E mudar a frequência da micro para a principal, não seria viável?
Sinceramente, tenho ideia que os sinais de Alcanena propagam melhor, mesmo para a zona sul. Já apanhei Cidade FM e Canção Nova na A2 em Palmela, Hiper e Mega não chegam a passar para sul do Tejo. Para Norte a diferença é significativa, mesmo.
É uma alternativa, mesmo tendo a Cidade FM em 99,3, 0,2 de diferença entre frequências não é problema. É o caso da 94FM com a +Oeste, não existe mistura de emissões.
O emissor da futura R. Observador tem cota de 470 metros e a Cidade FM tem quase 700 metros. Já tive oportunidade de visitar ambos, ver a vista em 360º, o emissor da Serra d'Aire para sul tem melhores "condições" para chegar a essas zonas. Consegue ter a mesma elevação que o Montejunto. Aliás no Parque das Nações, os 99,3 são escutados e com RDS em muitas zonas. Na margem sul, ambos se fazem ouvir em boas condições, (Moita, Montijo, Pinhal Novo). Já ouvi a Hiper FM até as portas de Setúbal.
92.6 tem bom desempenho no médio-tejo, “Asantosc12”? Nesse caso, a estimativa anterior de cobertura cifra-se nos 800 mil residentes, quiçá, ainda por defeito. Uma parte razoável da A23 fica com sinal da ‘Observador’. Há alturas que o tráfego na A23 é de tal forma elevado, que se verifica engarrafamentos de alguns kms para entrar na A1, de trânsito literalmente parado. Portanto, somando residentes com todos aqueles que se deslocam nas redes viárias, a ‘Observador’ acrescenta um excelente emissor no seu portefólio, fica com uma rede substancialmente melhorada e serve um número bastante significativo de ouvintes.
Têm o mesmo desempenho que a Hiper FM, mesmo tendo a Mega em 92,4 e a Horizonte em 92,8, pelo menos no meu rádio não tenho problemas de mistura de emissões. E a TLA está muito longe. Para mim é uma excelente alternativa para o Observador que vai ganhar o Oeste, Ribatejo e Alto Alentejo!
O problema da Mega foi não ter colocado o emissor de Rio Maior em emissão nacional. Já enumerei as vantagens que podiam ter, mas optaram por colocar em Viseu. Faziam Lisboa vs Porto pelas principais vias sempre com emissão nacional.