Já disponível no site da Marktest
https://www.marktest.com/BaremeRadioRank/
Onde a luta está mais renhida é no circuito chamemos-lhe da nostalgia M80 - Renascença, no resto as diferenças são mais largas, sempre a favor do grupo Bauer, que mesmo na nostalgia ganha, mas com menor margem. O resto, mais do mesmo, apenas saliento a CMR, que começa a aparecer e a Smooth que tem as melhores audiências de sempre.
Mais do mesmo não...
Antena2 cai para números muito preocupantes.
Antena 3 leva uma patada, atirando-a para números vergonhosos.
Vamos ser claros: os números da Antena 2 e Antena 3 são inaceitáveis e isso tem de resolvido definitivamente.
Mas essas duas rádios estarem mal não é novidade nenhuma, dai ter escrito o que escrevi.
No caso da Antena 2, o problema está na programação que apresentam durante o dia entre as 10h e as 20h, onde temos um excesso de palavra, como já o escrevi aqui várias vezes(Livros, poesia, ciência, 20m de noticias às 17h é muito tempo, mesmo sendo eu favorável a que tenham noticias, cartaz cultural, etc, etc)
Já a playlist diária tem de ser pensada e não apenas ter muito por base as efemérides, aniversários, espectáculos do dia, ou lançamentos de novos discos, sim, mas não tanto. Em Espanha por estes dias de verão, alguma da playlist, tem base temática, por exemplo o desamor, ou amor não correspondido e preencheram duas horas das nossas 12h às 14h com escolhas música a isso associado, ou passear por Espanha e seguiram-se duas horas das nossas 16h às nossas 18h de música de compositores espanhóis e alguns temas associados às regiões, etc, etc.
Depois há ainda o excesso de Luís Caetano no ar(não tenho nada contra ele, algumas vezes até é interessante), se ele tem o seu programa à noite, não precisa de surgir por sistema mais durante o dia, mas aparece a falar de livros, a falar de poesia, a fazer o jazz o 2 com a Maria João Corvela, etc, é demais e ainda tem um programa aos Sábados de 2h a meio da tarde(agora está de férias, mas tem).
Por fim ainda está este verão o excesso de programas em repetição, fora das madrugadas, assim não dá.
Em relação à Antena 3, o problema está no programa da manhã entre as 7h e as 10h que não puxa, na playlist ao longo do dia que devia incluir coisas que passam na Comercial, RFM, Cidade, Mega, etc, no esquema que já disse várias vezes de 2 para 1, duas estilo actual, uma das outras e por ai fora.
O problema está também na obrigação de passar uma certa percentagem de música portuguesa, que depois os leva a serem obrigados a meter coisas que sinceramente, se incluíssem a música portuguesa no esquema 2 para 1 que propus anteriormente, talvez a coisa pudesse melhorar, mas não sei.
E alguns programas serem demasiado fora, mas ai acho que a 3 deve continuar com coisas como, Sinais de Fumo, Coiote, Domingo no Mundo, os de Segunda a Quinta à noite, etc, porque se não forem eles, aquelas músicas nunca passarão na rádio em Portugal.