Autor Tópico: Rádio Observador  (Lida 809037 vezes)

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
Re: Rádio Observador
« Responder #2295 em: Outubro 16, 2023, 10:36:00 pm »
De fonte segura, tentaram negociações com a Rádio Jornal do Centro.

No sentido de que tentaram mas não conseguiram? E quando, antes ou depois da 94?

A emissão parece estar na Serra do Caramulo.

A Capital quando emitia em 103.9 Mortágua conseguia aparentemente suprir Leiria e Coimbra além de Viseu, embora a captação no centro de Leiria duvido que fosse espetacular.

Há o óbvio problema da Rádio Nova.
Sim, o emissor está no Caramulo.

Não sei se o emissor está optimizado ou não, mas o sinal tem de estar direccionado para sueste pois o alvará está consignado ao município de Carregal do Sal. Nunca mais experimentei o emissor na A1, mas lá para 2016/17 apanhava-se a partir de Fátima/Pombal só que o sinal era bastante irregular, tanto aparecia como desaparecia subitamente ao longo do percurso.

E teria que mudar de frequência, nem que fosse um regresso aos 98,8.
« Última modificação: Outubro 16, 2023, 10:45:16 pm por AG »

estvmkt

• Hero Member
« Responder #2296 em: Outubro 16, 2023, 10:47:29 pm »
Por mim era excelente...

estvmkt

• Hero Member
« Responder #2297 em: Outubro 16, 2023, 10:49:21 pm »
Acho Viseu e Coimbra prioritário em vez de Leiria...

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #2298 em: Outubro 16, 2023, 11:02:29 pm »
Acho Viseu e Coimbra prioritário em vez de Leiria...

Naturalmente que achas.  :P

Mas numa lógica de ligação na A1 e na A13, torna-se essencial abarcar Leiria, nem que seja ao longo do eixo rodoviário.

De fonte segura, tentaram negociações com a Rádio Jornal do Centro.

No sentido de que tentaram mas não conseguiram? E quando, antes ou depois da 94?

A emissão parece estar na Serra do Caramulo.

A Capital quando emitia em 103.9 Mortágua conseguia aparentemente suprir Leiria e Coimbra além de Viseu, embora a captação no centro de Leiria duvido que fosse espetacular.

Há o óbvio problema da Rádio Nova.
Sim, o emissor está no Caramulo.

Não sei se o emissor está optimizado ou não, mas o sinal tem de estar direccionado para sueste pois o alvará está consignado ao município de Carregal do Sal. Nunca mais experimentei o emissor na A1, mas lá para 2016/17 apanhava-se a partir de Fátima/Pombal só que o sinal era bastante irregular, tanto aparecia como desaparecia subitamente ao longo do percurso.

E teria que mudar de frequência, nem que fosse um regresso aos 98,8.

O emissor da Jornal do Centro lembro-me sempre de o ter apanhado de forma muito frágil, mesmo na cidade de Coimbra estava longe de brilhante. Poderia migrar para os antigos 103.9 de Mortágua, uma vez pertencer ao mesmo distrito.

A potencial grande dificuldade de se optar pela Jornal do Centro era talvez mesmo a distância, cerca de 40-45km em linha reta entre a Serra do Caramulo e Coimbra para apenas 1000w.

Isto sendo dito, tenho as minhas mais sinceras dúvidas que aquele emissor esteja optimizado em condições ou sequer a emitir em condições. Se a TSF emitia para Coimbra a partir da RJC...
« Última modificação: Outubro 16, 2023, 11:04:14 pm por Memorias da Radio »

SamM

• Hero Member
« Responder #2299 em: Outubro 16, 2023, 11:24:24 pm »
E ir a Israel não é como ir à Madeira.
Até porque nesta altura não deve ser nada fácil arranjar autorizações/credenciais e hotéis em sítios de boa segurança.
Não é só querer ir...

Entrar no teatro de operações de uma guerra não é como entrar num estádio de futebol. Não será, decerto, fácil, nesta altura, enviar jornalistas para Israel ou para a Faixa de Gaza. E mesmo os jornalistas que conseguem entrar, podem correr um grande perigo...

Até a "falida" TSF o consegue, com 3 ou 4% de share consegue... Aliás tambem esteve na Ucrânia...

Atento

• Hero Member
« Responder #2300 em: Outubro 16, 2023, 11:28:18 pm »
Até porque nesta altura não deve ser nada fácil arranjar autorizações/credenciais e hotéis em sítios de boa segurança.
Não é só querer ir...

Entrar no teatro de operações de uma guerra não é como entrar num estádio de futebol. Não será, decerto, fácil, nesta altura, enviar jornalistas para Israel ou para a Faixa de Gaza. E mesmo os jornalistas que conseguem entrar, podem correr um grande perigo...

Até a "falida" TSF o consegue, com 3 ou 4% de share consegue... Aliás tambem esteve na Ucrânia...

A Observador também esteve na Ucrânia...

SamM

• Hero Member
« Responder #2301 em: Outubro 16, 2023, 11:29:55 pm »
A tal rádio de que aposta tudo em informação, e já é exemplo para os concorrentes tem repórter em Israel / Palestina?

Não tem!
Tirando isso e outros pormenores fazem mais do que a RDP Cristalizada do Galego...

A Observador tem uma redação minúscula comparada com a da RDP Cristalizada...

Dá que pensar!!!

Uma rádio sem reportagem em direto no assunto mais importante da geopolitica dos ultimos anos e uma redação, como alega, minuscula, só mostra a dimensão deste projecto e da utopia de querer estender esta rádio para uma rede regional/nacional.

Mas faz mais do que a RDP Cristalizada.

Repito: dá que pensar.

Diz muito do nível cristalizado,  burocrático e de agilização da RDP do Galego...

Essa de "fazer mais" do que a RDP parece aquelas cassetes riscadas que tantas vezes são repetidas, que passado tempo, não refutadas, quer que se aceite como uma verdade incontestável.

Não só isso não é verdade, como a RDP apesar de não ser uma rádio perfeita, e ter um conjunto de recursos superior que poderia ser melhor aproveitado, mas apresenta um produto mais diversificado, transversal e completo nas mais diversas áreas, do que a Observador. E isto acontece porque a própria RDP/RTP tem obrigações no contrato de radiodifusão que a obrigam a cumprir requisitos, aos quais a própria Observador nunca quereria cumprir. Acho que não é difícil entender isto, mas é também necessário refutar o que escreve tantas vezes, sem responsabilidade, neste espaço.

SamM

• Hero Member
« Responder #2302 em: Outubro 16, 2023, 11:30:55 pm »
Não é só querer ir...

Foi aqui debatido neste forum, precisamente o contrário...

pdnf

• Hero Member
« Responder #2303 em: Outubro 16, 2023, 11:31:07 pm »
Mais depressa, tentava a Emissora das Beiras do que a Jornal do Centro. Mesmo assim, duvido que chegasse a Pombal, para ligar com 92.6. Acho que tem de ser uma rádio mais próxima de Coimbra. Confirmo que na A25 há algumas muitas interferências da COPE de Ciudad Rodrigo em 98.8. A Rádio Nova, infelizmente, não faz assim tanto estrago, até porque 88.1 e 98.4 fazem as vezes de Aveiro para Norte. Não me parece, sinceramente, uma opção muito viável.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Atento

• Hero Member
« Responder #2304 em: Outubro 16, 2023, 11:52:00 pm »
Não é só querer ir...

Foi aqui debatido neste forum, precisamente o contrário...

O grupo Observador esteve na Ucrânia.
https://observador.pt/programas/observador-na-ucr-nia/

Atento

• Hero Member
« Responder #2305 em: Outubro 16, 2023, 11:56:26 pm »
A tal rádio de que aposta tudo em informação, e já é exemplo para os concorrentes tem repórter em Israel / Palestina?

Não tem!
Tirando isso e outros pormenores fazem mais do que a RDP Cristalizada do Galego...

Dá que pensar!!!

Uma rádio sem reportagem em direto no assunto mais importante da geopolitica dos ultimos anos e uma redação, como alega, minuscula, só mostra a dimensão deste projecto e da utopia de querer estender esta rádio para uma rede regional/nacional.

Diz muito do nível cristalizado,  burocrático e de agilização da RDP do Galego...

Essa de "fazer mais" do que a RDP parece aquelas cassetes riscadas que tantas vezes são repetidas, que passado tempo, não refutadas, quer que se aceite como uma verdade incontestável.

Não só isso não é verdade, como a RDP apesar de não ser uma rádio perfeita, e ter um conjunto de recursos superior que poderia ser melhor aproveitado, mas apresenta um produto mais diversificado, transversal e completo nas mais diversas áreas, do que a Observador. E isto acontece porque a própria RDP/RTP tem obrigações no contrato de radiodifusão que a obrigam a cumprir requisitos, aos quais a própria Observador nunca quereria cumprir. Acho que não é difícil entender isto, mas é também necessário refutar o que escreve tantas vezes, sem responsabilidade, neste espaço.

Pode exemplificar?

Grato desde já pela exemplificação que estou certo que fará...

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #2306 em: Outubro 17, 2023, 08:51:34 am »
Mais depressa, tentava a Emissora das Beiras do que a Jornal do Centro. Mesmo assim, duvido que chegasse a Pombal, para ligar com 92.6. Acho que tem de ser uma rádio mais próxima de Coimbra. Confirmo que na A25 há algumas muitas interferências da COPE de Ciudad Rodrigo em 98.8. A Rádio Nova, infelizmente, não faz assim tanto estrago, até porque 88.1 e 98.4 fazem as vezes de Aveiro para Norte. Não me parece, sinceramente, uma opção muito viável.
Não toquem na Emissora das Beiras…

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

SamM

• Hero Member
« Responder #2307 em: Outubro 17, 2023, 09:44:27 am »

Não tem!

Dá que pensar!!!

Pode exemplificar?

Grato desde já pela exemplificação que estou certo que fará...

A afirmação original que não fundamentada é da sua autoria ("fazer mais").

Da minha parte, basta percorrer a programação de segunda a domingo, com as sinopses dos programas, para perceber o que explico, o factor "repetição" dos mesmos em cada antena, etc etc.

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #2308 em: Outubro 17, 2023, 10:59:07 am »
A Obervador esteve na Ucrânia, inclusivamente com mais do que um repórter, por exemplo, um foto jornalismo que fez alguns directos.
Aliás todas as rádios, com redações, estiveram lá, como a RR com o José Pedro Frazão, que esteve lá várias vezes...

Zeca 2021

• Hero Member
« Responder #2309 em: Outubro 17, 2023, 12:26:22 pm »
A vontade voraz de alguns membros do forum em rebentarem com mais rádios locais para lá colocarem a retransmissão lisboeta de betos da linha com a mania da superioridades face aos demais portugueses, é incrível.
Mudem o nome do país e coloquem todo o país com as rádios de Lisboa e fechem tudo, pois só assim vocês ficam satisfeitos.
Mandem tudo para o desemprego nas rádios locais.
Vocês não gostam de rádio, vocês gostam é das vossas radiozinhas alfacinhas.