Autor Tópico: Renascença  (Lida 1079613 vezes)

Atento

• Hero Member
Re: Renascença
« Responder #60 em: Outubro 17, 2016, 11:16:56 am »
Notas Soltas Sobre a "nova" RR:

1- Apesar da melhoria face àquilo que estava instituído, considero o produto final apresentado medíocre;

1.1- A entrevista ao Ministro da Segurança Social e Trabalho, Vieira da Silva, foi de um amadorismo assombroso;

1.2- O debate entre Henrique Raposo e Jacinto Lucas Pires foi sofrível e ficou pela rama;

1.3- Tudo aquilo que é trazido à antena fica pela rama e é apresentado de uma forma desgarrada;

1.4- Pelo meio, ao longo da emissão, martelavam umas músicas estafadas;

1.5- Os bons comunicadores veem-se, quando são postos à prova, sem a muleta da música a metro ou de umas piadinhas, treinadas até à exaustão, antes de irem para o ar, numa rádio musical. Com efeito, Carla Rocha não tem andamento para um programa deste género. Na verdade, tal como já disse aqui várias vezes, um programa tendencialmente de palavra exige verdadeiros comunicadores que dominem os conteúdos apresentados e a forma como os apresentam;

1.6- A seguir às manhãs surgiu Carlos Bastos, que trouxe música a metro e a "historieta" inenarrável do abre latas  pela voz da Myriam Gonçalves...

Até ao momento, tudo isto numa escala de 0-20 valores tem uma nota de 7 valores.

Sendo assim, do meu ponto de vista, os espaços entre as 06:30 e as 12:00 são medíocres, pouco estruturados, desgarrados, martelados com/por músicas estafadas.  Jornalistas, apresentadores e colaboradores fazem dos ouvintes quase verdadeiros analfabetos...  Apresentam tudo pela rama e saltam de tema em tema ao som da martelada de algumas musicas estafadas...
« Última modificação: Outubro 17, 2016, 11:46:22 am por Atento »

Danl

• Hero Member
« Responder #61 em: Outubro 17, 2016, 12:22:00 pm »
Numa escala de 0-20 valores até ao momento não lhe dava uma nota assim tão baixa. A meu ver, uns 12 talvez. Estamos apnas nas primeiras horas de emissão.

Não desgosto do ambiente descontraído dos locutores. Falei do novo spot a fazer lembrar do da londrina LBC, mas esta RR lembra-me igualmente um pouco a francesa Europe 1.

Estava à espera de melhor no espaço de Carlos Bastos. E regresso outra vez à playlist, um autêntico vira o disco e toca o mesmo.

sousafcsh

• Newbie
  • *
« Responder #62 em: Outubro 17, 2016, 12:43:19 pm »
A nova grelha é bem pensada, embora o tal reforço no desporto se resuma a uma tertúlia ás Segundas com o Pedro Azevedo, o Rui Miguel Tovar é o Manuel Cajuda (dois que deveriam aproveitar para um renascimento da Frente Desportiva).
De resto faz-me falta a antiga Frente Desportiva. Os relatos, as reportagens, os concursos com ouvintes, os convidados especiais. Oiço regularmente o Carrussel Deportivo na SER e o Tiempo de Juego na COPE e são programas ligeiros, que tratam o futebol e o desporto como uma festa, sem deixarem de lado a informação é os relatos.

Atento

• Hero Member
« Responder #63 em: Outubro 17, 2016, 12:45:15 pm »
Numa escala de 0-20 valores até ao momento não lhe dava uma nota assim tão baixa. A meu ver, uns 12 talvez. Estamos apnas nas primeiras horas de emissão.

Não desgosto do ambiente descontraído dos locutores. Falei do novo spot a fazer lembrar do da londrina LBC, mas esta RR lembra-me igualmente um pouco a francesa Europe 1.

Estava à espera de melhor no espaço de Carlos Bastos. E regresso outra vez à playlist, um autêntico vira o disco e toca o mesmo.

1- A Manhã merecia mais e melhor;

2- Não suportei a música martelada estafada pelo meio;

3- Pouca riqueza pensante dos intervenientes;

4- O sumo informativo foi pífio;

5- A entrevista ao ministro foi medíocre;

6- O programa apresentado pelo Carlos Basto(s) não tem ponta por onde se pegue;

Perante isto, não posso dar mais do que 7 valores. A primeira impressão é sempre a que fica...e para mim não foi agradável.

sousafcsh

• Newbie
  • *
« Responder #64 em: Outubro 17, 2016, 12:48:45 pm »
Tinham um excelente animador para as manhãs, Paulino Coelho de seu nome, que conseguiria facilmente fazer a transição entre a animação e os conteúdos informativos

Atento

• Hero Member
« Responder #65 em: Outubro 17, 2016, 12:55:42 pm »
A nova grelha é bem pensada, embora o tal reforço no desporto se resuma a uma tertúlia ás Segundas com o Pedro Azevedo, o Rui Miguel Tovar é o Manuel Cajuda (dois que deveriam aproveitar para um renascimento da Frente Desportiva).
De resto faz-me falta a antiga Frente Desportiva. Os relatos, as reportagens, os concursos com ouvintes, os convidados especiais. Oiço regularmente o Carrussel Deportivo na SER e o Tiempo de Juego na COPE e são programas ligeiros, que tratam o futebol e o desporto como uma festa, sem deixarem de lado a informação é os relatos.

1- Concordo.

2- Grelha bem pensada...mas sem unhas para tocar a guitarra, ou seja, sem recursos humanos para pôr em prática uma grelha de palavra que exige gente a dominar os conteúdos a desenvolver e a forma como são apresentados. Uma grelha como esta exige músculo e sumo nos conteúdos. A não aposta no desporto aliena muitos ouvintes... é inacreditável como não apostam em conteúdos desportivos, desenvolvendo uma frente desportiva semelhante àquilo que é apresentado pelas rádios que mencionou.

3- Por tudo isto, volto a repetir não posso dar mais do que 7 valores ao produto que nos foi apresentado. Tenho muitas dúvidas que consigam melhorar substancialmente as audiências face ao modelo anterior...Só se a perda de audiência da antena1 nos últimos meses (quase 2%) seja misteriosamente transferida para esta nova RR. Se tal acontecer, os estudos da Marktest ficam com a sua credibilidade muito abalada...

sousafcsh

• Newbie
  • *
« Responder #66 em: Outubro 17, 2016, 05:30:06 pm »
Novo espaço das 17 ás 20h30, supostamente apenas com o Jose Pedro Frazao, é uma martelada de notícias com músicas com locução da Marta Ventura. Comentários de 1 minuto e meio, que nem para abordar um tema pela rama dá. Não percebo o que seja isto

radiosul

• Full Member
« Responder #67 em: Outubro 17, 2016, 05:59:54 pm »
A nova grelha é bem pensada, mas tem música a mais e temas que deviam ser mais aprofundados. Não ouvi a emissão entre as 10 e as 17. Não me posso pronunciar. Gosto do desenho sonoro dos jingles, passa uma imagem de estação europeia de referência.
É urgente uma lufada de ar fresco na seleção musical. Temo que os fins de semana sejam de música a metro e para aí remeteram os nomes do Óscar Daniel, António Freire e outros.
 Quanto ao desporto, como o futebol não é a "minha praia" poderei ser suspeito na apreciação. Acho que já teve mais peso na programação, depois tornou-se mesmo minimalista. De qualquer modo penso que o tempo de 7 ou 8 jogos com relatores nos campos terminou, porque os jogos eram todos (ou quase) no mesmo dia e à mesma hora e hoje em dia isso não acontece, podia haver era uma boa aposta em bons espaços de debate.

Atento

• Hero Member
« Responder #68 em: Outubro 17, 2016, 06:24:39 pm »
A nova grelha é bem pensada, mas tem música a mais e temas que deviam ser mais aprofundados. Não ouvi a emissão entre as 10 e as 17. Não me posso pronunciar. Gosto do desenho sonoro dos jingles, passa uma imagem de estação europeia de referência.
É urgente uma lufada de ar fresco na seleção musical. Temo que os fins de semana sejam de música a metro e para aí remeteram os nomes do Óscar Daniel, António Freire e outros.
 Quanto ao desporto, como o futebol não é a "minha praia" poderei ser suspeito na apreciação. Acho que já teve mais peso na programação, depois tornou-se mesmo minimalista. De qualquer modo penso que o tempo de 7 ou 8 jogos com relatores nos campos terminou, porque os jogos eram todos (ou quase) no mesmo dia e à mesma hora e hoje em dia isso não acontece, podia haver era uma boa aposta em bons espaços de debate.

1- Sim, os temas deviam ser mais aprofundados. Na maior parte das vezes, dá a ideia que os intervenientes não os dominam;

2- As músicas estão estafadas e entram de forma martelada na emissão;

3- A maioria dos jogos concentra-se ao sábado e domingo entre as 16:00 e as 20:00. Seria inteligente criar ao fim de semana um espaço de desporto entre as 16:00 e as 23:00 para acompanhar os jogos, outras modalidades, intervenção dos ouvintes, entrevistas, debates e descontracção, tal como fazem, por exemplo, no país vizinho as rádios espanholas. Mas parece que vamos ter música a metro o que torna a programação da RR num híbrido...

4- Este modelo adotado pela RR foi desenvolvido pela primeira vez em Portugal pela antena1 entre 2013 a abril de 2016 (altura em que a antena1 inicia a sua estrondosa queda nas audiências)... Dá quase a ideia que alguém deu ordem para os responsáveis da antena1 desactivarem esse modelo... Estranhamente ou não esse modelo acaba de ser replicado pela RR e TSF... Há cada uma que parecem duas... Um verdadeiro fenómeno do Entroncamento... Acresce ainda que a tarde antena1 de cariz mais informativo e de palavra era muito, muito superior ao que é agora apresentado pela TSF e RR.
« Última modificação: Outubro 17, 2016, 06:29:51 pm por Atento »

Atento

• Hero Member
« Responder #69 em: Outubro 17, 2016, 06:55:07 pm »
Vou lançar um desafio...

Comparem a programação da antena1 com a da atual RR...:

RR:

http://rr.sapo.pt/noticia/66175/renascenca_tem_novo_formato_e_nova_grelha

Antena1:

http://www.rtp.pt/antena1/programacao

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #70 em: Outubro 17, 2016, 07:07:07 pm »
Regressa a edição das 19.30 de Bola Branca...

sousafcsh

• Newbie
  • *
« Responder #71 em: Outubro 17, 2016, 07:34:28 pm »
Para já uma rádio que se quer de palavra da muito pouco tempo de antena aos seus convidados (maldito teclado do tablet)
« Última modificação: Outubro 17, 2016, 07:55:43 pm por sousafcsh »

Atento

• Hero Member
« Responder #72 em: Outubro 17, 2016, 07:39:15 pm »
Para já uma rádio que se quer de palavra da muito pouco tempo de Santana aos seus convidados

Certo...

A RR tenta copiar "Os Grandes Adeptos" da antena1 e o "Jogo Jogado" da TSF... A cópia é medíocre, atabalhoada, caindo em lugares comuns, com a agravante de os comentadores não conseguirem explanar os seus argumentos de forma consistente, porque a ditadura do tempo impõe-se... (Não há ninguém responsável que decida eliminar as músicas estafadas e marteladas na emissão  e começar mais cedo a tertúlia?). Continuam a pensar a carvão...Bom...lá chegarão...Não percamos a esperança... Afinal de contas demoraram 10 anos para acabar com a música a metro...quando aqui pelo fórum quase todos já tinham chegado a essa conclusão há muito tempo...

Sente-se que a música a metro fez os seus estragos na RR. O desmame vai ser difícil e complicado... Há gente que parece ter dificuldades no puro direto...
« Última modificação: Outubro 17, 2016, 07:46:38 pm por Atento »

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #73 em: Outubro 17, 2016, 07:53:45 pm »
«Jogo Jogado» que até subiu de horário, para as 20.00. Até parece que os da TSF adivinharam...

sousafcsh

• Newbie
  • *
« Responder #74 em: Outubro 17, 2016, 07:54:09 pm »
Espaço de desporto com 3 comentadores e conseguem despachar em 14 minutos a Taça de Portugal, a liga dos Campeões e o Braga na Liga Europa.
« Última modificação: Outubro 17, 2016, 07:57:27 pm por sousafcsh »