Autor Tópico: Bareme Rádio  (Lida 515842 vezes)

Memorias da Radio

• Hero Member
Re: Bareme Rádio
« Responder #1905 em: Março 17, 2026, 01:03:42 pm »
Queda violenta da Mega Hits, nada que não tivesse previsto aqui: de 2,7% para 1,9% AAV é violento. Ainda pior é no Share de audiência, apenas 1,3% (já era fraco, 1,7% de share, e a única estação em que o share é menor que a AAV).

O reach semanal manteve-se praticamente inalterado, contudo, com 7,8% a comparar face aos 8% da última vaga. Quer dizer isto que quem ouve a Mega, agora, já não ouve todos os dias. Apenas, pelo menos, 1 vez por semana. Por arrasto quer dizer que o modelo da Mega está a falir, porque o que conta para os anunciantes nacionais é a AAV.

Comercial perde quase 1% de AAV em apenas 2 meses, mas está dentro da variação habitual da rádio. Por sua vez, a SmoothFM consegue ganhar uma décima com o emissor do Porto... (completar aqui o meu comentário de sempre)

No grupo RTP só há a assinalar a variação do reach semanal da Antena 3, de 4.4% para 3.7%, porque de resto está tudo na mesma.

Batida FM perde 50% do reach semanal, de 0.6 para 0.3.
No Ar sobe significativamente o seu reach, de 1.3 para 1.8%.
A Nova Era aguenta-se e insiste em não morrer, registando um aumento de 0,3% para 0,5% AAV com a estratégia mais pop.
TSF reforça para 3,6% quase integralmente em prejuízo da Rádio Observador, que desce no cômputo geral.
A Amália deixa de registar AAV e o Correio da Manhã Rádio consegue perder (!) reach semanal, corrige de 1,3% para 1%.

Nove3Cinco sobe de 0,8% para 1% no reach semanal e a Rádio Nova de 0,2% para 0,3%.

« Última modificação: Março 17, 2026, 01:06:12 pm por Memorias da Radio »

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #1906 em: Março 17, 2026, 02:07:34 pm »
Observador bem melhor,Mega cada vez pior.
RFM nada muda.
M80 sobe e bem.
Antena 1 e Cidade FM tudo igual
Isso está confuso, todas as que referiste descem (a Mega muito mas as outras são descidas marginais), menos a Antena 1 que mantém o seu AAV relativamente ao Bareme de Dezembro.
https://freeimage.host/i/qWTY812

tuscano332

• Hero Member
« Responder #1907 em: Março 17, 2026, 02:36:44 pm »
Observador bem melhor,Mega cada vez pior.
RFM nada muda.
M80 sobe e bem.
Antena 1 e Cidade FM tudo igual

A Observador baixa duas décimas...

A 3 baixa uma décima

A Antena 2 baixa uma décima
A Antena 2 que continue com quase 30m de conversa das 14h.45 até às 15h e  com um Jornal enorme às 17h que vai longe, parece-me é que vai é piorar, quando até está com programas melhores que os que já teve.

Concordo. A Antena 2 não é uma rádio cultura, mas sim clássica - o próprio sistema PTY diz isso. Demasiada conversa, mesmo sendo muito boa, enfada as pessoas. Essas conversas deviam estar em podcasts, acessíveis na própria estação. Num tempo em que o digital impera, as opções musicais (CD, internet, etc.) à disposição do ouvinte são evidentes! Também estou de acordo que a Antena 2 tem, atualmente, melhores programas de um modo geral.
A Hora é das 14h.45 até às 15h.10, esta segunda dia 16, fiz questão de voltar a ouvir, foram novamente os tais quase 30m de fala, o espaço diário do Luís Caetano, com mais um excerto de uma entrevista ao falecido Mario Zambujal, sinal horário e o espaço de ciência, é mesmo muito tempo, assim não vai lá. A Antena 2 devia ter durante a semana, repetindo, apenas ter o Ronda da Noite mais voltado para a conversa e conversas esporádicas, uma por semana, quando fosse necessário, sem hora fixa durante o dia, não muito longas com músicos, agentes culturais, cineastas etc, para divulgarem o que vão fazendo, eventualmente uma ou duas rubricas curtas e o Magazine diário. O Noticiário tem de haver sim, mas não com esta longa duração, uns curtos de 2 em duas horas até às 20h talvez fosse melhor que isto, mas eu sei que é difícil, teriam de contratar mais jornalistas, coisa de momento não há, como foi dito à provedora.

Em relação à Mega concordo aquilo assim só vai ter tendência para piorar, o resto normal, sendo que a Antena 1 mantem e as outras todas descem, mas é como dizem é marginal, se calha no próximo já sobem é o io oi habitual, sem mudar a ordem.
« Última modificação: Março 17, 2026, 02:42:17 pm por tuscano332 »

SamM

• Hero Member
« Responder #1908 em: Março 17, 2026, 05:20:07 pm »
Este Bareme é fantástico... A TSF entre o penúltimo bareme de 2025 e agora quase aumentou 50% a audiência...

A Antena1 também subiu de 4,4 para 4,9...

A Observador desce 0,2 face ao anterior mas manteria o valor do penúltimo estudo....

É obvio que estes estudos não fazem sentido, tendo em conta a apregoada conquista de mercado pela Observador...

Que campeonato emocionante!

paulof

• Jr. Member
  • **
« Responder #1909 em: Março 17, 2026, 05:23:58 pm »
Litoral Norte (Fev. 26)
| Estação de Rádio | Total |
|---|---|
| Total Rádio | 60.1 |
| R. Comercial | 20.4 |
| RFM | 13.8 |
| R. Renascença | 7.0 |
| Mega Hits | 5.1 |
| M80 | 5.0 |
| Cidade FM | 4.6 |
| Antena 1 | 4.0 |
| Antena 3 | 3.3 |
| R. Santiago (Guimarães) | 2.8 |
| TSF | 2.5 |
| R. Onda Viva | 1.4 |
| Fama Rádio | 1.3 |
| Nove3Cinco | 1.2 |
| R. Barcelos | 1.2 |
| R. Observador | 0.7 |
| R. Fundação | 0.6 |
| R. Cidade Hoje | 0.5 |
| R. NOAR | 0.4 |
| R. Geice FM | 0.3 |
| Antena 2 | 0.2 |
| R. Jornal FM (Paredes) | 0.2 |
| R. Regional de Arouca | 0.2 |
| R. Vizela | 0.2 |
| R. Voz do Neiva | 0.2 |
| RAM-R. Alto Minho | 0.2 |
| Rock FM (de Portugal) | 0.2 |
| Smooth FM | 0.2 |
| Canção Nova | 0.1 |
| Metropolitana Barreiro | 0.1 |

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #1910 em: Março 17, 2026, 10:01:25 pm »
Litoral Norte (Fev. 26)
| Estação de Rádio | Total |
|---|---|
| Total Rádio | 60.1 |
| R. Comercial | 20.4 |
| RFM | 13.8 |
| R. Renascença | 7.0 |
| Mega Hits | 5.1 |
| M80 | 5.0 |
| Cidade FM | 4.6 |
| Antena 1 | 4.0 |
| Antena 3 | 3.3 |
| R. Santiago (Guimarães) | 2.8 |
| TSF | 2.5 |
| R. Onda Viva | 1.4 |
| Fama Rádio | 1.3 |
| Nove3Cinco | 1.2 |
| R. Barcelos | 1.2 |
| R. Observador | 0.7 |
| R. Fundação | 0.6 |
| R. Cidade Hoje | 0.5 |
| R. NOAR | 0.4 |
| R. Geice FM | 0.3 |
| Antena 2 | 0.2 |
| R. Jornal FM (Paredes) | 0.2 |
| R. Regional de Arouca | 0.2 |
| R. Vizela | 0.2 |
| R. Voz do Neiva | 0.2 |
| RAM-R. Alto Minho | 0.2 |
| Rock FM (de Portugal) | 0.2 |
| Smooth FM | 0.2 |
| Canção Nova | 0.1 |
| Metropolitana Barreiro | 0.1 |

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

A bruta distância da RFM para a Comercial no Litoral Norte, ena pá...

Mega Hits se continua a fazer 5% no Litoral Norte deve estar a fazer... nem sei, 1% em Lisboa e Coimbra?

A Antena 3 com 3.3%. Muito bom.

Santiago com 2.8% surpreende-me. Mesma coisa para a Onda Viva, ter 1.4%, davam-na como morta há uns meses mas as gentes da Póvoa e tudo à volta ali a segurá-la firme. Menos positivo é o caso TSF/Rádio Observador, uma está mal que com 4 emissores na área do Litoral Norte só vai aos 2.5%, mas a outra está péssima - 0.7% é a falta de um emissor no Monte da Virgem, só pode. Precisam mesmo de um.

Difícil de engolir em Guimarães é a cabazada que a Santiago dá à Fundação: 2.8% para 0.6% é dose. E dose pouco digerível para vimaranenses.

Bons resultados da Fama Rádio e sobretudo da Nove3Cinco com um emissor de apenas 500w. Resultados também interessantes da Geice considerando a área que cobre por hertziana. Não se entende porque é que a Nova Era não aparece lá.

Na classe "bolinha de estrume": Antena 2 com apenas 0.2% para a rede que tem, no contexto de uma escola como o ESMAE presente no Porto, é só ridículo; a Metropolitana não pega de todo no Litoral Norte, 0.1% é absurdo de mau mas têm o que merecem com a música que escolhem.

Por fim, gostaria de destacar a SmoothFM.

A SmoothFM, como vimos, regista no Litoral Norte uns promissores 0.2%.

É uma rádio recente, ainda com dois locutores e alguns erros na playlist, mas com um formato interessante, com diversas rubricas e programas ao longo do seu dia e sem nunca se cingir a ser uma rádio apenas de playlist, ou uma rádio repetitiva. Acredito que beneficiaria sinceramente de ter um emissor no Porto a emitir em FM, nem que fosse com apenas 500W e numa boa localização, como a CidadeFM já hoje possui. De facto, não se compreende como é que, no Litoral Norte, se cinge à transmissão pelo online e nada mais, especialmente num grupo como a Bauer que tudo tão bem tem coberto a nível nacional com os seus emissores locais, sempre mantidos primando pela excelência absoluta de quem sem dúvida sabe o que faz, no grupo líder de radiodifusão em Portugal e na Europa.

Arreda-se assim uma área de 3 milhões de ouvintes da escuta de um produto de absoluto luxo, completamente essencial para o desenvolvimento da comunicação social em Portugal e absolutamente decisivo na sua expansão, ao não fornecer um transmissor de FM para a SmoothFM no Norte do país. O Porto chora copiosamente a não existência desta estação no seu éter radiofónico, tão universal quanto outros em qualquer parte do mundo, tão específico como só no Norte pode ser. Pedro Abrunhosa já fez inclusivamente declarações inflamadas no seu Instagram e consta mesmo, segundo soube, que amanhã haverá um motim na Batalha.

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #1911 em: Março 17, 2026, 11:27:35 pm »
Este Bareme é fantástico... A TSF entre o penúltimo bareme de 2025 e agora quase aumentou 50% a audiência...

A Observador desce 0,2 face ao anterior mas manteria o valor do penúltimo estudo....

É obvio que estes estudos não fazem sentido, tendo em conta a apregoada conquista de mercado pela Observador...

Eu não dou grande credibilidade ao estudo e realço sempre as minhas grandes reservas face ao método de recolha dos dados de audiência, mas essas diferenças no caso em concreto fazem algum sentido. Rádios informativas normalmente descem no verão, altura em que esse penúltimo Bareme foi realizado.

Faz mais sentido comparar com o Bareme imediatamente anterior ou até com o do 1B de 2025. E aí as variações são do mais "corriqueiro" que há.

Agora, se acho que se devia avançar para um outro tipo de medição de audiências em rádio, a par do que se faz em outros países europeus? Claramente que sim.

Nem vou sequer comentar o ranking do Litoral Norte, só tenho mesmo alguma curiosidade pelos valores em Lisboa e Porto. E mesmo assim, como disse atrás, com reservas.
« Última modificação: Março 17, 2026, 11:34:08 pm por AG »

SamM

• Hero Member
« Responder #1912 em: Março 18, 2026, 09:57:30 am »

Eu não dou grande credibilidade ao estudo e realço sempre as minhas grandes reservas face ao método de recolha dos dados de audiência, mas essas diferenças no caso em concreto fazem algum sentido. Rádios informativas normalmente descem no verão, altura em que esse penúltimo Bareme foi realizado.

Faz mais sentido comparar com o Bareme imediatamente anterior ou até com o do 1B de 2025. E aí as variações são do mais "corriqueiro" que há.

Agora, se acho que se devia avançar para um outro tipo de medição de audiências em rádio, a par do que se faz em outros países europeus? Claramente que sim.

Nem vou sequer comentar o ranking do Litoral Norte, só tenho mesmo alguma curiosidade pelos valores em Lisboa e Porto. E mesmo assim, como disse atrás, com reservas.

Por essa lógica de busca pela informação por parte do público, a Observador devia ter seguido essa tendência e isso não ocorreu.

Por outro lado, o braço armado da Marktest para a audiencia pela NET, considera a TSF a mais ouvida digitalmente. Ora se a TSF é a mais ouvida digitalmente, e a Observador é limitada na cobertura do território, conjugado com os estudos localizados por região, que vamos vendo, como se explica que a TSF tenha apenas 1% de vantagem sobre a Observador?

Várias peças deste puzzle nao fazem sentido e todas pela mesma fonte, a Marktest.

"O netAudience da Marktest é um sistema híbrido de audiência de Internet, com elevado grau de integração e interdependência de 3 fontes independentes de recolha de dados:

netScope (dados site-centric)
dados censitários de tráfego dos sites auditados e aderentes ao sistema. Informação recolhida através de script inserido em todas as páginas desses mesmos sites.

mega panel (dados user-centric)
dados amostrais baseados em painéis de grande dimensão (mega panel desktop > 30 000 participantes; mega panel mobile > 15 000 participantes) que fornecem perfil sociodemográfico dos sites auditados pelo netScope, para as plataformas PC e Mobile.

meter panel (dados user-centric)"

Zeca 2021

• Hero Member
« Responder #1913 em: Março 18, 2026, 10:22:24 am »

Metropolitana Barreiro ?!?!?
Rock FM Portugal ???!?!?

No Litoral Norte ?!? :) :) :)

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #1914 em: Março 18, 2026, 10:38:18 am »

Rock FM Portugal ???!?!?

As regiões da Marktest são estas:

https://www.marktest.com/wap/glossary.aspx?key=RegioesMkt&define=1#:~:text=Regi%C3%A3o%20da%20Grande%20Lisboa%20Distrito%20de%20Lisboa,Cascais,%20Lisboa,%20Loures,%20Odivelas,%20Oeiras%20e%20Sintra.

Radiofilo

• Hero Member
« Responder #1915 em: Março 18, 2026, 10:48:42 am »
Sim, existe uma Rock Fm em Portugal, mas, só online (radiorockfm.pt).

Inclusivamente, o mítico Luís Filipe Barros tem por lá um programa aos Domingos das 22h às 24h intitulado "Na Linha do Prog".

Zeca 2021

• Hero Member
« Responder #1916 em: Março 18, 2026, 11:25:57 am »

Rock FM Portugal ???!?!?

Barreiro, aquela localidade ali perto de Gaia

Atento

• Hero Member
« Responder #1917 em: Março 18, 2026, 02:18:06 pm »

Rock FM Portugal ???!?!?

Barreiro, aquela localidade ali perto de Gaia

Pelo menos sabem que existe uma outra em Espanha...