Cobertura nacional à custa de rádios locais?
Para termos uma emissão de rádio local de Lisboa sem um unico jornalista fora de Lisboa, cujo paÃs termina em Alverva e Seixal e apenas lhe interessa os emissores locais por questões de receita em publicidade?
Não obrigado. Rádio locais com tiques de nacionais, o paÃs não precisa.
Não é possÃvel fazer um tiro mais ao lado em post...
1. A Rádio Observador já tem jornalistas no Porto, que regularmente entram em antena para os mais diversos temas, de maneira tão natural como em Lisboa, e até melhoraram o aspeto do ruÃdo de fundo que agora em vários casos chega bem limpinho. Ainda não em todos, mas está lá quase. Além disso já têm relatadores a Norte, e ter relatadores em 2 pontos é mais do que a própria Rádio Estádio fazia e mais do que a TSF faz, note-se.
2. A estação chega também ao Minho e ao distrito de Aveiro, e ainda chega às portas de Coimbra, e isto é para já.
3. A rádio em causa não usa os emissores locais para explorar publicidade de empresas locais, é tudo nacional - a meu ver, não muito bem, especialmente a Norte com a quantidade de indústria poderia desdobrar pub para os 98.4/88.1, mas pelo menos uma questão se levantaria numa hipotética exploração (já nem falando da tabela pub): capacidade do sistema comutar entre pub local e animação centralizada...
Eu ouço isso na Record e à s vezes é uma carga de trabalhos para sincronizar tudo, especialmente no inÃcio de cada painel: fica o sistema a lançar sweepers atrás de sweepers de entrada/saÃda, a ver se sincroniza pub local de seis emissores ao mesmo tempo para seguir para animação de um único ponto, e à s vezes dá umas brancas de 2/3 segundos também entre eles fora a troca de RDS que também vai mexendo no processo, mas acaba sempre direitinho e a funcionar bem, com fade in/fade out. Está super bem configurado, nota-se mesmo que não é possÃvel fazer melhor. E eu não sei se o software é igual, mas o Digital RM aqui há uns anos tinha fama de não ser, digamos, muito meigo nestes aspetos, mas estou a usar info de 2007/8 e pode ter mudado... não sei o que é que a Record usa.
Uma curiosidade: eu acho que a Rádio Observador não está com emissão por satélite. Está por IP, e provavelmente em linha dedicada por conta da Vodafone (recordo que um dos acionistas tem ligações ao operador). Nos 88.1 quando choveu esta semana que passou, deu uns microcortes tÃpicos de buffering que me chamaram à atenção. Se é o caso, está um IP extremamente bem configurado e uma ligação sólida... e a prova de que é possÃvel ter ligações IP em condições e não o bonito caos que ocorria na defunta Rádio Estádio de longe a longe.
Só posso falar pelos 88.1 e pelos 93.7, a quem já apanhei falhas deste tipo e tenho algumas seguranças. 98.4 será lógico ter o mesmo tipo de alimentação, mas dos 98.7 não posso falar. Pode, ou não, ser assim, como pode ser por link ao emissor em digital e redistribuição via IP a partir daÃ.