Como estamos no tópico da Renascença, devo dizer que tirando os 2 Papas que recentemente faleceram ( Vento e Francisco), que me lembre a RR abriu 2 especiais, um pela morte de Mário Soares e outro pela morte de Jose Policarpo na altura, Cardeal Patriarca de Lisboa.
Já morreram Bispos e a RR, não fez especiais.
Acho que quando morreu o Pinto da Costa tiveram espaços mais alargados, recordo-me de que à hora do funeral dele houve o sismo e da parte desportiva seguiram para o IPMA, nessa tarde a Inês passou muito pouca música.
Mas lá está, isso é o que é a RR. No apagão viu-se aquilo que deveria ser a rádio. Aliás, fizeram uns jingles todos engraçados, nos dias seguintes à la TSF, com as melhores frases do dia, e foi na onda Papa, Apagão e Queda do Governo. Ainda tive um vislumbre que tivesse sido uma oportunidade para arrepiar caminho, mas foi sol de pouca dura.
Eu não quero a RR a ser a TSF ou a Observador, mas acho mesmo que podia ser a melhor rádio portuguesa, com uma divisão 50% informação, 50% entretenimento/música. Tinha condições excecionais para isso, sem ter as amarras que a Antena 1, quer se queira quer não tem. Nunca seria rádio para ganhar, pois acho que mais depressa me sai o Euromilhões (e não jogo!) do que a RFM ou a Comercial perdem a liderança nos próximos 20 anos, mas para ter um terceiro lugar absolutamente consistente, acima dos 10%, isso sem qualquer dúvida.