros seis meses da sua actividade, o PR não poderia dissolver a Assembleia da República.

Caso o Governo da AD sobreviva ao Orçamento de Estado (pessoalmente, espero que sim para bem do país), o ano que vem será um teste de fogo para as rádios noticiosas como a Rádio Observador e a TSF (penso que a sua compra já esteja consumada), que terão muitos jogos de bastidores e muitos putativos candidatos a PR a acordarem da hibernação política.
«O que acontece no Mundo é que toda a gente que nasce, nasce de alguma maneira poeta! Inventor de algo que não havia no Mundo antes de eles nascerem!
E inteiramente individual: cada um poeta que é!»

Agostinho da Silva

Atento

• Hero Member
« Responder #2591 em: Abril 03, 2024, 11:36:26 pm »
Este programa não faz sentido.  O que faz sentido é ter espaço nesse horário também para a política.

Não aprendem nada com aquilo que é feito por essa Europa fora...

Tentam descobrir a roda e depois acabam com o eixo partido...

pdnf

• Hero Member
« Responder #2592 em: Abril 03, 2024, 11:40:52 pm »
Obrigado pela partilha, pois pensava que, tal como no último semestre do mandato (como aconteceu com a Geringonça e o Cavaco em 2015), também pensava que nos primeiros seis meses da sua actividade, o PR não poderia dissolver a Assembleia da República.

Caso o Governo da AD sobreviva ao Orçamento de Estado (pessoalmente, espero que sim para bem do país), o ano que vem será um teste de fogo para as rádios noticiosas como a Rádio Observador e a TSF (penso que a sua compra já esteja consumada), que terão muitos jogos de bastidores e muitos putativos candidatos a PR a acordarem da hibernação política.

Bom, proponho o AG para comentador num dos canais de notícias, pois, efetivamente, na semana passada assisti a um debate com vários comentadores de nome na nossa praça em que todos faziam as contas a que a AD se equilibrasse nesse ano extra de impossibilidade de dissolução.

Provavelmente, o que gerou a confusão é o que se expressa neste parágrafo de uma notícia desta rádio em 2015, com a coincidência de calendários, de legislativas muito próximas das Presidenciais.

Citação de: Observador, https://observador.pt/2015/10/28/proibicao-de-dissolucao-do-parlamento-a-regra-dos-6-meses-ainda-faz-sentido/
Mais: mesmo o próximo Presidente da República, que toma posse em março, só poderá, se assim o entender, dissolver a Assembleia em abril, quando se completam os primeiros seis meses de legislatura. Mas, de acordo com a lei eleitoral, a ida às urnas só poderia acontecer dois meses depois, em junho.

De facto, sim, os 6 meses são sobre a eleição de Assembleia da República e não do Presidente da República. Estamos sempre a aprender. Obrigado AG!
« Última modificação: Abril 03, 2024, 11:43:08 pm por pdnf »
Rádio é:

nelsonsoares

• Hero Member
« Responder #2593 em: Abril 04, 2024, 02:52:34 pm »
Já era para ter escrito isto na terça-feira, mas só agora consegui.
Quero parabenizar publicamente o André Maia, pelo excelente jornalista, mas sobretudo pelo excelente relatador/relator/narrador que se está a tornar. Não tenho dúvidas que é um dos melhores da minha geração, e vai voar muito mais alto. É muito talentoso, pessoalmente é muito humilde, com espírito jovem, e sabe trabalhar em equipa. Não tem tiques de vedeta, como muitos na área. E isso é de se louvar. Foi da minha turma num curso que tiramos na Federação Portuguesa de Futebol há mais de 5 anos. Éramos os dois mais novos do curso. Eu com 19, ele com 20. De lá para cá, teve uma evolução meteórica, mas sempre com a humildade que descrevi.
Quem me conhece, sabe que não sou de escrever estas coisas, nem para elogiar, nem para criticar, mas ao ouvir o relato dele entre o Benfica e o Sporting na terça-feira, senti que lhe devia escrever isto.
Que continue com esta evolução e com esta humidade!

estvmkt

• Hero Member
« Responder #2594 em: Abril 04, 2024, 03:29:17 pm »
Ele e o João Correia...
Muito bons