Autor Tópico: Bareme Rádio  (Lida 522261 vezes)

pdf

• Administrator
  • Hero Member
Re: Bareme Rádio
« Responder #1290 em: Outubro 11, 2023, 12:58:26 pm »
Fortíssimos os 95,5 de Lagos.

Era a minha frequência de eleição quando passava férias na Meia Praia.

A Antena 3 nessa altura desdobrava com a RDP Algarve, não dava para ouvir sempre. As locais da região não eram opção para um adolescente. A Capital emitia em 104,0 e 102,3 mas o som era tão mau que nem valia a pena.

Por isso, só dava Cidade. À altura, como referi, em 95,5. Muda para Loulé mais tarde.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #1291 em: Outubro 11, 2023, 09:50:05 pm »
É curioso que o relato do mau som da emissão da Rádio Capital nas locais parecia ser até um bocado transversal... recordo-me de ter lido por aí que já os 89.3 da antiga Rádio Praia de Odemira tinham um mau som, e se não me falha a memória em Mono, até.

A Cidade deve ainda hoje fazer uma boa audiência em Faro, sendo a única jovem portuguesa deste género...

Curiosidade: aqui não há muito tempo, Ana Galvão parodiou Caio Cézar (uma frase que eu nunca esperei escrever) nas manhãs da Renascença, a tentar imitar o estilo. Esse vídeo não está no Youtube, mas creio que ainda está pelo TikTok num vídeo de compilação das 3 da Manhã, e só me espantou não causar grandes ondas à época (foi antes das férias).

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #1292 em: Outubro 11, 2023, 10:07:11 pm »
Fortíssimos os 95,5 de Lagos.

Era a minha frequência de eleição quando passava férias na Meia Praia.

A Antena 3 nessa altura desdobrava com a RDP Algarve, não dava para ouvir sempre. As locais da região não eram opção para um adolescente. A Capital emitia em 104,0 e 102,3 mas o som era tão mau que nem valia a pena.

Por isso, só dava Cidade. À altura, como referi, em 95,5. Muda para Loulé mais tarde.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Certo. Nessa altura a TSF emitia ainda na frequência de Loulé depois justamente de ter começado a emitir para o Algarve em 1992/1993 nesses 95,5 mas com a Cidade nos 100,1 de São Brás. A TSF e a Cidade logo desde o início foram as primeiras "locais" a querem expandir-se para outras regiões. A TSF inclusive concorreu para os alvarás de Lisboa, Porto, Coimbra e Faro (só ganhou na capital e na cidade dos estudantes, aqui associada a um grupo de jornalistas locais).

Lá para o final da década (1997?) a AACS dissolve o alvará de Lagos e a Cidade muda-se para a frequência actual, ao mesmo tempo que a TSF passa para os 90,9 de Faro da antiga Rádio Santa Maria, com troca de frequência em 2010 para 101,6.

O mau som da Capital era geral. Ainda me lembro de ouvir os 103,9 de Mortágua ali em 2002/2003 com um som muito mau, uma espécie de ruído de fundo como o da TSF na Lousã, só que ainda em pior.

joao_s

• Hero Member
« Responder #1293 em: Outubro 11, 2023, 10:11:35 pm »
Segundo me foi dito por pessoas mais velhas, essa Cidade no Algarve, também teve exatamente o mesmo efeito que em Lisboa e Porto.
Toda a gente ouvia.
Chegou mesmo a existir uma reunião entre várias rádios locais do Algarve, propositadamente para debater sobre essa Rádio Cidade.

Na segunda metade dos anos 80 não haviam redes sociais, nem todos os outros canais de comunicação a que hoje temos acesso, no entanto a popularidade desta estação espalhou-se a uma velocidade estonteante. Não foi através do meios formais de comunicação, foi através de passar a palavra.

Os ingredientes para o êxito foram, no meu ponto de vista:

Produto de entretenimento que rompe com o tradicional/formal > sonoplastia sofisticada > ritmo da emissão > dinamização/ presença dos locutores > estilo de comunicação de proximidade > divulgação das novidades e memória dos clássicos > apoio e divulgação dos artistas portugueses > produto inovador. Numa primeira fase, conquista de audiência jovem, na segunda fase, conquista dos pais dos jovens, adultos de meia-idade e população ativa (que também tinha na estação salvaguardados os seus pontos de interesse) = resultado para o sucesso.

Numa palavra, tudo isto foi pensado e planeado. Não aconteceu por acaso.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #1294 em: Outubro 11, 2023, 11:29:33 pm »
Coincide também com o boom dos conteúdos brasileiros: novelas brasileiras, a SIC com a Globo, por aí fora, e uma grande vaga de emigração do Brasil para cá num país pós-ditadura militar e pós-1985, com muito caminho para fazer. Foi uma junção virtualmente perfeita de forma e função.

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #1295 em: Outubro 12, 2023, 01:11:00 pm »
Quando sairá o Bareme? Noto finalmente alguma frescura na playlist da Comercial...

Enviado do meu 21091116UG através do Tapatalk

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #1296 em: Outubro 12, 2023, 02:11:32 pm »
Penso que o próximo estudo será referente aos meses de Setembro /Outubro e sendo assim só será conhecido em Novembro.
Ja se sabe que nos meses de verão, Julho e Agosto não há audiências.

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #1297 em: Outubro 12, 2023, 02:19:18 pm »
Penso que o próximo estudo será referente aos meses de Setembro /Outubro e sendo assim só será conhecido em Novembro.
Não, normalmente sai um nesta semana ou na próxima referente ao meses de verão (junho, julho e setembro). Assim tem sido desde 2014 quando foram implementados os 5 bimestres.

SamM

• Hero Member
« Responder #1298 em: Outubro 12, 2023, 04:57:59 pm »

Estou mesmo ansioso... Mas qual o grau de credibilidade desse estudo?! Alguma vez isso foi debatido seriamente?!

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #1299 em: Outubro 12, 2023, 06:17:58 pm »
Pois não sei. Não trabalho na Marktest.
Mas esta história das "velinhas", está a colocar imensas dúvidas sobre os resultados.
Por exemplo, qual a rádio que vai ser mais favorecida, a que tem mais velinhas acesas, ou será a que tem as velinhas mais originais ou a quem tem  as velinhas com mais  durabilidade?
Muitas dúvidas, que estão já a colocar muitas dúvidas sobre estes estudos.

pdnf

• Hero Member
« Responder #1300 em: Outubro 12, 2023, 07:44:54 pm »
Pois não sei. Não trabalho na Marktest.
Mas esta história das "velinhas", está a colocar imensas dúvidas sobre os resultados.
Por exemplo, qual a rádio que vai ser mais favorecida, a que tem mais velinhas acesas, ou será a que tem as velinhas mais originais ou a quem tem  as velinhas com mais  durabilidade?
Muitas dúvidas, que estão já a colocar muitas dúvidas sobre estes estudos.

Eu continuo a bater no mesmo ponto, da forma que surge a opção para preencher o estudo, as rádios do grupo R/Com são prejudicadas. Essa questão das velinhas, não faz sentido para mim.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #1301 em: Outubro 12, 2023, 09:36:52 pm »
Pois...
E o grupo, como todos os outros, ainda pagam por esses estudos que cada vez menos têm algo de verdade.
Mas é o que há...

nelsonsoares

• Hero Member
« Responder #1302 em: Outubro 13, 2023, 10:26:54 am »
É curioso que o relato do mau som da emissão da Rádio Capital nas locais parecia ser até um bocado transversal... recordo-me de ter lido por aí que já os 89.3 da antiga Rádio Praia de Odemira tinham um mau som, e se não me falha a memória em Mono, até.

A Cidade deve ainda hoje fazer uma boa audiência em Faro, sendo a única jovem portuguesa deste género...

Curiosidade: aqui não há muito tempo, Ana Galvão parodiou Caio Cézar (uma frase que eu nunca esperei escrever) nas manhãs da Renascença, a tentar imitar o estilo. Esse vídeo não está no Youtube, mas creio que ainda está pelo TikTok num vídeo de compilação das 3 da Manhã, e só me espantou não causar grandes ondas à época (foi antes das férias).
Confirmo que a Cidade tem uma excelente audiência no Algarve.
A emissão no Barlavento não entra tão bem como no Sotavento (também o emissor está em Loulé), mas por Portimão e pelas proximidades, a Cidade é claramente a rádio que tem mais audiência entre os mais jovens.
Para o público mais jovem, em certos horários, há a Alvor FM, a Kiss FM, a Solar num estilo mais alternativo à semelhança da RUA (enquanto a Solar é uma rádio mais de remixes eletrónicos, a RUA é mais de palavra e alternativa à imagem de uma RUC ou Antena 3), e a Horizonte Algarve.
As playlist's Total e Vicentina, são um misto entre música dedicada aos jovens, e música dedicada aos mais velhos.

nelsonsoares

• Hero Member
« Responder #1303 em: Outubro 13, 2023, 10:41:15 am »

Estou mesmo ansioso... Mas qual o grau de credibilidade desse estudo?! Alguma vez isso foi debatido seriamente?!
A credibilidade suficiente para atrair patrocinadores para as rádios.
É isso que interessa, não o que se passa no terreno.
Se interessasse o que se passava no terreno, todas as rádios entrariam automaticamente no estudo, sem necessitarem de pagar.
Se realmente interessasse o que se passa no terreno, nós veríamos os resultados exatamente como vemos nos países do lado (por horários e programas que são mais escutados).
O que interessa nestes barómetros, é que as rádios tenham dados alegadamente oficiais, para apresentar a possíveis e potenciais patrocinadores. Só isso.

Atento

• Hero Member
« Responder #1304 em: Outubro 13, 2023, 07:10:49 pm »

A credibilidade suficiente para atrair patrocinadores para as rádios.
É isso que interessa, não o que se passa no terreno.
Se interessasse o que se passava no terreno, todas as rádios entrariam automaticamente no estudo, sem necessitarem de pagar.
Se realmente interessasse o que se passa no terreno, nós veríamos os resultados exatamente como vemos nos países do lado (por horários e programas que são mais escutados).
O que interessa nestes barómetros, é que as rádios tenham dados alegadamente oficiais, para apresentar a possíveis e potenciais patrocinadores. Só isso.

Certo!!!

Cá fazem isso porque o grupo rtp (também) não se impõe.

Quanto ao resto,  disse tudo.