Autor Tópico: Renascença  (Lida 1090218 vezes)

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
Re: Renascença
« Responder #4245 em: Outubro 14, 2023, 09:28:19 pm »
Que belo JoanaMarqueswashing na SIC, posso dizer?
Acabei de ouvir isto: "do fundo da tabela (!) a audiência matinal da Renascenca subiu para o 3°lugar".

Enviado do meu 21091116UG através do Tapatalk

O Bigode do Sala

• Hero Member
« Responder #4246 em: Outubro 14, 2023, 09:41:01 pm »
Acabei de ouvir isto: "do fundo da tabela (!) a audiência matinal da Renascenca subiu para o 3°lugar".

Conseguiu finalmente bater uma M80 cada vez mais descaracterizada pós-Vanda Miranda.

O que me pôs a ouvir a Rádio Renascença foram as tardes com a Ana Galvão. Tinha uma boa interacção com o jornalista, com direito a explicador e, naquela altura, a Ana Galvão tinha alguma liberdade na playlist, trazendo muito da linguagem e da selecção musical da 3 para a antena.
Cheguei a ouvir o Nuno Prata na Rádio Renascença.
Também havia um espaço de conversa entre a Ana e os ouvintes, cuja linguagem era informal sem ser facilitista e fútil.

Pessoalmente gosto muito da Ana Galvão e penso que deveria ter tido outras oportunidades na RTP.
« Última modificação: Outubro 14, 2023, 09:46:02 pm por O Bigode do Sala »
«O que acontece no Mundo é que toda a gente que nasce, nasce de alguma maneira poeta! Inventor de algo que não havia no Mundo antes de eles nascerem!
E inteiramente individual: cada um poeta que é!»

Agostinho da Silva

Atento

• Hero Member
« Responder #4247 em: Outubro 14, 2023, 09:47:40 pm »

Conseguiu finalmente bater uma M80 cada vez mais descaracterizada pós-Vanda Miranda.

O que me pôs a ouvir a Rádio Renascença foram as tardes com a Ana Galvão. Tinha uma boa interacção com o jornalista, com direito a explicador e, naquela altura, a Ana Galvão tinha alguma liberdade na playlist, trazendo muito da linguagem e da selecção musical da 3 para a antena.
Cheguei a ouvir o Nuno Prata na Rádio Renascença.
Também havia um espaço de conversa entre a Ana e os ouvintes, cuja linguagem era informal sem ser facilitista e fútil.

Pessoalmente gosto muito da Ana Galvão e penso que deveria ter tido outras oportunidades na RTP.

Já há números?

Hum...

Abençoadas velinhas!!!

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #4248 em: Outubro 14, 2023, 09:53:43 pm »
Para esclarecer, para que não haja dúvidas, quem proferiu a frase que o Radiok refere não foi a Joana Marques, mas sim a jornalista de assina a reportagem da SIC...
Atento, tenha calma com a velinhas senão ainda se queima...

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #4249 em: Outubro 14, 2023, 10:08:39 pm »
Para esclarecer, para que não haja dúvidas, quem proferiu a frase que o Radiok refere não foi a Joana Marques, mas sim a jornalista de assina a reportagem da SIC...
Atento, tenha calma com a velinhas senão ainda se queima...

Ninguém disse que tinha sido a Joana Marques...

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #4250 em: Outubro 14, 2023, 10:38:30 pm »
Acho que não estava bem explícito quem proferiu a tal frase.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #4251 em: Outubro 14, 2023, 11:02:32 pm »
A confusão está no Joana Marques washing, que era uma expressão porque o crescimento se deve ao ED, mas gerou no Júlio a ideia que tinha sido a própria a dizê-lo... A expressão estando junta, não vejo motivos para se interpretar como tal.

Se bem que mesmo que tivesse sido a própria a dizê-lo não mudava nada...

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #4252 em: Outubro 14, 2023, 11:12:44 pm »
Nas manhãs a RR já é terceira há algum tempo. Não há novidades aí.

joao_s

• Hero Member
« Responder #4253 em: Outubro 14, 2023, 11:57:04 pm »
“radiokilledtheMTVstar”, fui ver a reportagem depois de ter lido a sua publicação. Como é possível a estação depender de uma pessoa desta forma? Chega a ponto de dizer que, graças a ela, a rádio deixou de ser bafienta, numa atitude que pode ser interpretada de oportunista. Parece que manda naquilo tudo e a estação põe-se a jeito. Inaudito, nunca visto. O criticável aqui é a estação que se deixa usar desta forma. Ao ponto que isto chegou, dá pena.

Este grupo fez do melhor em rádio, uma equipa, não concentrado numa suposta “estrela”. A programação diversificada foi pensada para enriquecer culturalmente o público. O primeiro contacto que tive com a cultura popular dos clássicos foi com a RFM. Por outro lado, os programas especializados tinham uma seleção absolutamente irrepreensível.

Os Celtas ocuparam o noroeste da Península Ibérica, norte e centro de Portugal, antes dos Romanos. Deixaram tradições e cultura que se mantêm até aos dias de hoje no norte do país e, sobretudo, na Galiza. Talvez venha daí a ligação antiga, cultural, que temos com o Reino Unido e Irlanda. Em finais dos anos 80 estes temas rodavam na RFM e este é um minúsculo exemplo da grandiosidade que aquela rádio atingiu nesse período…

MARK KNOPLER - Going Home (Theme Of The Local Hero) (1983) »1»
U2 - The Unforgettable Fire (1984) »1»
SIMPLE MINDS - See The Lights (1991) »1»

Muito obrigado a todos os que contribuíram para essa grande rádio, na sua origem, hoje extinta, apenas resta o nome. Provavelmente, aperceberam-se do alcance de satisfação que provocaram no país, que não foi passível de ser medido pelas inexpressivas audiências.

pdnf

• Hero Member
« Responder #4254 em: Outubro 15, 2023, 12:38:39 am »
Isto é a RR a fazer o seu trabalho muito bem feito:
https://www.instagram.com/reel/CyYykm5MywM/?igshid=NjIwNzIyMDk2Mg==

A vertente de informação não pode morrer ou ser remetida a mínimos na RR, ou atirada para o online.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #4255 em: Outubro 15, 2023, 12:43:50 am »
Também fui ver a reportagem. E acho que a Joana Marques talvez se tenha aproveitado aqui um bocadinho a mais do que seria razoável... Mas ficava complicado de qualquer forma, quando o foco da reportagem era sobre podcasts e o dela era muito central a ela. Vendeu o seu peixe. Acho no entanto um pouco desmerecedor para as colegas de painel, foi um certo excesso narcisístico que não se saúda.

Dizer-se que a RR é menos bafienta com base a este podcast, como ela disse, é ela a tentar colher alguns louros a mais do que se calhar deveria, de algo que é um esforço de programação muito mais vasto para essa hora de ponta. É uma peça na engrenagem de quem planeia e produz as manhãs, muito importante, sim, mas é isso - nada além disso. E volta-se a ignorar o resto da emissão, o enriquecimento cultural que pode trazer e mais uns quantos aspetos...

De resto, para ser justo, a reportagem entende-se não só pelo Globo de Ouro dela como pelo esforço que RR, SIC Notícias e Rádio Comercial estão a fazer em conjunto para viabilizar mercado comercial para os podcasts. Porque o dela foram só 3 minutos dos 15 que foi a reportagem, justiça seja feita.

Acho que pode bem estar a haver uma obsessão por libertar a imagem da RR da ideia de ser retrógrada e ultrapassada. E isso pode não acabar por dar lá grande coisa. Daqui a bocadinho sacrifica-se tudo em nome do "moderno", o que se lhe queira chamar, e perdem-se faróis importantes... E os ouvintes antigos. Isto tem que se ter em atenção.

A vertente de informação não pode morrer ou ser remetida a mínimos na RR, ou atirada para o online.

Aqui sim, RR bem. Ir ao fundo das questões e não ser mais uma rádio Agência Lusa. Muito bem. Tem que ser assim o ano todo.

pdnf

• Hero Member
« Responder #4256 em: Outubro 15, 2023, 01:00:59 am »
Também fui ver a reportagem. E acho que a Joana Marques talvez se tenha aproveitado aqui um bocadinho a mais do que seria razoável... Mas ficava complicado de qualquer forma, quando o foco da reportagem era sobre podcasts e o dela era muito central a ela. Vendeu o seu peixe. Acho no entanto um pouco desmerecedor para as colegas de painel, foi um certo excesso narcisístico que não se saúda.

Dizer-se que a RR é menos bafienta com base a este podcast, como ela disse, é ela a tentar colher alguns louros a mais do que se calhar deveria, de algo que é um esforço de programação muito mais vasto para essa hora de ponta. É uma peça na engrenagem de quem planeia e produz as manhãs, muito importante, sim, mas é isso - nada além disso. E volta-se a ignorar o resto da emissão, o enriquecimento cultural que pode trazer e mais uns quantos aspetos...

De resto, para ser justo, a reportagem entende-se não só pelo Globo de Ouro dela como pelo esforço que RR, SIC Notícias e Rádio Comercial estão a fazer em conjunto para viabilizar mercado comercial para os podcasts. Porque o dela foram só 3 minutos dos 15 que foi a reportagem, justiça seja feita.

Acho que pode bem estar a haver uma obsessão por libertar a imagem da RR da ideia de ser retrógrada e ultrapassada. E isso pode não acabar por dar lá grande coisa. Daqui a bocadinho sacrifica-se tudo em nome do "moderno", o que se lhe queira chamar, e perdem-se faróis importantes... E os ouvintes antigos. Isto tem que se ter em atenção.

Aqui sim, RR bem. Ir ao fundo das questões e não ser mais uma rádio Agência Lusa. Muito bem. Tem que ser assim o ano todo.

Ela não disse que a RR é mais bafienta por causa dela. "Nós temos feito um esforço para desconstruir essa ideia". Nós, penso que se refere não somente a A3dM mas sim à estação no geral. Também não disse que a rádio o era sequer, mas sim que existia essa perceção em algumas pessoas. E também sabemos que esta conversa de 3 minutos na TV deve ter durado no mínimo 30. A jornalista dizer que a RR estava no fundo da tabela, é que...enfim. Daqui a bocadinho mais valia dizer que estava atrás da Rádio Clube dos Jogadores da Sueca.  ;D ;D
PS: Narcisismo é um assunto muito sério, uma psicopatia. Não sou psicólogo nem psiquiatra, mas, já li algumas coisas sobre o assunto. Não vejo, no comportamente público da Joana quaisquer indícios que me levem a defini-la enquanto tal.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #4257 em: Outubro 15, 2023, 08:58:17 am »
Amanhã a RR terá uma emissão especial a partir das 13, para esclarecer dúvidas sobre o orçamento de Estado.
O fiscalista da Delloite, Ricardo Reis, responderá a dúvidas dos ouvintes, conversa moderada pela editora de economia Sandra Afonso.
Só que isto não será em antena, mas no canal de you Tube da RR.
Mais uma esperiencia....

Danl

• Hero Member
« Responder #4258 em: Outubro 15, 2023, 11:06:29 am »
“radiokilledtheMTVstar”, fui ver a reportagem depois de ter lido a sua publicação. Como é possível a estação depender de uma pessoa desta forma? Chega a ponto de dizer que, graças a ela, a rádio deixou de ser bafienta, numa atitude que pode ser interpretada de oportunista. Parece que manda naquilo tudo e a estação põe-se a jeito. Inaudito, nunca visto. O criticável aqui é a estação que se deixa usar desta forma. Ao ponto que isto chegou, dá pena.

Assertivo, "joao_s", como é apanágio. Como ex-ouvinte de longa data (diziam-me na Preparatória que eu era "velho" porque preferia ouvir o Despertar em vez do Café da Manhã) sinto-me triste pelo rumo tomado por esta rádio. Naquela altura, a principal estrela da emissora catapultava-a para a liderança através de conteúdos de vária ordem e sem ter necessidade de se colocar em bicos de pés.

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #4259 em: Outubro 15, 2023, 02:31:20 pm »
O Dani, mais ano, menos ano, deve ser da minha idade, porque eu nessa altura também ia ouvindo o Despertar, mas tinha uma rádio fixa, andava pela Comercial(Onda Media e FM Estéreo), ou RFM. Ant1, nem por isso, ouvia muito em casa, porque o meu pai era e é, ouvinte ferrenho da Antena 1.
Mas nessa altura, nem tinha coragem de dizer no Liceu que era ouvinte da RR, na altura nem era a rádio do pais , era a rádio dos avós, dos taxistas, dos camionistas e das sopeiras, como na altura se chamavam as empregadas domésticas.
Por isso até elogio o Dani, nessa era preciso já muita personalidade para se dizer ouvinte do Despertar e da RR, coragem e personalidade, que eu confesso, na altura não tinha.
Nem sequer confessar certos gostos musicais que eu na altura tinha.

« Última modificação: Outubro 15, 2023, 02:36:08 pm por Julio Carvalho »