Autor Tópico: Bareme Rádio  (Lida 516589 vezes)

Zeca 2021

• Hero Member
Re: Bareme Rádio
« Responder #720 em: Julho 23, 2021, 12:31:07 pm »
R. Nova é o melhor produto que hoje existe no Porto. Faltam-lhe meios, mais informação e locução.
Precisava de caminhar para o formato que ficasse a meio caminho entre aquilo que era aquando da sua criação e aquilo que é agora.
A Rádio Nova devia ser a rádio por excelência do Porto, a rádio urbana do Porto.

Zeca 2021

• Hero Member
« Responder #721 em: Julho 23, 2021, 12:33:58 pm »
A Festival já teve futebol e com uma equipa vencedora “ o quadrante Norte “ e nem por isso explodiu nesse tempo. Aliás até chegou a ser bem mais forte a disputar a liderança com a RR do Sala e da Olga antes de ter futebol: tempos do Manuel Monteiro e dos arraiais populares na feira popular no palácio de cristal.
È verdade. Quando surgiu o Quadrante Norte por lá penso que já não estava por lá o Manuel Monteiro e a rádio já tinha sido vendida pelo Srº Neves. Mas não era o verdadeiro Quadrante Norte uma vez que o Gomes Amaro já não estava por lá nessa altura. Se a memoria não me falha, ele relatava nessa altura na Rádio Metropolitana do Porto ( depois NFM ).

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #722 em: Julho 23, 2021, 04:23:02 pm »
R. Nova é o melhor produto que hoje existe no Porto. Faltam-lhe meios, mais informação e locução.
Precisava de caminhar para o formato que ficasse a meio caminho entre aquilo que era aquando da sua criação e aquilo que é agora.
A Rádio Nova devia ser a rádio por excelência do Porto, a rádio urbana do Porto.

200% de acordo. E há todas as condições para isso!

A Festival já teve futebol e com uma equipa vencedora “ o quadrante Norte “ e nem por isso explodiu nesse tempo. Aliás até chegou a ser bem mais forte a disputar a liderança com a RR do Sala e da Olga antes de ter futebol: tempos do Manuel Monteiro e dos arraiais populares na feira popular no palácio de cristal.

O meu comentário está para 2021, não para a década de 80 onde o futebol pululava na rádio por todo o lado. A Rádio 5 quando tinha relatos era bastante ouvida.

Boxx

• Hero Member
« Responder #723 em: Julho 23, 2021, 04:41:05 pm »

O meu comentário está para 2021, não para a década de 80 onde o futebol pululava na rádio por todo o lado. A Rádio 5 quando tinha relatos era bastante ouvida.

condições até pode haver, não há é dinheiro, nem vontade de investir na rádio!

Zeca 2021

• Hero Member
« Responder #724 em: Julho 23, 2021, 05:52:59 pm »

A Rádio 5 era muito escutada nos relatos mas mandaram embora o relatador e aquilo diluiu-se. Nos relatos do Porto, já o aqui referi, a junção do relato no Porto Canal/Rádio Portuense/redes sociais do FCPorto tem levado muita gente a escutar o relato dessa rádio, que recebeu a semana passada o premio numa eleição dentro do dominio do clube.

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #725 em: Julho 23, 2021, 08:55:40 pm »

O Porto com menos acesso a música clássica? Com uma escola com a ESMAE a ser a principal referência na área da música a nível nacional, mais até que em Lisboa? Quê?

Estava a focar-me mais no número de concertos por semana, é que se formos um pouco mais a sul o curso de Música na Universidade de Aveiro também é uma grande referência como pude assistir com os meus próprios olhos. :) Posso me ter precipitado no que disse, no entanto penso que no Porto a música clássica sempre teve muito menos interessados que em Lisboa e Coimbra.

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
« Responder #726 em: Julho 23, 2021, 08:59:20 pm »
O investimento na Super Bock Arena tem de servir para alguma coisa, já não precisam de ter de ir para Gondomar fazer as grandes festas da rádio :)

Zeca 2021

• Hero Member
« Responder #727 em: Julho 23, 2021, 09:18:26 pm »

O Porto com menos acesso a música clássica? Com uma escola com a ESMAE a ser a principal referência na área da música a nível nacional, mais até que em Lisboa? Quê?

Estava a focar-me mais no número de concertos por semana, é que se formos um pouco mais a sul o curso de Música na Universidade de Aveiro também é uma grande referência como pude assistir com os meus próprios olhos. :) Posso me ter precipitado no que disse, no entanto penso que no Porto a música clássica sempre teve muito menos interessados que em Lisboa e Coimbra.

Confesso que a imaginação de facto neste forum abunda. A noção que têm do país é impressionante.

Atento

• Hero Member
« Responder #728 em: Julho 23, 2021, 11:01:33 pm »

pdnf

• Hero Member
« Responder #729 em: Julho 24, 2021, 03:11:07 am »
Partilhado pelo José Marinho (ex M80 Porto e atual R.No AR)
São os resultados do Grande Porto

Informação importante a aqui disponibilizada. Não obstante a mesma não ser demasiadamente fiável face à reduzida amostra que dá origem aos resultados, que apresenta certamente problemas ao nível da heterogeniedade poulacional devido à forma de inquério/medição que devia ser seriamente repensada (utilizar um sistema similar ao da TV, ou abrir via net a possibilidade de resposta com recurso à inserção do NIF - campo passível de ser validado, promovendo a correspondência unívoca e a possibilidade de apenas responder uma vez por vaga) e cuja margem de erro da sondagem não conhecemos. Para além disso, interesses menos claros podem resultar em números martelados, tal como fazem os partidos na Economia.

Ainda assim, podemos retirar algumas importantes conclusões:

1ª Liga
RFM: Ganhadora. Comercial: Perdedora. Esmaga a concorrente direta Comercial, mesmo considerando as minhas reservas ao estudo. Tem um produto mais terra a terra, bem ao estilo do apreciado na região. A playlist é mais vulgar e de consumo mais fácil que a da Comercial, que a meu ver, apresenta melhor produto, embora mais elitista, para o mesmo segmento. O Concurso da RFM, numa região com um forte historial nas apostas, e que ainda vale um a quantia interessante, acredito que justificará esta diferença. Para além disso, a RFM tem, sem dúvida, o melhor emissor da região, nos 104.1, muito bem complementados pelos 90.4/91.7/106.2, que cobrem qualquer falha existente.

2ªLiga:
M80: Ganhadora; Renascença: Perdedora. Apesar do empate, lembremo-nos do seguinte. A M80 é a rede regional sul. Faz, no norte, mais do dobro da rede regional norte, com dois emissores que se sobrepõem e funcionam quase como um, embora ambos deixando a desejar: 90.0 devido aos problemas com a Mega de Coimbra; 105.8 porque fraquejam muito no litoral e têm a aberração anos 70 das horas locais, que não servem para nada e impedem a comutação quando tem RDS local. Por seu turno, a Renascença com uns 93,7 que são muito bons, complementados com uns 101.1 (que são mais fracos do que o que deveriam) e 103.4 mais a micro de Valongo, com as MELHORES manhãs que temos na rádio, tinham obrigação de fazer mais. Estão a encurtar a distância, mas ainda é tempo de vitória da M80. As tardes têm de ter uma dinâmica mais similar às manhãs, que a ILG pode vir a conseguir. O Rosário àquela hora deveria ser repensado. Ainda assim, entre os projetos de informação, é o claro vencedor.

3ªLiga - Informação:
TSF, Antena 1 e Observador todas a perder. Preocupa-me: no Norte não se gosta de boa informação, debate político, ciência. Pelo menos, assim parece. Têm obrigação as emissoras de apostar em trazer os nortenhos a terreiro, falando uma linguagem que lhes diga mais. Culpa própria da TSF que detendo a rede regional Norte, deveria emitir do Porto e não de Lisboa e tem para mim a maior responsabilidade neste domínio. Tem melhor produto que a M80, 10x mais eclético, com boa playlist, mas falta-lhe pujança no mercado. Tenho para mim que não ajuda as frequências em que emite serem muito avançadas, portanto, as pessoas param antes de lá chegar, e o facto do emissor principal (105.3) cobrir mal os concelhos mais populosos do Grande Porto, com sucessivas comutações entre o Marão, Lousã, Sameiro e Amarela. Numa viagem dentro de Gaia, chego a passar pelas 5 frequências. O emissor na Santa Justa deveria vir para o Monte da Virgem. A Antena 1 deveria reforçar a emissão no Norte, com mais vozes do Norte (não apenas Porto) e pensar, seriamente, em desdobrar a informação por regiões. É serviço público não padece de outros constrangimentos. A Observador, com dois excelentes emissores e um produto de muito boa qualidade, tem de apostar em publicidade. Para uma rádio tão pequena, está a fazer um esforço com o recrutamento do Júlio Magalhães. Para já, não podemos exigir mais.

4ª Liga - Jovem:
Cidade FM - Ganhadora; MegaHits - Perdedora; NovaERA - Desce de divisão; Antena 3 - Faliu
Quanto à Cidade, é o pior produto das três, que vale somente das 07:00 às 11:00. A partir daí é do mais fraco que existe. Vale pelos dois belíssimos emissores de que dispõe, os 107.2 e principalmente os 101.0 que dão porrada forte na Renascença no Porto, Matosinhos, até na Maia. Do Porto para baixo nem se fala, com o contra de terem horas locais. Beneficia muito a rádio na região do furacão Laura Ferreira, que com estes resultados, se candidata a ser reforço breve da Comercial. MegaHits a perder por culpa de erros na gestão de grelha, de umas manhãs cada vez mais fracas, gastas e altamente infantilizadas e que continuam a ser o único horário onde não há mexidas. Para além disso, os 90.6 são fraquíssimos e os 92.9 e os 96.5 apesar de muito fortes, não têm pujança para segurar o barco em zonas críticas como o final da A1. Padece do mesmo problema da TSF. Quanto à NovaEra, perder para a Cidade ainda é ok, mas para a Mega é mau demais. Padece do problema da Antena 3, começa a ter jovens de 40 a animar jovens de 20 e isso não puxa. A própria cara da estação,a Zenha, anda apagadita, pode ser que venha mais animada de férias. Salva-se pelo Lomar e por ter dois excecionais emissores que vão muito para lá do Porto. A Antena 3 a continuar o seu calvário, rumo à derrota final. Nem vale a pena dizer mais nada.

5ª Liga - Temáticas
MEO SW/VODAFONE/SBSR todas fraquíssimas. O que resulta num festival não resulta na rádio, e isso está à vista. Se as nacionais fizessem o seu papel e integrassem horários para estilos mais Rock, estava cumprido o papel. São frequências que nada acrescentam e que podem servir para reforço de locais que podem ter capacidade de passar a regionais. Rádio Maria, a grande vitoriosa, com tão pouco tempo de existência, a herdar uma SIM decrépita, a conseguir um resultado meritório. África a nem sequer aparecer na tabela, derrota em toda a linha do NAS e um erro numa frequência com imenso potencial e que está a tapar outras.

6ª Liga - Locais:
Festival e NoAr, as mais popularuchas das locais a fazerem, conjuntamente quase 7 e portanto as vencedoras. Não me surpreende e cumprem um papel importante, de serviço público, numa população que não vai sintonizar as nacionais porque não passam música para eles e não fazem a companhia necessária a uma população envelhecida, falando linguagem que compreendam. Juntando as demais, Linear, Radio 5, RC Penafiel, Marcoense, Paivense, Barcelos, TerraNova, Afifense, Ondas do Lima, Sintonia, Voz de Esmoriz, Clube da Feira, TOP FM, Cidade Hoje (que tem um resultado fantástico), Jornal FM, Fama FM, Antena Minho, Alto Minho farão uns 10% o que é significativo, mas todas dispersas dá muito pouco e, portanto, produtos que se limitam a ser quase jukebox. Leva-me a pensar se não seria melhor aproveitada a rede da A3 para uma emissora vocacionada para os idosos e para a interioridade. Precisam de escala, agressividade para se imporem. Não obstante, fica demonstrado, que a captura de frequências por Megas, Cidades, M80s é mais que justificada.
Não incluo no grupo locais a rádio Nova, que tem excelentes resultados e que poderia ter pés para outros voos nacionais. É uma ganhadora, com um produto de elevada qualidade e a justificar inteiramente a percentagem que tem, e que poderia ser mais elevada.

7ª Liga - Premiumm: Smooth ganhadora, com um resultado bom para a fraqueza que são os 89.5. Pode melhorar na animação e certamente subirá. Antena 2, prededora, tem obrigação de chegar pelo menos ao dobro, 0.8. Tem de promover o produto e apostar em emissões a partir do Porto, parcerias com a Casa da Música, Serralves., etc. Tem muito potencial de crescimento e não esquecer que falamos de uma rede de emissores nacionais, que entre as Antenas, é a que tem melhor cobertura na região.
« Última modificação: Julho 24, 2021, 03:17:48 am por pdnf »
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #730 em: Julho 24, 2021, 12:53:13 pm »
Algumas discordâncias :
A RR não pode ser considerada perdedora no Porto, só por ter uma boa cobertura na zona. Se tem uma média nacional de 6. qualquer coisa e  no Porto tem mais de 8, é um excelente resultado.

Tambem discordo que a Playlist da Comercial seja elitista, mesmo sendo em comparação com a da RFM.

Para mim é uma boa Playlist, com bastantes músicas novas sobretudo de músicos portugueses, muitos  deles só a Comercial passa. Já a RFM NAO ARRISCA. E se arriscasse, a música da Comercial ainda seria melhor.
Isso para mim é meritório e tem que ser sublinhado.
« Última modificação: Julho 24, 2021, 12:55:04 pm por R4 »

pdnf

• Hero Member
« Responder #731 em: Julho 24, 2021, 01:31:02 pm »
Algumas discordâncias :
A RR não pode ser considerada perdedora no Porto, só por ter uma boa cobertura na zona. Se tem uma média nacional de 6. qualquer coisa e  no Porto tem mais de 8, é um excelente resultado.

Tambem discordo que a Playlist da Comercial seja elitista, mesmo sendo em comparação com a da RFM.

Para mim é uma boa Playlist, com bastantes músicas novas sobretudo de músicos portugueses, muitos  deles só a Comercial passa. Já a RFM NAO ARRISCA. E se arriscasse, a música da Comercial ainda seria melhor.
Isso para mim é meritório e tem que ser sublinhado.

R4,

Isto é como nas noites eleitorais... com exceção de um caso ou outro em que a vitória é incontestável, tudo o demais é sujeito a interpretações. Senão vejamos, a M80 que tem de apresentar um produto mais vocacionado ao sul, por ser a rede regional sul, tem uma vitória estrondosa no Porto. É inegável. Com dois emissores que deixam muito a desejar. Se tivesse a rede da RR teria o quê? 12,14? Não esquecendo que a M80 acaba por ser temática.
Já agora, um aparte: não deveira a rede regional norte e sul terem a mesma tipologia?

Tenho consciência de que a RR tem pior resultado a nível nacional que no Porto, ainda assim, continuo a achar que é um resultado fraco para o produto que tem, particularmente as manhãs, que são, de facto, muito boas. A RR tem todas as condições e a obrigação de se meter na luta pelo 1º/2º lugar, enquanto generalista.

A playlist da Comercial não é elitista... é sim mais elitista que a da RFM. A chave reside na comparação.  ;D ;D O produto é superior, acho que a RFM também não investe muito mais em melhorar pois segura a audiência, assim, nas classes mais baixas.
Rádio é:
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #732 em: Julho 24, 2021, 07:05:55 pm »
Então o meu caro acha que a RR devia ter melhor resultado no Porto, porque tem mais e melhores frequências que a M80 e por lado as manhãs são muito boas.

Quanto ao primeiro ponto, por exemplo uma equipa de futebol não obrigada a ganhar a outra só porque tem melhor estádio e melhor relvado.

Mas nem sempre é assim. O produto M80 é mais acessível, música sem parar com hits que a maioria gosta ou seja uma fórmula vencedora, num país que maioritariamente confunde música com rádio.

Por outro lado não é consensual que o programa da manhã seja uma maravilha, eu por exemplo não acha nada de mais, tirando a rubrica da Joana Marques.Conversas banais e por vezes aparvalhadas. Enfim, não consigo ouvir muito tempo seguido.

Portanto a RR tem a audiência que tem, que até não é má, comparada com uns tempos atrás.

pdnf

• Hero Member
« Responder #733 em: Julho 25, 2021, 12:21:15 am »
Então o meu caro acha que a RR devia ter melhor resultado no Porto, porque tem mais e melhores frequências que a M80 e por lado as manhãs são muito boas.

Quanto ao primeiro ponto, por exemplo uma equipa de futebol não obrigada a ganhar a outra só porque tem melhor estádio e melhor relvado.

Mas nem sempre é assim. O produto M80 é mais acessível, música sem parar com hits que a maioria gosta ou seja uma fórmula vencedora, num país que maioritariamente confunde música com rádio.

Por outro lado não é consensual que o programa da manhã seja uma maravilha, eu por exemplo não acha nada de mais, tirando a rubrica da Joana Marques.Conversas banais e por vezes aparvalhadas. Enfim, não consigo ouvir muito tempo seguido.

Portanto a RR tem a audiência que tem, que até não é má, comparada com uns tempos atrás.

Respeito a sua opinião, que é diferente da minha. E ainda bem que assim é! Por acaso acho que a RR tinha obrigação de fazer mais, sim! E é por achar o produto bom que entendo que tem obrigação de ser e fazer ainda melhor. As três da manhã têm a âncoara no Extremamente Desagradável, é natural!

Infelizmente, sou forçado a concordar com o Senhor, este país confunde rádio com música a metro! O que é uma pena! Haveria uma forma de alterar isso: era se não existisse a tentação das rádios de irem atrás desse facilitismo!
« Última modificação: Julho 25, 2021, 12:23:23 am por pdnf »
Rádio é:

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
« Responder #734 em: Julho 28, 2021, 10:55:26 pm »

Sem dúvida, e já que um regresso a Lisboa é irrealista penso que pelo menos no Minho teriam sucesso garantido (estava a sonhar com uma compra dos 101,1 à r/com...)