Autor Tópico: Bareme Rádio  (Lida 520341 vezes)

Memorias da Radio

• Hero Member
Re: Bareme Rádio
« Responder #1920 em: Maio 18, 2026, 09:10:18 pm »
Comercial: 21,0%
RFM: 16,2%
M80: 8,6%
Renascença: 8,3%
RTP A1: 5,2%
Cidade FM: 3,2%
TSF: 2,6%
RTP A3: 2,5%
R.Observador: 2,3%
Mega Hits: 2,3%
Smooth FM: 1,1%
RTP A2: 0,5%
Nova Era: 0,4%
Orbital: 0,4%
Radar: 0,2%

Bauer: 30,0%
Renascença Multimédia: 24,9%
RTP Rádio: 7,9%

https://eco.sapo.pt/2026/05/18/comercial-aumenta-distancia-para-a-rfm-renascenca-com-melhor-resultado-em-13-anos/

Lá terei que meter a viola ao saco. As pessoas aceitaram a mudança de logo e o reposicionamento da Renascença. Podia ter corrido muito mal, mas não correu. O que tenho curiosidade é em perceber à custa de que regiões foi este aumento.

A Comercial a bater penso que um recorde de audiências ou se não, pelo menos máximos históricos renovados ou perto disso. A RFM vai afundando cada vez mais e nem sequer disputa de todo a liderança neste momento com a Comercial, nem é um campeonato como chegou a ser. Está a perder audiência a médio e longo prazo.

O que é que se passou com a TSF? Estava tão bem e de repente corrige 1 ponto percentual? Trocaram a TSF pela  Renascença neste estudo ou houve algo de errado em antena? De ter oxigénio perde-o... assim?

Antena 3 nos 2,5% mas ainda tinha que ter mais. Observador a ser levada no percentual por Lisboa e pela primeira vez a zona do Litoral Norte a contribuir acima do percentual para este resultado. É de notar a região sul, onde consegue 1,5%. Atenção que Sul abrange Alentejo e Algarve.

A Mega Hits não consegue respirar de alívio, recupera apenas 4 décimas. Não posso considerar que inverta uma tendência descendente, precisaremos de mais um bimestre para perceber.

Nota por fim para as rádios do Montez a sul todas a desaparecerem do mapa: Sudoeste, Amália e Marginal apanharam por tabela, a primeira e última com os temas dos centros emissores e terem estado quase 2 meses sem emitir, mas mesmo no caso da Amália não sei o que aconteceu. Aguenta-se a Nova Era, que com dois emissores na mesma região consegue 0,4% a nível nacional. Se Nova Era e Orbital se juntassem provavelmente conseguia furar a marca de 1% com a menor distorção estatística.

Aqueles 0,2% da Radar são esquisitos.

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #1921 em: Maio 18, 2026, 10:35:47 pm »
Finalmente uma plataforma decente que disponibiliza os dados do Bareme Rádio:

https://www.marktest.com/BaremeRadioRank/

Atento

• Hero Member
« Responder #1922 em: Maio 18, 2026, 11:24:05 pm »
Finalmente uma plataforma decente que disponibiliza os dados do Bareme Rádio:

https://www.marktest.com/BaremeRadioRank/

Os dados por regiões também deveriam ser apresentados.

nelsonsoares

• Hero Member
« Responder #1923 em: Maio 19, 2026, 09:17:27 am »

https://eco.sapo.pt/2026/05/18/comercial-aumenta-distancia-para-a-rfm-renascenca-com-melhor-resultado-em-13-anos/
Reclamar publicamente da Marktest e do Bareme, leva a resultados maravilhosos 😎😎😎
Somos nós que temos uma perceção diferente do que acontece na realidade?
Não me parece.
É como diz o Júlio, isto vale aquilo que vale, mas...

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #1924 em: Maio 19, 2026, 09:54:23 am »
Reclamar publicamente da Marktest e do Bareme, leva a resultados maravilhosos 😎😎😎
Somos nós que temos uma perceção diferente do que acontece na realidade?
Não me parece.
É como diz o Júlio, isto vale aquilo que vale, mas...

Não há absolutamente nenhuma explicação para a queda abrupta da TSF que neste momento deverá ser a que menos aborda esses aspetos. Têm apostado em desporto como nunca e eles deverão ter com certeza dados que sustentem essa aposta, enquanto o resto da programação mantém-se estável.

De resto, o Memórias disse tudo. Nota apenas para a 3 que confirma o bom momento mesmo com a Mega a começar a recuperar e a Cidade que cai e muito. Como a 3 está definitivamente mais rejuvenescida desde 2022 e a Cidade parece ter muito mais público 25-35 que a Mega (nota-se pela playlist e até por quem intervém no Whatsapp), podem começar a estar a disputar o mesmo público etário.

SamM

• Hero Member
« Responder #1925 em: Maio 19, 2026, 01:59:11 pm »
Mas alguém acredita que em 2 meses a TSF perdeu 1/3 do auditório e a outras rivais do sector informativo não?!

Além disso a própria Marktest produz um barometro onde a TSF lidera há 3 meses seguidos no Digital....

ruicleto

• Hero Member
« Responder #1926 em: Maio 19, 2026, 03:40:55 pm »
Mas alguém acredita que em 2 meses a TSF perdeu 1/3 do auditório e a outras rivais do sector informativo não?!

Além disso a própria Marktest produz um barometro onde a TSF lidera há 3 meses seguidos no Digital....

Já aqui o referi, várias vezes, que nunca fui chamado a contribuir para a estatística das audiências da rádio, que acompanho desde muito novo...
Caso me possam adicionar, escuto, por esta ordem: Antena 2, TSF, Antena 1, M80 Manteigas (M80 nacional), Observador Viseu (Observador nacional), RCI (local de Viseu).

estvmkt

• Hero Member
« Responder #1927 em: Maio 19, 2026, 08:44:42 pm »
Ruicleto,não ouve a M80 95.6 em Viseu?

ruicleto

• Hero Member
« Responder #1928 em: Maio 20, 2026, 09:12:28 am »
Ruicleto,não ouve a M80 95.6 em Viseu?

Sim, quando está em emissão nacional pois o RDS comuta (no carro) entre 104,4 e 95,6 em Viseu. De modo mais regular, e como sou natural de Manteigas, escuto a M80 Manteigas pois, na emissão local, sempre vai falando da "terrinha".

tuscano332

• Hero Member
« Responder #1929 em: Maio 20, 2026, 10:45:42 am »

Agora que a RFM, tem tido melhor selecção musical que a Comercial, é que tem essa diferença de quase 5% a perder, começo a pensar que não vale muito a pena o esforço de melhorar. A Comercial, não precisa de fazer nada, é deixar andar como está, que nos próximos tempos a coisa não vai mudar nada.

As 3 rádios de palavra a Antena 1 e a Observador estão a ir num bom caminho, embora a 1 pudesse ter mais, a TSF precisa de melhorar ou não tarda é comida pela Observador, que, mesmo fora da net, chegando a menos locais até se está a safar. Repetindo o caso da TSF é algo estranho.

O resto, a RR melhorou, não percebo como, aquilo é 2 programas e pouco mais(3 da Manhã e Hotel California dos fins-de-semana) e está quase a chegar à M80, que tem de fazer algo.

Nas duas principais para o público mais jovem, Cidade e Mega, dá-me a sensação que estão a perder o público alvo, para outras.

As outras não mudou muito, está tudo mais ou menos na mesma, ainda que a Antena 3 me pareça ter melhorado um pouco, mas podia ter mais. Só é pena a Antena 2 não subir muito disto, pois está muito melhor do que já esteve(ainda que continue a ter o problema do excesso de palavra em alguns horários, onde não o devia ter, particularmente nas tardes dos dias de semana).
« Última modificação: Maio 20, 2026, 10:52:27 am por tuscano332 »

MEGAHITS_SINTRA

• Sr. Member
« Responder #1930 em: Maio 20, 2026, 11:35:10 pm »

A Comercial com boa distância para a RFM, não merecida, andam ambas com playlists de ''cortar os pulsos'', mas os programas da RFM são assumidamente melhores, na minha opinião.

RR perto da M80, disputam um público parecido, mas tenho gostado bastante de ouvir mais a RR, mistura bem as várias ''eras'' musicais, incluindo música nova também. A locução está qb, mas audível.

A Cidade com uma queda perigosa, sempre fui defensor de deixar a Catarina nas manhãs, não percebi a mudança radical de painéis dum momento para o outro. Aliado a isso uma playlist cheia de mofo, é receita perfeita para a desgraça.

A Mega não anda nem desanda, vamos ver a desgraça do próximo Bareme com a esquizofrenia atual da playlist, aliada aos painéis desgastados.

A Orbital a aparecer, não entendo como, aquilo é quase só remixes pobres de êxitos pop atuais.

A SW completamente desaparecida, aliada à ausência de 2 meses em Lisboa. Parece não ter força nenhuma no Porto.