Autor Tópico: Rádio Observador  (Lida 826140 vezes)

Atento

• Hero Member
Re: Rádio Observador
« Responder #510 em: Setembro 17, 2019, 12:26:40 am »
Finado o debate entre Costa e Rio, tive curiosidade em saber se irão repetir a iniciativa de 2015, onde a Antena 1, a Rádio Renascença e a TSF realizaram, em conjunto, o primeiro e único debate exclusivamente radiofónico com os líderes dos dois principais partidos políticos portugueses.

Segundo uma notícia publicada no dia 2 de Setembro de 2019, na página da Internet do jornal Público, o calendário dos debates para as Eleições Legislativas contempla catorze televisivos e dois radiofónicos.
O primeiro será realizado no dia 18 de Setembro (Quarta-feira) e contará com todos os líderes dos partidos com assento parlamentar (PS e PSD inclusive).
O segundo decorrerá no dia 23 de Setembro (Segunda-feira) e será um frente-a-frente entre António Costa e Rui Rio. Esta data será coincidente com um debate televisivo entre todos os partidos com assento parlamentar, na RTP 3.

Estamos em meados de Setembro e já passaram quase três meses desde do arranque da Rádio Observador, sendo, finalmente, uma altura indicada para se traçar o cenário dos primeiros tempos da estação.
Do que pude escutar da Rádio Observador (vivo no Interior e só o consigo fazer em streaming) constato que não dá informações de trânsito; não dá relatos de quaisquer modalidades desportivas (decisão compreensível dada à vasta concorrência e apesar de tudo, conta com a análise desportiva de um jornalista de craveira como o Pedro Sousa); está arredada dos principais debates radiofónicos para as eleições legislativas; e, principalmente, não há nenhuma luz verde para que tenha um emissor no Grande Porto ou para outras áreas do país, onde não tem sequer correspondentes.

As expectativas lançadas pelos responsáveis do projecto eram bastante ambiciosas. Mesmo com todos os constrangimentos do meio radiofónico em Portugal, com o avançar das tecnologias - onde o streaming é quase uma inevitabilidade face ao FM (mas ainda não o é) e o facto de alguns carros já possuírem o Android Auto com aplicações como o TuneIn ou o Waze - serão sempre necessários à Rádio Observador, a curto-médio prazo, uma rede de emissores em FM, prestar certos tipos de informações aos ouvintes como o trânsito e, sobretudo, uma equipa correspondentes pelo país, pois verifica-se uma deficitária cobertura jornalística dos acontecimentos ocorridos fora das áreas metropolitanas do Porto e de Lisboa.
Também nutro uma profunda desilusão ao saber que a Rádio Observador está a marcar passo em relação às demais estações, ficando fora dos debates que decidirão a composição da Assembleia Nacional e o futuro Governo.

Aos responsáveis pela estação, não lhes resta pensar que têm a melhor música do éter (facto discutível) para romperem com o paradigma. Até porque já existem rádios suficientes em Portugal a pregarem que têm as «Melhores» e as «Grandes» Músicas.

Fonte da Notícia: https://www.publico.pt/2019/09/02/politica/noticia/debates-televisivos-arrancam-segundafeira-veja-calendario-completo-1885280 [Consultada a 16/09/2019]

Pacheco Pereira na análise ao debate Rio/Costa, na tvi24, defendeu o que eu tenho dito por aqui: o Observador é um projeto político mais do que jornalístico (embora haja por vezes bom jornalismo) que visa tomar o controlo da máquina partidária mais apelativa no campo do centro-direita - o PSD.

O Bigode do Sala

• Hero Member
« Responder #511 em: Setembro 17, 2019, 12:46:31 am »
Apesar de não aperciar, nem a sua linha ideológica, nem sequer o facto de um órgão de comunicação social a possuir declaradamente, prefiro não entrar por questões políticas.
No que toca aos conteúdos, tem alguns aspectos interessantes como a interactividade entre os jornalistas e os locutores - facto bem vincado no programa das manhãs - algumas rubricas interessantes, tais como «A Minha Geração», bons locutores como a Maria João Simões e a Ana Filipa Rosa (escandalosamente desaproveitada na RTP), uma arguta análise desportiva e, sobretudo, uma interactividade entre o jornal online e a rádio (que poderia ser melhorada). Tal como o Atento referiu, por vezes tem boas peças jornalísticas e boas entrevistas a variadíssimos intervenientes na nossa sociedade, colocando-as, juntamente com alguns podcasts, no YouTube (algo que a TSF, a RR e até mesmo a Antena 1 deveriam de replicar).
Contudo, derivado ao que mencionei no comentário anterior, acho que (só) agora já estamos com condições para traçar um cenário ao início da estação e, na minha modesta e inútil opinião, a Rádio Observador não correspondeu às elevadas expectativas lançadas pelos seus mentores.

Saudações bigodeanas, caro Atento.
« Última modificação: Setembro 17, 2019, 01:21:58 am por O Bigode do Sala »
«O que acontece no Mundo é que toda a gente que nasce, nasce de alguma maneira poeta! Inventor de algo que não havia no Mundo antes de eles nascerem!
E inteiramente individual: cada um poeta que é!»

Agostinho da Silva

António Costa

• Full Member
« Responder #513 em: Outubro 04, 2019, 12:43:39 pm »
A Rádio Observador ganha o prémio M&P '19 na categoria 'Lançamento do Ano'
https://www.meiosepublicidade.pt/2019/10/os-vencedores-dos-premios-meios-publicidade-2019/3/
https://observador.pt/2019/10/03/radio-observador-ganha-premio-de-lancamento-do-ano-observador-eleito-jornal-generalista-pelo-segundo-ano-consecutivo/
Este prêmio mostra bem a ligeireza com que se atribui prêmios em Portugal, uma espécie de medalhas de mérito no 10/06. Uma radiozita local de Lisboa, que pouca gente escuta na Capital e ninguém em todo o território português, recebe um prêmio. Se esta rádio local fosse de uma outra zona do país, ninguém queria saber e jamais receberia um prêmio da M&P, por muito boa que fosse. O núcleo de influência da Observador é de facto grande que até consegue numa festa local da Estremadura, ganhar um prêmio, apesar de no país ninguém a escutar.

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #514 em: Outubro 04, 2019, 02:18:26 pm »
A partir de dia 6, Rádio Observador no Porto em 98,4 MHz.

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #515 em: Outubro 04, 2019, 04:47:40 pm »
« Última modificação: Outubro 04, 2019, 04:52:39 pm por radiokilledtheMTVstar »

guest6

• Visitante
« Responder #516 em: Outubro 04, 2019, 07:13:54 pm »
Afinal parece que vão ter voltar a por o tópico nas Rádios regionais e nacionais.   ???  ::)

pdf

• Visitante
« Responder #517 em: Outubro 06, 2019, 12:13:19 am »
Já emite para o Porto, em 98,4 MHz.

O RDS é ________

Sim, está ligado mas com os caracteres vazios.

Enviado do meu MI 9 através do Tapatalk

guest6

• Visitante
« Responder #518 em: Outubro 06, 2019, 01:02:10 am »
O RDS está "limpo" mas o RT apresenta o que se vê na imagem.

Enviado do meu SNE-LX1 através do Tapatalk

Danl

• Hero Member
« Responder #519 em: Outubro 06, 2019, 08:56:57 am »
Desde a meia-noite em ponto em 98.4 Mhz. E parece-me que o sinal ficou ligeiramente mais fraco, pelo menos aqui na zona onde moro. Com um simples telemóvel sintonizava a XL automaticamente e agora tenho algumas dificuldades para o conseguir.

Confirmo RDS "limpo".

António Costa

• Full Member
« Responder #520 em: Outubro 06, 2019, 02:39:53 pm »
A Rádio XL tinha uma excelente audiência no Grande Porto de era uma boa opção de música nas frequências do Grande Porto com informação cultural para a zona do Porto. Uma das frequências no meu rádio. Lá vou eu retirar a frequência dos 98.4 do carro. Mais uma rádio de enlatados, politicamente pouco isenta e que ao Grande Porto nada irá oferecer. Mais uma rádio local de Lisboa a ocupar uma frequência do Grande Porto. Uma sugestão :Porque não fechar todas as rádios locais do país e entregar tudo a meia dúzia de grupos, sediados na Capital ? Assim muitos centralistas atingiam o orgasmo de só terem rádios de Lisboa pelo país.  Mais uma pseudo rádio a retirar da memória do carro.
« Última modificação: Outubro 06, 2019, 02:41:51 pm por Antônio Costa »

Atento

• Hero Member
« Responder #521 em: Outubro 06, 2019, 03:45:51 pm »
A Rádio XL tinha uma excelente audiência no Grande Porto de era uma boa opção de música nas frequências do Grande Porto com informação cultural para a zona do Porto. Uma das frequências no meu rádio. Lá vou eu retirar a frequência dos 98.4 do carro. Mais uma rádio de enlatados, politicamente pouco isenta e que ao Grande Porto nada irá oferecer. Mais uma rádio local de Lisboa a ocupar uma frequência do Grande Porto. Uma sugestão :Porque não fechar todas as rádios locais do país e entregar tudo a meia dúzia de grupos, sediados na Capital ? Assim muitos centralistas atingiam o orgasmo de só terem rádios de Lisboa pelo país.  Mais uma pseudo rádio a retirar da memória do carro.

Seria uma excelente medida. A maioria das rádios locais nada acrescenta.

Eu defendo Rádios Distritais. Duas por Distrito.

António Costa

• Full Member
« Responder #522 em: Outubro 06, 2019, 05:49:09 pm »

Seria uma excelente medida. A maioria das rádios locais nada acrescenta.

Eu defendo Rádios Distritais. Duas por Distrito.
E já agora, outra excelente medida era mudar o nome de Portugal para Lisbogal. Assim, sim. Seria perfeito. A cereja em cima do bolo era que todos os profissionais de rádio tivessem apenas o sotaque lisboeta. Isso das rádios locais não servirem para nada, é verdade, por exemplo: SBSR, Vodafone, Mega, Cidade, Meo são um bom exemplo de péssimas rádios locais.
« Última modificação: Outubro 06, 2019, 05:51:56 pm por Antônio Costa »

Boxx

• Hero Member
« Responder #523 em: Outubro 07, 2019, 09:52:39 pm »
A cobertura do emissor 98,4 no Porto é miserável: só me lembro de algo assim no tempo das piratas, onde a emissão desaparecia “ao virar da esquina”. Onde está localizado este emissor e qual a potência?

guest6

• Visitante
« Responder #524 em: Outubro 07, 2019, 10:03:55 pm »
A cobertura do emissor 98,4 no Porto é miserável: só me lembro de algo assim no tempo das piratas, onde a emissão desaparecia “ao virar da esquina”. Onde está localizado este emissor e qual a potência?
Miserável?! Eu devo ter uns equipamentos auto de nível muito superior... Há algumas zonas de sombra? Há, mas sempre existiram aos emissores que saem da St. Eufemia. Nem digo mais nada...

Enviado do meu SNE-LX1 através do Tapatalk