Quando um emissor local consegue ter um muito melhor desempenho do que um gigante.
https://drive.google.com/file/d/1e_GRdf4aVPusQMRaI10v_mYkoNbFJ2WL/view?usp=sharingAqui o link, o áudio começa nos 91.5 da AFRICA, passa para os 96.7 da A1, volta a AFRICA, A1, AFRICA. O som da Africa está muito mais pujante, dinâmico e limpo, adiantado 1 segundo face à A1 (hora correta), o da A1 está muito bafo, em todos os emissores que captei (Mte da Virgem, Braga, Lousã, no Muro um desterro). Nos momentos de palavra, ainda se nota mais a diferença, a A1 têm um som de fundo irritante, similar ao que existia nos 90.6 da Mega, que não surge na África.
Ainda assim, este emissor só não é o pior das locais de Gaia, porque a MEO SW consegue ter pior desempenho. Terá refletores para sul? O sinal para Norte, mesmo com a pressão da Alto Ave parece-me mais consistente. Estou a 3km do Mte da Virgem, vejo a torre da minha janela, e mesmo assim consegue ter ruído dentro de casa, coisa que não acontece nem com a Cidade FM, que tem 10x menos potência (mas que, curiosamente, também acontece com a A1 e 2, com a 3 não, manutenção precisa-se ou pôr as rádios a operar a uma potência decente, que desconfio que ande por valores muitíssimo baixos). RT dos 91.5 sempre fixo: "RDP África", pelo menos escreviam simultâneo com a Antena 1.
Quanto à cobertura do Festival em si, muito bom desempenho da Carina Jorge, a provar que já podia ter direito a outros voos que não apenas a Internacional. Desta vez tenho de dar razão ao Atento, a Noémia Gonçalves numa noite algo desinspirada, na parte da entrevista ao Gonçalo Madail, a dado momento, parecia ser este que estava a conduzir a emissão. Não conseguiu, tal como o Granger dizer a palavra transversalidade. Eu que até aprecio a locução dela, hoje teve um final de noite infeliz. Percebe-se que por parte da organização do Festival a rádio não era prioridade. Em momento algum na emissão foi referido que a Antena 1 e a África estavam a transmitir o Festival, mas para referir a TVE1 já existiu muito tempo. De qualquer das formas, picar apenas o sinal da TV é muito redutor, na parte em que estavam a passar as canções em resumo, para votação, foram incapazes de ter uma voz a indicar o nome da canção e artista, e o número de telefone, informação que para os espectadores está no ecrã, mas na rádio não (é certo que podiam ter usado o RT, mas nem isso fizeram).