Autor Tópico: Rádio Observador  (Lida 825800 vezes)

mg.luis

• Sr. Member
Re: Rádio Observador
« Responder #735 em: Novembro 07, 2020, 07:07:59 pm »
Por muito que não goste da linha ideológica deles, o que é certo é que sintonizo sempre a Observador quando quero estar a par das coisas de última hora.

Quanto à questão da linha ideológica eu diria que é um pouco como no site. Nota-se claramente nos espaços de opinião (provavelmente para justificar o investimento dos donos), mas não me parece que seja imposta no jornalismo feito.

pdf

• Visitante
« Responder #736 em: Novembro 07, 2020, 07:10:28 pm »
Por muito que não goste da linha ideológica deles, o que é certo é que sintonizo sempre a Observador quando quero estar a par das coisas de última hora.

Quanto à questão da linha ideológica eu diria que é um pouco como no site. Nota-se claramente nos espaços de opinião (provavelmente para justificar o investimento dos donos), mas não me parece que seja imposta no jornalismo feito.
No jornalismo estão impecáveis. Refiro-me obviamente aos espaços de opinião.

É importante não confundir as duas coisas e muita gente cai nesse erro.

A casa tem profissionais jovens e de excelência. Diria até que os melhores são os mais novos. Já os opinion makers, a começar pelo próprio publisher... credo.

Enviado do meu MI 9 através do Tapatalk

mg.luis

• Sr. Member
« Responder #737 em: Novembro 07, 2020, 07:28:26 pm »
A casa tem profissionais jovens e de excelência. Diria até que os melhores são os mais novos. Já os opinion makers, a começar pelo próprio publisher... credo.

Concordo. Assim como o Alberto Gonçalves... E não é por concordar ou não com eles porque estamos numa democracia e há espaço para concordar ou discordar. É mais porque é sempre "vira o disco e toca o mesmo..." de maneira que uma rubrica pode perder rapidamente o interesse, porque já não há surpresa. Até no especial de 3ªfeira pediram ao Alberto Gonçalves para comentar as eleições dos EUA e ele põe-se a falar do Costa e do Marcelo... zzzzz
Por outro lado, enquanto podcast, acho que eles até têm audiências razoáveis, por isso até admito que seja eu quem está errado e que do ponto de vista de um programador de rádio possa fazer sentido.

Atento

• Hero Member
« Responder #738 em: Novembro 07, 2020, 07:58:18 pm »
Acho que quanto à Antena 1 podemos mesmo começar a falar em problemas orçamentais e falta gritante de pessoal, não acredito que o Rui Pêgo quisesse ter este marasmo generalizado nos fins-de-semana desde o fim da Tarde Desportiva, ainda que não tivesse sido uma decisão dele.

Sem dúvida que há falta de investimento na rádio, no grupo RTP, mas acho que o mais grave neste momento é a falta de vontade... Na TSF igual ou pior. (falo destas duas porque para mim seriam as referências na informação)

A R. Observador tem seguramente meios mais limitados, e isso é notório em muitos aspectos técnicos que desejavelmente não deviam ocorrer. Antes deste especial, por exemplo, estava a passar uma entrevista ao presidente do infarmed que às 16h30 foi interrompida antes de tempo com o jingle de notícias, isto porque a emissão está em piloto automático e haverá a indicação no software para o noticiário entrar às horas certas e meias-horas, mas consigo "dar um desconto" a uma rádio que está a começar e em que cada investimento tem que ser bem ponderado. (pior é estes erros também acontecerem frequentemente nas rádios nacionais...)

Eles basicamente têm um jornalista em estúdio para os noticiários. A diferença é que este tem autorização para interromper a emissão e ficar em antena sempre que se justificar. E assim temos o Miguel Videira a conduzir uma emissão há mais de duas horas que, podendo a priori correr o risco de ser repetitiva, na verdade até a consegue manter interessante. E é nestes especiais que a R. Obs. marca pontos, porque o que se espera de uma rádio informativa é agilidade

A Antena 1 e TSF também têm um jornalista para garantir os noticiários à hora certa. Até têm animadores em estúdio. Não há é vontade para mais...

Não é questão de investimento.

É marasmo.

É o peso burocrático.

A Observador faz com um investimento muito inferior àquele que a ANTENA 1 tem.

FMstereo

• Full Member
« Responder #739 em: Novembro 07, 2020, 08:45:21 pm »
A Antena 1, lamentavelmente, não é uma rádio de informação. Devia ser pelo menos uma rádio de forte pendor informativo. Mas não é. Quem lá está ao fim de semana não tem sequer autonomia para mandar interromper a emissão. Nem sequer para fazer mais tempo de noticiário do que o programado, dados os programas gravados que existem.

Ainda ontem, fizeram emissão especial com a análise à mensagem do PR às 20. Havia um programa gravado que entrou em emissão na mesma e ultrapassou o horário do noticiário das 21h. Resultado? Não houve noticiário às 21. Mas o programa foi para o ar na mesma. Assim, quem tem força e manda é a programação, não é a informação...

Atento

• Hero Member
« Responder #740 em: Novembro 07, 2020, 08:55:03 pm »
A Antena 1, lamentavelmente, não é uma rádio de informação. Devia ser pelo menos uma rádio de forte pendor informativo. Mas não é. Quem lá está ao fim de semana não tem sequer autonomia para mandar interromper a emissão. Nem sequer para fazer mais tempo de noticiário do que o programado, dados os programas gravados que existem.

Ainda ontem, fizeram emissão especial com a análise à mensagem do PR às 20. Havia um programa gravado que entrou em emissão na mesma e ultrapassou o horário do noticiário das 21h. Resultado? Não houve noticiário às 21. Mas o programa foi para o ar na mesma. Assim, quem tem força e manda é a programação, não é a informação...

Há enlatados que são uma verdadeira praga...

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #741 em: Novembro 08, 2020, 12:27:05 am »
Apenas a Observador e a TSF estão a transmitir em direto a conferência de imprensa do primeiro-ministro.
Já é muito grave o que se passa na Antena 1...

pdf

• Visitante
« Responder #742 em: Novembro 08, 2020, 06:16:33 am »
Apenas a Observador e a TSF estão a transmitir em direto a conferência de imprensa do primeiro-ministro.
Perdeu toda a credibilidade. Não é serviço público. É insultuoso.

Enviado do meu MI 9 através do Tapatalk

jb

• Jr. Member
  • **
« Responder #743 em: Novembro 09, 2020, 12:01:35 pm »

Como é possível?

Atento

• Hero Member
« Responder #744 em: Novembro 09, 2020, 12:09:10 pm »

Como é possível?

Seguiu os critérios das televisões norte-americanas aquando da intervenção do Trump...lol

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #745 em: Novembro 13, 2020, 12:44:06 pm »
Maria João Simões, tem estado afastada das manhãs 360, mas provavelmente ainda este mês estará de regresso, uma tendinite tem obrigado a locutora a este afastamento.
É uma excelente locutora, um valor seguro da estação..

Boxx

• Hero Member
« Responder #746 em: Novembro 13, 2020, 04:05:48 pm »
ainda bem que assim é. Gosto bastante de a ouvir.

mg.luis

• Sr. Member
« Responder #747 em: Novembro 14, 2020, 05:44:24 pm »
A Observador está com uma programação especial, em directo (!), desde as 11h até à meia noite, pelo confinamento.
Convidados em directo (também pelo Instagram) e especiais dos programas habituais.

Atento

• Hero Member
« Responder #748 em: Novembro 14, 2020, 05:54:37 pm »
A Observador está com uma programação especial, em directo (!), desde as 11h até à meia noite, pelo confinamento.
Convidados em directo (também pelo Instagram) e especiais dos programas habituais.

É o que se pede a uma rádio tendencialmente de palavra e no caso da Rádio Observador com destaque para a informação.

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #749 em: Novembro 14, 2020, 06:28:43 pm »
Estou a acompanhar a emissão especial e está excelente.

Boa informação e muitos temas variados, muitas entrevistas, muitas reportagens, rádio como eu gosto.
Apesar da equipa destacada para acompanhar a manifestação de protesto dos restaurantes, com o Ricardo Conceição , ter tido problemas graves com os manifestantes, o que se repudia...

Mas radio como eu gosto, livre sem barreiras...