Autor Tópico: Escutas em Portugal  (Lida 181215 vezes)

pdnf

• Hero Member
Re: Escutas em Portugal
« Responder #330 em: Julho 26, 2023, 11:11:12 pm »
Por exemplo,saindo da A25 e indo em direção ao Continente Modelo e entrando na cidade pela zona das finanças e do IPH,capto aí frequências de Viseu,Lousã,Portalegre,inclusive Manteigas. Alias,é nessa parte da Guarda que se capta mais estações de rádio.

A Guarda,das capitais de distrito que conheço é das que tem a pior orografia para os emissores da própria cidade.

Isso é verdade. Eu estava praticamente por cima do Continente Modelo, mas a pouco mais de 1000m, o Continente deve estar para aí a 500m, tinha vista privilegiada para o teto do supermercado. No entanto, em frente ao Continente, a Altitude não conseguia logar, devido à Comercial da Lousã e mesmo na A25 à entrada da Guarda levava pancada. Algo que me espantou também foi, justamente, a fraqueza da Pedra do Vento, ao ponto de permitir nas frequências adjacentes, logar emissores uns mais fortes, outros mais fracos. Por exemplo, em 88.3 a Antena 1 do Muro sinal bastante forte, com a irmã 2 em 88.4.
Depois o sobe e desce, há bons exemplos, como sejam os 103.8 a alternarem, ambas com força, entre a M80 de Fafe e a Antena 1 de Elvas, emissores que estão na ponta oposta do território português, ou até mesmo os 102.0 da 3 do Muro e da Canal Ex de Cáceres, que ainda distam mais.

PS: Achei curioso do Monte da Virgem só entrarem 2, RR e Festival, sendo que esta última se escutava bastante razoavelmente.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

pdnf

• Hero Member
« Responder #331 em: Julho 27, 2023, 12:20:58 am »
E vamos a mais um atrasado, desta feita na Área de Serviço de Vouzela, na A25, sentido Gafanha da Nazaré -Vilar Formoso, no dia 27.12.2022, pelas 11:30.

87.6 - CARDAL
87.9 - ANTENA 1 LOUSÃ
88.2 - ANTENA 1 VISEU
88.3 - ANTENA 1 MURO
88.4 - ANTENA 2 PEDRA DO VENTO
88.5 - ARGANIL (RDS)
88.8 - VAGOS FM - sinal fraco
89.0 - R.LIMITE - sinal com muito ruído
89.3 - ANTENA 2 LOUSÃ (RDS)
89.6 - R. LIVRE
89.9 - ALIVE FM
90.0 - M80 MTE DA VIRGEM - sinal fraco
90.2 - VOZDARIA - sinal com muito ruído
90.5 - RRTAVORA
90.8 - COMRCIAL LOUSÃ - sinal fraco
91.2 - E.BEIRAS (RDS)
91.7 - RFM LOUSÃ - sinal fraco
91.9 - BARCELOS - sinal fraco (!)
92.1 - MAIORCA - sinal fraco
92.2 - COMRCIAL AVEIRO - sinal quase inteligível
92.4 - RNE-CLAS PEÑA DE FRANCIA
92.5 - ANTENA 2 MTE DA VIRGEM
92.6 - RCP-92.6 - sinal cheio de ruído
92.8 - SMOOTH FM FIGUEIRÓ - sinal muito fraco
93.0 - M80 LEIRIA (RDS)
93.2 - RFM MONSANTO
93.8 - RR PICO DA PENA (RDS)
94.0 - 94LEIRIA (RDS)
94.2 - RR MAROFA - sinal fraco
94.3 - COMRCIAL VISEU (RDS)
94.4 - M80 AVEIRO - sinal fraco
94.6 - VFM (RDS)
95.0 - RFM PICO DA PENA (RDS)
95.4 - RFM VALENÇA DO MINHO (!) - a tapar totalmente a micro da LAFÕES que está próxima
95.5 - CFM - sinal fraco
95.6 - M80 PENALVA DO CASTELO
95.9 - TOP FM
96.2 - R CENTRO - sinal fraco
96.4 - M80 MONTEJUNTO - sinal fraco
96.5 - MEGAHITS AVEIRO - sinal bom mas com pipocas
96.7 - ANTENA 1 MTE DA VIRGEM
96.8 - WWW968FM (RDS)
97.2 - ANTENA 1 MAROFA
97.5 - ANTENA 2 VISEU
97.7 - COMRCIAL MTE DA VIRGEM - sinal muito fraco
98.0 - R ESCURO (RDS)
98.2 - R.LAFOES S PEDRO DO SUL - sinal muito fraco, microcobertura (!)
98.4 - M80 COIMBRA
98.7 - ANTENA 1 LEIRIA
98.9 - RJCENTRO - aparecia na busca automatica sem RDS, pelo que emitia sem este sistema ativo
99.3 - SOBRANIA (RDS)
99.4 - RFM VISEU
99.7 - CIDADEFM PENACOVA - perde totalmente o sinal uns 1000m mais à frente, na direção de Aveiro.
99.8 - ANTENA 2 MARÃO - sinal limpo, mas fundo do poço
100.0 - BOTAREU (RDS)
100.1 - DOM FUAS - sinal fraco
100.2 - BOA NOVA
100.6 - ANTENA 3 PEDRA DO VENTO
100.8 - PROVNCIA (RDS)
101.0 - CIDAD VC (RDS)
101.4 - RECORD LEIRIA (RDS)
101.7 - BLITORAL - sinal fraco
101.8 - ANTENA 3 VISEU - sinal com ruído
101.9 - ORBITAL (!)
102.0 - ANTENA 3 MURO - sinal fraco
102.2 - ANTENA 3 LOUSÃ (RDS)
102.5 - TSF PICO DA PENA (RDS)
102.8 - CIDADE V (RDS) - de longe, é a melhor frequência que sai de Viseu (!), em todas as direções
102.9 - RNE 1 PEÑA DE FRANCIA - com algumas entradas pontuais da CIDADE V
103.1 - COMRCIAL PICO DA PENA (RDS)
103.4 - RR MURO - sinal muito fraco
103.6 - RR VISEU (RDS)
103.7 - CAN.NOVA - sinal fraco
104.1 - RFM MTE DA VIRGEM - sinal fraco
104.5 - ANTENA 1 GRAVIA (RDS) - sinal apresenta ruído
104.6 - HIPERFM - sinal fraco
105.0 - TERANOVA - sinal fraco
105.4 - TSF PEDRA DO VENTO
105.5 - RCI - sinal fraco
105.6 - 105.6 sinal fraco
106.4 - MEGAHITS VISEU
106.8 - ANTENA 2 GRAVIA (RDS)
107.9 - ANTENA 3 GRAVIA (RDS)

Se há coisa que este bandscan demonstra é a necessidade de micros para o concelho de Vouzela, doutro modo, praticamente fica impossível escutar as rádios nacionais com qualidade. Desempenho muitíssimo superior das Antenas da Lousã, por contraponto às privadas, RR e TSF não deixam sequer sinal.
Três improváveis de Lisboa: RFM Monsanto, M80 Montejunto e a Orbital, a melhor das 3, de norte a surpreender a Barcelos e a RFM de Valença do Minho, com um sinal bastante limpo. Só não digo que é uma espúria, porque em 104.0 uns metros mais à frente apanhei a Antena 3.
Os sinais de Leiria, particularmente os da Sra do Monte chegam bem, se desimpedidos, Maunça mais difícil, só a Antena 1 consegue chegar.

Rádio é:
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

estvmkt

• Hero Member
« Responder #332 em: Julho 27, 2023, 09:31:57 am »
A A25 tem de tudo nessa zona. Ali entre a saída da Penoita e a Área de Serviço de Vouzela apanha se Aveiro e até Porto e Valongo.
Algures entre Reigoso e início da descida de Albergaria já busca de Leiria e Coimbra.
Coimbra se tivessem mais potência,era escusado tanta potência em Aveiro...
Monte da Virgem acho fracos para sul.
Digo já,das nacionais os locais chave para ter bons emissores seriam Muro,Montejunto,Marofa,Lousã e Mendro.

pdnf

• Hero Member
« Responder #333 em: Julho 30, 2023, 03:50:49 pm »
O que se ouve com um rádio de bolso Majority, junto à EN125 em Olhos de Água, Albufeira, Reino de Marrocos:

87.6 - MEDI1 CASABLANCA
87.9 - SNRT-INT RABAT (RDS)
88.1 - COMRCIAL FÓIA (RDS) - há uma marroquina a pressionar
88.5 - SNRT-INT MEHDIA
88.7 - ANTENA 2 MONTEJUNTO - sinal fraco
88.8 - U.RADIO CASABLANCA - pressionada pela ANTENA 1
88.9 - ANTENA 1 FÓIA (RDS)
89.1 - SNRT-Nat QUALIDIA. Emissor de 1Kw, chega com algum ruído mas limpo. Equivaleria à Rádio Fóia chegar a Braga, para se ter uma ideia.
89.3 - ANTENA 2 LOUSÃ - sinal com algum ruído
89.6 - RFM CERRO DE S. MIGUEL (RDS)
90.0 - SNRT-INT CASABLANCA (RDS)
90.4 - ANT.SUL ALMODÔVAR - sinal fraco, retransmitia a rede RECORD
90.6 - SNRT-nat TÉTOUAN
90.8 - SNRT-AMZ SETTAT (RDS) - mais um emissor de 1Kw
91.0 - SNRT-NAT RABAT -logou Pty
91.2 - MARS CASABL91ANCA (RDS e RT)
91.5 - ANTENA 2 FÓIA (RDS)
91.8 - RECORD (RDS)
92.1 - SNRT-NAT SETTAT (RDS) - mais um de 1Kw.
92.4 - CAD-100 XERES DE LA FRONTERA
92.5 - ATLANTIC CASABLANCA (RDS e RT)
92.7 - CAP RADI CASABLANCA
93.1 - RADIO 2M CASABLANCA (RDS)
93.4 - ANTENA 2 CERRO DE S.MIGUEL (RDS)
93.7 - COR-ME6 TÉTOUAN
94.0 - SOLAR FM (RDS)
94.3 - CHADA FM TANGER (RDS)
94.4 - RCA-SUL - sinal fraco
94.5 - RNE-CLAS JEREZ DE LA FRONTERA (RDS) - emissor de 80Kw (!)
94.6 - HITRADIO HIFRANE
94.8 - GILÃO FM (RDS)
95.1 - SNRT-Int MEKNÈS (RDS)
95.3 - SNRT-AMz CASABLANCA
95.6 - SNRT-Int CASABLANCA
95.8 - KISS FM PARRAGIL (RDS)
96.1 - COMRCIAL CERRO DE S.MIGUEL (RDS)
96.4 - HITRADIO TANGER (RDS) - função AF ativada , passa para 100.3
96.5 - MARS RABAT (RDS e RT)
96.6 - HITRADIO MEKNÈS
96.7 - Radio 3 XERES DE LA FRONTERA (RDS)
96.9 - HORIZONT
97.1 - FÓIA (RDS) - sofre entradas de duas estações marroquinas
97.3 - ATLANTIC EL JADIDA/SNRT-AMz BEN SLIMANE - frequência dividida
97.6 - ANTENA 1 CERRO DE S. MIGUEL (RDS)
97.8 - 40 97.8 XERES DE LA FRONTERA
98.3 - ANTENA 1 MONTEJUNTO - sinal fraco, pressionada pela COR.MED6
98.4 - COR.MED6 MEKNÈS
98.6 - RR FÓIA (RDS) - tal como já havia reportado o ano passado, parece-me que a RR e SNRT-COR na mesma frequência é um erro crasso.
99.0 - URADIO RABAT - causa dificuldades na ÁFRICA
99.1 - AFRICA CERRO DE S.MIGUEL (RDS) - RDS é igual aos 103.4 COIMBRA e 101.5 LISBOA só 91.5 V.N.GAIA é diferente.
99.4 - LAGOA FM (RDS)
99.7 - CIDAD AG (RDS)
99.9 - DIAL XERES DE LA FRONTERA
100.3 - HITRADIO CASABLANCA (RDS e RT) - frequência preferencial
100.5 - MFM RABAT (RDS e RT) - sofre entradas ocaisonais da HITRADIO EL JADIDA, em Portimão é o inverso
100.7 - ANTENA 3 CERRO S.MIGUEL (RDS)
101.2 - KISS FM CERRO DA ÁGUIA - @luiscarvalho no fmscan está com 4Kw de potência, não corresponde de todo à qualidade de escuta da estação
101.2 - HITRADIO KHÉNIFRA - divide com a KISS FM no concelho do alvará
101.4 - ONDACERO CÁDIZ (RDS e RT) e HITRADIO KHOURIBGA (microcobertura)
101.6 - TSF CERRO DE S.MIGUEL (RDS)
101.9 - ANTENA 3 FÓIA (RDS)
102.7 - RUA FM (RDS)
103.1 - TOTAL FM (RDS)
103.4 - MEDRADIO LOC. DESC. (RDS) - este emissor não está nem no FMSCAN nem em medradio.ma. Deverá ser frequência de testes, sinal excelente.
103.5 - RNE1 XERES DE LA FRONTERA
103.8 - RR CERRO DE S. MIGUEL (RDS)
104.3 - ASWAT CASABLANCA (RDS)
104.4 - R.MARIA XERES DE LA FRONTERA (RDS) - a emitir desde os estúdios de Portugal, por ocasião da JMJ
104.4 - SNRT-Amz AIT QUAARDA (RDS) - esta frequência emite com 1Kw e está bastante distante da costa
104.9 - RFM FÓIA (RDS)
105.2 - ANTENA 3 MONTEJUNTO (RDS)
105.3 - HITRADIO BERRECHID
105.4 - LUXE RABAT (RDS)
105.6 - ONDACERO ISLA CRISTINA (RDS)
105.8 - COPE XEREZ DE LA FRONTERA
106.1 - M80 CERRO DE S.MIGUEL (RDS) - única nacional que é preferencial face à FOIA
106.3 - RNE-5 CA XERES DE LA FRONTERA - ruído ligeiro
106.7 - CAPRADIO CASABLANCA
106.8 - SER XERES DE LA FRONTERA
106.9 - ATLANTIC RABAT (RDS)
107.1 - M80 FÓIA (RDS)
107.3 - SNRT-Cs2 SETTAT (RDS)

Não me parece que sejam esporádicas ou propagação, mas vou confirmar nos próximos dias. Há mais Marrocos que Portugal, não me parece admissível.
Rádio é:

estvmkt

• Hero Member
« Responder #334 em: Agosto 01, 2023, 09:45:30 am »
Hoje na estrada Sever do Vouga Vale de Cambra apanhei os 88.1 da Comercial do Algarve,e vi a mesma Comercial ser safa por Leiria e Montejunto.

pdnf

• Hero Member
« Responder #335 em: Agosto 02, 2023, 12:37:26 am »
Hoje na estrada Sever do Vouga Vale de Cambra apanhei os 88.1 da Comercial do Algarve,e vi a mesma Comercial ser safa por Leiria e Montejunto.

Ou seja, já zona da Lousã... e nada! Confirma as minhas suspeitas. Está fortíssima a propagação hoje, aqui no Algarve Marrocos a entrar em força, ainda mais que o nomal, pelo menos no Verão, portanto não me admira a Fóia chegar a Sever. A brincar a brincar, os emissores de Casablanca chegarem aqui, é o mesmo que os da Fóia chegarem ao Porto.
Rádio é:

pdnf

• Hero Member
« Responder #336 em: Agosto 02, 2023, 01:38:53 am »
Sobre o Algarve e as suas rádios... Na zona central da região, transição entre o Barlavento e o Sotavento, quase todas as estações da região se escutam confortavelmente, com exceção dos 106.4 da Portimão que já têm problemas na região e das junto ao Guadiana, Alcotim, Castro Marim e Vila real de Santo António. Em Portimão a realidade é a mesma, até a própria Portimão tem dificuldades. Do Alentejo só chega a Antena Sul 90.4 e ocasionalmente a Rádio Ourique, 94.2 quando não está tapada pela COR-MED6. Têm problemas a resolver com Marrocos, que me parecem relevantes, a Antena 1, Antena 2, Comercial e RR da Fóia, assim como a RECORD Algarve, Alvor e RUA FM. Não obstante, predominam no éter as emissoras Matroquinas. Os poderosos emissores que servem Cádiz também se escutam bem, mas aqui não fazem mossa em qualquer emissor nacional. As autoridades marroquinas javiam de apertar o cerco.
Rádio é:

estvmkt

• Hero Member
« Responder #337 em: Agosto 02, 2023, 09:28:44 am »
Sever é Lousã.
E Águeda estão fracos um pouco

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #338 em: Agosto 02, 2023, 11:33:59 am »

Ou seja, já zona da Lousã... e nada! Confirma as minhas suspeitas. Está fortíssima a propagação hoje, aqui no Algarve Marrocos a entrar em força, ainda mais que o nomal, pelo menos no Verão, portanto não me admira a Fóia chegar a Sever. A brincar a brincar, os emissores de Casablanca chegarem aqui, é o mesmo que os da Fóia chegarem ao Porto.

Não é o mesmo.

De Casablanca ao Algarve não há praticamente obstáculos orográficos, há água.

Em Portimão, em varandas de edifícios ou mais junto ao mar, era possível registar-me em redes GSM de Marrocos... 24 horas por dia, 365 dias por ano. É fazer a experiência.

pdnf

• Hero Member
« Responder #339 em: Agosto 02, 2023, 02:46:43 pm »

Não é o mesmo.

Em Portimão, em varandas de edifícios ou mais junto ao mar, era possível registar-me em redes GSM de Marrocos... 24 horas por dia, 365 dias por ano. É fazer a experiência.
O meu irmão é cliente NOS e aconteceu-lhe isso, quando entrou em casa ligava à rede de uma operadora Marroquina. E tinha as antenas da Fóia em vista na outra frente da casa, onde penso que as 3 operadoras têm antena. O que eu queria dizer é que é a mesma distância, e não esquecer o efeito espelho do mar.

Entretanto, peço desculpa, mas fui consultar os registos do ano passado, porque tinha a certeza que os 98.6 eram COR-MED6. Efetivamente, pelo que percebi, esta rádio passou para o operador público e tem mudado progressivamente os RDS dos emissores.

Isto é o que consigo perceber, lembrar que o arábe não é a minha especialidade e que Marrocos não é propriamente um país muito democrático. Mas resumidamente, agora é tudo Quran SNRT

Rádio é:

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #340 em: Agosto 02, 2023, 06:55:39 pm »

Não é o mesmo.

O meu irmão é cliente NOS e aconteceu-lhe isso, quando entrou em casa ligava à rede de uma operadora Marroquina. E tinha as antenas da Fóia em vista na outra frente da casa, onde penso que as 3 operadoras têm antena. O que eu queria dizer é que é a mesma distância, e não esquecer o efeito espelho do mar.

Na Fóia por acaso só há MEO, mas devia haver mais perto da NOS (no novo sistema "Ransharing" entre NOS e Vodafone, até).

Fóia:

pdnf

• Hero Member
« Responder #341 em: Agosto 02, 2023, 07:00:10 pm »
Na Fóia por acaso só há MEO, mas devia haver mais perto da NOS (no novo sistema "Ransharing" entre NOS e Vodafone.

Isso explica.. eu sou MEO. Que havia MEO lá não duvidava, porque os pontos onde há falhas da MEO são os mesmos exatos locais onde há dificuldades nos emissores da Fóia. Realmente, não faz sentido que não haja antena lá dos outros operadores.
Rádio é:

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #342 em: Agosto 02, 2023, 07:06:43 pm »
Na Fóia por acaso só há MEO, mas devia haver mais perto da NOS (no novo sistema "Ransharing" entre NOS e Vodafone.

Isso explica.. eu sou MEO. Que havia MEO lá não duvidava, porque os pontos onde há falhas da MEO são os mesmos exatos locais onde há dificuldades nos emissores da Fóia. Realmente, não faz sentido que não haja antena lá dos outros operadores.

Outros pontos importantes já têm as 3 operadoras, como é o caso do Marão: https://umap.openstreetmap.fr/pt-pt/map/antenas-mobile-v21_724717#17/41.24883/-7.88156

Ou do Muro: https://umap.openstreetmap.fr/pt-pt/map/antenas-mobile-v21_724717#18/41.81348/-8.19366

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #343 em: Agosto 22, 2023, 11:19:37 pm »
Mais uma escuta, desta feita em Paredes de Coura. Local "chato" para receber emissores rádio em boas condições, mas aqui vai:

87,8 COPE (sf: sinal fraco)
88,0 Antena 2 PdC (RT fixo: “ANTENA 2, a arte que toca”)
88,3 Antena 1
88,7 Europa
89,1 Los 40
89,6 ANTENA 2 Valença
90,1 RNE 1
90,4 RFM
91,4 Cadena Dial
92,1 RNE-CLAS
92,3 ANTENA 3 PdC (RT fixo: “ANTENA 3, a alternativa POP”)
92,5 Onda Cero
93,3 R. Galega
93,6 CERVEIRA
94,0 KISS FM
94,2 COMRCIAL
94,6 ANTENA 2
95,0 ROL  FM
95.2 Antena 1 (sf)
95,4 RFM (sf)
96,4 VALDEVEZ
96,8 Cadena Dial (sf)
97,0 ALTMINHO
97,4 Radio 3
97,7 Si Rádio (sf)
98,2 Antena 1 (sf)
98,4 RNE Classica (sf)
98,7 Cadena Ser (sf)
99,0 Comercial (sf)
99,4 provavelmente a 40 Vigo (sf)
99,6 RNE Radio 3 (sf)
99,8 Antena 2 (sf)
100,0 RR
100,6 SER Vigo (sf)
100,8 Valdevez micro
102,0 Antena 3
102,3 Rádio Galega
102,9 ANTENA 1 PdC (RT fixo: “ANTENA 1, liga Portugal”)
103,4 RR Muro
104,0 Antena 3
104,7 Rock FM
105,1 SER/BAIXO/MINO
105,4 Onda Cero
105,7 T S F
106,2 CAMINHA
106,5 T S F
107,4 RM Tuí 
« Última modificação: Agosto 23, 2023, 01:26:16 am por AG »

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #344 em: Agosto 23, 2023, 11:47:24 am »
E em locais mais baixos (Formariz, a 1 km do centro da vila) nem metade dessas chegam em condições...