Autor Tópico: Renascença  (Lida 1090206 vezes)

Julio Carvalho

• Hero Member
Re: Renascença
« Responder #4230 em: Outubro 13, 2023, 01:28:09 pm »
Até tenho vários.
Pronto, mas se não resulta tenho que me conformar...

pdnf

• Hero Member
« Responder #4231 em: Outubro 13, 2023, 05:55:39 pm »
Por exemplo, a Ines Carneiro é responsável pelas redes sociais, a Mariana Marques Vidal está nas Relações Públicas e o decano Aurélio Carlos Moreira de mais de 80 anos, tem espaços em antena e tem um Podecast...
Como vê...

Há aí uma imprecisãoJúlio, convêm verificar a ficha técnica.

De qualquer forma, estamos quase em pleno emprego - se os profissionais forem competentes, conseguem lugar noutras estações.

Pleno emprego... ponto e vírgula. Ainda assim, não significa que quem saísse da rádio encontrasse lugar...noutra rádio. Ainda há uns dias vi que uma pessoa, até há bem pouco tempo locutora, está a exercer funções de animadora sociocultural numa EB2,3.

Reparem na minha surpresa quando vi imagens da festa de ontem da r/com no perfil de um amigo de longa data que nada tem a ver com rádio e andava por lá com o seu copo na mão.
Uma chamada depois sei precisar-vos que aquilo foi tudo menos uma celebração da empresa para a empresa. Foi sim uma sessão em que os locutores/programas das várias rádio estiveram a fazer-se de montra para os 400 convidados presentes... anunciantes! Apenas anunciantes na plateia, nada mais.

Ora... isto trará algum resultado? Algum anunciante investirá mais porque foi à Buraca beber "umas jolas" e ver os profissionais da casa vender-se em cima de um palco?
Estarei cá para assumir que sou um ultrapassado se isto pegar, mas para já, parece-me uma ideia triste.

Então houve um cuidado extremo de não mostrar esses 400 convidados. Mas, em parte, se calhar explica o facto de não ter visto nas imagens um(a) único(a) jornalista. Confesso que, quando vi, pensei inicialmente que fosse Team Building, por causa das frases em que os próprios se descreviam, coladas nos crachás. Depois percebi que não (e admito que confirmei, mas eu não gosto de fazer perguntas para comentar aqui, dou sempre essa garantia, com quem me correspondo). Ainda que seja isso, também não vejo mal, sinceramente, não me pareceu ver as pessoas infelizes, nem em jeito "animais no circo", pelo contrário, vi malta animada e a criar conexões entre as 3 rádios do grupo. São animadores(as), é essa, justamente a sua função, entreter, e fazem-no muito bem. Se foi um show privado para anunciantes, acho que isso pode ter mais potencial do que à partida se possa pensar, no marketing a conexão com a marca é essencial. Foi planeado por um markteer, isso foi, é público, nem precisei de questionar. E volto a referir, visualmente, o evento pareceu-me espetacular, para final de Verão.

Edit: Obviamente que é mais ao menos público que os trabalhadores do grupo R/Com não são ricos, e que, como tal, mereciam ver a sua posição remuneratória valorizada. Para que fique claro.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

joao_s

• Hero Member
« Responder #4232 em: Outubro 13, 2023, 06:58:28 pm »
(...)
Foi sim uma sessão em que os locutores/programas das várias rádio estiveram a fazer-se de montra para os 400 convidados presentes... anunciantes! Apenas anunciantes na plateia, nada mais.

Ora... isto trará algum resultado? Algum anunciante investirá mais porque foi à Buraca beber "umas jolas" e ver os profissionais da casa vender-se em cima de um palco?
Estarei cá para assumir que sou um ultrapassado se isto pegar, mas para já, parece-me uma ideia triste.

Resumindo em duas palavras: show off. Nada de novo. Não querem saber da essência, plástico, artificial, mercantilismo superficial, já não tem problema.

Atento

• Hero Member
« Responder #4233 em: Outubro 13, 2023, 07:00:26 pm »

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #4234 em: Outubro 14, 2023, 01:30:13 am »
Uma festa de rentrée para promover as rádios do grupo junto das marcas... Haveria alguma legitimidade para quem foi despedido se revoltar um pouco, ainda que não deva ter custado o mesmo que a folha salarial de 1 ano, nem de perto.

Mas não me parece grande ideia para atrair anunciantes. Parece mais uma daquelas festas de turba de Lisboa, dos "escolhidos", sem grande reflexo para lá disso no país fora da capital. E parece-me daquelas ideias pífias que se esfuma em poucos meses, se a Marktest não corresponder ou se houver uma qualquer crise (extra).

Ideia para marketeer ver e avaliar e que só vale qualquer coisa dentro da microturba de quem acha que sabe mais que o consumidor... e muitas vezes nem sabe. A RR por sua vez acha que sabe mais que as empresas que metem lá o dinheiro ao fazer um evento destes, à TSF. Não é isso que vai salvar o grupo nem é isso que vai dar dinheiro adicional às radios se elas não forem boas, quase de certeza, no fim do dia o budget anual é o que for e se calhar atirou-se 2 mil euros à rua ou mais, este mês, em nome de nada... A ver vamos.

Para um grupo católico, estão com práticas muito pouco cristãs, lamento dizer isto. É um comportamento puramente empresarial.

No meio de tudo isso, ser o Pedro Mafama ou a Barbara Tinoco que lá atuam é largamente irrelevante, queriam era um artista português reconhecido a atuar, que o cachê é sempre mais em conta e são mais fáceis de contactar.
« Última modificação: Outubro 14, 2023, 01:33:39 am por Memorias da Radio »

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #4235 em: Outubro 14, 2023, 11:21:57 am »
Tanta conversa por causa de uma simples festa.
Se fosse na Sampaio e Pina, uma festa da Bauer, era normal e nem era motivo de conversa.
Mas como é na Renascença, já se sabe como é.
A festa foi mesmo uma apresentação do grupo as agências.
Ou seja, algo normal no universo empresarial , já fui convidado inúmeras vezes para iniciativas similares em variadas empresas.
Depois sobre a ficha técnica, aquilo não está actualizado, começa logo pelo presidente, onde ainda está o Cardeal de Setúbal.
Sobre festas pouco católicas, nada católico é uma empresa sem princípios éticos.
Por exemplo, a RFM anda sempre a quebrar esses princípio, com as histórias alucinantes de ser líder disto e daquilo.
Ora a líder é a Comercial e o resto é conversa...
Agora uma festa, pouco católica?
Quando até até as Paróquias fazem festas do género, por exemplo, nos Santos Populares.

Entretanto, o Podecast do Hotel Califórnia lidera o top dos podcasts musicais do iTunes.

« Última modificação: Outubro 14, 2023, 11:24:03 am por Julio Carvalho »

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #4236 em: Outubro 14, 2023, 11:32:39 am »
Tanta conversa por causa de uma simples festa.
Se fosse na Sampaio e Pina, uma festa da Bauer, era normal e nem era motivo de conversa.
Mas como é na Renascença, já se sabe como é.
A festa foi mesmo uma apresentação do grupo as agências.
Ou seja, algo normal no universo empresarial , já fui convidado inúmeras vezes para iniciativas similares em variadas empresas.
Depois sobre a ficha técnica, aquilo não está actualizado, começa logo pelo presidente, onde ainda está o Cardeal de Setúbal.
Sobre festas pouco católicas, nada católico é uma empresa sem princípios éticos.
Por exemplo, a RFM anda sempre a quebrar esses princípio, com as histórias alucinantes de ser líder disto e daquilo.
Ora a líder é a Comercial e o resto é conversa...
Agora uma festa, pouco católica?
Quando até até as Paróquias fazem festas do género, por exemplo, nos Santos Populares.

Entretanto, o Podecast do Hotel Califórnia lidera o top dos podcasts musicais do iTunes.

Foi o caro Júlio que falou da festa e até a enalteceu da seguinte forma:

Estão todos a adorar.
Uma festa rija da empresa, agora até o Ma Fama está a actuar.

É normal que este tipo de hiperbolizações provoquem reações diversas nos forenses. A mim deu-me apenas vontade de rir pelo caricato da situação e pela hipocrisia, mas se não queria criar um monstro, não o alimentasse...

Não pode ter ações sem esperar reações. Isto é um fórum.

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #4237 em: Outubro 14, 2023, 12:14:27 pm »
Abordaria eventos deste género se fossem da Bauer ou da Observador ou de outra rádio qualquer.
Mas tenho a sensação, que não provocaria tantos comentários.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #4238 em: Outubro 14, 2023, 01:04:14 pm »
Nenhuma dessas empresas é suposto ser de inspiração católica.

LMS

• Full Member
« Responder #4239 em: Outubro 14, 2023, 01:19:30 pm »
A festa é o menor dos males, não vai contra a matriz católica e também não acrescenta nada ao grupo… será um evento que vai desaparecer da memória em curtíssimo prazo…

Podiam era ter feito a festa online, via zoom, em jeito de homenagem a Bola Branca…

pdnf

• Hero Member
« Responder #4240 em: Outubro 14, 2023, 02:52:57 pm »
Tanta coisa por causa de uma festa a uma quinta-feira...
Quanto à questão da inspiração Católica, não vi ali nada que pudesse ser considerado "pecado". Acho que os cristãos, como os ateus, os agnósticos, os judeus ou os muçulmanos têm direito de se divertir. A empresa tem uma vertente comercial, é normal que procure utilizar os meios possíveis para atrair anunciantes. As TV's fazem o mesmo e não olham a meios... O problema da RR seguramente não é esta festa.

Quanto à questão de ser uma coisa para a elite, é verdade. Aliás, eu não gosto dessa palavra, porque, para mim, não há pessoas de primeira, nem de segunda. Sou a pessoa que ouve de manhã, com a mesma atenção e dedicação a Senhora que se levanta às 4h da manhã para me limpar o escritório, e à tarde o Ministro. Merecem-me igual respeito e consideração. Dito isto, sabemos que o "Jet7" (ainda se usa esta expressão) está em Lisboa, as empresas estão em Lisboa, os negócios deste tipo (publicidade, digital, marketing) estão em Lisboa. Da mesma forma que se sabe que a indústria lá é residual (safa-os a Autoeuropa) e no Porto e tudo à volta é fortíssima. Portanto, não vejo que isso seja problema. Se vai surtir efeitos, a seu tempo os serviços financeiros do grupo farão a respetiva análise.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

joao_s

• Hero Member
« Responder #4241 em: Outubro 14, 2023, 04:49:40 pm »
Tanta coisa pela destruição de uma rádio, que não foi uma qualquer rádio, liderou audiências por décadas consecutivas. "Faz de conta" que é uma rádio, enveredou por um facilitismo enfadonho, uma rádio chata, superficial, de aparências, para muitos um embuste atendendo à importância/influência de outrora. Uma rádio “faz de conta"... "once upon a time"... "show off"...

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #4242 em: Outubro 14, 2023, 05:15:32 pm »
O problema não é a festa.

O problema não é nem a festa, nem a redução do desporto à autoprofecia concretizável, nem o despedimento de profissionais, nem as opções tomadas de programação, nem a dependência de uma agora estrela cimeira das manhãs, nem a playlist fraca e a programação sem rasgo fora das horas de ponta, nem a empresa ser de inspiração católica e pouco se sentir isso na continuidade no dia-a-dia.

Não, o problema não é cada ponto desses. É tudo junto, o que significa e o que aliena. É a degradação de uma emissora histórica ao ponto do quase irreconhecível.

Sinais dos tempos. Só isso. Nunca me impedirá de falar nem nunca me impedirá de dizer quando me desagradar. A partir daí, não dependo a minha vida disto, não estou muito preocupado.

Haverá gente mais preocupada que eu na casa.
« Última modificação: Outubro 14, 2023, 05:18:48 pm por Memorias da Radio »

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #4243 em: Outubro 14, 2023, 05:51:24 pm »
Caro Memórias
Espero mesmo que ninguém o impeça de escrever o que lhe vai na alma.
Até lhe peço que continue, já lhe disse gosto de ler as suas crónicas, como as do Pdnf, porque vocês pensam rádio em todos os seus ângulos e vectores e não dizem  mal por dizer ou porque é popular e fica bem dizer aquilo.
Até posso não concordar, mas isso num fórum plural e democrático é salutar.
 Sobre a RR, também concordo que esta muito assente na grande popularidade da Joana Marques.
Tambem gostaria que houvesse outros pólos de interesse.
Mas pronto, a Rádio é o que é.
Agora as audiências e as receitas serão o grande juiz que vão decidir o futuro da rádio.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #4244 em: Outubro 14, 2023, 05:56:31 pm »
Para a semana já sabemos...