Autor Tópico: Bareme Rádio  (Lida 522504 vezes)

pdnf

• Hero Member
Re: Bareme Rádio
« Responder #1185 em: Junho 13, 2023, 11:01:39 pm »

A cidade de Coimbra tem uma orografia que não é do mais fácil. No meio disso tudo, ter um emissor em Penacova safa muito bem para o sítio onde está, mas não sem a sua quota-parte de interferências. Há várias zonas em Coimbra em que só dá Mega, entre as duas (o Largo da Portagem é um ótimo exemplo disso). As audiências refletem também isso.

Memórias, não te querendo contrariar mas estas fotos foram tiradas no Largo da Portagem, a 14 de abril último, dia de muita chuva e frio, nada propício a propagação. Para além dos 99.7 ainda chegam bem, mas sem RDS os 101.0 de Vale de Cambra.
Até tenho vídeo, os 99.7 param logo na busca automática no Majority.

Estes 99.7 são tão bons que se ouvem na Galiza 365 dias por ano. Sais em O Porriño e começas a subir para a Universidade, tens Cidade FM com boa qualidade por uns 10kms de estrada (não sei o que vale mais para diante). Até pensava que era efeito propagação, mas não o é, naturalmente que nos dias em que a há, a diferença é ter RT ou não. ;D ;D
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #1186 em: Junho 13, 2023, 11:09:25 pm »
Coimbra noto que os 103.0 são melhores que os 99.7.
Mas a Cidade tem uma coisa...opta mais por emissores fora das capitais de distrito.
Viseu e Lisboa são excepção...
O emissor consignado para Gaia na prática está onde as locais do Porto estão, no Monte da Virgem (M80, Nova, Festival e a "nacionalizada" RDP África).

Não me parece da minha experiência em Coimbra que os 99,7 sejam especialmente frágeis. Num outro ou ponto muito específico da cidade talvez, mas não é por aí que a Mega é mais ouvida, digo eu.

Mas estas são audiências de Coimbra ou do Interior Norte?
Interior Norte, que NÃO inclui o município de Coimbra. Por isso há que ler estes resultados com o máximo de cautela.
https://www.marktest.com/wap/glossary.aspx?key=RegioesMkt&define=1
« Última modificação: Junho 13, 2023, 11:11:44 pm por AG »

modernices

• Hero Member
« Responder #1187 em: Junho 13, 2023, 11:45:50 pm »
Em Coimbra a cidade ouve-se genericamente bem.

ToLv

• Hero Member
« Responder #1188 em: Julho 13, 2023, 11:51:54 am »
Bareme julho/23

Dados AAV

RC - 21,6%
RFM - 19%
M80 - 8,2%
RR - 5,9%
Cidade FM - 4,6%
Antena 1 - 4,3%
TSF - 3,6%
Mega Hits - 3,1%
Antena 3 - 2,2%
OBS - 1,2%
Smooth FM - 1,1%
Nova Era - 0,9%

ToLv

• Hero Member
« Responder #1189 em: Julho 13, 2023, 11:54:18 am »
Imensas descidas no geral, sobretudo no grupo R/COM; exceção da Antena 3 que sobe imenso! (?!) e a Comercial que ainda consegue descolar mais!
RFM e Mega baixam para os números semelhantes aos da última vaga. RR abaixo dos 6%. Smooth e OBS muito bem para a capacidade que têm.

pdnf

• Hero Member
« Responder #1190 em: Julho 13, 2023, 02:02:06 pm »
Uma nota que passou despercebida por aqui:
"Em virtude da atualização do universo em estudo, com os Census 2021, existe uma quebra de série na primeira vaga de 2023, relativamente às vagas anteriores."

Eu fui dos contemplados com resposta na última segunda-feira. Eles enviam uma SMS/Email logo de manhã cedo e pedem para responder, afirmando que tem de ser respondido até às 24H daquele dia, e que pode fechar o questionário mais cedo. A última vez que havia sido contactado foi em maio de 2022.

Ora bem, continua o mesmo problema, no que respeita ao grupo R/Com. A única opção de preenchimento que existe é Renascença FM. Não existe nem "Rádio Renascença", nem "RR" nem "RFM". Mesmo a Mega, só surge se escreveres "MegaHits" nem "Mega Hits" nem "Megahits" nada. A meu ver, este problema de seleção prejudica as rádios da R/Com nesta sondagem. Em contraponto, basta escrever "Ant" que surgem logo as 3 antenas, Co (aparece logo a Comercial), até a M80, basta por M8 que aparece logo. O caso da Renascença e da RFM é para mim mais gravoso, pois haverá quem meta na Renascença FM audiências da RR, e quem não encontrando a RFM, preencha à mão. Por outro lado, estará o sistema, em tão pouco tempo capaz de agrupar várias entradas manuais? Não estou a por em causa o trabalho da Marktest, apenas a dar nota de que, em meu entender, este deveria ser um aspeto a ser melhorado, na forma de selecionar as rádios, nos diferentes campos do estudo.
Rádio é:
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #1191 em: Julho 13, 2023, 02:34:48 pm »
"Em virtude da atualização do universo em estudo, com os Census 2021, existe uma quebra de série na primeira vaga de 2023, relativamente às vagas anteriores."

Ora bem, continua o mesmo problema, no que respeita ao grupo R/Com. A única opção de preenchimento que existe é Renascença FM. Não existe nem "Rádio Renascença", nem "RR" nem "RFM". Mesmo a Mega, só surge se escreveres "MegaHits" nem "Mega Hits" nem "Megahits" nada. A meu ver, este problema de seleção prejudica as rádios da R/Com nesta sondagem. Em contraponto, basta escrever "Ant" que surgem logo as 3 antenas, Co (aparece logo a Comercial), até a M80, basta por M8 que aparece logo. O caso da Renascença e da RFM é para mim mais gravoso, pois haverá quem meta na Renascença FM audiências da RR, e quem não encontrando a RFM, preencha à mão. Por outro lado, estará o sistema, em tão pouco tempo capaz de agrupar várias entradas manuais? Não estou a por em causa o trabalho da Marktest, apenas a dar nota de que, em meu entender, este deveria ser um aspeto a ser melhorado, na forma de selecionar as rádios, nos diferentes campos do estudo.

Portanto pode-se explicar por aí o trambolhão inexplicável da 3 na última vaga e agora voltar ao valor antes dessa e ainda o facto da RR ter tido uma audiência tão estável durante alguns dos seus períodos negros...

Observador muito bem, com mais um emissor chegaria facilmente perto dos 2%. A Nova Era lá vai trilhando o seu caminho e a fazer omoletes sem ovos.
« Última modificação: Julho 13, 2023, 02:36:40 pm por radiokilledtheMTVstar »

Atento

• Hero Member
« Responder #1192 em: Julho 13, 2023, 03:07:56 pm »
Antena1 de Galopim leva uma grande pancada...

A tsf aproxima-se...

O expectável era a 1 aproximar-se da RR...
Embora o programa da manhã da 1 esteja completamente parado, sem energia e sem nada...
Impensável em qualquer serviço público europeu...

Pior só em Espanha...
Quando a 3 leva pancada, sobe a 1...

Quando a 1 leva pancada, sobe a 3...

Em França,  a France Inter continua a subir e é a única rádio a ter dois dígitos...
« Última modificação: Julho 13, 2023, 03:11:55 pm por Atento »

Atento

• Hero Member
« Responder #1193 em: Julho 13, 2023, 03:15:12 pm »

Portanto pode-se explicar por aí o trambolhão inexplicável da 3 na última vaga e agora voltar ao valor antes dessa e ainda o facto da RR ter tido uma audiência tão estável durante alguns dos seus períodos negros...

Observador muito bem, com mais um emissor chegaria facilmente perto dos 2%. A Nova Era lá vai trilhando o seu caminho e a fazer omoletes sem ovos.

Aideia que dá é que tiraram à 1 para dar à 3 e deixar respirar a RR...

Imaginem a 1 a morder os calcanhares à "nova" RR ...

Bem dizia por aqui um tal kante que era impossível a Antena1 aspirar a algo mais...

Mais um da panelinha dos interessses ...

O trabalho da Marktest é fraco. Não está à vontade. Se estivesse tornava todos os dados públicos como acontece, por exemplo,  em Espanha e França.
« Última modificação: Julho 13, 2023, 03:18:16 pm por Atento »

Atento

• Hero Member
« Responder #1194 em: Julho 13, 2023, 03:30:21 pm »

Aideia que dá é que tiraram à 1 para dar à 3 e deixar respirar a RR...

Imaginem a 1 a morder os calcanhares à "nova" RR ...

Bem dizia por aqui um tal kante que era impossível a Antena1 aspirar a algo mais...

Mais um da panelinha dos interessses ...

O trabalho da Marktest é fraco. Não está à vontade. Se estivesse tornava todos os dados públicos como acontece, por exemplo,  em Espanha e França.

https://www.mediametrie.fr/fr/laudience-de-la-radio-en-france-en-avril-juin-2023

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #1195 em: Julho 13, 2023, 08:47:48 pm »
E como agora estou a ouvir muito a RDS, porque está lá  a Helena Almeida ex locutora da Sim, uma Informacao fesquinha, a RDS é líder das rádios regionais a sul do país.

Quanto ao resto, é o que é, é não o que cada um gostava que fosse, mas mais uma vez a Cidade FM à frente da Ant1 é mesmo o sinal que os auditórios dão importância a música em detrimento da Palavra.

pdnf

• Hero Member
« Responder #1196 em: Julho 13, 2023, 10:29:29 pm »
E como agora estou a ouvir muito a RDS, porque está lá  a Helena Almeida ex locutora da Sim, uma Informacao fesquinha, a RDS é líder das rádios regionais a sul do país.

Quanto ao resto, é o que é, é não o que cada um gostava que fosse, mas mais uma vez a Cidade FM à frente da Ant1 é mesmo o sinal que os auditórios dão importância a música em detrimento da Palavra.

O auditório da Antena 1 não é, de longe o da Cidade FM é uma leitura dos dados muito forçada. A Antena 1 tem de concorrer com a RR, TSF e Observador e aí não está assim tão mal. A M80 ter o que tem é que é simplesmente muito, mas também já se exigia que fosse mais generalista.
Rádio é:

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #1197 em: Julho 13, 2023, 10:44:45 pm »

Fonte dessa “liderança” com um único emissor no Seixal, que não conta para se considerar rádio regional (a M80 será mais indicada) nem para o estudo do sul (Seixal pertence na Marktest ainda à área de Lisboa)?

Venderam isso em antena ou deslocou-se à sede?

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #1198 em: Julho 13, 2023, 11:29:19 pm »
Eles dizem regional, mas deve querem dizer local...

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #1199 em: Julho 15, 2023, 08:02:11 pm »
Audiências da Observador e em menor escala da Smooth, mostram que quando se quer ouvir uma determinada rádio, ouve-se. Mesmo com redes em FM limitadas como são os dois casos. Tal como esta M80 (a norte de Montejunto) ou recuando no tempo, a Cidade dos anos 90.

Nova Era com um resultado excelente apesar da programação algo "comatosa".