Autor Tópico: Rádio Orbital - 101,9 MHz Loures  (Lida 11127 vezes)

Luisf662

• Sr. Member
Re: Rádio Orbital - 101,9 MHz Loures
« Responder #30 em: Março 09, 2026, 02:32:50 pm »
Esteve uns dias desligada, o arranjo foi rápido. A Sudoeste que ponha os olhos na manutenção técnica da Orbital!

A operar neste momento com a potência habitual, e com recepção média-boa na zona de Belém.
Não esteve não, se esteve não foi a Orbital de certeza, costumo passar pela frequência e sempre a "bombar" por aqui, até porque seria difícil de escapar é a primeira memória do meu rádio.

Enviado do meu 2312DRA50G através do Tapatalk
Confirmo tenho esta radio memorizada num radio que tenho aqui em casa e no carro e sempre ouvi esta radio todos os dias, não dei conta de ela estar desligada. Em 101.9 pelo menos nesta frequência, não sei se a orbital tem mais alguma frequência mas nesta frequência não dei conta de estar desligada.

Enviado do meu Redmi 7 através do Tapatalk

MEGAHITS_SINTRA

• Sr. Member
« Responder #31 em: Março 09, 2026, 06:35:33 pm »
Esteve uns dias desligada, o arranjo foi rápido. A Sudoeste que ponha os olhos na manutenção técnica da Orbital!

A operar neste momento com a potência habitual, e com recepção média-boa na zona de Belém.
Não esteve não, se esteve não foi a Orbital de certeza, costumo passar pela frequência e sempre a "bombar" por aqui, até porque seria difícil de escapar é a primeira memória do meu rádio.

Confirmo tenho esta radio memorizada num radio que tenho aqui em casa e no carro e sempre ouvi esta radio todos os dias, não dei conta de ela estar desligada. Em 101.9 pelo menos nesta frequência, não sei se a orbital tem mais alguma frequência mas nesta frequência não dei conta de estar desligada.

Deve ter estado com potência reduzida, que aqui não apanhava nada, só chuva

MEGAHITS_SINTRA

• Sr. Member
« Responder #32 em: Março 12, 2026, 11:53:56 am »
Já percebi o que se passa com os problemas de recepção da Orbital.

Trata-se d'uma enorme espúria da Antena 3 que impede a escuta de forma total da estação local de Loures nos 101.9.

Não sei se o problema advém da pobre força de emissão da Orbital, do excesso de potência da Antena 3, ou simplesmente um evento atmosférico, mas que já se prolonga há semanas e só acontece pontualmente.

Uma situação bastante interessante, de facto, mas muito negativa, já que impede a escuta total da estação correcta.

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #33 em: Março 12, 2026, 01:33:16 pm »
Essa "enorme espúria" não será o emissor da Fóia?

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #34 em: Março 12, 2026, 02:05:38 pm »
Claro.

E a propagação faz o resto. Uma das duas frequências devia ser mudada.

Radiofilo

• Hero Member
« Responder #35 em: Março 12, 2026, 02:39:20 pm »
Claro.

Essa "enorme espúria", quando se sobe e/ou desce a Serra de Sintra entre o Guincho e o Cabo da Roca, "aparece" sempre com grande força...

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #36 em: Março 12, 2026, 02:53:18 pm »
Claro.

Essa "enorme espúria", quando se sobe e/ou desce a Serra de Sintra entre o Guincho e o Cabo da Roca, "aparece" sempre com grande força...

A mesma coisa quando se passa pela Volta da Pedra em Palmela ou pela Serra da Arrábida... é uma espúria muito específica, só aparece em grandes serras.

A Orbital não está a operar também com a potência toda há muitos anos mas aqui é um caso de "não há hipótese". E é como o AG diz: tem que ser mudada uma das duas frequências. Mas isto há décadas.
« Última modificação: Março 12, 2026, 02:55:07 pm por Memorias da Radio »

Luisf662

• Sr. Member
« Responder #37 em: Março 12, 2026, 09:26:09 pm »
Claro.

A mesma coisa quando se passa pela Volta da Pedra em Palmela ou pela Serra da Arrábida... é uma espúria muito específica, só aparece em grandes serras.

A Orbital não está a operar também com a potência toda há muitos anos mas aqui é um caso de "não há hipótese". E é como o AG diz: tem que ser mudada uma das duas frequências. Mas isto há décadas.
Também confirmo, eu uma vez já a uns anos fui passear a serra da Arrábida a ouvir a orbital em 101.9 e numa zona da serra do lado sul comecei a ouvir a antena3 totalmente sinal forte na mesma frequência 101.9. depois quando regressei a partir da parte norte da serra virada para Lisboa voltei a ouvir a orbital novamente.

Remember

• Sr. Member
    • Noventa Radio Dance
« Responder #38 em: Março 12, 2026, 10:32:55 pm »
Claro.

Também confirmo, eu uma vez já a uns anos fui passear a serra da Arrábida a ouvir a orbital em 101.9 e numa zona da serra do lado sul comecei a ouvir a antena3 totalmente sinal forte na mesma frequência 101.9. depois quando regressei a partir da parte norte da serra virada para Lisboa voltei a ouvir a orbital novamente.

São zonas sombra... A Arrábida é já histórica, sempre me lembro disso! Mas, não é preciso ir muito longe, zona do fim do IC2 até à ponte de Via Rara o sinal morre de vez dando lugar à Foia...aborrece até às vezes começa a dar alguma música que gosto e lá se vai e entra a 3.

pdnf

• Hero Member
« Responder #39 em: Março 12, 2026, 11:15:37 pm »
Trata-se d'uma enorme espúria da Antena 3 que impede a escuta de forma total da estação local de Loures nos 101.9.
Apesar de ser minha opinião que o espectro em Lisboa está mais bem organizado do que em outras regiões, identifico alguns problemas em emissores locais da região, que se fazem sentir, de forma mais ou menos permanente, e com mais ao menos força, em algumas áreas, incluindo zonas "nobres" da cidade de Lisboa:

-101.9: Orbital Loures e Antena 3 da Fóia, é capaz de ser o caso mais flagrante:
-102.2 : Maria Palmela e Antena 3 da Lousã, é igualmente problemático.

Menos, mas que também apresentam constrangimentos relativos:

-91.6 - Cidade FM Lisboa, com pressões fortes dos 91.5 da Antena 2 da Fóia e dos 91.7 da RFM da Lousã
-98.7 - Observador Seixal com pressões dos 98.6 da RR da Fóia

Há ainda o duelo de redes regionais em 107.4 TSF Lousã e 107.5 M80 Grândola, com evidente vantagem para a primeira, que só não o deve ser mesmo no concelho de Grândola e pouco mais, sendo que já fiz bandscan em plena Área de Serviço de Grândola na A2, com a TSF pujante e a M80 a tremer das perninhas, mas aí a propagação ajuda muito.

Emissores do Muro, da Lousã e da Fóia, é fugir de ter frequências coladas a eles, pois, basicamente, mesmo que com algumas dificuldades, consegues ouvir uma estação do Minho ao Algarve apenas com este trio (excetuando a Antena 3).
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Luis Carvalho

• Administrator
  • Hero Member
  • Façam a TSF Grande Outra Vez!
« Responder #40 em: Março 12, 2026, 11:39:34 pm »
Claro.

A "espúria" é tão grande que se ouve bem em grande parte do Algarve, no litoral alentejano e, inclusivamente, na vila de Sesimbra, onde a Orbital não tem qualquer hipótese...
Cumprimentos,
Luís Carvalho

Administrador do "Fórum da Rádio"

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #41 em: Março 13, 2026, 10:59:01 am »
Claro.

Há dois dias estava a ouvir com relativa facilidade, em Algés, vários emissores da Fóia.