Autor Tópico: Rádio Observador  (Lida 826052 vezes)

pdnf

• Hero Member
Re: Rádio Observador
« Responder #945 em: Setembro 14, 2021, 01:32:03 pm »
Corrijam-me se estiver errado: acho que o número máximo de alvarás a que cada grupo media tem direito ronda os 30.
Na melhor das hipóteses, e se entretanto não nascer(em) outra(s) irmã(s), esta Observador pode conseguir a longo prazo ter cobertura nacional?
Obrigado.

Isso é verdade, mas terá sempre de ter emissões locais, pois em associação, com emissão nacional e com RDS sempre nacional só pdoe ter seis frequências e quatro já esgotaram.

Diria que falta uma para Coimbra e, eventualmente outra para a zona da Serra de Candeeiros. Todas as demais, têm de ter horas locais, como é o caso da Cidade FM ou da M80. Ou então fazem como a MegaHits e ignoram olimpicamente a Lei da Rádio e emissão nacional 24h/dia. Também podem fazer como a RECORD que tem RDS local 24h/dia.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Danl

• Hero Member
« Responder #946 em: Setembro 14, 2021, 01:38:16 pm »
Corrijam-me se estiver errado: acho que o número máximo de alvarás a que cada grupo media tem direito ronda os 30.
Na melhor das hipóteses, e se entretanto não nascer(em) outra(s) irmã(s), esta Observador pode conseguir a longo prazo ter cobertura nacional?
Obrigado.

Isso é verdade, mas terá sempre de ter emissões locais, pois em associação, com emissão nacional e com RDS sempre nacional só pdoe ter seis frequências e quatro já esgotaram.

Diria que falta uma para Coimbra e, eventualmente outra para a zona da Serra de Candeeiros. Todas as demais, têm de ter horas locais, como é o caso da Cidade FM ou da M80. Ou então fazem como a MegaHits e ignoram olimpicamente a Lei da Rádio e emissão nacional 24h/dia. Também podem fazer como a RECORD que tem RDS local 24h/dia.

Muito obrigado. Coimbra, sim. Em vez da zona da Serra de Candeeiros, talvez o Algarve fosse melhor aposta.
Daquilo que vou ouvindo nesta radio, parece-me que estão com uma vontade enorme de se expandirem. 

Atento

• Hero Member
« Responder #947 em: Setembro 14, 2021, 02:51:46 pm »
O ideal, sendo a salvação para a maior parte das locais, seria a Observador ficar com muitas locais, assegurando a partir dos respectivos concelhos a informação. No fundo, as locais servem para a informação regional e para dar voz aos protagonistas locais.
As locais não servem para passar música e ser uma cópia barata da rfm, Mega, cidade, ou comercial.

pdnf

• Hero Member
« Responder #948 em: Setembro 14, 2021, 03:16:15 pm »
Obrigado.

Muito obrigado. Coimbra, sim. Em vez da zona da Serra de Candeeiros, talvez o Algarve fosse melhor aposta.
Daquilo que vou ouvindo nesta radio, parece-me que estão com uma vontade enorme de se expandirem.

A Serra de Candeeiros permitiria fazer Porto/Lisboa pela A1 sem interrupções na escuta.

Diria que a solução que me parece mais óbvia será a aquisição da Rádio Popular de Soure, que ainda hoje captei aqui em Gaia, a despicar com a Cidade FM de Amares em 104.4. Tem um problema, evidentemente, que é a microcobertura, é mais um custo de emissor. Serve Leiria e Coimbra.
Para lá disso, parece-me que a Hiper FM vai acabar sacrificada no altar da Observador e ficando o eixo Braga-Setúbal em que todas apostam em associação com 98.4-88.1-104.4-104.6-93.7-98.7. Claro que isto só acontece porque não são abertos concursos para novas frequências, o que manifestamente é negativo, a começar, primeiramente pelas próprias locais.
Com este eixo cobrirão diria que uns 80% da população portuguesa.

A partir daí podem pensar em rádios com horas locais, a começar para a própria interioridade que tem dinâmicas muito distintas da faixa litoral Assim de repente, penso na rede da Dom Bosco que tem nos 92.1/94.1 um emissor poderoso, que se ouve do Porto a Viseu e também em Vila Real e na Guarda, mais para baixo conheço de forma menos eficaz o território. O distrito de Viana do Castelo era também de pensar, mas aí só vejo a Afifense a poder ter hipoteses, até pelo facto de ser a única que consegue saltar a Serra de Arga e chegar a Espanha. A frequência ainda se ouve no Porto, com RDS e radiotext.

Claro está que quanto mais redes nacionais vamos construindo, à base de emissores de baixa potência, menos espaço fica para as locais. Parece-me, claramente, que se terá de evoluir para um modelo de rádios regionais, permitindo a quem crescer o fazer, tanto redes nacionais como locais.
Rádio é:
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

pdf

• Visitante
« Responder #949 em: Setembro 14, 2021, 03:45:07 pm »
A microcobertura da RPSoure (Granja do Ulmeiro) está desligada há vários anos.

pdnf

• Hero Member
« Responder #950 em: Setembro 14, 2021, 03:54:59 pm »

Desconhecia, obrigado. Mas possivelmente, mudando de mãos, terá de ser reativada para que seja aceite pela ERC.
Rádio é:

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #951 em: Setembro 14, 2021, 04:23:49 pm »

Desconhecia, obrigado. Mas possivelmente, mudando de mãos, terá de ser reativada para que seja aceite pela ERC.
Não tem problema. Também já aconteceu o mesmo com frequências da MCR. O que interessa é a frequência principal.

Atento

• Hero Member
« Responder #952 em: Setembro 19, 2021, 07:28:16 pm »
Mais dois comentadores de futebol  na Rádio Observador: Paulo Alves e Professor Neca.
« Última modificação: Setembro 19, 2021, 07:32:07 pm por Atento »

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #953 em: Setembro 24, 2021, 03:24:20 pm »
A Rita qualquer coisa, dá Observador não tem mesmo nível para uma rádio a sério, não tem voz, não tem timbre, parece sempre em sofrimento. Hoje não conseguiu dizer uma palavra no noticiário das 15 e solta um desesperado "aí"... Já depois das 15, em conversa com restante painel, diz que determinada palavra é difícil de dizer...

O que será que a Obs. vê nesta qualquer coisa????

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #954 em: Setembro 24, 2021, 03:47:50 pm »
Será Rita Camarneiro. Hoje não está particularmente inspirada dos escassos instantes que ouvi

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #955 em: Setembro 24, 2021, 03:53:21 pm »
Não tem mesmo jeito para rádio, a rapariga...

A Observador podia ir ao "mercado" trazer umas velhas guardas da rádio para fazer os painéis.

MPFM

• Full Member
« Responder #956 em: Setembro 24, 2021, 03:59:10 pm »
Ao ouvir  o noticiário das 15h, o caminho para lá foi: passar por um anúncio gráfico de vinho, um spot da vídeo Vodafone e... um PSA (americano) sobre a protecção de crianças/armas em casa. Como é que um PSA foi parar ali?...

MPFM

• Full Member
« Responder #957 em: Setembro 24, 2021, 04:00:31 pm »
Não tem mesmo jeito para rádio, a rapariga...

A Observador podia ir ao "mercado" trazer umas velhas guardas da rádio para fazer os painéis.

É uma miúda "gira"... só. Vai ser um sucesso em modo Visual Radio (sarcasmo)

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #958 em: Setembro 24, 2021, 04:22:05 pm »
Sim é mesmo essa.
É Péssima e não tenho medo da palavra. Na hora das 15 esteve mesmo desastrada, na conversa com outros dois,  Tiago e Judite . Até cheguei a ter pena...

Sei que está a substituir o óptimo Nelson Ferreira, que esperemos que volte rápido.
Esta rapariga nao condições nenhumas para  ser locutora...
« Última modificação: Setembro 24, 2021, 04:28:59 pm por R4 »

Radiofilo

• Hero Member
« Responder #959 em: Setembro 24, 2021, 04:55:46 pm »
Recorde-se que Rita Camarneiro foi, em tempos, uma das parceiras do Alvim na "Prova Oral" da 3.