Isto que eu escrevi (desculpem o double post) pode ter pecado por tardia ou então houve rapidez, não sei, mas retiro o que disse porque… já não se verifica e, tudo aponta, desde o próprio dia em que escrevi aquilo ou até pouco antes.
A playlist da estação mudou, e para muito melhor! Com um foco claro nas músicas intemporais, muitas delas clássicas de época, outras simplesmente clássicos de estilo (como a música do Curtis Mayfield), apenas 1 ou 2 temas mais alternativos por hora para aquele toque adicional; a vários momentos lembrei a playlist aplicada no Rádio Clube Português, na Rádio Nostalgia versão Montez (mas aqui mais pela positiva e mais a brilhar, o que se saúda) e na própria Diana FM de Évora (embora definitivamente menos facilitista que a da Diana o que já de si é dizer muito, porque a da Diana não é…).
Está algo muito bem estruturado e que vai ser virtualmente impossível à TSF desmontar da maneira que ficou: a TSF baseia-se num critério musical personalizado e que anda mais pelos “grandes artistas”, e quando entra para o campo do alternativo mete-se próxima da Antena 3, não pelo critério que agora passou a ser utilizado, e ao contrário da Observador depende dessa lógica de “grandes nomes” para dar peso à sua rotação musical. Não há grande resposta a dar aqui, o Observador entrou em playlist para o terreno da fase final do RCP que era simplesmente excelente. E está muito mais larga, a repetição que existe é pouca e onde existe entendo perfeitamente a lógica.
Bem jogado.
Falta agora perceber se há outra coisa que mudou ou não: se agora os jornalistas intervém no início da hora para dar entrada a si próprios, como ouvi nas notícias das 00h com o Rui Casanova salvo erro no Sabado, o que de certa maneira seria uma alternativa que evitaria o recurso a locutor (sobravam só as músicas desanunciadas) porque o jornalista conduz a própria emissão um bocadinho - como já acontece aos fins de semana na Comercial e M80. Sendo que penso que ficava mais “redondinho” também este introduzindo os programas gravados que passem de madrugada, por exemplo algo do tipo
“Estas foram as notícias às 01h na Rádio Observador, agora em antena com o programa ‘Convidado Extra’ de João Paulo Sacadura.” > jingle de fecho, ID de estação, entrada do programa
Este tipo de formulação era mais habitual no final dos anos 90 e início dos anos 2000 (lembro me de ser usado na RFM e na Renascença) e não sei porque é que se perdeu na rádio…
Editado às 01h01: foi daquela vez, não aconteceu agora