Autor Tópico: Renascença  (Lida 1089693 vezes)

Julio Carvalho

• Hero Member
Re: Renascença
« Responder #4425 em: Janeiro 05, 2024, 11:21:30 pm »
Já percebi isso.
Nota se bem.

radio do sul

• Full Member
« Responder #4426 em: Janeiro 06, 2024, 12:22:33 am »
Estamos a falar no tempo em que a RR era líder.
A RR perdeu essa liderança num determinado ano( que não consigo recordar).
Ainda numa primeira dase(que durou alguns anos), a RR nem sequer tinha jornalista nas manhãs, era a locutora Ausenda Maria(excelente voz, a melhor da altura da RR), que lia os noticiários.
Houve um grande noticiário ao meio dia, um outro às 18, que também incluía um suplemento de informação relegiosa.
Às 19, foi durante uma certa fase, mas com curta duração.
Houve também um noticiário alargado à meia noite, apresentado em conjunto pelo Miguel Lemos e o Luís Marinho.
Ora depois de perder a liderança para a RFM(repito, não me lembro do ano) e depois sim, com a redação bastante reforçada, aí sim houve noticiários maiores.
Mas antes a redação tinha pouco mais de meia dúzia de jornalistas. Na altura até sabia o nome deles todos.

A RFM destronou a liderança da sua irmã mais velha em 2001 e durou até 2012.

Eis a programação da Rádio Renascença - Canal 1 de 28 de Maio de 1998.
https://web.archive.org/web/19980528225445/http://www.radiorenascenca.pt/rc1/index.html

Tal como o Boxx, em tempos diferentes, também ouvi muita Rádio Renascença na infância, nomeadamente no carro da minha mãe, o que não me deixa particular saudade. 😅
No início do novo milénio, o meu amo (o Sala) não apresentava o programa da manhã com o Paulino Coelho?
Tenho memórias bem vivas das trilhas do Jogo da Mala, do jingle principal da estação e do antigo sinal horário que foi adoptado pela Rádio SIM até ao fim dos seus dias.

De facto, ir ao WebArchive é uma viagem.
Em 1998, em plena campanha para o primeiro referendo sobre a despenalização do aborto, a página na Internet da Rádio Renascença tinha a seguinte menção:

«RR-VIDA - A partir de agora a Rádio Renascença disponibiliza um serviço telefónico de apoio a quem, em circunstâncias de gravidez difícil, necessitar de ajuda e aconselhamento.»

O Paulino Coelho só começou nas manhãs da RR depois de vir da RFM, já o Despertar tinha acabado. Entretanto após o período Sala/Olga e antes do Paulino Coelho o horário foi assegurado pelo António Freire.

pdnf

• Hero Member
« Responder #4427 em: Janeiro 06, 2024, 12:34:38 am »
Ora bem, curioso que o programa da Manhã de Sábado da Carla Rocha tenha recuperado uma designação com 20 anos... há coisas engraçadas.
@Memórias, Teresa Oliveira, não Almeida.  ;D Deixem a Almeida na informação que está lá muito bem. Por acaso até acho que a Teresa traz um tanto ou nada desse registo, com as histórias que vai contando das suas peripécias e vivências. Rádio Comercial no corpo do dia, alguma vez é rádio de companhia? Tocou X, vem Y, com o Wilson a dar ideia que está sempre morto por picar o ponto?
O José Candeias, basicamente faz na Antena 1 o mesmo que fazia na RR há uns anos, certo? Já não ouço o programa dele há quase 2 anos, eu que era o homem que acordava às 5h fresco, transformei-me com a pandemia e com o horário flexível, mas da última vez que ouvi, era basicamente conversa com camionistas, idosos e até pessoal hospitalar.  :'( :'(
Como escrevi hoje, ou ontem, já não sei em que tópico, faz falta uma rádio com cariz nacional (aka, uma rádio a sério) para essa função, mais direcionada a um público sénior. Porque é que não se faz? Meus caros, é simples, quanto mais pessoas tivermos em rádio, mais ela custa dinheiro.
Na atual RR até não acho as manhãs más, sinceramente, um nadinha mais de informação, tirando aquelas 2 músicas por hora e a coisa ficava au point.

Offtopic: telefonia virtual, não me digam que era o nome do fórum nos anos 2000? É que entrei no website e pareceu-me algo do género.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Atento

• Hero Member
« Responder #4428 em: Janeiro 06, 2024, 12:37:52 am »
Estamos a falar no tempo em que a RR era líder.
A RR perdeu essa liderança num determinado ano( que não consigo recordar).
Ainda numa primeira dase(que durou alguns anos), a RR nem sequer tinha jornalista nas manhãs, era a locutora Ausenda Maria(excelente voz, a melhor da altura da RR), que lia os noticiários.
Houve um grande noticiário ao meio dia, um outro às 18, que também incluía um suplemento de informação relegiosa.
Às 19, foi durante uma certa fase, mas com curta duração.
Houve também um noticiário alargado à meia noite, apresentado em conjunto pelo Miguel Lemos e o Luís Marinho.
Ora depois de perder a liderança para a RFM(repito, não me lembro do ano) e depois sim, com a redação bastante reforçada, aí sim houve noticiários maiores.
Mas antes a redação tinha pouco mais de meia dúzia de jornalistas. Na altura até sabia o nome deles todos.

A RFM destronou a liderança da sua irmã mais velha em 2001 e durou até 2012.

Eis a programação da Rádio Renascença - Canal 1 de 28 de Maio de 1998.
https://web.archive.org/web/19980528225445/http://www.radiorenascenca.pt/rc1/index.html

Tal como o Boxx, em tempos diferentes, também ouvi muita Rádio Renascença na infância, nomeadamente no carro da minha mãe, o que não me deixa particular saudade. 😅
No início do novo milénio, o meu amo (o Sala) não apresentava o programa da manhã com o Paulino Coelho?
Tenho memórias bem vivas das trilhas do Jogo da Mala, do jingle principal da estação e do antigo sinal horário que foi adoptado pela Rádio SIM até ao fim dos seus dias.

De facto, ir ao WebArchive é uma viagem.
Em 1998, em plena campanha para o primeiro referendo sobre a despenalização do aborto, a página na Internet da Rádio Renascença tinha a seguinte menção:

«RR-VIDA - A partir de agora a Rádio Renascença disponibiliza um serviço telefónico de apoio a quem, em circunstâncias de gravidez difícil, necessitar de ajuda e aconselhamento.»

O Paulino Coelho só começou nas manhãs da RR depois de vir da RFM, já o Despertar tinha acabado. Entretanto após o período Sala/Olga e antes do Paulino Coelho o horário foi assegurado pelo António Freire.

Paulino Coelho ainda fez as tardes na RR.

almeidamarco

• Sr. Member
« Responder #4429 em: Janeiro 06, 2024, 10:37:57 am »
Comecei a ouvir o Paulino Coelho à tarde por volta de 1997(setembro ou outubro).O programa chamava-se Grande Aventura.Penso que durou até à remodelação feita por volta de outubro de 2001.

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #4430 em: Janeiro 06, 2024, 11:39:50 am »
O Paulino, vindo da RFM começou nas tardes, so depois foi para as manhãs, onde esteve vários anos, sozinho, e com várias parceiras, como a Paula Pinto, agora nas manhãs da RDS, Isabel Pereira e também de uma miúda fraquinha, Sofia qualquer coisa.
Depois esteve também vários anos na Manhãs 2, teve uma episódica ida para as tardes e vtou às manhãs 2.

pdnf

• Hero Member
« Responder #4431 em: Janeiro 06, 2024, 12:32:22 pm »
E a RR agora a fazer no noticiário das 12h um acompanhamento alargado do congresso do PS. Sai do carro eram 12.13 e o noticiario ainda não tinha terminado. Miriam Gonçalves em direto, a interagir com a jornalista. Bem a RR desta feita.
Rádio é:
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #4432 em: Janeiro 06, 2024, 01:09:26 pm »
Comecei a ouvir o Paulino Coelho à tarde por volta de 1997(setembro ou outubro).O programa chamava-se Grande Aventura.Penso que durou até à remodelação feita por volta de outubro de 2001.
Em outubro de 2001 já não era emitido. Estava em vigor a grelha que partilhei na página anterior.

Esse programa deve ter terminado em 2000 quando o Paulino Coelho foi para as manhãs e a Renascença deixou cair a designação "Rádio Renascença - Canal 1".

Boxx

• Hero Member
« Responder #4433 em: Janeiro 06, 2024, 08:31:54 pm »
Ora bem, curioso que o programa da Manhã de Sábado da Carla Rocha tenha recuperado uma designação com 20 anos... há coisas engraçadas.
@Memórias, Teresa Oliveira, não Almeida.  ;D Deixem a Almeida na informação que está lá muito bem. Por acaso até acho que a Teresa traz um tanto ou nada desse registo, com as histórias que vai contando das suas peripécias e vivências. Rádio Comercial no corpo do dia, alguma vez é rádio de companhia? Tocou X, vem Y, com o Wilson a dar ideia que está sempre morto por picar o ponto?
O José Candeias, basicamente faz na Antena 1 o mesmo que fazia na RR há uns anos, certo? Já não ouço o programa dele há quase 2 anos, eu que era o homem que acordava às 5h fresco, transformei-me com a pandemia e com o horário flexível, mas da última vez que ouvi, era basicamente conversa com camionistas, idosos e até pessoal hospitalar.  :'( :'(
Como escrevi hoje, ou ontem, já não sei em que tópico, faz falta uma rádio com cariz nacional (aka, uma rádio a sério) para essa função, mais direcionada a um público sénior. Porque é que não se faz? Meus caros, é simples, quanto mais pessoas tivermos em rádio, mais ela custa dinheiro.
Na atual RR até não acho as manhãs más, sinceramente, um nadinha mais de informação, tirando aquelas 2 músicas por hora e a coisa ficava au point.

Offtopic: telefonia virtual, não me digam que era o nome do fórum nos anos 2000? É que entrei no website e pareceu-me algo do género.

Precisamente, telefonia virtual, o primeiro forum onde participei...

pdnf

• Hero Member
« Responder #4434 em: Janeiro 07, 2024, 01:04:38 am »

Ahahah... que engraçado, publicidade ao mesmo no website da RR. 😂😂 A publicidade no site devia ser barata.
Rádio é:

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #4435 em: Janeiro 07, 2024, 11:34:37 am »

Ahahah... que engraçado, publicidade ao mesmo no website da RR. A publicidade no site devia ser barata.
Naquela altura nem se pensava muito em dinheiro. Era mais no espírito colaborativo e de divulgação.

Saudades da Telefonia Virtual…

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #4436 em: Janeiro 07, 2024, 12:18:53 pm »
Acho que também "piquei esse fórum.
Penso que era um, onde se faziam entrevistas aos profissionais das rádios?
Lembro me até de um frente a frente radiofónico entre o João Chaves do OP da RFM e Margarida Ferreira Alves que tinha um programa no mesmo horário na Comercial?
Seria esse?

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #4437 em: Janeiro 07, 2024, 12:33:30 pm »
Errata
Margarida Pinto Correia!

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #4438 em: Janeiro 07, 2024, 02:48:52 pm »
Acho que também "piquei esse fórum.
Penso que era um, onde se faziam entrevistas aos profissionais das rádios?
Lembro me até de um frente a frente radiofónico entre o João Chaves do OP da RFM e Margarida Ferreira Alves que tinha um programa no mesmo horário na Comercial?
Seria esse?
Sim, era esse site. Que também tinha um fórum.

pdnf

• Hero Member
« Responder #4439 em: Janeiro 11, 2024, 12:54:17 am »
Quase 15 dias passados, e a RR continua com o RT bloqueado nos horários da Bola Branca. O meu irmão que não liga charuto a rádio deu-se conta. O carro dele ainda tem melhor antena do que o meu, testei num ponto em que apanhei todos os emissores que servem a AMP e é geral: Mte. da Virgem, Sta. Justa, Penafiel, Lousã, Lamego, Sameiro e Muro. Presumo que no resto do país, eventualmente fora Monsanto, esteja em idêntica situação. Não conseguindo por a funcionar, mal por mal, desligavam. Estranho é que na RFM e na MEGAHITS está tudo ok, e tanto quanto sei, o sistema é o mesmo.
Rádio é: