Autor Tópico: Renascença  (Lida 1089667 vezes)

Atento

• Hero Member
Re: Renascença
« Responder #4905 em: Novembro 25, 2024, 02:46:30 pm »
Para quem estiver interessado...

https://www.facebook.com/share/14iKJRc4hq/

Danl

• Hero Member
« Responder #4906 em: Novembro 26, 2024, 12:54:31 pm »
Sandra Torres e Claudio Almeida fizeram, digamos uma primeira parte, do programa da manhã desta Segunda 25 de Novembro, visto o despertador da Inês Lopes Gonçalves não ter despertado e a Ana Galvão estar ausente, provavelmente por causa de testes no curso universitário.

Eles disseram isso em antena? O despertador da ILG não despertou? Piada, certo? Se for verdade... caramba, ainda há malta que diz que esta RR se encontra no rumo certo.

Entretanto, há minutos passei de rompante pelos 93.7Mhz e anunciavam com pompa e circunstância o regresso de mais uma semana de competições europeias de futebol, apenas com relato no site.

tuscano332

• Hero Member
« Responder #4907 em: Novembro 26, 2024, 02:38:07 pm »
Sandra Torres e Claudio Almeida fizeram, digamos uma primeira parte, do programa da manhã desta Segunda 25 de Novembro, visto o despertador da Inês Lopes Gonçalves não ter despertado e a Ana Galvão estar ausente, provavelmente por causa de testes no curso universitário.

Eles disseram isso em antena? O despertador da ILG não despertou? Piada, certo? Se for verdade... caramba, ainda há malta que diz que esta RR se encontra no rumo certo.

Entretanto, há minutos passei de rompante pelos 93.7Mhz e anunciavam com pompa e circunstância o regresso de mais uma semana de competições europeias de futebol, apenas com relato no site.
Foi dito pela própria Inês Lopes Gonçalves há vídeo disso nas redes sociais e mais vale ser honesto, que andar a inventar, pois se foi o que lhe aconteceu diz-se, uma vez que ela ainda fez uma parte do programa, mas foi a Joana Marques que chegou primeiro.

Enquanto a Antena1 vai fazer uns 8 dias seguidos de relatos, a pelo menos um jogo por dia, a RR atira tudo, ou quase tudo, para o online e mesmo assim não vai relatar por exemplo a Selecção Feminina. Para isto mais vale passarem a rádio de música, religião e umas pitadas de informação, porque aposto que em muitos dos jogos a malta que não têm Sportv e DAZN vai para o rádio(Antena1, TSF, etc) ou para o relato de alguns dos jogos na TV CMTV, não vai ao site da RR ouvir o relato.
« Última modificação: Novembro 26, 2024, 02:43:04 pm por tuscano332 »

Atento

• Hero Member
« Responder #4908 em: Novembro 26, 2024, 03:20:35 pm »

Foi dito pela própria Inês Lopes Gonçalves há vídeo disso nas redes sociais e mais vale ser honesto, que andar a inventar, pois se foi o que lhe aconteceu diz-se, uma vez que ela ainda fez uma parte do programa, mas foi a Joana Marques que chegou primeiro.

Enquanto a Antena1 vai fazer uns 8 dias seguidos de relatos, a pelo menos um jogo por dia, a RR atira tudo, ou quase tudo, para o online e mesmo assim não vai relatar por exemplo a Selecção Feminina. Para isto mais vale passarem a rádio de música, religião e umas pitadas de informação, porque aposto que em muitos dos jogos a malta que não têm Sportv e DAZN vai para o rádio(Antena1, TSF, etc) ou para o relato de alguns dos jogos na TV CMTV, não vai ao site da RR ouvir o relato.

A rádio no desporto tem de apresentar conteúdo e nomes que, durantes as transmissões, levem os ouvintes a desligar o som da tv...

A rádio devia, como em Espanha, ter a possibilidade de dar voz às imagens nas plataformas de tv.

pdnf

• Hero Member
« Responder #4909 em: Novembro 26, 2024, 06:25:12 pm »

Por curiosidade, uma vez que o conteudo aparentemente foi removido, de que se tratava?

Somos todos humanos, acontece. Só quem não trabalha é que não sabe que isso é possível. Entretanto, na noite anterior houve um evento onde esteve reunida toda a "nata" da bolha da capital do entretenimento, nem sei se terá sido o caso da ILG ir, mas foram várias as caras da R/Com presentes, pode ter justificado o atraso.
O que me parecia bem, isso sim, era a Sandra Torres ter continuado na emissão até às 10:00h, juntando-se a Inês quando chegasse.

Da parte do relato do site, não faço comentários. É o que é, errado, mas pronto.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Atento

• Hero Member
« Responder #4910 em: Novembro 26, 2024, 09:11:24 pm »

Por curiosidade, uma vez que o conteudo aparentemente foi removido, de que se tratava?

Somos todos humanos, acontece. Só quem não trabalha é que não sabe que isso é possível. Entretanto, na noite anterior houve um evento onde esteve reunida toda a "nata" da bolha da capital do entretenimento, nem sei se terá sido o caso da ILG ir, mas foram várias as caras da R/Com presentes, pode ter justificado o atraso.
O que me parecia bem, isso sim, era a Sandra Torres ter continuado na emissão até às 10:00h, juntando-se a Inês quando chegasse.

Da parte do relato do site, não faço comentários. É o que é, errado, mas pronto.

O conteúdo era relativamente ao relato.
Quem tivesse jeito para o relato e o quisesse aperfeiçoar para entrarem em contacto com ele (leia-se João Paulo Ribeiro).

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #4911 em: Novembro 27, 2024, 03:33:30 pm »
Tenho que reconhecer uma crítica um pouco injusta que fiz à voz da Miriam Gonçalves em tempos: foi ao T3, onde estava lá a Filipa Galrão (é evidente que a Filipa não é particularmente fã da Miriam). Mas agora com a persona completa, voz + imagem, é perfeitamente suportável e enquadrável e percebes o real da pessoa.

O próprio estilo da Miriam Gonçalves em antena não ajuda a uma identificação de coisas diferentes. Mas, como eu sei que naquela casa (na R/Com), isso é trabalhado e ensaiado de cima para baixo, isto não é tanto um problema de postura em antena como é um problema mais da direção não ter adaptado as orientações e a Miriam ter ficado ainda no registo anterior pré-2017. Ela mostra o eu verdadeiro em dois momentos em antena: diretos e reportagens. Aí, brilha como é na realidade e sem a formatação da Renascença. E é bem melhor.

E neste sentido, porque fui injusto, quero apresentar o meu pedido de desculpas à Miriam. Continuo a não ser grande fã do estilo de continuidade, mas agora pelo menos já sei porque é que as coisas são de uma certa forma. Caberia à direção ou ajudar a reformatar, ou encaminhar para outras (melhores) lides que um mero horário 5/7.

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #4912 em: Novembro 27, 2024, 06:27:06 pm »
A rádio devia, como em Espanha, ter a possibilidade de dar voz às imagens nas plataformas de tv.

Sem dúvida, isso e a possibilidade de ter som ambiente seria a solução para dar a volta aos muitos comentadores mal escolhidos por parte da Sport TV que são irritantes para o público.
Voltando à RR, e uma vez que não houve relatos da Taça na semana passada, é surreal continuar com estes critérios de relatar o campeonato ao fim de semana quando a audiências, principalmente nos jogos das 20h30, devem ser as mais pífias.

nelsonsoares

• Hero Member
« Responder #4913 em: Novembro 27, 2024, 07:37:56 pm »

Sem dúvida, isso e a possibilidade de ter som ambiente seria a solução para dar a volta aos muitos comentadores mal escolhidos por parte da Sport TV que são irritantes para o público.
Voltando à RR, e uma vez que não houve relatos da Taça na semana passada, é surreal continuar com estes critérios de relatar o campeonato ao fim de semana quando a audiências, principalmente nos jogos das 20h30, devem ser as mais pífias.
A opção de som ambiente, nos jogos da 1ª Liga transmitidos pela Sport TV, já está disponível nas boxes.
Ou como acham que Golo's FM's, e muitas rádios locais, conseguem ir buscar o som ambiente dos jogos, em que não estão presentes nos locais do jogo?
Digo isto, porque na rádio onde estou, não há margem para a maior aberração do relato de futebol (relato com base nas imagens televisivas).
Se na Universidade ensina-se que a comunicação social deve estar SEMPRE no local, numa rádio universitária não se pode fazer diferente do que se ensina.
Estive na Madeira com o Farense no início de setembro, e se Deus quiser, estarei nos Açores com o Farense, agora no início de janeiro.
Relativamente à RR jogar os jogos para o site, continuo a achar a mesma coisa, que achava há ano e meio, quando fiz provavelmente a maior crítica que me recordo aqui no fórum, a uma rádio (e senti-me na obrigação na altura, porque considerava e continuo a considerar que é o destruir total da Renascença enquanto rádio).
Tenho saudades da RR.
Da verdadeira que conheci.
Da verdadeira que ouvia com a minha avó paterna, com os meus 7 anos de idade.
Da verdadeira que lutava por liderar audiências.
Isto hoje, já não é nada.
E não é uma crítica aos colegas que nela trabalham.
Mas sim uma crítica, porque na altura a RR era uma verdadeira rádio generalista (com mais palavra que música), que estava em todo o lado, e hoje tornou-se numa rádio de música a metro (mais uma de muitas iguais), e que abdicam por inúmeras ocasiões de estar no local.
Até o terço (que muito me diz em termos pessoais) conseguiram mudar de horário.
Surreal...

tuscano332

• Hero Member
« Responder #4914 em: Novembro 27, 2024, 08:07:33 pm »

A opção de som ambiente, nos jogos da 1ª Liga transmitidos pela Sport TV, já está disponível nas boxes.
Ou como acham que Golo's FM's, e muitas rádios locais, conseguem ir buscar o som ambiente dos jogos, em que não estão presentes nos locais do jogo?
Digo isto, porque na rádio onde estou, não há margem para a maior aberração do relato de futebol (relato com base nas imagens televisivas).
Se na Universidade ensina-se que a comunicação social deve estar SEMPRE no local, numa rádio universitária não se pode fazer diferente do que se ensina.
Estive na Madeira com o Farense no início de setembro, e se Deus quiser, estarei nos Açores com o Farense, agora no início de janeiro.
Relativamente à RR jogar os jogos para o site, continuo a achar a mesma coisa, que achava há ano e meio, quando fiz provavelmente a maior crítica que me recordo aqui no fórum, a uma rádio (e senti-me na obrigação na altura, porque considerava e continuo a considerar que é o destruir total da Renascença enquanto rádio).
Tenho saudades da RR.
Mas sim uma crítica, porque na altura a RR era uma verdadeira rádio generalista (com mais palavra que música), que estava em todo o lado, e hoje tornou-se numa rádio de música a metro (mais uma de muitas iguais), e que abdicam por inúmeras ocasiões de estar no local.
Surreal...
A actual RR é o programa da manhã nos dias de semana, o Júlio Isidro e o Paulino aos Sábados de manhã, e o espaço informativo das 23h às 00h(que não é transmitido em parte do verão), já nem o Hotel California nos dias de semana tem piada, o resto é siga que está bom, acham eles.

Atento

• Hero Member
« Responder #4915 em: Novembro 27, 2024, 08:12:21 pm »

Tenho saudades da RR.
Surreal...

Tudo dito.

E

Bem dito.

O Bigode do Sala

• Hero Member
« Responder #4916 em: Novembro 27, 2024, 09:39:27 pm »

Tenho saudades da RR.
Surreal...

Seria muito difícil basearem-se na sua congénere espanhola COPE?

Nunca fui muito ouvinte da Rádio Renascença, precisamente porque era o posto emissor que a minha avó e a minha mãe mais escutavam e durante anos o lema «Emissora Católica Portuguesa» era sinal de mudar de estação... com uma honrosa excepção: Bola Branca!

O desporto na Rádio Renascença era uma referência para mim, desde dos tempos do Pedro Sousa, Pedro Azevedo, Luís Aresta, Valdemar Duarte, Carlos Dias, Rui Viegas e o editorial de Ribeiro Cristóvão.

Sobre a importância social do Bola Branca, vaticino a leitura deste documento:

https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&opi=89978449&url=https://sopcom.pt/wp-content/uploads/2023/02/CadernosSOPCOM-02-RadioMeiosSonoros.pdf&ved=2ahUKEwja9rWpvP2JAxWwK_sDHV-1CpwQFnoECBcQBg&usg=AOvVaw3Bbe-FjGTxV77GQMqUzViw

Por fim, muitos parabéns a ti Nélson e à RUA por acompanhar os jogos fora do maior do Algarve! Fazer com tostões os que os «grandes» não fazem com milhares.

Um forte abraço e continuação de bom trabalho. 💪
«O que acontece no Mundo é que toda a gente que nasce, nasce de alguma maneira poeta! Inventor de algo que não havia no Mundo antes de eles nascerem!
E inteiramente individual: cada um poeta que é!»

Agostinho da Silva

ouvinte

• Hero Member
« Responder #4917 em: Novembro 27, 2024, 11:57:30 pm »
Aproveito para dizer que hoje, cerca das 20h20, algo de errado se passou.
Filipa Galrão e Daniel Leitão gravaram o take de despedida do programa só que ele entrou onde não devia. Na prática a Filipa anunciou a uma música e um artista que não era aquele que acabou por entrar.

Não sei se é comum gravarem a última parte do programa, mas hoje foi o caso.

pdnf

• Hero Member
« Responder #4918 em: Novembro 28, 2024, 01:16:10 am »

Seria, porque faltam os €€€ que na COPE abundam. Dito isto, com o pouco que têm, podiam e deviam fazer mais. É que, o mais curioso, é que têm excelentes profissionais, mas não saem da cepa torta.

A este respeito, é por estas e por outras que eu entendo que, não devendo o estado interferir na programação, deve, contudo, como detentor do éter, obrigar a que sejam cumpridos cadernos de encargos para cada alvará. A meu ver, RR, mas também a Antena 1, ainda lhes falta caminho a percorrer para o que é esperado de rádios generalistas, tendencialmente de palavra.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Tranquilo

• Full Member
« Responder #4919 em: Novembro 28, 2024, 08:32:06 am »

Nunca fui muito ouvinte da Rádio Renascença, precisamente porque era o posto emissor que a minha avó e a minha mãe mais escutavam e durante anos o lema «Emissora Católica Portuguesa» era sinal de mudar de estação... com uma honrosa excepção: Bola Branca!

O desporto na Rádio Renascença era uma referência para mim, desde dos tempos do Pedro Sousa, Pedro Azevedo, Luís Aresta, Valdemar Duarte, Carlos Dias, Rui Viegas e o editorial de Ribeiro Cristóvão.

Sobre a importância social do Bola Branca, vaticino a leitura deste documento:

https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&opi=89978449&url=https://sopcom.pt/wp-content/uploads/2023/02/CadernosSOPCOM-02-RadioMeiosSonoros.pdf&ved=2ahUKEwja9rWpvP2JAxWwK_sDHV-1CpwQFnoECBcQBg&usg=AOvVaw3Bbe-FjGTxV77GQMqUzViw

Por fim, muitos parabéns a ti Nélson e à RUA por acompanhar os jogos fora do maior do Algarve! Fazer com tostões os que os «grandes» não fazem com milhares.

Um forte abraço e continuação de bom trabalho. 💪

Parece-me que a realidade da rádio espanhola e muito diferente da portuguesa. Se as rádios nacionais optarem pelo modelo espanhol, onde a palvar é essencial, morrem. O ouvinet portugu~es é muito diferente do espanhol
« Última modificação: Novembro 28, 2024, 09:51:55 am por AG »