Autor Tópico: Rádio Observador  (Lida 825987 vezes)

Julio Carvalho

• Hero Member
Re: Rádio Observador
« Responder #630 em: Abril 17, 2020, 08:24:35 pm »
Quem ouve hoje a OBs, ouve uma rádio adulta, sólida, com um projecto bem estruturado.

Só é pena as emissões gravadas de fim de semana, que dão a situações no mínimo embaraçosas. Isso terá que mudar...

pdf

• Visitante
« Responder #631 em: Abril 17, 2020, 08:36:02 pm »
Quem ouve hoje a OBs, ouve uma rádio adulta, sólida, com um projecto bem estruturado.

Só é pena as emissões gravadas de fim de semana, que dão a situações no mínimo embaraçosas. Isso terá que mudar...
Não está má e a cobertura que têm feito da pandemia tem sido boa.

Só dispensava os dislates ideológicos de JMF e quejandos.

Enviado do meu MI 9 através do Tapatalk

Falconet.PT

• Visitante
« Responder #632 em: Abril 18, 2020, 08:52:08 pm »
De facto, também na minha opinião, a rádio Observador tem feito um bom trabalho sobre a pandemia.
Sobre a música, não sendo bem o meu estilo, gosto de ouvir.
E a nível de Programas/Podcasts, tem uma boa selecção.

Igualmente não tenho pachorra para JMF, Alberto Gonçalves e afins. O pior da Rádio e do Jornal.
« Última modificação: Abril 18, 2020, 09:08:11 pm por Falconet.PT »

tuscano

• Hero Member
« Responder #633 em: Abril 19, 2020, 01:58:41 am »
O problema da Observador é o dos comentadores que muitos deles não isentos, porque no resto nem é má, pena é ouvir-se só em Lisboa e Porto.

mg.luis

• Sr. Member
« Responder #634 em: Abril 19, 2020, 08:51:34 pm »
O problema da Observador é o dos comentadores que muitos deles não isentos, porque no resto nem é má, pena é ouvir-se só em Lisboa e Porto.

De acordo. O mesmo se passa no site. Quando muita gente diz que o Observador é de direita eu acho a critíca injusta porque em termos de jornalismo consegue ser isento, ou tentar pelo menos, e muitas vezes inovador; mas a nível de cronistas falta ali um bocado de contraditório... e há com cada personagem mais "bafienta".

Os problemas que eu aponto à Rádio Observador são:

1- Ainda se nota demasiadas vezes o factor o "low cost". Por exemplo, jornalistas frequentemente atropelados pelo sistema de automação ou gravações a dizer que são 5h quando na verdade são 4h. Sinais dos tempos que vivemos, até percebo, mas não dá uma boa impressão.
2- As manhãs têm de ser melhoradas, se querem ser uma referência. Têm mais valias como a Carla Jorge de Carvalho e o Paulo Ferreira a serem "comandadas" por uma Maria João Simões que, "à la RFM", passa a vida a repetir chavões... É mesmo necessário dizer "não se atrase" sempre que se diz as horas??
3- Acho positivo continuarem a fazer noticiários a todas as horas e sínteses ás meias. Contudo, os textos são demasiado repetidos, embora perceba que uma rádio informativa que começa neste contexto económico não terá muita gente, e não é fácil para um jornalista reeditar os noticiários se é o mesmo jornalista que faz às horas e às meia-horas.
4- Menos teatro. Não suporto aquelas perguntas fingidas entre animador e jornalistas ou jornalista e comentadores da casa. Não são actores profissionais (nem é suposto!) por isso percebe-se perfeitamente quando estão a ler as perguntas que outros lhes puseram à frente. Por exemplo, nas crónicas do José Manuel Fernandes ou nos fait-divers de final de noticiário em que o animador faz sempre uma pergunta com um ar muito surpreendido e a rir-se ao mesmo tempo.
5- Maior diversidade de comentadores (em linha com o dito anteriormente).

Contudo, no geral o balanço é positivo. Estas críticas é de alguém que espera que aquela rádio melhore e cresça, consequentemente. À semelhança do site, vê-se que há gente ali a querer fazer um bom trabalho e a querer inovar, o que é mais que bem-vindo tendo em conta a fase bafiente que vivemos na rádio, com cada vez menos palavra.

A situação da covid-19 foi uma grande oportunidade para a R. Observador se mostrar, e acho que no geral tem feito um bom trabalho. Talvez às vezes pequem um pouco pela repetição (que também é normal que aconteça em canais informativos, seja rádio ou tv), mas na minha opinião é a rádio que tem mostrado mais trabalho.

Nos últimos largos anos, no que toca a informação, fui ouvinte principalmente da Antena 1, e via com agrado o quererem fazer diferente, principalmente em 2013, com a mudança das tardes. Com tristeza vejo essa rádio a definhar e ninguém dentro da RTP a acordar para isso... A administração só fala de "visual radio". Acho que antes de conseguirem o visual, deviam conseguir a radio.
Para bem da rádio em Portugal espero que isso venha a mudar, pois é obrigação do serviço público. Até lá dou por mim a ouvir cada vez mais a Observador e os seus podcasts. Bons exemplos: "Café Europa", "Vichyssoise", "Pop-up".
Outra grande mais valia é o Ricardo Conceição nas tardes e especiais. À noite, frequentemente o João Paulo Sacadura tem convidados interessantes, o que compensa o facto de enquanto animador abusar dos "chavões de rádio...".

pdf

• Visitante
« Responder #635 em: Abril 19, 2020, 08:57:41 pm »
Visual rádio é um conceito patético e não percebo por que razão ainda insistem nisso.

Se quiser imagem, ligo a TV. Quando ouço uma rádio, não preciso de imagem - é essa a magia.

mg.luis

• Sr. Member
« Responder #636 em: Abril 19, 2020, 09:32:31 pm »
Visual rádio é um conceito patético e não percebo por que razão ainda insistem nisso.

Se quiser imagem, ligo a TV. Quando ouço uma rádio, não preciso de imagem - é essa a magia.

Eu percebo como complemento, como curiosidade. Da mesma forma que também acho piada espreitar os bastidores da TV, pontualmente. Como prioridade, não.

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #637 em: Abril 19, 2020, 10:10:15 pm »
A Visual Rádio é muito importante hoje em dia, especialmente em Portugal onde a TV cada vez mais monotemática que temos infelizmente continua a dominar. Se não fosse ela as rádios jovens estariam mortas e enterradas e os programas de entrevista teriam muito menos participação.

tuscano

• Hero Member
« Responder #638 em: Abril 19, 2020, 11:01:01 pm »
O Visual Radio é importantíssimo, vejam por exemplo a quantidade de pessoas que assistem pelo YouTube ou outros aos espaços humoristicos, como por exemplo o Homem que Mordeu o Cão, o Extremamente Desagradável, etc.

pdf

• Visitante
« Responder #639 em: Abril 19, 2020, 11:22:08 pm »
A Visual Rádio é muito importante hoje em dia, especialmente em Portugal onde a TV cada vez mais monotemática que temos infelizmente continua a dominar. Se não fosse ela as rádios jovens estariam mortas e enterradas e os programas de entrevista teriam muito menos participação.
Pois. E é por isso que as "rádios jovens" são a nulidade que são...

pdf

• Visitante
« Responder #640 em: Abril 19, 2020, 11:22:51 pm »
O Visual Radio é importantíssimo, vejam por exemplo a quantidade de pessoas que assistem pelo YouTube ou outros aos espaços humoristicos, como por exemplo o Homem que Mordeu o Cão, o Extremamente Desagradável, etc.
Mas qual é o interesse de ver esses conteúdos com imagem? Qual a mais valia?

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #641 em: Abril 19, 2020, 11:43:29 pm »
Importantíssimo é poder ouvir-se a rádio no FM e online em boas condições sonoras e de recepção, digo eu. Visual Radio é um complemento, importante com certeza, mas não fundamental.

Luis Carvalho

• Administrator
  • Hero Member
  • Façam a TSF Grande Outra Vez!
« Responder #642 em: Abril 20, 2020, 02:08:36 am »
Rádio são vozes, são assuntos interessantes para falar, é música criteriosamente escolhida. São condições técnicas concentradas na qualidade de som da emissão e na boa recepção, por via hertziana ou via Internet, por parte dos ouvintes. A rádio é, acima de tudo, som. O visual radio deve ser, no máximo, um complemento, todavia o essencial deve ser o programa de rádio que, insisto, pode, numa perspectiva suplementar, ser filmado e transmitido em vídeo. Ao contrário da televisão, na rádio a imagem jamais deve ser a prioridade. Porque um programa de rádio deve ser concebido e realizado para os ouvidos dos ouvintes que o querem ouvir, passe o pleonasmo. Não para deleite dos olhos dos ouvintes.

Enviado do meu Redmi 7 através do Tapatalk

« Última modificação: Abril 20, 2020, 02:11:10 am por Luis Carvalho »
Cumprimentos,
Luís Carvalho

Administrador do "Fórum da Rádio"

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #643 em: Abril 20, 2020, 10:12:28 am »
Isto tem a ver com a cultura de rádio que cada um tem. Por exemplo eu nasci num tempo, em que havia poucas televisões, no interior onde nasci, só tinha acesso à 1 canal. Portanto  a rádio dominava, acresce que o meu pai era e é, um apaixonado por rádio, em minha casa ouvia se muito mais rádio que televisão.

E para mim o que mais me apaixona  era a VOZ. Para mim radio eram as  vozes que ouvia, as grandes vozes que nessa altura existiam. Ainda hoje vozes como Zé Coimbra ou Rui Pego, num segundo plano Diogo Beja, Paulo Rocha ou Sónia Santos, me encantam.

Hoje em dia os miúdos nascem a ver televisão, muito cedo tem acesso à Internet e portanto a cultura é outra, é a cultura da imagem.

Portanto para atrair públicos mais jovens, faz todo o sentido esse complemento da imagem. Fundamental para as rádios jovens, importante para as mais adultas.

É já o presente e será cada vez mais o futuro...
« Última modificação: Abril 20, 2020, 10:15:42 am por R4 »

Asantosc12

• Global Moderator
  • Hero Member
« Responder #644 em: Maio 05, 2020, 03:33:44 pm »
Tive a ver as estatísticas online da Rádio Observador, no momento em que vos escrevo o post, estão cerca de 186 pessoas a escutar a rádio. O pico maior de ouvintes deu-se com 1146 pessoas em simultâneo. Ainda à hora de almoço estavam 250 e ontem à noite (22h) 100. Claro que para ter uma noção maior, era acompanhar ao longo de vários dias e os seus períodos. Ate mesmo ao fim-de-semana. Mas ficamos com uma noção. Anda à volta da audiência online da TSF, sendo que a ROBS leva uma ligeira vantagem.