Autor Tópico: Bareme Rádio  (Lida 522309 vezes)

joao_s

• Hero Member
Re: Bareme Rádio
« Responder #555 em: Maio 17, 2020, 12:41:12 pm »
Exisitiu um caso diria insólito,estava em Peniche, estavam 5 carros parados em fila e todos estavam sintonizados na Comercial. Afinal não sou o único a fazer este tipo de "brincadeira"  :).
Cinco carros em fila, de vidros abertos e rádios a tocar com volume no máximo. Bem…

Menciona Peniche, uma zona à qual tenho uma ligação forte, desde criança. As férias de verão passadas em casa dos meus avós. Com os meus primos mais velhos conhecia toda a gente e ia a todo o lado: discotecas, bares, praia, bailes com conjuntos a tocar ao vivo sucessos Rock dos anos 60, acompanhar a faina da pesca nos barcos, as idas às Berlengas, o pão quente da madrugada, os grupos que se formavam na praia, à noite,  a tocar guitarra e a cantar, a música que ouvia por intermédio dos mais velhos, etc. O aparelho de rádio “Pioneer” (típico do inicio dos anos 80, com leitor de cassetes e sintonizador FM, MW, SW) que levava numa das mochilas para ouvir o “FM Estéreo da Rádio Comercial”, apenas em 97.4, na altura não havia emissor em Montejunto.

Trata-se de uma zona que tem público-alvo para a ‘SmoothFM’, a qual se ouve com dificuldade ou não se ouve. No entanto, no centro da cidade, existe um café com esplanada que tem a ‘SmoothFM’ como som ambiente. Intrigado, uma vez  que, no autorrádio, a estação se apresentava com sinal bastante ténue e instável, perguntei ao gerente se tinha alguma antena instalada para sintonizar a estação. Disse-me que tinha ligada, ao amplificador de som, a box da TV Cabo. Felicitei-o pela excelente escolha, pelo ambiente aprazível que proporcionava aos clientes do espaço, propício para a conversa e bem-estar.

Outros espaços muito aprazíveis são os bares de praia que ficam juntos às escolas de surf. Passa-se ali momentos agradáveis, com banda sonora a condizer.

Em suma, faz falta um emissor da ‘SmoothFM’ para a Região Oeste e Leiria.

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #556 em: Maio 17, 2020, 01:04:46 pm »
O meu olho na rua é uma espécie de Marktest, gosto de ver que rádios as pessoas estão a ouvir. Quando fui ao Porto,fiz esse teste,posso dizer que vi muita Antena 3, RFM, M80, Nova Era e Comercial. Não vi muita Mega HITS, nem CidadeFM. Achei estranho,mas fica aqui a minha "partilha".

Pelo menos entre o pessoal universitário é a Vodafone que domina sobre a Antena 3, mas sou eu a referir-me há uns 2/3 anos em que a 3 estava no seu poço sem fundo e via isso nos carros dos meus colegas e em alguns na rua. Depois como já disseram, realmente como a Nova Era como tem o rótulo de rádio da música eletrónica que neste momento está um pouco fora de moda atrai geralmente um público mais velho  - como terem colocado o Flashback diariamente deve ser um sinal disso - que Mega e Cidade (parece-me que a primeira leva vantagem, a segunda por exemplo já é a rádio oficial da Queima das Fitas portuense há alguns anos e é completamente ignorada e a cobertura é mais fraca), apesar de se tentarem adaptar passando cada vez mais pop e hip-hop.

Quanto à TSF penso que não terá resultados tão bons, estará perto da A1 (que como tem uma parte da emissão no Monte da Virgem deve contar muito para os números na cidade, tal como acontece com a RTP1) e as duas não muito longe ou então mesmo ligeiramente à frente da RR que apenas ainda tem alguma vantagem a nível nacional devido à força que ainda terá no Interior, principalmente nas zonas mais fortemente religiosas penso eu.
« Última modificação: Maio 17, 2020, 01:15:15 pm por radiokilledtheMTVstar »

Atento

• Hero Member
« Responder #557 em: Maio 17, 2020, 02:06:44 pm »
O meu olho na rua é uma espécie de Marktest, gosto de ver que rádios as pessoas estão a ouvir. Quando fui ao Porto,fiz esse teste,posso dizer que vi muita Antena 3, RFM, M80, Nova Era e Comercial. Não vi muita Mega HITS, nem CidadeFM. Achei estranho,mas fica aqui a minha "partilha".

Pelo menos entre o pessoal universitário é a Vodafone que domina sobre a Antena 3, mas sou eu a referir-me há uns 2/3 anos em que a 3 estava no seu poço sem fundo e via isso nos carros dos meus colegas e em alguns na rua. Depois como já disseram, realmente como a Nova Era como tem o rótulo de rádio da música eletrónica que neste momento está um pouco fora de moda atrai geralmente um público mais velho  - como terem colocado o Flashback diariamente deve ser um sinal disso - que Mega e Cidade (parece-me que a primeira leva vantagem, a segunda por exemplo já é a rádio oficial da Queima das Fitas portuense há alguns anos e é completamente ignorada e a cobertura é mais fraca), apesar de se tentarem adaptar passando cada vez mais pop e hip-hop.

Quanto à TSF penso que não terá resultados tão bons, estará perto da A1 (que como tem uma parte da emissão no Monte da Virgem deve contar muito para os números na cidade, tal como acontece com a RTP1) e as duas não muito longe ou então mesmo ligeiramente à frente da RR que apenas ainda tem alguma vantagem a nível nacional devido à força que ainda terá no Interior, principalmente nas zonas mais fortemente religiosas penso eu.

Tendo por base estudos de audiência (de há dois/ três):

Na área da grande Lisboa, a ANTENA 1 estava à frente da RR e com uma larga vantagem sobre a TSF;

Na área do grande Porto, as coisas estavam mais apertadas, levando a RR vantagem;

No interior Norte, a ANTENA 1 tinha números aquém do expectável, liderando à vontade a RR (no contexto das três rádios informativas);

No Alentejo e Algarve, a ANTENA 1 levava vantagem sobre a RR e TSF.

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #558 em: Maio 17, 2020, 04:31:22 pm »
O aparelho de rádio “Pioneer” (típico do inicio dos anos 80, com leitor de cassetes e sintonizador FM, MW, SW) que levava numa das mochilas para ouvir o “FM Estéreo da Rádio Comercial”, apenas em 97.4, na altura não havia emissor em Montejunto.
Havia emissor (é da rede original do RCP em FM) mas não devia estar em funcionamento pleno nessa época. A Comercial sempre foi o parente pobre da RDP em termos técnicos, porque sempre foi encarada desde o início como uma rádio para reprivatizar num curto/médio prazo.

pdf

• Visitante
« Responder #559 em: Maio 17, 2020, 04:39:48 pm »
Muitos emissores do ex-RCP estiveram moribundos ou até mesmo mortos durante algum tempo. Braga (99.2) e Bragança (93
.9), por exemplo, só regressaram na época Montez.

Enviado do meu MI 9 através do Tapatalk

joao_s

• Hero Member
« Responder #560 em: Maio 17, 2020, 05:20:10 pm »
O aparelho de rádio “Pioneer” (típico do inicio dos anos 80, com leitor de cassetes e sintonizador FM, MW, SW) que levava numa das mochilas para ouvir o “FM Estéreo da Rádio Comercial”, apenas em 97.4, na altura não havia emissor em Montejunto.
Havia emissor (é da rede original do RCP em FM) mas não devia estar em funcionamento pleno nessa época. A Comercial sempre foi o parente pobre da RDP em termos técnicos, porque sempre foi encarada desde o início como uma rádio para reprivatizar num curto/médio prazo.
Boa tarde, AG.

Não havia centro emissor do ‘FM Estéreo da Rádio Comercial’ em Montejunto até 1983, no máximo 1984 (99.8 ). Atendo ao desempenho dos recetores de rádio, suponho que o centro emissor de Monsanto (97.4) estaria a operar com uma potência superior à atual antes de entrar em funcionamento o centro emissor de Montejunto.

Nesse tempo, em Montejunto, apenas funcionava a RR (90.2) e RDP.

Como sabe, os emissores de Montejunto são fulcrais na cobertura do norte do distrito de Lisboa, Ribatejo e Região Oeste. O ‘FM Estéreo da Rádio Comercial’ tinha vários problemas de receção nas regiões aludidas, ou não era de todo possível ouvir, ou ouvia-se mal, antes de 99.8.

Em Peniche, no pequeno aparelho Pioneer que referi, e que captava muitíssimo bem quando comparado com outros do mesmo segmento, também contemplava um ponteiro analógico que indicava a intensidade de sinal, dizia, tinha de esticar a antena até ao ponto máximo, deslocar e ajustar o aparelho na habitação para conseguir ouvir os 97.4 e, mesmo assim, o indicador de sinal praticamente não se movia. Na casa dos meus avós não haviam quaisquer obstáculos para sul.
« Última modificação: Maio 17, 2020, 05:22:03 pm por joao_s »

estvmkt

• Hero Member
« Responder #561 em: Maio 17, 2020, 06:31:48 pm »
Ui então Viseu entrava mal os 90.8 da Lousã.
E por exemplo em São Pedro do Sul e Oliveira de Frades mal se ouviam rádios. Desde que apostaram nos emissores da Penoita era complicado ouvir se estás pérolas.

joao_s

• Hero Member
« Responder #562 em: Maio 17, 2020, 10:07:30 pm »
Ui então Viseu entrava mal os 90.8 da Lousã.
E por exemplo em São Pedro do Sul e Oliveira de Frades mal se ouviam rádios. Desde que apostaram nos emissores da Penoita era complicado ouvir se estás pérolas.
Tenha calma “estvmkt”. Estamos a comentar um tempo anterior ao seu nascimento. Entretanto, o centro emissor da Lousã foi substituído por outro.

estvmkt

• Hero Member
« Responder #563 em: Maio 17, 2020, 10:41:03 pm »
Sim. Mas recordo me de em 2003 não haver emissor na Penoita nem em Viseu. Inclusive no grupo R/Com.
Só em 2005 houve frequências em Viseu e na Penoita.
Pergunto eu,que rádios ouviam quem vive em São Pedro do Sul, Oliveira de Frades e Vouzela a uns 16 anos atrás?
Curioso ou não em São Pedro do Sul os emissores da Gravia chegam mal a São Pedro do Sul. São Pedro do Sul está numa encosta que faz zona sombra. Em Vouzela os da Penoita com potência mais baixa não se ouvem a 100% pois há uma encosta que também faz zona sombra. Mas não afeta muito da vila. A vila é pequena e as zonas mais complicadas são a zona histórica,pois onde há zonas mais residenciais tem melhor linha de vista.
Mas é curioso, haver poucas frequências de rádio das nacionais a 16 anos atrás.

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
« Responder #564 em: Maio 18, 2020, 07:31:06 pm »

Na área da grande Lisboa, a ANTENA 1 estava à frente da RR e com uma larga vantagem sobre a TSF;

Na área do grande Porto, as coisas estavam mais apertadas, levando a RR vantagem;

No interior Norte, a ANTENA 1 tinha números aquém do expectável, liderando à vontade a RR (no contexto das três rádios informativas);

Está muito longe de ser o que vou vendo e sentindo na rua, mas são os dados que temos...
Em Lisboa acredito perfeitamente que a Antena 1 possa liderar. Assim sendo, penso que a RR só deverá lidar para além do Interior Norte no Centro, principalmente Aveiro, Guarda e Região Oeste (Coimbra também me parece mais ligada à A1).

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #565 em: Maio 18, 2020, 11:19:14 pm »
Não me parece que em Aveiro a RR seja mais ouvida que a Antena 1 ou a TSF...

Enviado do meu Nokia 7 plus através do Tapatalk

SamM

• Hero Member
« Responder #566 em: Maio 20, 2020, 03:09:51 pm »

Está muito longe de ser o que vou vendo e sentindo na rua, mas são os dados que temos...
Em Lisboa acredito perfeitamente que a Antena 1 possa liderar. Assim sendo, penso que a RR só deverá lidar para além do Interior Norte no Centro, principalmente Aveiro, Guarda e Região Oeste (Coimbra também me parece mais ligada à A1).

Aqui no Algarve a olho e por esta ordem:

Musicais:

RFM - Alguma vantagem sobre a Comercial
M80 indiscutilvelmente a numero 3

Antena 1 com vantagem apreciavel sobre a TSF
RR abaixo destas duas

Cidade FM com algum share nos mais novos, mas igual à Antena3 no geral

Regionais: Rádio Fóia em primeiro lugar, seguido pela Gilão.
Arrisco me a dizer que estas rádios regionais, nalgumas zonas apenas ficam atrás da RFM, Comercial, M80 e Antena1

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #567 em: Maio 27, 2020, 02:40:08 pm »
Dados por regiões:

Atento

• Hero Member
« Responder #568 em: Maio 27, 2020, 03:16:38 pm »
Dados por regiões:

Três notas  saltam à vista:

A TSF sem grandes números nas zonas com mais densidade populacional, obtendo melhores resultados numa zona mais envelhecida.

A RTP não se pode dar ao luxo de ter duas redes nacionais de FM quase fantasmas...

RFM é goleada na área da grande Lisboa pela Comercial.
« Última modificação: Maio 27, 2020, 03:25:10 pm por Atento »

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
« Responder #569 em: Maio 27, 2020, 03:30:38 pm »
Muito surpreendido com os dados no Grande Porto. Não pela perda da liderança da Comercial anunciada pelo Pedro Ribeiro no final do ano passado que não deve ter durado muito mas sim pela Cidade FM em 5º lugar e a Antena 1 a não aparecer no top.
Pelo que vou vendo entre os jovens a ordem é Mega, Nova Era e só depois a Cidade... e a Nova Era tem ainda um público mais velho forte entre os 30-45 anos (só devem ter contemplado rádios dos grandes grupos)...
« Última modificação: Maio 27, 2020, 03:38:59 pm por radiokilledtheMTVstar »