O problema da Observador é o dos comentadores que muitos deles não isentos, porque no resto nem é má, pena é ouvir-se só em Lisboa e Porto.
De acordo. O mesmo se passa no site. Quando muita gente diz que o Observador é de direita eu acho a critÃca injusta porque em termos de jornalismo consegue ser isento, ou tentar pelo menos, e muitas vezes inovador; mas a nÃvel de cronistas falta ali um bocado de contraditório... e há com cada personagem mais "bafienta".
Os problemas que eu aponto à Rádio Observador são:
1- Ainda se nota demasiadas vezes o factor o "low cost". Por exemplo, jornalistas frequentemente atropelados pelo sistema de automação ou gravações a dizer que são 5h quando na verdade são 4h. Sinais dos tempos que vivemos, até percebo, mas não dá uma boa impressão.
2- As manhãs têm de ser melhoradas, se querem ser uma referência. Têm mais valias como a Carla Jorge de Carvalho e o Paulo Ferreira a serem "comandadas" por uma Maria João Simões que, "à la RFM", passa a vida a repetir chavões... É mesmo necessário dizer "não se atrase" sempre que se diz as horas??
3- Acho positivo continuarem a fazer noticiários a todas as horas e sÃnteses ás meias. Contudo, os textos são demasiado repetidos, embora perceba que uma rádio informativa que começa neste contexto económico não terá muita gente, e não é fácil para um jornalista reeditar os noticiários se é o mesmo jornalista que faz à s horas e à s meia-horas.
4- Menos teatro. Não suporto aquelas perguntas fingidas entre animador e jornalistas ou jornalista e comentadores da casa. Não são actores profissionais (nem é suposto!) por isso percebe-se perfeitamente quando estão a ler as perguntas que outros lhes puseram à frente. Por exemplo, nas crónicas do José Manuel Fernandes ou nos fait-divers de final de noticiário em que o animador faz sempre uma pergunta com um ar muito surpreendido e a rir-se ao mesmo tempo.
5- Maior diversidade de comentadores (em linha com o dito anteriormente).
Contudo, no geral o balanço é positivo. Estas crÃticas é de alguém que espera que aquela rádio melhore e cresça, consequentemente. À semelhança do site, vê-se que há gente ali a querer fazer um bom trabalho e a querer inovar, o que é mais que bem-vindo tendo em conta a fase bafiente que vivemos na rádio, com cada vez menos palavra.
A situação da covid-19 foi uma grande oportunidade para a R. Observador se mostrar, e acho que no geral tem feito um bom trabalho. Talvez às vezes pequem um pouco pela repetição (que também é normal que aconteça em canais informativos, seja rádio ou tv), mas na minha opinião é a rádio que tem mostrado mais trabalho.
Nos últimos largos anos, no que toca a informação, fui ouvinte principalmente da Antena 1, e via com agrado o quererem fazer diferente, principalmente em 2013, com a mudança das tardes. Com tristeza vejo essa rádio a definhar e ninguém dentro da RTP a acordar para isso... A administração só fala de "visual radio". Acho que antes de conseguirem o visual, deviam conseguir a radio.
Para bem da rádio em Portugal espero que isso venha a mudar, pois é obrigação do serviço público. Até lá dou por mim a ouvir cada vez mais a Observador e os seus podcasts. Bons exemplos: "Café Europa", "Vichyssoise", "Pop-up".
Outra grande mais valia é o Ricardo Conceição nas tardes e especiais. À noite, frequentemente o João Paulo Sacadura tem convidados interessantes, o que compensa o facto de enquanto animador abusar dos "chavões de rádio...".