O caso da M80, não é uma rede nacional de emissores, mas a norte ao ir comprando frequências de rádios locais consegue chegar "quase" a todo o lado.
Utilizando frequências/alvarás existentes e atribuÃdos. Outra coisa muito diferente seria acrescentar mais uma rede nacional em FM ao expectro! Acham viável? Só quem não conhece a realidade no terreno...
Enviado do meu SNE-LX1 através do Tapatalk
*espectro
Precisamente por conhecer a realidade no terreno é que estou a dizer isto. Km's e km's percorridos por todo o paÃs dão-me autoridade para saber do que falo.
Teoricamente e até "tecnicamente" diz-se e escrever-se tanta coisa cuja validade é aproximadamente nula...
Lá porque você não acha possÃvel não significa que não seja na realidade.
O Estado pode tudo. E em rádio, faz de tudo.
O caso da M80, não é uma rede nacional de emissores, mas a norte ao ir comprando frequências de rádios locais consegue chegar "quase" a todo o lado.
Utilizando frequências/alvarás existentes e atribuÃdos. Outra coisa muito diferente seria acrescentar mais uma rede nacional em FM ao expectro! Acham viável? Só quem não conhece a realidade no terreno...
Nem reorganizando as frequências dos vários operadores seria possÃvel?
Atento: claro que era. Mas mesmo na situação atual...
88.2 Bragança (Bornes)
93.2 Braga (Sameiro, antiga da Esposende)
91.5 Porto (Mte. Virgem)
87.6/101.9 Aveiro (a primeira, antiga da Sintonia Feirense/Globo Azul). Esta não pode ir para a Serra da Freita porque chocaria com a Cardal FM (Pombal) da Mealhada para diante em 87.6, mas em 101.9 e salvo melhor conhecimento penso não haver problemas de maior.
103.4 Coimbra (Lousã ou local)
103.9 Viseu (antiga da Capital em Mortágua) (eventualmente Lousã)
100.0 Castelo Branco (antiga da RJF) (Gardunha)
uma das várias possÃveis em Leiria
104.8 Montejunto, com refletores na direção de Évora
101.5 Lisboa
88.4 Palmela ou Grândola (antiga da NATO e já estou a descontar que Grândola se possa ouvir em Lisboa)
88.9 Portalegre (antiga Rádio São Mamede)
89.3 Mendro (salvo alguma espanhola que desconheça)
99.1 Faro (Barlavento)
Isto assim muito rápido. Isto é só, só, RDP Ãfrica + aproveitamento de frequências locais extintas. Sem muito esforço e só um exemplo. Inclusive noutro tópico nesta mesma sede já se tinha falado de que os alvarás extintos, usados noutro operador, dariam uma rede muito interessante.