Permitam-me discordar mas acho o resultado da Cidade FM péssimo, tendo em conta que tem 3 excecionais emissores na região. A Mega está na linha, não é nada de especial. Claramente, a Cidade ganha pelo Porto, Alentejo e Algarve. 99.7 ouvem-se bem em Coimbra até num rádio de Bolso, na zona centro. Até os 101 de Vale de Cambra, na verdade se escutam. Assim como a Comercial, é óbvio que ganha por Lisboa.
Admira-me muito o resultado da Antena 1, menos onda 3 devido à fortíssima concorrência da RUC, mas principalmente a Smooth não aparecer acima dos 1%. Para mim, muito estranho.
Isso é tudo menos linear, pdnf. Varia brutalmente de zona para zona na cidade (caso contrário os 94.9 nem seriam necessários na Antena 1):
- Santa Clara tende a entrar tudo o que se escuta fora de Coimbra, a beneficiar mais emissores costeiros, mas só até 500m de distância do Mondego e quando já tens certa altitude, depois começas a perder rapidamente.
- No centro de Coimbra garanto-te que há várias zonas em que os 99.7 não se escutam de todo num rádio de bolso e até num rádio de carro apresentam dificuldades às vezes. Quanto mais perto do Mondego, pior. Não é só a arquitetura mais apertada que há por exemplo na Sofia; é o Largo da Portagem na proximidade à estação A, é aquela rotunda enorme com vários stands em que se circula um pouco mais apertado, é a subida para a ponte da via rápida a caminho do outro lado, é a zona dos Hospitais - tudo isso são zonas em que há falhas variadas. Puras zonas de sombra.
- O ponto mais fácil de captação que conheça é ainda a zona do Fórum Coimbra, que está mais alto e apanha sinais de tudo o que é sítio - Viseu, Coimbra, Aveiro, até Porto já apanhei ali (105.3 da TSF), é um fartote. Eiras também é bom para isso.
A cidade de Coimbra tem uma orografia que não é do mais fácil. No meio disso tudo, ter um emissor em Penacova safa muito bem para o sítio onde está, mas não sem a sua quota-parte de interferências. Há várias zonas em Coimbra em que só dá Mega, entre as duas (o Largo da Portagem é um ótimo exemplo disso). As audiências refletem também isso.