Autor Tópico: Rádio Observador  (Lida 809092 vezes)

Luis Carvalho

• Administrator
  • Hero Member
  • Façam a TSF Grande Outra Vez!
Re: Rádio Observador
« Responder #465 em: Agosto 13, 2019, 08:02:09 pm »
Voltando à questão da cobertura do emissor, do que tive oportunidade de constatar hoje no terreno, a Rádio Observador ouve-se no concelho do Seixal até Fernão Ferro. Todavia, seguindo pela N378 em direcção a Sesimbra a, começa-se a notar pontualmente a pressão da RR (98,6 MHz) sobre a Observador (98,7 MHz). A RObs ainda se ouve, com uma ou outra falha, em Cotovia e Santana, contudo, à medida que se chega à sede do concelho, o emissor no alto da Fóia da emissora católica portuguesa não dá "tréguas".

Já em Lisboa, do que (ou)vi de relance, a estação ouve-se satisfatoriamente na zona da Baixa (num pequeno rádio de bolso) e na zona da Praça de Espanha. Claro que tem as suas falhas pontuais de sinal. Espero avaliar melhor a situação dentro de poucos dias.

Enviado do meu View2 Plus através do Tapatalk

Cumprimentos,
Luís Carvalho

Administrador do "Fórum da Rádio"

António Costa

• Full Member
« Responder #466 em: Agosto 14, 2019, 03:13:37 pm »
A pseudo Radio Regional Observador não passa de uma radiozita de PC, limitada a pequena zona da Grande Lisboa, sem jornalismo de rua, sem nada. Mas consegue o feito inacreditável de no único fórum de rádio português que conheço, ganhar o título de Rádio Regional em FM. Curiosamente há rádios locais neste país com mais do que uma frequência que nunca passam de locais. A Rádio Nova Era transmite em duas frequências há quase 20 anos e para este fórum nunca é regional. Um outro exemplo de congruência neste fórum é por exemplo a Rádio Regional que transmite para todo o distrito de Bragança, Vila Real e grande parte do distrito de Viseu, tem uma abrangência territorial superior a 20 vezes a Observador mas é colocada sempre como uma rádio local. Ainda estou á espera da sua retransmissão no Porto, cidade que precisa dessa rádio como pao para a boca, uma vez que a Observador vai instalar no Porto uma verdadeira task force de jornalistas, que vão procurar o que notícia importante para os habitantes do Grande Porto. A Observador vai ser uma rádio de notícias no Porto feita a partir de Lisboa, lendo o JN ou o portal Porto. A nova forma de fazer rádio é a Observador, podendo ter como lema no Porto : Rádio Observador, observamos o Porto desde Lisboa, mas fazemos de conta que estamos aí.

pdf

• Visitante
« Responder #467 em: Agosto 14, 2019, 03:41:43 pm »
A pseudo Radio Regional Observador não passa de uma radiozita de PC, limitada a pequena zona da Grande Lisboa, sem jornalismo de rua, sem nada. Mas consegue o feito inacreditável de no único fórum de rádio português que conheço, ganhar o título de Rádio Regional em FM. Curiosamente há rádios locais neste país com mais do que uma frequência que nunca passam de locais. A Rádio Nova Era transmite em duas frequências há quase 20 anos e para este fórum nunca é regional. Um outro exemplo de congruência neste fórum é por exemplo a Rádio Regional que transmite para todo o distrito de Bragança, Vila Real e grande parte do distrito de Viseu, tem uma abrangência territorial superior a 20 vezes a Observador mas é colocada sempre como uma rádio local. Ainda estou á espera da sua retransmissão no Porto, cidade que precisa dessa rádio como pao para a boca, uma vez que a Observador vai instalar no Porto uma verdadeira task force de jornalistas, que vão procurar o que notícia importante para os habitantes do Grande Porto. A Observador vai ser uma rádio de notícias no Porto feita a partir de Lisboa, lendo o JN ou o portal Porto. A nova forma de fazer rádio é a Observador, podendo ter como lema no Porto : Rádio Observador, observamos o Porto desde Lisboa, mas fazemos de conta que estamos aí.

lol

1. Não há nenhum tópico dedicado à Nova Era no fórum, que eu me recorde - e a pesquisa não devolve nada - por isso pode criá-lo você no quadro das Regionais, e bem. No máximo criaria alguma dúvida, uma vez que Paredes ainda é distrito do Porto...
2. A Rádio Regional nunca foi tratada como local e está no quadro das Regionais. Já foi avisado uma vez para não ser desonesto, caso persista já sabe o que aí vem. Link para o tópico, onde pode ver que está no quadro das Regionais. Não faça de nós parvos;
3. A Rádio Observador não por poucas vezes colocou repórteres no terreno. Na sua "infância" teve jornalistas no terreno a cobrir o caso do Prédio Coutinho, em permanência. Você não sabe se eles vão ter equipa no Porto ou não. Ninguém sabe, só os responsáveis.
« Última modificação: Agosto 14, 2019, 03:44:22 pm por pdf »

António Costa

• Full Member
« Responder #468 em: Agosto 15, 2019, 12:12:15 am »
Mas sei que transmite em FM apenas em algumas zonas da Grande Lisboa e por isso é local...e nem você nem ninguém sabe se vai transmitir no Porto. Por isso, sejam honestos e coloquem essa pseudo rádio regional no sítio certo: Rádio local dos arredores de Lisboa. Só há duas frequências regionais de rádio atribuídas por lei em Portugal , Press e CMR, hoje nas mais da TSF e M80.
« Última modificação: Agosto 15, 2019, 12:16:56 am por Antônio Costa »

tuscano

• Hero Member
« Responder #469 em: Agosto 15, 2019, 05:38:38 pm »
Especiais Woodstock na Observador, a partir das 22h de Quinta-feira 15 de Agosto.

Luis Carvalho

• Administrator
  • Hero Member
  • Façam a TSF Grande Outra Vez!
« Responder #470 em: Agosto 15, 2019, 08:44:56 pm »
Ainda a respeito da cobertura do emissor da Rádio Observador: não avaliei a situação na zona Norte/Oriente da capital (zona da expo, Ponte Vasco da Gama etc.) mas, saindo pela ponte 25 de Abril, os 98,7 MHz escutam-se bem na A2 até depois do nó de Setúbal. Na capital, mesmo na Praça de Espanha/ Sete Rios etc. , a RObs é captada de forma satisfatória, mesmo num pequeno rádio de bolso (Sangean DT-120). Todavia, seja na capital ou na auto-estrada, nota-se que a RDS (87,6 MHz) tem uma cobertura um pouco superior à RObs. Quando testei no Sangean verifiquei que a primeira era captada de forma cristalina e em estéreo enquanto que o sinal dos 98,7 MHz é mais instável (o estéreo perde-se de forma mais ou menos fácil). Claro que o resultado no auto-rádio é melhor, mas é sintomático das prestações do emissor que deixam a desejar. Não queiram optimizar (e deslocalizar) o emissor...
Cumprimentos,
Luís Carvalho

Administrador do "Fórum da Rádio"

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #471 em: Agosto 15, 2019, 09:42:11 pm »
Mas sei que transmite em FM apenas em algumas zonas da Grande Lisboa e por isso é local...e nem você nem ninguém sabe se vai transmitir no Porto. Por isso, sejam honestos e coloquem essa pseudo rádio regional no sítio certo: Rádio local dos arredores de Lisboa. Só há duas frequências regionais de rádio atribuídas por lei em Portugal , Press e CMR, hoje nas mais da TSF e M80.
A PEF do Funchal também é rádio regional, no caso, na Madeira.

Luisf662

• Sr. Member
« Responder #472 em: Agosto 16, 2019, 06:46:54 pm »
Estou aqui por Peniche de ferias e achei curioso captar esta radio no radio do telemóvel a ouvir se com sinal variável

Enviado do meu ASUS_X008D através do Tapatalk

Asantosc12

• Global Moderator
  • Hero Member
« Responder #473 em: Agosto 16, 2019, 07:08:58 pm »
Em Peniche ate se ouve bem as rádios do Porto. Para admirar não ouvir a Antena 1 nos 98,7 (Leiria).

António Costa

• Full Member
« Responder #474 em: Agosto 16, 2019, 11:30:13 pm »
Há pseudo rádios em Portugal com forte promoção em fóruns da especialidade. Esta rádio de informação hoje numa conferência de imprensa no Porto não esteve presente. Pois é o Rui Rio estava no Porto. Como está rádio "regional"só tem vida na Capital, observa de longe e no silêncio o que passa fora da Capital.

Atento

• Hero Member
« Responder #475 em: Agosto 17, 2019, 01:09:34 am »
Há pseudo rádios em Portugal com forte promoção em fóruns da especialidade. Esta rádio de informação hoje numa conferência de imprensa no Porto não esteve presente. Pois é o Rui Rio estava no Porto. Como está rádio "regional"só tem vida na Capital, observa de longe e no silêncio o que passa fora da Capital.

A Rádio Observador é uma nulidade.

Pergunta básica: como é que quer vingar, se não faz melhor, em nenhum dos parâmetros estruturantes fundamentais de uma rádio generalista e / ou informativa, do que a concorrência?
« Última modificação: Agosto 17, 2019, 06:03:13 am por Atento »

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #476 em: Agosto 17, 2019, 11:39:03 am »
Nulidade, mediocridade, não passa daí. É como eu me virar para alguém e dizer que que essa pessoa é medíocre ou uma nulidade sem explicar porquê.

No meu caso, não vou fazer grandes comentários, porque ainda é cedo e ainda não cheguei a grandes conclusões. Tenho que ouvir agora com toda a atenção as emissões em Setembro, nomeadamente as manhãs.

Mas tenho amigos, até agora muito fieis da TSF, que se estão a passar para a Observador e estão a ficar agradavelmente surpreendidos. Vale o que vale..

Atento

• Hero Member
« Responder #477 em: Agosto 17, 2019, 12:08:00 pm »
Nulidade, mediocridade, não passa daí. É como eu me virar para alguém e dizer que que essa pessoa é medíocre ou uma nulidade sem explicar porquê.

No meu caso, não vou fazer grandes comentários, porque ainda é cedo e ainda não cheguei a grandes conclusões. Tenho que ouvir agora com toda a atenção as emissões em Setembro, nomeadamente as manhãs.

Mas tenho amigos, até agora muito fieis da TSF, que se estão a passar para a Observador e estão a ficar agradavelmente surpreendidos. Vale o que vale..

Já expliquei por que é que a Observador é medíocre.

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #478 em: Agosto 17, 2019, 12:37:10 pm »
Realmente...

De concreto, só me lembro, de que quer capturar o PSD ( não sei se já o conseguiu) e que não gosta de certos comentadores.

Cá para para mim, o meu caro embirra , porque não há uma aposta forte no desporto, como fazem as fantásticas rádios espanholas...

Atento

• Hero Member
« Responder #479 em: Agosto 17, 2019, 12:44:57 pm »
Vamos construir um mapa concetual/analítico para concluir que a Rádio Observador é um fiasco ou não:

1- Tem melhores animadores do que a TSF, RR e ANTENA 1?

2- Tem melhores jornalistas do que a TSF, RR, e ANTENA 1?

3- Tem melhores comentadores do que a TSF, RR e ANTENA 1?

4- Tem melhores magazines de informação do que a TSF, RR e ANTENA 1?

5- A Rádio Observador tem melhores blocos de informação do que a TSF, RR e ANTENA 1?

6- A Rádio Observador tem melhor cobertura do que a TSF, RR e ANTENA 1?

7- A Observador tem melhor plástica, plasticidade sonora do que a TSF, RR e ANTENA 1?

8- A Observador é uma rádio generalista, uma rádio de informação, ou um híbrido mal parido?

R4, consegue responder?

Se conseguir, encontrará a resposta.