Autor Tópico: Rádio Observador  (Lida 827387 vezes)

Luis Carvalho

• Administrator
  • Hero Member
  • Façam a TSF Grande Outra Vez!
Re: Rádio Observador
« Responder #120 em: Junho 11, 2019, 10:37:12 pm »
Demasiado boçal e previsível. Tem que pedir conselhos ao duo Bruno Nogueira e João Quadros para melhorar. :)

Um moderador a ofender um membro do fórum. Que classe! Diz muito de si...

i·ro·ni·a
(latim ironia, -ae, do grego eironeía, -as, dissimulação, ignorância)
substantivo feminino
1. [Retórica]  Expressão ou gesto que dá a entender, em determinado contexto, o contrário ou algo diferente do que significa.

2. Atitude de quem usa expressões ou gestos que dão a entender o contrário ou algo mais do que aquilo que parecem significar.

3. [Por extensão]  Atitude ou dito em relação a algo ou alguém que serve para fazer fazer rir ou é assim entendido. = ESCÁRNIO, SARCASMO, TROÇA, ZOMBARIA

4. Acontecimento ou resultado totalmente diferente do que eram as expectativas (ex.: ironia trágica).

"ironia", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://dicionario.priberam.org/ironia [consultado em 11-06-2019].
Cumprimentos,
Luís Carvalho

Administrador do "Fórum da Rádio"

Atento

• Hero Member
« Responder #121 em: Junho 11, 2019, 10:43:03 pm »
Agora sem ironias...

Quem quiser ver um documentário interessante pode ligar a 2, por volta das 23:30/36.

https://www.comunidadeculturaearte.com/rtp2-exibe-documentario-sobre-francisco-lucas-pires-primeiro-politico-portugues-a-afirmar-se-de-direita-e-liberal/
« Última modificação: Junho 11, 2019, 11:26:29 pm por Atento »

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #122 em: Junho 11, 2019, 11:17:35 pm »
Agora que arrancou nos 98,7 MHz em Lisboa, posso revelar que no Porto vai a Observador vai arrancar nos 98,4 da até agora XL. Por sua vez, esta irá substituir a Rádio 5 nos 88,4 MHz.

Gervasio

• Jr. Member
  • **
« Responder #123 em: Junho 12, 2019, 12:36:00 am »
Espero que otimizem o emissor na Arrentela. Já não passo por lá faz anos e anos mas a torre estava se a minha memória não me falha, em cima de um prédio. A norte do concelho e cidade de Lisboa começa a ouvir-se mal.

pdf

• Visitante
« Responder #124 em: Junho 12, 2019, 11:47:53 am »
Espero que otimizem o emissor na Arrentela. Já não passo por lá faz anos e anos mas a torre estava se a minha memória não me falha, em cima de um prédio. A norte do concelho e cidade de Lisboa começa a ouvir-se mal.

Sim, está em cima de um prédio. https://goo.gl/maps/tZY3zoDeavdHifuT6

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #125 em: Junho 12, 2019, 11:49:45 am »
Agora que arrancou nos 98,7 MHz em Lisboa, posso revelar que no Porto vai a Observador vai arrancar nos 98,4 da até agora XL. Por sua vez, esta irá substituir a Rádio 5 nos 88,4 MHz.
Fico descansado ao saber que não é morta mais nenhuma local que interessa.
A XL é uma cassete mas tem uma playlist muito boa.

pdf

• Visitante
« Responder #126 em: Junho 12, 2019, 11:52:01 am »

Já a Rádio 5 actual é um desperdício de kilowatts.

Desta forma a XL volta a casa e à sua frequência original, período pré-Marinho.

Luis Carvalho

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #127 em: Junho 12, 2019, 11:56:24 am »
Esclareçam-me um ponto: os 98,7 operam agora com o RDS desligado, correcto? Muito obrigado.

Enviado do meu View2 Plus através do Tapatalk

Cumprimentos,
Luís Carvalho

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #128 em: Junho 12, 2019, 12:06:36 pm »
Esclareçam-me um ponto: os 98,7 operam agora com o RDS desligado, correcto? Muito obrigado.

Enviado do meu View2 Plus através do Tapatalk
Sim.

É uma das rádios que ouço na minha app. Playlist magnífica, como dizes.

Quanto ao emissor do Seixal, podem mudá-lo para o município vizinho de Almada, por exemplo, na Banática. Seria uma opção bastante inteligente.
« Última modificação: Junho 12, 2019, 12:20:28 pm por AG »

joao_s

• Hero Member
« Responder #129 em: Junho 13, 2019, 12:36:06 am »
(...).
A norte do concelho e cidade de Lisboa começa a ouvir-se mal.
A título de curiosidade, acrescento o seguinte: a emissão de 98.7 ouve-se até alguns quilómetros antes de chegar ao Cartaxo (pela EN3, sentido sul-norte), embora com sinal fraco. Já em Santarém Sul (zona da rotunda do politécnico, para quem conhece), o sinal apresenta-se demasiado instável e misturado com outras emissões na mesma frequência. Nesta zona, regra geral, os emissores de Lisboa ouvem-se em boas condições (sinal bom), devido a orografia que favorece a propagação (bacia do  Rio Tejo, Planície a este/sudeste e local a 100 m de altitude sem obstáculos no sentido este/sudeste/sul/sudoeste).

Quanto ao som das emissões de testes, ouvi duas equalizações desequilibradas: na primeira, graves profundos com ganho exagerado e agudos atenuados; na segunda, graves e agudos mais equilibrados, gama média exageradamente atenuada, parecia um som saído de uma caixa.

Serviços RDS inexistentes/desativados.

Portanto, nesta zona do Ribatejo, não é possível escutar esta estação dado o sinal se apresentar demasiado instável; no entanto, em determinados locais favorecidos pela orografia é possível escutar os emissores de Lisboa em boas/razoáveis condições (mas não de forma contínua).

Boxx

• Hero Member
« Responder #130 em: Junho 13, 2019, 09:15:14 am »
A frequência 98.4 tem uma cobertura muito fraca na zona do grande Porto. Parece-me que os 88.4 têm uma cobertura um pouco superior, embora fraca também.

Luis Carvalho

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #131 em: Junho 13, 2019, 11:02:20 am »
A frequência 98.4 tem uma cobertura muito fraca na zona do grande Porto. Parece-me que os 88.4 têm uma cobertura um pouco superior, embora fraca também.

Não esquecer que os 88,4 constituem uma frequência interferida pela Antena 1, emissor do Muro (88,3 MHz)... "só" uma das melhores localizações no Norte para se ter emissores das rádios nacionais.
Cumprimentos,
Luís Carvalho

guest6

• Visitante
« Responder #132 em: Junho 13, 2019, 07:25:14 pm »

Está muito enganado caro Boxx. Os 98.4 tem uma cobertura muito similar aos 89.0 e bem melhor que os 88.4. Para norte do Porto e de Matosinhos e Maia para cima esqueça os 88.4. O já referido emissor do Muro da A1 em 88.3 aniquilam por completo o que sai do Monte da Virgem em 88.4. Para sul do Porto os 98.4 chegam bem a Espinho e a St. Maria da Feira. Em Valongo por exemplo esqueça ouvir os 88.4 e já os 98.4 são perfeitamente audíveis. Tudo isto comprovado no terreno por mim quase que diariamente.

Boxx

• Hero Member
« Responder #133 em: Junho 14, 2019, 09:17:03 am »

Está muito enganado caro Boxx. Os 98.4 tem uma cobertura muito similar aos 89.0 e bem melhor que os 88.4. Para norte do Porto e de Matosinhos e Maia para cima esqueça os 88.4. O já referido emissor do Muro da A1 em 88.3 aniquilam por completo o que sai do Monte da Virgem em 88.4. Para sul do Porto os 98.4 chegam bem a Espinho e a St. Maria da Feira. Em Valongo por exemplo esqueça ouvir os 88.4 e já os 98.4 são perfeitamente audíveis. Tudo isto comprovado no terreno por mim quase que diariamente.

caro Abilio, obrigado pelos esclarecimento. Não são frequências que tenha por habito ouvir, apenas esporadicamente em regime scan e nessas alturas a cobertura é sempre muito deficiente.

Renato S.

• Sr. Member
« Responder #134 em: Junho 17, 2019, 07:39:26 pm »
https://www.youtube.com/watch?v=2s0ZfOmwWAs

Neste vídeo são apresentadas as Manhãs e o Fim da Tarde da Rádio Observador bem como alguns espaços e rúbricas.