Uma nota que passou despercebida por aqui:
"Em virtude da atualização do universo em estudo, com os Census 2021, existe uma quebra de série na primeira vaga de 2023, relativamente às vagas anteriores."
Eu fui dos contemplados com resposta na última segunda-feira. Eles enviam uma SMS/Email logo de manhã cedo e pedem para responder, afirmando que tem de ser respondido até às 24H daquele dia, e que pode fechar o questionário mais cedo. A última vez que havia sido contactado foi em maio de 2022.
Ora bem, continua o mesmo problema, no que respeita ao grupo R/Com. A única opção de preenchimento que existe é Renascença FM. Não existe nem "Rádio Renascença", nem "RR" nem "RFM". Mesmo a Mega, só surge se escreveres "MegaHits" nem "Mega Hits" nem "Megahits" nada. A meu ver, este problema de seleção prejudica as rádios da R/Com nesta sondagem. Em contraponto, basta escrever "Ant" que surgem logo as 3 antenas, Co (aparece logo a Comercial), até a M80, basta por M8 que aparece logo. O caso da Renascença e da RFM é para mim mais gravoso, pois haverá quem meta na Renascença FM audiências da RR, e quem não encontrando a RFM, preencha à mão. Por outro lado, estará o sistema, em tão pouco tempo capaz de agrupar várias entradas manuais? Não estou a por em causa o trabalho da Marktest, apenas a dar nota de que, em meu entender, este deveria ser um aspeto a ser melhorado, na forma de selecionar as rádios, nos diferentes campos do estudo.