Autor Tópico: Bareme Rádio  (Lida 526569 vezes)

Julio Carvalho

• Hero Member
Re: Bareme Rádio
« Responder #525 em: Maio 12, 2020, 07:39:33 pm »
A RFM é que está a falhar a  toda a linha. Este programa da manhã, que era grande  aposta, para já, não está a resultar.

A RR, também não lucrou nada com o regresso da Julia Pinheiro. Sinceramente pensei que traria mais ouvintes para a Católica. Aparentemente não... Ou seja, uma aposta, que mal termine o confinamento, não deve continuar...
« Última modificação: Maio 12, 2020, 07:44:31 pm por R4 »

estvmkt

• Hero Member
« Responder #526 em: Maio 12, 2020, 08:24:16 pm »
A Cidade no meu ver nota-se já os horários de emissão local.
Pensando que não afastam ouvintes. E a última mudança de ter horários locais entre as 11 e as 16 e as 20 e as 22 não resulta,cortando 2 programas. A meu ver a Cidade deveria tentar fazer alterações na grelha. Depois a playlist,pouco variada comparando com a Mega.
A RFM fracasso puro. Acho a RFM das piores rádios. Playlist meia estranha,escolhas de música estranhas. E agora a voltar às afro,com a nova do Anselmo Ralph.
Nestes dias em casa,sobre a TSF,notei falta de uma frequência em Viseu para se poder ouvir bem em aparelhos de rádio.
Infelizmente,nesta altura de quarentena deve ter se refletido um pouco as coberturas indoor.
A Antena 1 do que tenho ouvido tenho gostado deste modelo,mais low.

guest6

• Visitante
« Responder #527 em: Maio 12, 2020, 10:14:12 pm »
Obviamente todas, ou quase todas, iam ter audiências muito mais baixas. O "peso" do tempo de escuta de rádio no automóvel é elevadíssimo ( bem mais de 60%). Os valores de tempo de escuta "in door" são pouco mais que residuais. As pessoas estiveram fechadas em casa. Quanto ao "peso" da audiência nos horários noturnos é pouco mais que residual. Dos vários estudos pormenorizados a que tive acesso o valor a partir das 22h era sempre inferior a 1%, e a partir das 24h era na "casa" 2 décimas e menos. Ou seja a contribuição nas audiências da RR do programa da Julia Pinheiro será pouco mais que zero. Em casa a ouvir rádio via herteziana somos, nem como se diria na XFM, uma imensa minoria.

Enviado do meu SNE-LX1 através do Tapatalk

estvmkt

• Hero Member
« Responder #528 em: Maio 12, 2020, 11:09:26 pm »
E as coberturas muitas vezes deixam a desejar.
Eu falo por mim,em Viseu, onde moro não ouço TSF porque apanha se mal...
Boa cobertura indoor é importante.

guest6

• Visitante
« Responder #529 em: Maio 12, 2020, 11:24:59 pm »
Quando pensamos que a forma como consumimos um meio de comunicação é a forma que a generalidade da sociedade o faz,  muito provavelmente vamos errar. Hoje a escuta "in door" via hertziana de rádio é residual e  sem importância na audiência. Aquilo e como "eu" ouço rádio tem valor zero, na realidade do universo das audiências e do consumo. Um grão de areia nunca será uma praia...

joao_s

• Hero Member
« Responder #530 em: Maio 13, 2020, 12:13:38 am »
De facto, o consumo de rádio predomina no automóvel, constatamos isso com os outros e, muito provavelmente, com cada um que participa no fórum, excetuando, possivelmente, aqueles que exercem atividade profissional na área. No entanto, o caro Abílio, esqueceu-se de mencionar os ouvintes que acordam com a rádio, nos aparelhos rádio-relógio. Será esse número assim tão residual no cômputo global? Dispõe de dados sobre estes hábitos de consumo?

Supondo que esse número não é muito baixo, influencia o prime-time da manhã. Ora neste caso a cobertura indoor faz diferença/moça, uma vez que muitos rádios-despertadores dispõem de um sintonizador analógico de baixa seletividade. Outro aspeto a ter em conta, na escuta de rádio no automóvel é a cobertura contínua das estações de rádio, ie, da eficácia da rede de emissores. Caso haja alguma falha, a tendência será de deixar de ouvir a estação A para ouvir a estação B (com a tecnologia DAB, esta questão não se colocaria).

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #531 em: Maio 13, 2020, 12:28:45 am »

Supondo que esse número não é muito baixo, influencia o prime-time da manhã. Ora neste caso a cobertura indoor faz diferença/moça, uma vez que muitos rádios-despertadores dispõem de um sintonizador analógico de baixa seletividade. Outro aspeto a ter em conta, na escuta de rádio no automóvel é a cobertura contínua das estações de rádio, ie, da eficácia da rede de emissores. Caso haja alguma falha, a tendência será de deixar de ouvir a estação A para ouvir a estação B (com a tecnologia DAB, esta questão não se colocaria).

Com os smartphones os despertadores já estão a cair um pouco em desuso, pelo menos nas gerações mais novas.
O que está claro neste confinamento é que as rádios deviam ter apostado muito mais no incentivo da escuta pelo computador, tablet e em FM nos telemóveis, nos modelos em que está disponível. Falta passar a mensagem de que a rádio é o meio mais portátil que existe, e depois que a informação é muito menos alarmista do que as nossas TVs.
Vi recentemente um mapa em que Portugal é dos poucos países europeus onde o meio de comunicação social que a população mais confia não é a rádio mas sim a TV, infelizmente...

Atento

• Hero Member
« Responder #532 em: Maio 13, 2020, 12:36:37 am »

Com os smartphones os despertadores já estão a cair um pouco em desuso, pelo menos nas gerações mais novas.
O que está claro neste confinamento é que as rádios deviam ter apostado muito mais no incentivo da escuta pelo computador, tablet e em FM nos telemóveis, nos modelos em que está disponível. Falta passar a mensagem de que a rádio é o meio mais portátil que existe, e depois que a informação é muito menos alarmista do que as nossas TVs.
Vi recentemente um mapa em que Portugal é dos poucos países europeus onde o meio de comunicação social que a população mais confia não é a rádio mas sim a TV, infelizmente...

Se as rádios mais ouvidas são musicais...

Vão confiar em quê?

Nas músicas??

joao_s

• Hero Member
« Responder #533 em: Maio 13, 2020, 12:40:16 am »
Permita-me a seguinte adenda à publicação anterior: no período da manhã, o ouvinte tende a ouvir no autorrádio do seu automóvel a mesma estação de rádio que começou a ouvir desde a alvorada. Isso influencia as audiências das estações de rádio. Por isso, é que a eficácia das redes de radiodifusão não é uma questão de somenos importância, porque pode forçar à mudança de estação, se houver instabilidade de sinal no trajeto casa <-> trabalho (provavelmente, será esse o motivo pelo qual operadores como a BBC mantêm o FM em simultâneo com o DAB, precisamente para que o ouvinte ouça no carro o que ouve em casa, nos aparelhos analógicos. Mantém, assim, os hábitos de consumo).

NOTA: "radiokilledtheMTVstar", o meu filho tem como hábito acordar com o rádio-despertador, tal como o Pai, quando tinha a mesma idade.

guest6

• Visitante
« Responder #534 em: Maio 13, 2020, 12:56:18 am »
De facto, o consumo de rádio predomina no automóvel, constatamos isso com os outros e, muito provavelmente, com cada um que participa no fórum, excetuando, possivelmente, aqueles que exercem atividade profissional na área. No entanto, o caro Abílio, esqueceu-se de mencionar os ouvintes que acordam com a rádio, nos aparelhos rádio-relógio. Será esse número assim tão residual no cômputo global? Dispõe de dados sobre estes hábitos de consumo?

Caro João não disponho dos n° em causa, e até duvido que existam. Mas sinceramente isso também, infelizmente, será uma imensa minoria ( e eu até sou 1 deles...). Além do mais falamos de quanto tempo de escuta? 5 ou 10 minutos quando muito... Como é referido por membro do fórum, as novas tecnologias são usadas por muitos, e não só as gerações mais novas, como meio de despertar.

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #535 em: Maio 13, 2020, 11:06:59 am »
Hoje em dia há muitas formas de ouvir rádio, desde as mais tradicionais, às mais modernas, mas que me espanta é como a Marktest só contabiliza o velho rádio e o auto rádio. Outras formas são ignoradas, nomeadamente o on line a que cada vez mais ouvintes recorrem. Até penso que nesta altura, com desaparecimento dos aparelhos de rádio, neste período de confinamento, muitos ouviram assim as suas estações de Preferência.

Por exemplo os lives de Facebook, em que reparei que têm números muitos interessantes de ouvintes, neste caso também espectadores. Penso que foi uma experiência, que pode também ser outra forma de se criar ouvintes.

A Marktest tinha que estar atenta a tudo isto, mas parece não estar. E talvez os números, fossem outros. Isto só favorece as rádios com redes nacionais de frequências...

SamM

• Hero Member
« Responder #536 em: Maio 14, 2020, 02:46:44 pm »
Hoje em dia há muitas formas de ouvir rádio, desde as mais tradicionais, às mais modernas, mas que me espanta é como a Marktest só contabiliza o velho rádio e o auto rádio. Outras formas são ignoradas, nomeadamente o on line a que cada vez mais ouvintes recorrem. Até penso que nesta altura, com desaparecimento dos aparelhos de rádio, neste período de confinamento, muitos ouviram assim as suas estações de Preferência.

Por exemplo os lives de Facebook, em que reparei que têm números muitos interessantes de ouvintes, neste caso também espectadores. Penso que foi uma experiência, que pode também ser outra forma de se criar ouvintes.

A Marktest tinha que estar atenta a tudo isto, mas parece não estar. E talvez os números, fossem outros. Isto só favorece as rádios com redes nacionais de frequências...

Sempre achei este bareme da Marktest muito pouco confiável, já o escrevi aqui e por isso mais me congratulo quando vejo que, não só eu, mas outros constatam do mesmo. Por isso, fazer grandes análises sobre dados que sabemos que estão errados, é um mera perda de tempo. Este bareme é um mero referencial, nada mais que isso.

E concordo com o que escreve o R4, creio que o consumo de rádio via stream, ou mesmo pelas BOX das operadoras, subiu exponencialmente neste periodo. A confirmar-se essa exclusão, este estudo está ferido de morte. Neste aspecto, creio que as rádios para segmentos abaixo dos 40 anos são as mais prejudicadas.

Quanto ao resto, nada mais a acrescentar, pois de facto no denominado horário nobre da rádio o consumo caiu. Se atendermos a isso, e às limitações do estudo, até se concluiria que consumo de rádio subiu nos outros horários pós manhã...

nelsonsoares

• Hero Member
« Responder #537 em: Maio 14, 2020, 05:03:19 pm »

Sempre achei este bareme da Marktest muito pouco confiável, já o escrevi aqui e por isso mais me congratulo quando vejo que, não só eu, mas outros constatam do mesmo. Por isso, fazer grandes análises sobre dados que sabemos que estão errados, é um mera perda de tempo. Este bareme é um mero referencial, nada mais que isso.

E concordo com o que escreve o R4, creio que o consumo de rádio via stream, ou mesmo pelas BOX das operadoras, subiu exponencialmente neste periodo. A confirmar-se essa exclusão, este estudo está ferido de morte. Neste aspecto, creio que as rádios para segmentos abaixo dos 40 anos são as mais prejudicadas.

Quanto ao resto, nada mais a acrescentar, pois de facto no denominado horário nobre da rádio o consumo caiu. Se atendermos a isso, e às limitações do estudo, até se concluiria que consumo de rádio subiu nos outros horários pós manhã...
A realidade é que as rádios para aparecerem nestes baremes, têm de pagar à Marktest.
Por isso é que só aparecem as rádios do costume.
Mas eu sinceramente não consigo confiar nestes baremes.
Sobretudo se não houver resultados percentuais doutras rádios.

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #538 em: Maio 14, 2020, 06:15:55 pm »
Pois. E o pior é que as rádios negocioam com as marcas comerciais, com estes números.

Por exemplo, hoje em dia estudos que não comtemplam o on line, parece-me inacreditável. Eu que sou de uma geração mais antiga resisti muito a deixar de ouvir a rádio da maneira tradicional e, só a cobertura sofrível com que ouço a R. OBs, me levou a escutar via Internet, hoje em dia reconheço que é uma forma muito prática de escutar rádio. Vai conosco para as várias divisões da casa, já ouço outras estações também dessa forma.

Repito, inacreditável...

Atento

• Hero Member
« Responder #539 em: Maio 14, 2020, 11:11:43 pm »
Já no ano 2000 os responsáveis da RDP não acreditavam nos números...

https://www.publico.pt/2000/11/18/jornal/metade-da-audiencia-em-tres-anos-151388