Autor Tópico: Bareme Rádio  (Lida 522296 vezes)

SamM

• Hero Member
Re: Bareme Rádio
« Responder #330 em: Outubro 12, 2018, 02:28:54 pm »
Comercial: 17,2% AAV (-0,8pp)
RFM: 16,7% (-0,6)
M80: 6,0% (+0,4)
Antena 1: 4,3% (-0,5)
RR: 4,3% (-0,6)
Mega Hits: 2,7% (-0,4)
TSF: 2,4% (-0,5)
Cidade FM: 2,2% (+0,3)
Antena 3: 1,5% (-0,4)
Rádio Sim: 0,8% (+0,2)
Smooth FM: 0,6% (=)

Se está tanta gente em queda, para onde foi o publico???

De férias.
E estando de férias,  ou não ouvem rádio ou o pouco que ouvem será mais dividido por exemplo por rádios locais.  É um raciocínio possível...

Enviado do meu E5603 através do Tapatalk

Essa explicação pode "resultar" em parte mas tendo em consideração o mesmo critério (férias), a quebra na audiencia devia ser sensivelmente proporcional à sua audiencia...

Ou seja se uma rádio tem 17% de AAV e cai 0,6, então uma que tem 2% devia cair 0,1.....

Na minha opinião o Bareme Rádio foi e continua a ser uma "treta" que serve para tirar uma ideia pouco clara sobre as audiencias rádios. Considerar este estudo algo credível parece-me cada vez mais discutível.

guest6

• Visitante
« Responder #331 em: Outubro 12, 2018, 02:35:06 pm »

De férias.
E estando de férias,  ou não ouvem rádio ou o pouco que ouvem será mais dividido por exemplo por rádios locais.  É um raciocínio possível...

Essa explicação pode "resultar" em parte mas tendo em consideração o mesmo critério (férias), a quebra na audiencia devia ser sensivelmente proporcional à sua audiencia...

Ou seja se uma rádio tem 17% de AAV e cai 0,6, então uma que tem 2% devia cair 0,1.....

Na minha opinião o Bareme Rádio foi e continua a ser uma "treta" que serve para tirar uma ideia pouco clara sobre as audiencias rádios. Considerar este estudo algo credível parece-me cada vez mais discutível.
Também me parece muito discutível a credibilidade,  pois quando as audiências online não são consideradas,  acho que estamos falados...

ToLv

• Hero Member
« Responder #332 em: Outubro 12, 2018, 05:16:24 pm »

De férias.

Também me parece muito discutível a credibilidade,  pois quando as audiências online não são consideradas,  acho que estamos falados...

Totalmente de acordo. Muito discutível a forma como são medidas as audiências. Há anos que deixaram de ser fiáveis, dada a imensidão de forma de hoje se poder ouvir (ou consumir, de uma outra forma) rádio. Só o método de amostragem é terrível.

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #333 em: Outubro 12, 2018, 06:11:46 pm »
As audiências não são eleições, onde cada um vota na rádio da sua preferência.
São indicadores, que servem mais para os anunciantes publicitários.

Já há muito que foram detectadas fragilidades neste sistema de estudos, mas a partir do momento que ele é aceite por todos os players, é que há.

joao_s

• Hero Member
« Responder #334 em: Outubro 14, 2018, 12:59:21 pm »
Estes resultados de audiências não contemplam informação que permita perspetivar o todo, ie, não se menciona a percentagem de população que não ouve rádio de forma regular (constato que tem vindo a aumentar), não é apresentada a distribuição de audiência pelas regiões do território, faixas etárias, estratos socioeconómicos, etc. Apenas são focados valores absolutos da percentagem de população que ouve rádio regularmente. Acresce que, alegadamente, falta rigor ao processo, uma vez que está centrado nos hábitos de escuta pela via da radiofrequência, descartando quem ouve nas soluções/plataformas digitais.

Os dados disponíveis mostram aquilo que reiteradamente tenho vindo a referir. O serviço público de radiodifusão sem público não tem razão de existir, está de costas voltadas para todos aqueles que pagam a taxa. A soma de audiências das três estações nacionais da RTP iguala a M80 que nem sequer tem uma rede nacional, de facto em muitos locais do país não há sinal disponível desta estação. Isto é confrangedor e se, por hipótese, fosse feito um inquérito/sondagem aos portugueses sobre a alienação das estações de rádio da esfera do estado, julgo que o resultado seria previsível. Em suma, a RTP-Radiodifusão está em estado de agonia.

Muito fracos os resultados da RR. Programação assimétrica (não significa diversificada, pelo contrário), alguns locutores sem brio que se arrastam nos horários de continuidade, banda sonora banal, enfim…

A Smooth FM regista uma queda de 40% relativamente aos valores médios, cerca de 1%. Eventualmente, as causas poderão residir no efeito de sazonalidade (verão, férias, falta de sinal RF nos locais de destino) e na falta de rigor no processo/método/aplicação do estudo das audiências que não contempla os meios de escuta através tecnologias digitais.

Em suma, a rádio encaminha-se para a irrelevância, apenas um meio de entretenimento avulso, pelo que, tudo indica, o desinvestimento deve continuar a verificar-se. Resume-se a uma forma de entretenimento barata na produção. Não se perspetiva nada de novo no horizonte. Sempre existe a alternativa das estações de rádio internacionais…

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #335 em: Outubro 14, 2018, 02:46:16 pm »
No meu tempo, a "irrelevancia" da radio chamava-se crise. A rádio estava sempre em crise.

Mas isto é cíclito, pelo menos desde que apareceu a televisão. Por vezes alguns fenómenos ( por exemplo o mítico Despertar, que no tempo, era o ópio do povo), mas que nem são muito longos.

A rádio tem o seu lugar, mas é algo que geralmente poucos falam, preferem sublinhar uma qualquer peça televisão a que assistiram.

Por outro lado, estes estudos têm vários factores sectoriais , como etários, localidade e sócio económicos. Mas estes nunca são referidos.

Sobre os números da rádio pública. Realmente como contribuinte, incomodam- me estes números. Tendo três frequências nacionais, estes números são pifios.

E concordo, que vai contunuar o desinvestimento, porque dois dos principais grupos(MCR e RTP), preferem o investimento na televisão.

Enfim, daqui a 15, ainda estaremos a falar no mesmo. Seja " crise"  ou "irrelevancia", mas as rádios que temos, continuarão a ser as de sempre...
« Última modificação: Outubro 14, 2018, 02:48:14 pm por R4 »

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #336 em: Outubro 14, 2018, 03:04:29 pm »
Nos últimos 2 anos tivemos novos estúdios para o Grupo RR e TSF, a criação de equipas multimédia para a Antena 1 e principalmente Antena 3 e ainda a aposta grande da Comercial nos podcasts, entre outras coisas. Não se pode falar assim tanto de desinvestimento.

Agora quanto às audiências é outra história. Nunca tivemos uma rádio com tanto share como a Comercial. As Manhãs da Comercial são um programa estrela, mesmo que já tenham atingido o pico de popularidade vão continuar a encher Coliseus, coisa que nunca me tinha passado pela cabeça em 22 anos. Volto a insistir na mesma tecla, num país com 4 canais de informação claro que é muito difícil as rádios generalistas se safarem, por qualquer coisa que façam. Depois Mega e Cidade sofrem por terem 80% das playlists aproveitadas por Comercial e RFM e a Antena 3 por alguma desorganização.

Sobre a RTP, continuar a preferir tanto a televisão neste momento é um erro grave: é muito mais fácil a Antena 1 e principalmente a 3 crescerem do que a RTP1 que já está a sentir-se ameaçada pelo cancro chamado CMTV com que há pouco a fazer.
« Última modificação: Outubro 14, 2018, 04:54:24 pm por radiokilledtheMTVstar »

Atento

• Hero Member
« Responder #337 em: Outubro 14, 2018, 04:03:24 pm »
Nos últimos 2 anos tivemos novos estúdios para o Grupo RR e TSF, a criação de equipas multimédia para a Antena 1 e principalmente Antena 3 e ainda a aposta grande da Comercial nos podcasts, entre outras coisas. Não se pode falar assim tanto de investimento.

Agora quanto às audiências é outra história. Nunca tivemos uma rádio com tanto share como a Comercial. As Manhãs da Comercial são um programa estrela, mesmo que já tenham atingido o pico de popularidade vão continuar a encher Coliseus, coisa que nunca me tinha passado pela cabeça em 22 anos. Volto a insistir na mesma tecla, num país com 4 canais de informação claro que é muito difícil as rádios generalistas se safarem, por qualquer coisa que façam. Depois Mega e Cidade sofrem por terem 80% das playlists aproveitadas por Comercial e RFM e a Antena 3 por alguma desorganização.

Sobre a RTP, continuar a preferir tanto a televisão neste momento é um erro grave: é muito mais fácil a Antena 1 e principalmente a 3 crescerem do que a RTP1 que já está a sentir-se ameaçada pelo cancro chamado CMTV com que há pouco a fazer.

A RTP1 e a RTP3 têm muito por onde crescer, haja vontade.

Esperemos que Maria Flor Pedroso organize a informação desorganizada da RTP TV. Por aqui a RTP pode e deve crescer...

Tenhamos esperança em José Fragoso...a partir de 2019 já pode mexer na grelha da RTP1...até lá está fechada ainda pelo obtuso e incipiente Deusdado.
Sem o NAS do Canal Q, o Grupo RTP respira melhor...

Só falta saltar o diretor da 3.

joao_s

• Hero Member
« Responder #338 em: Outubro 14, 2018, 04:15:21 pm »
Das sucessivas intervenções que faz, deduzo que pertencemos a uma mesma geração, caro “R4”. Quando refere “o meu tempo”, acho que se refere a um período de tempo em que aquilo que ouvia, também eu ouvia.

Os conceitos de “crise” e “irrelevância” são distintos.  Na primeira pressupõe-se uma situação temporária, finda a qual o sistema tende a retomar o equilíbrio, na segunda atinge-se o ponto de não retorno, o processo tende para a irreversibilidade.

No período de tempo a que se refere, tinha uma rádio capaz de inovar, com bons profissionais capazes de criar um ambiente aprazível, com o qual sucessivas camadas de auditório se identificava, não estavam reféns da rádio pré-formatada, eram mais autênticos, e ouvíamos rádio pelo gosto da descoberta, ouvir o que de novo se ia fazendo nas diferentes áreas. Antes a rádio filtrava, procurava educar o ouvido, hoje é a chafurdice formatada que se constata.

Nesse tempo ouvia-se rádio com gosto, alguns programas eram uma referência, hoje é um produto descartável para as gerações mais novas. Algo que enche o habitáculo do veículo com som. Predominando estas gerações que referi no auditório, isto tende para a superficialidade mesmo que haja maior investimento, isto porque não foram criados hábitos de escuta para que considerem a rádio como algo de substancial no seu dia-a-dia. Hoje a rádio é um produto descartável, não deixa memória.

No tempo das rádios piratas, muitas vezes feitas por altruísmo  e pro bono, havia produtos radiofónicos bem superiores às rádios nacionais de hoje, pasme-se  ao que isto chegou…

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
« Responder #339 em: Outubro 16, 2018, 12:25:33 pm »
No tempo das rádios piratas, muitas vezes feitas por altruísmo  e pro bono, havia produtos radiofónicos bem superiores às rádios nacionais de hoje, pasme-se  ao que isto chegou…

E que tal abrir realmente as portas às pessoas com paixão pela rádio como se fazia nas rádios piratas em vez de ter rádios que recrutam a uma certa universidade, ou pessoas nas rádios públicas a arrastarem-se por anos e anos? É que sabe, neste momento é muito mais possível alguém com o curso de Comunicação Social tentar a sorte como youtuber do que tentar sequer imaginar entrar em alguma rádio já não digo nacional, mas local! É triste mas é assim.

ToLv

• Hero Member
« Responder #340 em: Outubro 16, 2018, 12:42:21 pm »

E que tal abrir realmente as portas às pessoas com paixão pela rádio como se fazia nas rádios piratas em vez de ter rádios que recrutam a uma certa universidade, ou pessoas nas rádios públicas a arrastarem-se por anos e anos? É que sabe, neste momento é muito mais possível alguém com o curso de Comunicação Social tentar a sorte como youtuber do que tentar sequer imaginar entrar em alguma rádio já não digo nacional, mas local! É triste mas é assim.

Bem dito. Lamentavelmente, mas muito bem dito.

pdf

• Visitante
« Responder #341 em: Outubro 16, 2018, 01:23:39 pm »
Mas não há YouTubers a ir para a Cidade FM e para a Mega? Veja-se como isso resulta bem (ironia).

Atento

• Hero Member
« Responder #342 em: Outubro 16, 2018, 01:59:09 pm »
Precisamos de comunicadores a sério!

Carla Rocha ainda continua nas manhãs da RR?

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #343 em: Outubro 16, 2018, 03:08:02 pm »
O caro Atento, anda muito desatento. A Carla já foi corrida da RR, por  incompetência pura. Andaram à procura de tal grande comunicador, mas parece que eles andam muito escondidos e não encontrou nenhum. E estão em conversações adiantadas com um nome forte, de um país dos Palops, por causa da língua.

Sobre os youtubers. Temos que não ter preconceitos. Antigamente, as estrelas da rádio, vinham da televisão. De repente lembro me de Carlos Cruz, talvez o melhor comunicador português da TV, que se adaptou com a mesma qualidade à rádio.

Actualmente, mal ou bem, as referências de grande parte dos jovens, estão nos canais de YouTube. Portanto, não é nada estranho que isto sirva como campo de recrutamento para as rádios mais jovens. Tentar potencializar a sua visibilidade e popularidade.

E, não tendo preconceitos, há casos de malta que tem jeito e quem não tem.

A que mais me impressionou ao princípio foi a Yolanda Tati. Tinha boa voz, bem colocada e era uma boa comunicadora. Actualmente já enjoa, aquela linguagem sempre igual, tipo " Miss Yolo na casa" e outros jargoes, já não são suportáveis.

Conguito não tem jeito, apesar de esforçado, já Mafalda Castro( já com experiência da MTV), está a crescer e hoje na Mega, para mim, é a segunda melhor animadora, a seguir à Filipa Galrrao.
« Última modificação: Outubro 16, 2018, 03:11:04 pm por R4 »

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
« Responder #344 em: Outubro 16, 2018, 04:58:19 pm »
Vamos lá clarificar isto, eu queria ser claro, mas com todo o respeito parece que só o Tiago percebeu.
Eu quis dizer que para além de youtuber/streamer ser uma das saídas mas possíveis para quem sai de um curso de CS neste momento, quem lá entra ganha rapidamente a noção de trabalhar em rádio como uma hipótese longínqua porque já sabe como é dificílimo entrar! Por isso é que me doi quando parece que querem dizer que os jovens nem sequer querem trabalhar em rádio. Muito provavelmente se não fosse um mundo assim tão fechado até teria muito mais relevância entre os jovens, não acham? Já o problema do diminuição do tempo de escuta esse está em todo o mundo.

Já ouvi muitas entrevistas de gente que começou em rádios pirata e a começar com 16, 17 anos e depois a serem convidados para rádios maiores... quem nos dera que elas existissem hoje! Mas aceitar alguém com este tipo de carreira profissional hoje em dia seria ficção científica.

Apesar de sermos uma minoria aqui no fórum e haver um choque natural de gerações penso que jovens como eu e o Tiago, com todo o respeito, merecemos um pouco mais de compreensão muitas vezes.