Autor Tópico: Renascença  (Lida 1090805 vezes)

SamM

• Hero Member
Re: Renascença
« Responder #3690 em: Agosto 30, 2023, 03:29:49 pm »
Tudo o que disseram anteriormente prova que nada é feito de forma planeada e estruturada.

As rádios generalistas têm de pedalar muito. Ao oferecerem um produto incompleto e com outros constrangimentos,  os ouvintes fogem e acantonam-se nas músicais que têm profissionais mum outro patamar de excelência.

Não entendo como é que uma pessoa com tanto conhecimento radiofónico, não é lembrado pelos responsáveis das rádios nacionais em Portugal para a área de consultadoria. Raramento vejo comentários positivos, se tudo está mal na rádio portuguesa, estas opiniões deviam ser aproveitadas.

Se não vê comentários positivos é porque não lê o que escrevo.

Neste comentário, acabei por comparar duas realidades.

Agora não branqueio a situação.

É a minha opinião.

Portanto, do seu ponto de vista, as rádios generalistas estão no bom caminho...

É  isso?

O caminho das generalistas está relacionado com o mercado onde estamos inseridos e às receitas de publicidade angariadas. As duas rádios mais ouvidas com quase metade do share geral, há mais de 15 anos são cassetes e as pessoas nao se queixam.

Atento

• Hero Member
« Responder #3691 em: Agosto 30, 2023, 04:19:42 pm »
Tudo o que disseram anteriormente prova que nada é feito de forma planeada e estruturada.

As rádios generalistas têm de pedalar muito. Ao oferecerem um produto incompleto e com outros constrangimentos,  os ouvintes fogem e acantonam-se nas músicais que têm profissionais mum outro patamar de excelência.

Não entendo como é que uma pessoa com tanto conhecimento radiofónico, não é lembrado pelos responsáveis das rádios nacionais em Portugal para a área de consultadoria. Raramento vejo comentários positivos, se tudo está mal na rádio portuguesa, estas opiniões deviam ser aproveitadas.

Se não vê comentários positivos é porque não lê o que escrevo.

Neste comentário, acabei por comparar duas realidades.

Agora não branqueio a situação.

É a minha opinião.

Portanto, do seu ponto de vista, as rádios generalistas estão no bom caminho...

É  isso?

O caminho das generalistas está relacionado com o mercado onde estamos inseridos e às receitas de publicidade angariadas. As duas rádios mais ouvidas com quase metade do share geral, há mais de 15 anos são cassetes e as pessoas nao se queixam.

A Comercial na manhã não é cassete e tem bons comunicadores, o que obrigou a RFM a seguir um modelo semelhante nas manhãs.

O produto está afinado e, tendo em conta os pressupostos, é de qualidade - dos melhores a nível europeu.

Nas generalistas,  não é isso que acontece - o produto é fraco, prevalecendo lógicas de ação dos anos 80/90 mas com comunicadores muito mais fracos.
Veja a triste realidade do horário nobre da Antena1 e tsf...

radio do sul

• Full Member
« Responder #3692 em: Agosto 30, 2023, 06:32:03 pm »
Bailando do David Carreira nas madrugadas da RR com um Carlos Bastos claramente com frases pré-gravadas intemporais, a lá rádio local, a cada 2 músicas.

Takes a dizer "Com a Renascença, nunca fica sozinho." passado quase 15 segundos de uma intro de uma música antes da voz do cantor, algo inédito na estação desde que me lembro...

"Tenha uma boa madrugada com a Renascença"... e os takes dele são isto.

Frases automáticas, curtas, de 5 segundos. Que na prática é o equivalente a dizer que a Renascença desistiu de ter locução de continuidade nas madrugadas.

Ao pé disto preferia a Sandra Torres...

Já a semana passada havia reportado o mesmo.
Não sei se é o Carlos Bastos que tem autonomia para alinhar os takes daquela forma mas, com tanta gente entendida em rádio naquele grupo, devia de existir alguém que não permitisse este tipo de locuçã0

Ou seja o problema parece  não ser do Carlos Bastos que ainda consegue fazer pior que Óscar Daniel fez, também, anteriormente nas madrugadas. O problema parece ser uma grande desatenção pelos lados da Quinta do Bom Pastor

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #3693 em: Agosto 30, 2023, 08:08:11 pm »
"Desatenção" ou a lei do menor esforço?

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #3694 em: Agosto 31, 2023, 10:25:16 pm »
Então parece que as Três da Manhã voltam apenas a 11 de setembro, fazendo mais de um mês de férias? Sabendo das dificuldades da RR, alguém me pode explicar genuinamente como isto é possível (até com a Joana Marques a gabar-se na Comercial)? Recibos verdes?

pdnf

• Hero Member
« Responder #3695 em: Agosto 31, 2023, 11:12:39 pm »
Então parece que as Três da Manhã voltam apenas a 11 de setembro, fazendo mais de um mês de férias? Sabendo das dificuldades da RR, alguém me pode explicar genuinamente como isto é possível (até com a Joana Marques a gabar-se na Comercial)? Recibos verdes?

Não me parece. A sensação que tenho é que os dias de férias adicionais deverão ser uma compensação por outras questões. Por outro lado, podem não estar no ar, e estar já a trabalhar. Não sabemos...

O que sei porque foi sendo anunciado, isso sim, é que inicialmente o regresso seria a 4, depois passou para 8 e agora já vai em 11. Mas o espaço está muito bem entregue, não me parece que a Teresa esteja a perder audiência. Até já ouvi alguns comentários de pessoas que não ligam nada ao meio rádio, nem sabem quem é quem, a gostarem deste formato de manhãs.
« Última modificação: Agosto 31, 2023, 11:15:01 pm por pdnf »
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Cristiano Carmo

• Full Member
« Responder #3696 em: Agosto 31, 2023, 11:35:09 pm »
Paulino Coelho, a esta hora, a fazer "serviços mínimos" de palavra no "Hotel Califórnia", um suposto programa de autor para, supostamente, ressuscitar os serões de outros tempos da rádio...
Quanto à playlist, a esta hora, não me parece nada inovadora, embora com músicas exclusivamente dos anos 70, 80 e 90, como é expectável.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #3697 em: Setembro 01, 2023, 12:51:13 am »
Paulino Coelho, a esta hora, a fazer "serviços mínimos" de palavra no "Hotel Califórnia", um suposto programa de autor para, supostamente, ressuscitar os serões de outros tempos da rádio...
Quanto à playlist, a esta hora, não me parece nada inovadora, embora com músicas exclusivamente dos anos 70, 80 e 90, como é expectável.

Maioritariamente serviços mínimos, porque ouvi um apontamento dele até bastante longo sobre o estado da Celine Dion, antes de passar uma música dela. Problema: não era nenhum dos êxitos mais conhecidos, mas uma insistência de média-escala que anda, vá-se lá saber porquê, na playlist da RR.

Aquilo de programa de autor não tem nada e de ambiente tem pouco. Ouvir este bloco ou ouvir a M80, com exceção destes apontamentos mais alargados do Paulino, é igual a este ponto.

Mas estivemos no último dia de Agosto. Espero que as prometidas afinações, que até supostamente já fizeram derrapar o relançamento das manhãs 1 semana, venham aí.

pdnf

• Hero Member
« Responder #3698 em: Setembro 01, 2023, 11:27:55 am »
Não gosto de ser duro, principalmente com a malta jovem que chega ao ar, mas hoje vou ter de fazer um pequeno reparo, particularmente a quem escala os jornalistas para fazer os noticiários. Não sei o nome, parece-me bastante jovem, mas na RR não podemos ter uma jornalista a editar um boletim e a referir a "Candenia CUPÉ", o "PSeOIÉ" ou o concelho de "Álijo". Isto para além de algumas dificuldades na leitura. A jovem tem uma voz muito agradável, editou muito bem o boletim, em 5 minutos abordou várias notícias com algum detalhe, mas tem de treinar fora do ar esses aspetos que são relevantes numa rádio generalista.

Update a esta informação, que não vem de qualquer fonte interna, apenas juntei 2+2: efetivamente, a profissional em questão, que não vou citar o nome, porque seria absolutamente deselegante, é estagiária. Isso é o que é criticável, ter boletins editados por estagiários, não os erros em si mesmos, que podem ser corrigidos. Sendo estagiária, tem tempo de aprender. Por outro lado, no que respeita a alguns "problemas" na pronúncia, tenho alguma tolerância, considerando a região de que é originária, onde, de facto, há algumas palavras que são acentuadas de uma forma um pouquinho diferente. Aparte disso, é uma mulher bastante jovem, mas já com uma larga experiência de rádio, embora fora da informação. Quanto ao demais, reitero o que já havia referido, mais a mais sendo estagiária, a edição em si mesma dos boletins, redação do texto e aprofundamento das notícias está bastante bom. Tem pernas para andar, já se nota diferença esta semana.
Rádio é:
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #3699 em: Setembro 01, 2023, 09:36:06 pm »
Lá para o fim de Setembro, a redação já deve estar bem composta e estas situações de Agosto, espero que se resolvam.
Repito as Jornadas, complicaram muito, porque foi a emissão em si e as semanas que antecederam nas preparação.
Mas sobre a RR, vou ser se no fim de semana faço uma análise destes meses da nova fase.
Adianto já, que é bastante negativa...

Cristiano Carmo

• Full Member
« Responder #3700 em: Setembro 01, 2023, 11:50:21 pm »
O Papa Francisco está a realizar a sua primeira viagem apostólica à Mongólia, que é tb a primeira visita de um Sumo Pontífice àquele país. Já D. Rui Valério toma posse amanhã como novo patriarca de Lisboa, perante o Cabido dos cónegos da Se Patriarcal, e no domingo entra solenemente no Patriarcado, num pontifical no Mosteiro dos Jerónimos. A rádio oficial da Igreja Católica em Portugal, que ainda é a Renascença, maioritariamente propriedade da Diocese de Lisboa, apresenta na primeira página do site, a esta hora, UMA ÚNICA peça, no caso uma notícia, sobre o primeira assunto, que aparece, note se, num honroso 33° lugar (!), na versão do site para o meu telemóvel; quanto à segunda temática que referi, zero peças jornalísticas na primeira página do site, e suponho que tb da app, da RR. Sou tentado a perguntar: se fosse D. Américo Aguiar o patriarca eleito de Lisboa aconteceria a mesma coisa nas vésperas de tomar posse como novo bispo diocesano da capital e de entrar solenemente na diocese?
A Emissora Católica Portuguesa não deveria ser uma referência na informação religiosa - católica, desde logo, e não só?

Atento

• Hero Member
« Responder #3701 em: Setembro 02, 2023, 12:01:08 am »
A RR tem de ser resgatada deste buraco em que se meteu.

Tem de ser generalista,  com jornalistas de qualidade , que dominem o direto, com conteúdos estruturados e não esta coisa que não é coisa nenhuma.

Uma cópia da rfm, Comercial,  m80 e afins, que vai canibalizando a rfm, por exemplo.

Isto não é nada.

Só não é rasgada de alto abaixo nas audiências no próximo estudo porque tem uma boa velinha junto da Santa Marktest.

Continuem!!!

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #3702 em: Setembro 02, 2023, 12:22:31 am »
E dinheiro para isso?
O Atento acha que a RR devia ser como ele quer, ora a RR não e como eu quero ou Atento quer, a RR é que os ouvintes e os anunciantes querem que ela seja.
A RR tem estado a recuperar na publicidade, ou seja os anunciantes estão para já satisfeitos, há marcas que estão anunciar pela primeira vez na Católica.
E tem que ser assim, nesta fase, porque a RR não pode andar sistematicamente a despedir sobretudo jornalistas.
Às pessoas como o Atento e o Cristiano tem que se convencer que para a a RR, ser uma rádio melhor, em todos aspectos, incluindo o site, tem que ter dinheiro.

Chamem me manterialista à vontade, mas as Paróquias, como por exemplo a minha, que até fica numa zona privilegiada da cidade(Avenidas Novas, também sistematicamente com difilcades graves). Aqui não há milagres salvificos.

Sobre as Cerimónias da tomada de posse do novo Patriarca, a RR, tal Canção Nova e a Maria, vai acompanhar tudo numa emissão especial...

Atento

• Hero Member
« Responder #3703 em: Setembro 02, 2023, 12:28:31 am »
E dinheiro para isso?
O Atento acha que a RR devia ser como ele quer, ora a RR não e como eu quero ou Atento quer, a RR é que os ouvintes e os anunciantes querem que ela seja.
A RR tem estado a recuperar na publicidade, ou seja os anunciantes estão para já satisfeitos, há marcas que estão anunciar pela primeira vez na Católica.
E tem que ser assim, nesta fase, porque a RR não pode andar sistematicamente a despedir sobretudo jornalistas.
Às pessoas como o Atento e o Cristiano tem que se convencer que para a a RR, ser uma rádio melhor, em todos aspectos, incluindo o site, tem que ter dinheiro.

Chamem me manterialista à vontade, mas as Paróquias, como por exemplo a minha, que até fica numa zona privilegiada da cidade(Avenidas Novas, também sistematicamente com difilcades graves). Aqui não há milagres salvificos.

Sobre as Cerimónias da tomada de posse do novo Patriarca, a RR, tal Canção Nova e a Maria, vai acompanhar tudo numa emissão especial...

Pois não tem que ser assim como se provará um dia.

No seu penúltimo comentário parece não estar satisfeito...

Só se colocou sem querer um "não "...

pdnf

• Hero Member
« Responder #3704 em: Setembro 02, 2023, 12:44:54 am »
Vou escrever aqui novamente... se falarmos de Marktest, convinha, mas convinha mesmo que nos questionários que são preenchidos online ficasse exatamente claro de que rádio se fala: só há uma entrada em sistema "Renascença FM" que presumo ser a RFM. Por outro lado, se fizer a pesquisa por RR, Rádio Renascença, o que seja, com acentos, sem cedilha, não aparece nada. Tenho para mim, que isto prejudica as rádios da R/Com nos estudos. A própria Mega é preciso escrever de uma dada forma muito específica para ser encontrada. Ora, isto não acontece com mais nenhuma das grandes rádios.
Rádio é: