Autor Tópico: Rádio Observador  (Lida 826318 vezes)

Boxx

• Hero Member
Re: Rádio Observador
« Responder #645 em: Maio 05, 2020, 05:11:27 pm »
Tive a ver as estatísticas online da Rádio Observador, no momento em que vos escrevo o post, estão cerca de 186 pessoas a escutar a rádio. O pico maior de ouvintes deu-se com 1146 pessoas em simultâneo. Ainda à hora de almoço estavam 250 e ontem à noite (22h) 100. Claro que para ter uma noção maior, era acompanhar ao longo de vários dias e os seus períodos. Ate mesmo ao fim-de-semana. Mas ficamos com uma noção. Anda à volta da audiência online da TSF, sendo que a ROBS leva uma ligeira vantagem.
como é que acede a esses dados? obrigado

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #646 em: Maio 05, 2020, 07:37:42 pm »
Tive a ver as estatísticas online da Rádio Observador, no momento em que vos escrevo o post, estão cerca de 186 pessoas a escutar a rádio. O pico maior de ouvintes deu-se com 1146 pessoas em simultâneo. Ainda à hora de almoço estavam 250 e ontem à noite (22h) 100. Claro que para ter uma noção maior, era acompanhar ao longo de vários dias e os seus períodos. Ate mesmo ao fim-de-semana. Mas ficamos com uma noção. Anda à volta da audiência online da TSF, sendo que a ROBS leva uma ligeira vantagem.
como é que acede a esses dados? obrigado
Aqui:
http://195.23.85.126:8455/index.html?sid=1

Enviado do meu Nokia 7 plus através do Tapatalk

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #647 em: Maio 06, 2020, 09:59:38 pm »
Hoje ouvi no final da tarde a emissão do OBs.

Os jornais das 17, 19 e 20h, ocupados por acontecimento na Amadora. A Mesquipa da cidade, estava a oferecer comida para carenciados e houve uma altercacao qualquer sobre a distanciamento agora obrigatório, que levou a chamada das forças policiais. Ou seja, algo que vai acontecendo um pouco por todo lado, vejo isso em farmácias ou supermercados, mas que a rádio transformou num acontecimento estratoferico dois repórteres, foi ouvido o Imã, a presidente da Câmara, os directores policiais, os populares. 7 a 8 minutos perdidos nisto.
Enfim...

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #648 em: Maio 06, 2020, 10:02:19 pm »
O problema da Observador é o dos comentadores que muitos deles não isentos, porque no resto nem é má, pena é ouvir-se só em Lisboa e Porto.
Os problemas que eu aponto à Rádio Observador são:

1- Ainda se nota demasiadas vezes o factor o "low cost". Por exemplo, jornalistas frequentemente atropelados pelo sistema de automação ou gravações a dizer que são 5h quando na verdade são 4h. Sinais dos tempos que vivemos, até percebo, mas não dá uma boa impressão.
2- As manhãs têm de ser melhoradas, se querem ser uma referência. Têm mais valias como a Carla Jorge de Carvalho e o Paulo Ferreira a serem "comandadas" por uma Maria João Simões que, "à la RFM", passa a vida a repetir chavões... É mesmo necessário dizer "não se atrase" sempre que se diz as horas??
4- Menos teatro. Não suporto aquelas perguntas fingidas entre animador e jornalistas ou jornalista e comentadores da casa. Não são actores profissionais (nem é suposto!) por isso percebe-se perfeitamente quando estão a ler as perguntas que outros lhes puseram à frente. Por exemplo, nas crónicas do José Manuel Fernandes ou nos fait-divers de final de noticiário em que o animador faz sempre uma pergunta com um ar muito surpreendido e a rir-se ao mesmo tempo.

1 - Nunca apanhei um erro desse tipo relativo à emissão da Rádio Observador. O que acontecia numa fase muito inicial (quando os fades e os mixes não estavam trabalhados em Digital RM na plástica) era tudo o que fosse plástica entrar e sair, como se diz na gíria radiofónica, "a martelo". Há já uns bons largos meses que não apanho um único erro técnico.
2 - Não vou comentar este ponto, são opiniões e cada locutor tem o seu estilo. Vou só informar que a Maria João Simões já passou pela RFM, pela Rádio Comercial e pela Fi FM (2009-2011 - já ninguem se lembra desta rádio...).
4 - Não há perguntas entre animador e jornalistas desde há quase 1 ano... Essa questão caiu nos primeiros 3 meses, por aí. O que o animador faz é "lançar as gordas" de uma forma mais discorrida, e o jornalista detalha, mas é em jeito de afirmação e não de pergunta e só acontece no topo da hora. De manhã não consigo falar tanto, mas penso que não há critério de haver pergunta entre o José Manuel Fernandes e os dois jornalistas, por exemplo. Já tenho ouvido a Carla Jorge de Carvalho e o Paulo Ferreira a fazer efetivamente tanto afirmações como perguntas.
« Última modificação: Maio 06, 2020, 10:11:32 pm por Memórias da Rádio »

tuscano

• Hero Member
« Responder #649 em: Maio 07, 2020, 12:46:52 pm »
Hoje ouvi no final da tarde a emissão do OBs.

Os jornais das 17, 19 e 20h, ocupados por acontecimento na Amadora. A Mesquipa da cidade, estava a oferecer comida para carenciados e houve uma altercacao qualquer sobre a distanciamento agora obrigatório, que levou a chamada das forças policiais. Ou seja, algo que vai acontecendo um pouco por todo lado, vejo isso em farmácias ou supermercados, mas que a rádio transformou num acontecimento estratoferico dois repórteres, foi ouvido o Imã, a presidente da Câmara, os directores policiais, os populares. 7 a 8 minutos perdidos nisto.
Enfim...
As Tv´s todas estiveram lá, estou também a incluir a RTP.

Boxx

• Hero Member
« Responder #650 em: Maio 07, 2020, 06:51:41 pm »
A emissão da observador para o grande Porto (98.7) tem estado sem RDS e Radio text. Idem para Vodafone FM (94.3), neste caso apenas sem RDS, dado que (infelizmente) nunca activaram o Radio Text.

pdf

• Visitante
« Responder #651 em: Maio 07, 2020, 06:57:19 pm »
A emissão da observador para o grande Porto (98.7) tem estado sem RDS e Radio text. Idem para Vodafone FM (94.3), neste caso apenas sem RDS, dado que (infelizmente) nunca activaram o Radio Text.
Certo.

E há dias a Observador também estava a emitir em mono, mas entretanto essa parte já normalizou.

Enviado do meu MI 9 através do Tapatalk

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #652 em: Maio 11, 2020, 10:46:16 am »
Não gosto de ser enganado por noticiários, se não se sabe, não se diz...

Tudo isto a propósito do jogador do Benfica infectado pelo vírus covid, David Tavares, que insistentemente foi referido pela pivot Carla Jorje Carvalho, como sendo lateral direito, num confusão com outro Tavares, esse sim lateral, Tomás Tavares.

Mas será que na equipa de noticiários identificou o erro? Nem os do desporto?

Não consigo tolerar estes erros..

Atento

• Hero Member
« Responder #653 em: Maio 11, 2020, 04:06:49 pm »
Não gosto de ser enganado por noticiários, se não se sabe, não se diz...

Tudo isto a propósito do jogador do Benfica infectado pelo vírus covid, David Tavares, que insistentemente foi referido pela pivot Carla Jorje Carvalho, como sendo lateral direito, num confusão com outro Tavares, esse sim lateral, Tomás Tavares.

Mas será que na equipa de noticiários identificou o erro? Nem os do desporto?

Não consigo tolerar estes erros..

David Tavares é polivalente. Inicialmente, era médio. Chegou a jogar não só como defesa esquerdo, mas também como defesa direito.

São muitos "Tavares"...

Até eu me baralhei...

Há no SLB:

o Tomás Tavares - lateral direito;

Nuno Tavares - lateral esquerdo;

E

David Tavares - médio.

https://www.lateralesquerdo.com/2019/07/08/quem-e-david-tavares/

« Última modificação: Maio 11, 2020, 04:17:41 pm por Atento »

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #654 em: Maio 11, 2020, 05:29:36 pm »
Pois, dá para confundir. Mas não tendo a certeza referia apenas o nome do jogador, até porque a posição onde ele joga, para o caso, é irrelevante.

Ontem por acaso, ouvi a notícia na SIC, depois do comentário do Marques Mendes. Se só ouvisse hoje, ficava na confusão se a jornalista estava a falar no Tomás ou no David...

Gosto do rigor informativo e não de invenções...

pdf

• Visitante
« Responder #655 em: Maio 16, 2020, 04:41:08 pm »
A qualidade de som no emissor cá de cima (98,4 MHz) melhorou substancialmente. É impressão minha ou o meu ouvido está a funcionar bem? Têm a mesma sensação?

guest6

• Visitante
« Responder #656 em: Maio 16, 2020, 05:01:09 pm »
A qualidade de som no emissor cá de cima (98,4 MHz) melhorou substancialmente. É impressão minha ou o meu ouvido está a funcionar bem? Têm a mesma sensação?

Confirmo. Som muito mais "cheio" e até à separação de canais. Melhorou muito.

Enviado do meu SNE-LX1 através do Tapatalk

pdf

• Visitante
« Responder #657 em: Maio 23, 2020, 02:38:11 pm »

Confirmo. Som muito mais "cheio" e até à separação de canais. Melhorou muito.

Enviado do meu SNE-LX1 através do Tapatalk
O emissor desliga o piloto de stereo quando a rádio está só com voz. Não sei se isto é defeito ou intencional...

tuscano

• Hero Member
« Responder #658 em: Maio 24, 2020, 11:41:11 am »

Atento

• Hero Member
« Responder #659 em: Maio 24, 2020, 11:51:03 am »
Compreendo a razão da recusa a receberem o subsidio, mas... https://www.publico.pt/2020/05/20/politica/noticia/governo-tersea-enganado-observador-receber-90-mil-euros-jornal-continua-rejeitar-apoio-1917413

JMF lançou a confusão, foi deselegante e fugiu descaradamente à verdade.

É por estas e por outras que o grupo Observador nunca será para mim a primeira escolha.