Acrescentando às notas.
Ontem dei uma escuta à emissão da RR e nós temos vindo aqui a criticar (com razão) a playlist da RR, mas, contudo, não há uma só playlist. Vim a descobrir que há mais que uma - há pelo menos 4!
Ou seja, conforme o horário, a RR torna-se mais ou menos facilitista e mais ou menos nostálgica. Algo tipo isto:
07-10: playlist péssima, básica, a que todos conhecemos e todos detestamos, com extremas cedências ao facilitismo e pop barata. Intragável.
14-16 e 16-19: playlist muito mais revivalista, menos facilitista, muito mais baseada a temas dos 80s/90s, bem bem mais digerível, em linha com o que há numa M80 mas com menos cedências que a M80.
20-02: playlist ainda menos facilitista, com alguns temas de série B, a espaços comparável à TSF embora nem sempre. Bem mais agradável.
02-05: a mesma lógica de 07-10, com uma incidência nas power songs mas não necessariamente mais recentes (a única diferença face a 07-10, que tenta puxar pelos mais recentes também).
A playlist em 20-02 fez me lembrar por vezes a RR do Rui Pêgo, ali 2003-2005, a título de referência.
Ou seja, quer-me parecer que a RR deveria era abandonar a lógica em 07-10. É demasiado facilitista, é objetivamente intragável e pode vir a derreter a audiência das manhãs. Algo bem mais razoável e equilibrado a essa hora seria bom. Não digo sem incursões pela musica mais recente, digo com coisas para contrabalançar a música atual e sobretudo coisas como a Marcha da Bárbara Bandeira.
No resto, é francamente mais razoável e audível, e valha por não apostarem na mesma fórmula das manhãs o dia todo musicalmente.
Entretanto, só ontem no bloco 02-05h apanhei dois erros muito graves de gravação de takes ao Óscar Daniel, entre as 02h00 e as 03h20 (como estou a trabalhar e é das poucas com locução para companhia tive que ir à RR). E isto é absurdamente recorrente. Mas ontem, dois takes em que ele esqueceu-se de programar no software para a música baixar enquanto ele fala, e como resultado ficou uma cacofonia tremenda em que nem se percebia o Óscar nem se ouvia a música, tudo cá em cima, mesmo. Resultado: péssimo.
Ou anda a gravar tão rápido que nem quer saber desses detalhes importantes, ou nem sei. Hei de gravar para vos exemplificar aqui essa bonita cacofonia.