Autor Tópico: Rádio Observador  (Lida 809244 vezes)

Memorias da Radio

• Hero Member
Re: Rádio Observador
« Responder #3105 em: Outubro 05, 2024, 02:55:20 pm »
Penso que essas passagens são feitas através dos softwares de automação. Não sei qual é usado na Rádio Observador. Já na Record e na RDS é o software de automação AVA.

Do que se falou lá atrás, misto de Dalet na nacional com Ava na emissão local, com uma plataforma intermédia para falar com ambas, uma API.

[nerd moment ahead]

Tecnicamente algo complexo: exige scripting para falar com ambas as linguagens de programação que as plataformas usam (normalmente em C/C+ dado serem programas projetados para Windows, embora não obrigatório).

Neste caso, o primeiro script pode por exemplo ser um simples if;else que verifica se x ficheiro (o jingle de final de boletim) é emitido a y intervalo de horas. Se é, dá ordem ao programa na receção (o Ava) para emitir. Quando determinadas horas marcarem, um simples segundo script em Viseu lança a emissão de volta para a emissão nacional, recebida via IP, com uma comunicação ao API do Ava para fazer fade-out com x milissegundos (500ms), opção configurável no próprio programa.

Sem necessidade de técnicos, com alta fiabilidade, assim haja Internet, e mesmo potencialmente independentemente de algum sistema de emissão falhar (basta definir que se o Ava não der "up" em x tempo, anteriormente testado, lançam por exemplo o Winamp e emitem ficheiros em sequência). Embora ambos sejam sistemas muito maduros e portanto não sejam de falhar; o pior nisso é mesmo na emissão nacional, por causa... do acesso à BD.

Bauer e RR emitem via satélite, que é configurado ao nível do emissor e até onde sei não habitualmente extraído para um PC local, daí não haver emissão online das emissões "locais" e terem a necessidade do mesmo exato software ao nível da automação ou da pré-configuração da mesa. Também não têm PCs locais, que saiba. Em qualquer caso, estão vinte anos atrasados tecnicamente face ao Observador, neste momento.

[/nerd]

Referência local ao concurso da pêra de Esmolfe, em Penalva do Castelo. Fazem mais emissão local que a M80 faz. lol

Quanto a relatos do Académico de Viseu ou do Tondela, à semelhança do que ocorre na emissão local, certamente que existirão se forem rentabilizáveis localmente, é dinheiro extra. Possivelmente alguma da pub original pode não ter sido escolhida pela marca para passar em Viseu ou são contratos que não incluem a empresa da Emissora das Beiras ou ainda não foram atualizados por exemplo.
« Última modificação: Outubro 05, 2024, 03:02:10 pm por Memorias da Radio »

semog

• Full Member
« Responder #3106 em: Outubro 05, 2024, 03:05:19 pm »
O bloco de notícias das 15h da nacional não passa na local Viseu. Nem sh existe. Às 15h04 arranca bloco de notícias locais sem o locutor de serviço o anunciar.

Enviado do meu SM-A528B através do Tapatalk

semog

• Full Member
« Responder #3107 em: Outubro 05, 2024, 03:11:41 pm »
Alguém me consegue confirmar se o bloco de notícias locais Viseu das 15h  foi apresentado por Marta Catarina Rosa, jornalista da extinta Emissora das Beiras?

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #3108 em: Outubro 05, 2024, 03:15:20 pm »
O bloco de notícias das 15h da nacional não passa na local Viseu. Nem sh existe. Às 15h04 arranca bloco de notícias locais sem o locutor de serviço o anunciar.

Podem adicionar à trilha que usam (que é a de síntese do final dos informativos nacionais) um pré da voz de estação a dizer "Notícias". Se não quiserem estar com muito trabalho, um sweeper de 3 segundos editado para trocar em cima do início da mesma trilha resolve muito bem. De qualquer forma, percebe-se que são notícias pelo elemento sónico.

Excelente boletim informativo local, 4 minutos, 5 notícias. A esta hora, algo que eu não esperava: João Costa e Silva em modo entrevistador no "Linha da Beira Alta". Pensava que ia ser feito por um jornalista da casa, mas a verdade é que se safa muito bem, nem se torna necessário.

Confirmo que o bloco das 15h ainda é apresentado por quem sempre apresentou. O som ficou notório que era mais fraco, ainda são usados os estúdios da Emissora das Beiras porque o som é exatamente o mesmo, mas para o que vai serve bem.

brodcastfm

• Sr. Member
« Responder #3109 em: Outubro 05, 2024, 03:15:21 pm »
Penso que essas passagens são feitas através dos softwares de automação. Não sei qual é usado na Rádio Observador. Já na Record e na RDS é o software de automação AVA.

Do que se falou lá atrás, misto de Dalet na nacional com Ava na emissão local, com uma plataforma intermédia para falar com ambas, uma API.

[nerd moment ahead]

Tecnicamente algo complexo: exige scripting para falar com ambas as linguagens de programação que as plataformas usam (normalmente em C/C+ dado serem programas projetados para Windows, embora não obrigatório).

Neste caso, o primeiro script pode por exemplo ser um simples if;else que verifica se x ficheiro (o jingle de final de boletim) é emitido a y intervalo de horas. Se é, dá ordem ao programa na receção (o Ava) para emitir. Quando determinadas horas marcarem, um simples segundo script em Viseu lança a emissão de volta para a emissão nacional, recebida via IP, com uma comunicação ao API do Ava para fazer fade-out com x milissegundos (500ms), opção configurável no próprio programa.

Sem necessidade de técnicos, com alta fiabilidade, assim haja Internet, e mesmo potencialmente independentemente de algum sistema de emissão falhar (basta definir que se o Ava não der "up" em x tempo, anteriormente testado, lançam por exemplo o Winamp e emitem ficheiros em sequência). Embora ambos sejam sistemas muito maduros e portanto não sejam de falhar; o pior nisso é mesmo na emissão nacional, por causa... do acesso à BD.

Bauer e RR emitem via satélite, que é configurado ao nível do emissor e até onde sei não habitualmente extraído para um PC local, daí não haver emissão online das emissões "locais" e terem a necessidade do mesmo exato software ao nível da automação ou da pré-configuração da mesa. Também não têm PCs locais, que saiba. Em qualquer caso, estão vinte anos atrasados tecnicamente face ao Observador, neste momento.

[/nerd]

Referência local ao concurso da pêra de Esmolfe, em Penalva do Castelo. Fazem mais emissão local que a M80 faz. lol

Quanto a relatos do Académico de Viseu ou do Tondela, à semelhança do que ocorre na emissão local, certamente que existirão se forem rentabilizáveis localmente, é dinheiro extra. Possivelmente alguma da pub original pode não ter sido escolhida pela marca para passar em Viseu ou são contratos que não incluem a empresa da Emissora das Beiras ou ainda não foram atualizados por exemplo.
Estou por dentro dessas mesmas técnicas para fazer splitagem de emissão. Neste caso conheço muito bem um software que utiliza essas técnicas, usando o streaming via IP. Mas obrigado pelo esclarecimento.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #3110 em: Outubro 05, 2024, 03:17:36 pm »
Estou por dentro dessas mesmas técnicas para fazer splitagem de emissão. Neste caso conheço muito bem um software que utiliza essas técnicas, usando o streaming via IP. Mas obrigado pelo esclarecimento.

Era mais para dar algum detalhe disto para o geral, não tanto para o broadcastfm que sempre se percebeu que sabia destas questões. :)

O Bigode do Sala

• Hero Member
« Responder #3111 em: Outubro 05, 2024, 03:29:48 pm »
Acabei de escutar o programa Linha da Beira Alta e foi muito interessante.
«O que acontece no Mundo é que toda a gente que nasce, nasce de alguma maneira poeta! Inventor de algo que não havia no Mundo antes de eles nascerem!
E inteiramente individual: cada um poeta que é!»

Agostinho da Silva

estvmkt

• Hero Member
« Responder #3112 em: Outubro 05, 2024, 03:35:22 pm »
Eu troquei a RFM pelos 91.2. Radio de palavra feita por sangue novo.
Sabe bem ouvir...
Nunca imaginei chegar aos meus quase 37 e virar ouvinte da Observador.

semog

• Full Member
« Responder #3113 em: Outubro 05, 2024, 03:38:00 pm »
Foi reposição. A 1a passagem aconteceu no dia de estreia da emissão local Viseu, a 1/10.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #3114 em: Outubro 05, 2024, 03:44:14 pm »
Eu troquei a RFM pelos 91.2. Radio de palavra feita por sangue novo.
Sabe bem ouvir...
Nunca imaginei chegar aos meus quase 37 e virar ouvinte da Observador.

É a magia da estação e é por isso que andam a subir.

Ocorre-me entretanto que não haver sinal horário deve ser porque (normalmente) ou entra a todas as horas ou não entra a nenhuma no software. Além disso há sempre o risco do sinal entrar quando não deve e cortar a emissão nacional. Daí a playlist correr assim. Não me parece grave.

As noticias também entraram às 15h04 porque saiu uma música das 14h58 às 15h02 e a seguir foram para publicidade. Normalissimo. Aqui não há tema a partir do momento que Comercial e RFM metem livremente as notícias onde lhes apetece nos últimos 10 minutos da hora. Vivo bem com isso.

Foram 22 minutos seguidos de palavra no Linha da Beira Alta, se considerarmos o boletim informativo foram 26. Sólida entrevista ao deputado da AD eleito pelo círculo de Viseu, ótima conversa.

Volto a dizer: Bauer e R/Com, ponham os olhos nestes senhores. Nem a TSF no tempo da Rádio Caldas ou da Rádio Jovem de Évora fez tal coisa.

Foi reposição. A 1a passagem aconteceu no dia de estreia da emissão local Viseu, a 1/10.

Tão bem feito que não me apercebi que era reposição. E a um Sábado à tarde, convenhamos, faz serviço. Apanha quem não pode escutar durante a semana. Tudo certo, tudo certo.

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #3115 em: Outubro 05, 2024, 04:04:36 pm »
Muito difícil ouvir a Observador em Braga, em especial nas zonas que começam a descer para o rio, como algumas artérias de Real e Frossos. Precisa urgentemente de um emissor para esta zona.

Uma que emitisse da Serra d'Arga seria o ideal. Chegar a Braga *e* Viana em boas condições seria um excelente 2 em 1.

98,4 MHz serve estas duas capitais de distrito, mas de forma muito limitada.

ouvinte

• Hero Member
« Responder #3116 em: Outubro 05, 2024, 04:13:05 pm »
Nessa zona vejo uma Rádio Cavado a fazer bem esse serviço.

estvmkt

• Hero Member
« Responder #3117 em: Outubro 05, 2024, 04:42:59 pm »
E um em Coimbra.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #3118 em: Outubro 05, 2024, 05:05:23 pm »
Muito difícil ouvir a Observador em Braga, em especial nas zonas que começam a descer para o rio, como algumas artérias de Real e Frossos. Precisa urgentemente de um emissor para esta zona.

Uma que emitisse da Serra d'Arga seria o ideal. Chegar a Braga *e* Viana em boas condições seria um excelente 2 em 1.

98,4 MHz serve estas duas capitais de distrito, mas de forma muito limitada.

Esticarem 98.4 para sul pode ter feito custar alguma coisa em Braga, admito perfeitamente que sim. Mas olha que mesmo a caminho do Nova Arcada (que também é a norte) não há também grande qualidade de sinal, por exemplo. Dá a sensação que estarão em zona de sombra de Santa Eufémia, mas falo completamente sem saber.

Concordo totalmente contigo quando falas de um emissor na Serra de Arga. Além disso, haveria algum benefício numa emissão local mais direcionada ao Minho, que é uma região altamente relevante. Faz algum sentido que possa ser o passo a seguir. Este modelo é replicável sem problema algum.

Nessa zona vejo uma Rádio Cavado a fazer bem esse serviço.

Não chega e muito menos satisfaz. Ouvias em Braga onde já se ouve em Braga, mas não serve de nada para chegares a Viana em condições, não fazes nada com aquilo, 500w mal se ouvem na ponte e no centro da cidade tens MESMO que ter um emissor forte porque garanto-te, por vezes nem os do Muro.

Mais para norte, tens serra a meio do distrito a barrar-te tudo o que vá para lá de Caminha. O emissor não pode estar em Braga e faria zero sentido: de Viana tens várias rádios a chegar a Braga, mas o inverso é muito mais complicado se queres cobrir o distrito de Viana em condições.

O Bigode do Sala

• Hero Member
« Responder #3119 em: Outubro 05, 2024, 06:48:18 pm »

Esqueci-me de referir que escutei nos 91.2 MHz sem RDS, nomeadamente na região de Tondela.
Muito obrigado pela informação, pois não sabia que era reposição.    :)

A Rádio Observador, aparentemente, faz mais nas locais que outros grupos. Muito bem!
«O que acontece no Mundo é que toda a gente que nasce, nasce de alguma maneira poeta! Inventor de algo que não havia no Mundo antes de eles nascerem!
E inteiramente individual: cada um poeta que é!»

Agostinho da Silva