Autor Tópico: Bareme Rádio  (Lida 522344 vezes)

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
Re: Bareme Rádio
« Responder #195 em: Novembro 17, 2017, 05:16:24 pm »

Ter generalistas/informativas ou musicais como líderes depende muito de país para país e dos mais diversos fatores. Acharia interessante estudar o que leva a essas preferências de país para país. Como é que nós somos tão diferentes no consumo de rádio dos Espanhóis mesmo aqui ao lado?

Descobri há uns tempos as audiências da rádio em Itália onde já estive 2 vezes - um país que para o bem e para o mal é muito mais parecido connosco do que a França - e há algumas semelhanças:

1. RTL 102.5 – 8.483.000 pessoas | líder destacada há vários anos, esta rádio é musical mas tem manhãs informativas e ainda relatos de futebol de jogos importantes (seleção nacional e competições europeias). Quem sabe se este modelo poderia funcionar em Portugal.
Penso que teria sucesso. Na minha opinião é o que deveria ser a TSF, ou seja, falta mais música ao longo do dia. Já ouvi gravações da TSF no tempo do saudoso Emídio Rangel e, de facto, assim era.
Mas esse seria o "meu" projecto para um "RCP - Rádio Clube Português" se tivesse capacidade para isso. Não passa infelizmente de um sonho.
Mas atenção que música da RTL 102,5 é na linha da Comercial... será que a TSF assim mais informal vingaria?

Agora estava cá a pensar sonhar... imaginem uma Virgin Radio portuguesa a nível nacional com esta playlist (recomendo mesmo http://www.virginradio.it/sezioni/1636/radiocomando) e com os maiores nomes do rock na rádio como o Freitas, o Luis Filipe Barros, etc que poderiam ter os seus programas de autor como lá...
Já agora, aproveito para deixar esse tal trecho de emissão da TSF, no já distante ano de 1989, nos primeiros tempos pós-legalização.
https://www.mixcloud.com/radiodependente/tsf-03-09-1989/

Danl

• Hero Member
« Responder #196 em: Novembro 18, 2017, 09:57:28 am »

Ter generalistas/informativas ou musicais como líderes depende muito de país para país e dos mais diversos fatores. Acharia interessante estudar o que leva a essas preferências de país para país. Como é que nós somos tão diferentes no consumo de rádio dos Espanhóis mesmo aqui ao lado?

Descobri há uns tempos as audiências da rádio em Itália onde já estive 2 vezes - um país que para o bem e para o mal é muito mais parecido connosco do que a França - e há algumas semelhanças:

1. RTL 102.5 – 8.483.000 pessoas | líder destacada há vários anos, esta rádio é musical mas tem manhãs informativas e ainda relatos de futebol de jogos importantes (seleção nacional e competições europeias). Quem sabe se este modelo poderia funcionar em Portugal.
Penso que teria sucesso. Na minha opinião é o que deveria ser a TSF, ou seja, falta mais música ao longo do dia. Já ouvi gravações da TSF no tempo do saudoso Emídio Rangel e, de facto, assim era.
Mas esse seria o "meu" projecto para um "RCP - Rádio Clube Português" se tivesse capacidade para isso. Não passa infelizmente de um sonho.
Mas atenção que música da RTL 102,5 é na linha da Comercial... será que a TSF assim mais informal vingaria?

Agora estava cá a pensar sonhar... imaginem uma Virgin Radio portuguesa a nível nacional com esta playlist (recomendo mesmo http://www.virginradio.it/sezioni/1636/radiocomando) e com os maiores nomes do rock na rádio como o Freitas, o Luis Filipe Barros, etc que poderiam ter os seus programas de autor como lá...
Já agora, aproveito para deixar esse tal trecho de emissão da TSF, no já distante ano de 1989, nos primeiros tempos pós-legalização.
https://www.mixcloud.com/radiodependente/tsf-03-09-1989/

Que recordação fantástica, esta, a da TSF em 1989! Parece-me ser o David Borges a conduzir a emissão...
De manhã era o António Macedo.
Obrigado por esta autêntica pérola.

Atento

• Hero Member
« Responder #197 em: Novembro 30, 2017, 03:46:01 pm »
Também em Espanha a liderança nas audiências pertence a uma rádio generalista de palavra:
http://prnoticias.com/radio/egm-radio/20166292-egm-cope-sube-frente-caida-cadena-ser

Asantosc12

• Global Moderator
  • Hero Member
« Responder #198 em: Dezembro 20, 2017, 05:12:57 pm »
Parece que a RFM reconquistou a liderança nesta última vaga do Ano. Segundo o Facebook a vaga mais alta de sempre (ainda vamos ver isso). Parece que isto vai ser uma disputa Rádio Comercial vs RFM. Espero pela Audiência da RR vs Antena 1 para saber se ouve mudanças!

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #199 em: Dezembro 20, 2017, 05:51:31 pm »
A RR fica à frente  da A1, ainda não tenho números e a Rfm a maior audiência de sempre, penso que 16,5...

Asantosc12

• Global Moderator
  • Hero Member
« Responder #200 em: Dezembro 20, 2017, 06:05:58 pm »
Segundo os Meios e Publicidade a RFM tem 16,5% e a Comercial 15,9%. http://marketeer.pt/2017/12/20/rfm-volta-a-ultrapassar-comercial/

Atento

• Hero Member
« Responder #201 em: Dezembro 20, 2017, 06:56:36 pm »
Segundo os Meios e Publicidade a RFM tem 16,5% e a Comercial 15,9%. http://marketeer.pt/2017/12/20/rfm-volta-a-ultrapassar-comercial/

A TSF voltou a sofrer uma descida tremenda.

Quanto ao grupo RTP, em princípio, os números para cada uma das antenas será semelhante ao da vaga anterior, salvo se a antena1 ficou abaixo dos 4% e a antena3 nos 2%.
« Última modificação: Dezembro 20, 2017, 09:13:37 pm por Atento »

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #203 em: Dezembro 20, 2017, 07:05:12 pm »
Renascença recupera, apenas a uma décima da M80, mas o grande trambolhão é para a TSF, que desce para uns pifios 2,6, atrás da MEGA e Cidade...

Asantosc12

• Global Moderator
  • Hero Member
« Responder #204 em: Dezembro 20, 2017, 07:13:08 pm »
Audiência Acumulada de Véspera (AAV):
RFM - 16,5% (+0,7 pp)
Comercial - 15,9%
M80 - 5,5%
RR - 5,4%
Antena 1 - 4,1% (-0,1 pp)
Mega Hits - 2,8% (+0,1 pp)
Cidade - 2,7%
TSF - 2,6% (-0,7 pp)
Antena 3 - 1,6%
Smooth FM - 1%
Rádio SIM - 0,9%
Antena 2 - 0,4%

Share de Audiência:
RFM - 25,3%
Comercial - 22,7%

Reach Semanal:
RFM - 32,6%
Comercial - 32,6%

Total dos Grupos em AAV :
Grupo Renascença Multimédia - 24,2%
Media Capital Rádios - 23,2%

Total dos Grupos em Share de Audiencia:
Grupo Renascença Multimédia - 36,8%
Media Capital Rádios - 35%

Total dos Grupos em Reach Semanal :
Grupo Renascença Multimédia - 46,6%
Media Capital Rádios - 43,7%

Atento

• Hero Member
« Responder #205 em: Dezembro 20, 2017, 07:16:23 pm »
Renascença recupera, apenas a uma décima da M80, mas o grande trambolhão é para a TSF, que desce para uns pifios 2,6, atrás da MEGA e Cidade...

Muito sinceramente não estava à espera que a Renascença recuperasse rapidamente 0,7% face à vaga anterior...
Efeito Ana Galvão?

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #206 em: Dezembro 20, 2017, 07:25:08 pm »
É possível, a Ana foi um achado. Engraçado que já gostava de a ouvir na 3 e sempre disse para comigo que não tardaria  miuto para ela estar na 1. É provavelmente, ela também esperaria e foi para a rádio com mais semelhanças com a Rádio pública...

Não tenho dúvidas que o auditório da RR gostou dela à primeira...

« Última modificação: Dezembro 20, 2017, 07:32:42 pm por R4 »

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #207 em: Dezembro 20, 2017, 07:53:20 pm »
RR a recuperar bem, dou a mão à palmatória.

Já em relação à TSF, não me surpreende absolutamente nada. Cada vez que pico a rádio lembro-me do funesto RCP de Luís Osório...

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #208 em: Dezembro 20, 2017, 08:10:45 pm »
Gostava mesmo de saber onde é a que a RFM foi buscar público novo (atenção, não estou a lançar suspeições). A Comercial manteve-se, a Mega e a Cidade estão praticamente na mesma... Claro que o fim da kizombada traria de volta alguns ouvintes, agora isto nem devia estar nos melhores sonhos deles.

A Comercial levou uma tareia surpreendente. As Manhãs ainda devem continuar a dominar contra o Café da Manhã, mas mais nenhum algum horário deve ser lider. A Rugeroni e o Wilson não são maus mas não entusiasmam ninguém, e o Já se faz Tarde infelizmente só por ter mais palavra pode afastar público... lá está, é muito dificil para muita gente desabituar-se da música a metro. As noites com a Arroja não são nada (e desconfio que é gravado) e devem ser esmagadas pelo Oceano Pacífico.
Conhecendo o Pedro Ribeiro, vêm aí mudanças. Aposto no regresso da Mixórdia o mais depressa possível e desistir, mesmo que não conte nada, do Comercial Night Out.

Antena3 sobe e desce, desce e sobe, mas +0,2% quererá dizer o quê... +10mil ouvintes? Continua a ser pouco e se a história se repetir, não querendo ser profeta da desgraça, lá volta a descer para a próxima. As manhãs devem continuar a ganhar alguns ouvintes mesmo com aquela rubrica onde o melhor ainda é a voz do Toy, e penso que a Prova Oral está mais popular que nunca. Quanto ao resto já estou farto de dar a minha opinião, não me quero repetir.

Tenho que tirar o chapéu à RR, "calou-nos" a todos :o. Mesmo muito desorganizada só prova que é ainda é um nome poderosíssimo e quase "amada" por muita gente (acrescentando, também se soube hoje que tem o site mais visitado entre as rádios). Curiosamente a TSF perde exatamente... 0,7%. Transferência de público?
Surpreendente também ver a Antena1 a descer e a não ganhar nada com a desorganização da RR.
Parece ainda que a Smooth já agarrou todo o seu público e só volta a crescer se tiver mais emissores.

Atento

• Hero Member
« Responder #209 em: Dezembro 20, 2017, 08:31:44 pm »
0,2- cerca de 30 mil ouvintes.

A antena1 desce em cerca de 15 mil ouvintes (é residual). Em todo caso, tem programação, organização e profissionais para mais. Será que os ouvintes portugueses são diferentes dos franceses, espanhóis, etc?

A RR vai buscar os ouvintes à "abstenção",  à TSF, à Comercial?