Autor Tópico: Rádio Observador  (Lida 809119 vezes)

Atento

• Hero Member
Re: Rádio Observador
« Responder #2385 em: Novembro 02, 2023, 04:02:12 pm »
(...)
Concordo com ambos inteiramente, e é muito importante que o rigor e equilíbrio que expressam os vossos pensamentos seja hábito neste fórum.

É evidente que entendo a questão da densidade populacional, mas perdoem-me, das poucas vezes que ouvi a Observador no carro, em viagens a Lisboa, noto que tem pouca publicidade, para a equipa apresentada, por isso comentei o post. Além disso, o facto de não ter abrangência territorial, creio que pode impedir a angariação de suporte publicitário de algumas marcas/empresas.

Acresce-me ainda referir que também estou consciente que este projeto, assenta muito na imprensa escrita online, e nisso o Observador é uma referencia nacional.

Não obstante, o ponto chave da minha observação é mesmo o objecto e os meios cada vez mais evidentes, deste projecto. Só um inocente não entende que a afetação de meios, vai muito além de um projecto media "normal", pois em situações normais não seria sustentável. Neste sentido, estar aqui a discutir performances e programações, quando o objectivo está desde logo condicionado, parece-me perigoso.

Em suma, a Observador é uma éspecie de TV Record da política....

“SamM”, apenas participo neste fórum como ouvinte e nunca estive ligado a qualquer projeto de rádio. Não acho a rádio Observador sensacionalista, nem um projeto ideologicamente desequilibrado, ou seja, de extrema direita como alguém alvitrou por aqui. Não é. Tem um ligeiro pendor para a direita moderada, ou centro direita, se preferir, mas, mesmo neste contexto, acho o produto equilibrado. No espaço mediático, acho isso bastante positivo, uma vez que as diferentes perspetivas de observação/interpretação dos  factos (entre diferentes órgãos de comunicação), possibilitam que cada um forme a sua opinião de forma fundamentada. Chama-se a isso pluralismo. Como cidadãos, saímos a ganhar quando comparamos com meios mediáticos que apenas apresentam acontecimentos analisados pelo mesmo ângulo. Na minha perspetiva, o estado deve ter um papel na sociedade e economia e sou contra a privatização dos serviços fundamentais do estado, apenas visando o lucro a qualquer custo e à custa de todos. O modelo social europeu e de governança dos países congéneres de referência são, na minha perspetiva, fatores importantes de evolução e desenvolvimento.

Concordo com o seu texto mas cumpre-me esclarecer e refutar o que escreve pois não leu da minha parte qualquer ideia que indique a Observador é "sensacionalista" ou de "extrema direita". O meu comentário centrou-se no financiamento e no objetivo dos financiadores em manter este OCS, mesmo que a investir e injetar dinheiro ciclicamente para o manter "competitivo" onde se quer inserir...

Porque é que comparou este projeto ao da Brasil TV Record?

É um modelo de negócio com algumas semelhanças empresariais.

Não vejo ninguém da IURD como accionista...

Pode esclarecer?

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #2386 em: Novembro 08, 2023, 02:49:29 pm »
A Observador já parava com aqueles espaços embaraçosos patrocinados pela iServices. É uma tortura ouvir aquilo...

Deve dar dinheiro, claro, e as coisas não vivem do vento. Mas é mesmo preciso descer tão baixo? Aquilo afasta qualquer um.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #2387 em: Novembro 08, 2023, 03:25:59 pm »
O "iPortugueses" é uma coisa sem qualquer ponta que se lhe pegue. Ao pé disso, os Podcasts Plus do Observador têm mais razão de ser. Aliás, até o "Boa Sorte" com o Minipreço...

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #2388 em: Novembro 08, 2023, 10:49:52 pm »
Curiosa a gestão do pessoal de desporto da R.Obs, nada de mini-turnos como na A1 ou TSF:

Já ouvi o Nuno Santos a fazer sextas sem futebol e neste momento faz emissão depois do Real Madrid-Braga até às 23h.
O Diogo Varela esteve no passado sábado como repórter para acompanhar as negociações do governo com os sindicatos dos médicos no Ministério da Saúde.

Enviado do meu 21091116UG através do Tapatalk

nelsonsoares

• Hero Member
« Responder #2389 em: Novembro 10, 2023, 09:46:04 am »
Curiosa a gestão do pessoal de desporto da R.Obs, nada de mini-turnos como na A1 ou TSF:

Já ouvi o Nuno Santos a fazer sextas sem futebol e neste momento faz emissão depois do Real Madrid-Braga até às 23h.
O Diogo Varela esteve no passado sábado como repórter para acompanhar as negociações do governo com os sindicatos dos médicos no Ministério da Saúde.

Já referi anteriormente: não há departamento de desporto na Observador (só no norte).
Quem faz desporto em Lisboa, também faz informação geral.
Já apanhei algumas vezes o João Cruz a fazer noticiários à hora certa e às meias-horas, e entretanto, é uma das vozes dos relatos da Observador.

modernices

• Hero Member
« Responder #2390 em: Novembro 10, 2023, 09:48:28 am »

Curiosa e até diria mais. Inteligente ato de gestão do pessoal. Não faz sentido de outra forma.
Já agora, estão a dar um baile à concorrência na cobertura desta crise política. Já demonstraram em diversas ocasiões possuírem uma excelente versatilidade e adaptação à atualidade. Justifica em pleno o claim “Aconteça o que acontecer”
« Última modificação: Novembro 10, 2023, 09:51:04 am por modernices »

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #2391 em: Novembro 11, 2023, 06:58:07 pm »
Observador com emissão especial às 18, para acompanhar a apresentação da candidatura de José Luís Carneiro.
Com os pesos pesados, José Manuel Fernandes, Miguel Pinheiro e Rui Pedro Antunes, editor político da estação.
Vai também acompanhar em directo a declaração do ex Primeiro Costa...

pdnf

• Hero Member
« Responder #2392 em: Novembro 12, 2023, 12:12:56 am »
Observador com emissão especial às 18, para acompanhar a apresentação da candidatura de José Luís Carneiro.
Com os pesos pesados, José Manuel Fernandes, Miguel Pinheiro e Rui Pedro Antunes, editor político da estação.
Só para dar nota, porque até na comunicação social se tem ouvido muito este erro: ex Primeiro-Ministro não, atual Primeiro-Ministro e sê-lo-á pelo menos até abril ou maio de 2024, senão mais, porque pode dar-se o caso de, das próximas eleições não existir qualquer maioria capaz de formar governo. Imaginando que tal não ocorra, o Presidente só poderá dissolver o Parlamento a 10 de setembro, e, como tal, só em dezembro de 2024 existiriam condições para que António Costa deixasse de ser Primeiro-Ministro. Não é à toa que o Presidente da República fez finca pé na aprovação deste orçamento, porque bem se pode dar o caso de ser este Governo a o ter de executar durante todo o ano de 2024. Isto, partindo do pressuposto, que o Chega não viabilizará nem um Governo do PSD nem do PS, e que não há um Bloco Central.
Quanto ao mais, bem a Observador, a Antena 1, por exemplo, estava com o desporto.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Atento

• Hero Member
« Responder #2393 em: Novembro 12, 2023, 12:53:41 am »
Só para dar nota, porque até na comunicação social se tem ouvido muito este erro: ex Primeiro-Ministro não, atual Primeiro-Ministro e sê-lo-á pelo menos até abril ou maio de 2024, senão mais, porque pode dar-se o caso de, das próximas eleições não existir qualquer maioria capaz de formar governo. Imaginando que tal não ocorra, o Presidente só poderá dissolver o Parlamento a 10 de setembro, e, como tal, só em dezembro de 2024 existiriam condições para que António Costa deixasse de ser Primeiro-Ministro. Não é à toa que o Presidente da República fez finca pé na aprovação deste orçamento, porque bem se pode dar o caso de ser este Governo a o ter de executar durante todo o ano de 2024. Isto, partindo do pressuposto, que o Chega não viabilizará nem um Governo do PSD nem do PS, e que não há um Bloco Central.
Quanto ao mais, bem a Observador, a Antena 1, por exemplo, estava com o desporto.

Não me parece que tal aconteça...

Num país normal, depois de três pântanos e algo mais que se verá semana após semana o PS devia desaparecer ou ficaria reduzido a uma certa insignificância eleitoral. Veja-se, a título exemplificativo, o que aconteceu em França,  Itália e Grécia...

pdnf

• Hero Member
« Responder #2394 em: Novembro 12, 2023, 01:32:21 am »

Num país normal, depois de três pântanos e algo mais que se verá semana após semana o PS devia desaparecer ou ficaria reduzido a uma certa insignificância eleitoral. Veja-se, a título exemplificativo, o que aconteceu em França,  Itália e Grécia...

Pois, mas Portugal ainda tem bem presente o que foi o Estado Novo, e, como tal, há uma confusão muito grande sobre onde se esbate a fronteira entre o centro-direita e o fascismo. Aliás, se não existisse essa iliteracia política, que justifica que o PS seja o principal partido português, pese embora tenha uma implantação quiçá até menor que o PSD, que faz com exista a necessidade de uma rádio como a Observador, tão marcadamente ideológica, para desmitificar este receio infundado. Daí que seja mais fundamental do que nunca o afastamento face aos extremos, tanto à direita, quanto à esquerda. E por aqui me fico na discussão política, porque como adoro, sou capaz de seguir e estamos num fórum de rádio.
Rádio é:
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Atento

• Hero Member
« Responder #2395 em: Novembro 12, 2023, 01:54:52 am »

Pois, mas Portugal ainda tem bem presente o que foi o Estado Novo, e, como tal, há uma confusão muito grande sobre onde se esbate a fronteira entre o centro-direita e o fascismo. Aliás, se não existisse essa iliteracia política, que justifica que o PS seja o principal partido português, pese embora tenha uma implantação quiçá até menor que o PSD, que faz com exista a necessidade de uma rádio como a Observador, tão marcadamente ideológica, para desmitificar este receio infundado. Daí que seja mais fundamental do que nunca o afastamento face aos extremos, tanto à direita, quanto à esquerda. E por aqui me fico na discussão política, porque como adoro, sou capaz de seguir e estamos num fórum de rádio.

Em qualquer país da Europa aquilo que aconteceu e que terá desenvolvimentos levaria àquilo que aconteceu em França,  Grécia,  Itália.
Seja com o PS seja com outro partido. Nesses países, não há tolerância  para quem comete atos menos, digamos assim, legais.

A comunicação social é ativa e atenta. Por cá, é tudo porreiro até o desastre acontecer. Bater em moribundos é  fácil.

Resumindo: em Portugal exige-se uma comunicação social mais atenta e interveventiva que não privilegiie a subserviência com a capa da falsa independência.

Observador
TSF
ANTENA 1
RR
Devem estar atentas, escrutinar os futuros programas eleitorais e criar equipas que possam desmontar os programas eleitorais e as eventuais patranhas ou incoerências que possam aparecer por lá.

Economia
Finanças
Saúde
Educação
Inovação
Transição energética
Justiça

Há muito por onde "apertar os calos" aos candidatos...

Menos folclore jornalístico e dos comentadores que, por vezes, são meras correias de transmissão...
« Última modificação: Novembro 12, 2023, 01:56:54 am por Atento »

pdnf

• Hero Member
« Responder #2396 em: Novembro 12, 2023, 05:15:04 pm »

Há muito por onde "apertar os calos" aos candidatos...

Menos folclore jornalístico e dos comentadores que, por vezes, são meras correias de transmissão...

Certíssimo. Ha que escrutinar a política real e perder menos tempo com as tricas de bastidores típicas da corte do Terreiro do Paço. Enquanto isso, vamos tendo uma sociedade que não conehce os reais problemas que tem para solucionar. As rádios, como meio menos exposto ao imediatismo e popularismo, podemmter aqui um papel importante.
Rádio é:

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #2397 em: Novembro 18, 2023, 08:54:44 pm »
Já o disse aqui que o pior da Observador são as repetições, então ao fim de semana é uma praga!!!
Veja se, a meio da tarde fui a uma lancharada com amigos e fui a ouvir a rádio que estava a dar a repetição do Pop Up. Agora ao vir para casa(depois das 20), mais uma repetição da repetição. Ou seja... O mesmo Pop Up, que ouvi a meio da tarde.

Um aspecto a rever e urgentemente...

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #2398 em: Novembro 18, 2023, 10:15:40 pm »
Já o disse aqui que o pior da Observador são as repetições, então ao fim de semana é uma praga!!!
Veja se, a meio da tarde fui a uma lancharada com amigos e fui a ouvir a rádio que estava a dar a repetição do Pop Up. Agora ao vir para casa(depois das 20), mais uma repetição da repetição. Ou seja... O mesmo Pop Up, que ouvi a meio da tarde.

Um aspecto a rever e urgentemente...
Era preferível darem música como faz a TSF. Ainda por cima tem uma playlist boa.

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #2399 em: Novembro 19, 2023, 12:39:18 pm »
Por acaso não concordo, sabe bem ouvir uma emissão de palavra a horas quando toda a concorrência está com música a metro.
Agora, claro que têm de espaçar mais as repetições.