Amílcar Matos a repudiar veementemente a campanha do Três por Todos:
«As 3 fulanas que utilizam uma rádio nacional diáriamente para difamar, humilhar, mentir, caluniar, invadir privacidade, etc estão hoje em Alcácer do Sal. E tudo isto sob a capa de humoristas.
Descontextualizadas com o que ali se passou está a ser um dia de pura palhaçada, gozo e pura ignorância das ditas perante uma situação que merece respeito e decoro nomeadamente pelas vítimas. Não é este circo que faz falta a Alcácer.
Lamentável é que tudo isto é feito numa rádio de inspiração cristã que perante os contínuos anos de prejuízos tem, nas esmolas dadas em Fátima, a única forma de tapar os ditos buracos orçamentais.
A campanha que dizem ser para ajudar Alcácer, Coimbra e Leiria não é canalizada diretamente para estes municípios sendo o dinheiro enviado diretamente para a Caritas, também ela gerida pela Igreja Católica.
Sempre fui e sou Católico mas custa ver exatamente de quem deveria vir isenção, correção e respeito os maiores atropelos aos mais básicos valores humanos.»
É um post com bastante eco: 548 gostos, 72 partilhas e 24 comentários à data.
Alguns exemplos de comentários:
Maria Duarte: «Muito bem Amílcar eu que trabalhei mais de 50 anos na área do humor de repente vejo que em nome da liberdade de expressão vale tudo.»
Padre Mário Tavares de Oliveira (!): «Meu caro Amílcar: deixei de ouvir RR habitualmente por causa dessas meninas. Mas… não vale a pena meteres no mesmo saco as outras coisas. Informa-te. Recordo o poeta Aleixo:
Para a mentira ser segura
E atingir profundidade em de trazer à mistura
Qualquer coisa de verdade.
Tens todos os meios para te informares sobre esses assuntos.»
Que depois, esclarece quanto à Cáritas:
«Quanto aos financiamentos da RR… estou out, completamente. Mas o que pões em questão é se as campanhas realizadas a favor sejam entregues à Cáritas e não aos municípios directamente. Essa é uma metodologia de sempre, com grandes resultados efectivos e não me parece interessante deixar suspeitas no ar quando o trabalho que a Cáritas realiza, a esse nível, é tão meritório. Simples: a Diocese de Évora está em campanha quaresmal a favor de Alcácer e das vítimas das intempéries. O fruto dessa campanha será entregue à Cáritas diocesana. Vai lá e faz uma reportagem a esse propósito. Seria um belo serviço noticioso e poderias constatar, ou não, se a metodologia de apoios da Igreja católica é válida ou se está inquinada. Simples.»
Filomena Franco: «Longe vão os anos em que era uma Rádio seria. Ultimamente deixa muito a desejar. E a inspiração Cristã já teve melhores dias.»
Entre outros.
A que mais me espanta é esta: um padre que admite que não ouve a Emissora Católica Portuguesa por causa precisamente d'As Três da Manhã. Incrível!