Autor Tópico: DAB+ em Portugal  (Lida 107929 vezes)

ruicleto

• Hero Member
Re: DAB+ em Portugal
« Responder #405 em: Abril 07, 2026, 10:45:24 am »
1 de abril?

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Claro que só podia ser uma mentira de 1 de abril! Seria bom de mais, face à inércia do Governo e Grupos de rádio, ter emissões pirata em DAB+, e logo no interior "profundo" do nosso país...
Mas não tardará muito para que esses distritos possam ouvir alguma coisa em digital (oficialmente) proveniente do país vizinho!
Parabéns ao "pdf" que acertou e não foi enganado!

Luisf662

• Sr. Member
« Responder #406 em: Abril 07, 2026, 02:47:37 pm »
1 de abril?

Claro que só podia ser uma mentira de 1 de abril! Seria bom de mais, face à inércia do Governo e Grupos de rádio, ter emissões pirata em DAB+, e logo no interior "profundo" do nosso país...
Mas não tardará muito para que esses distritos possam ouvir alguma coisa em digital (oficialmente) proveniente do país vizinho!
O problema é que quase ninguém tem recetores DAB+ em Portugal e essas emissões piratas se fossem verdade não eram captadas por quase ninguém.

Enviado do meu Redmi 7 através do Tapatalk

ruicleto

• Hero Member
« Responder #407 em: Abril 07, 2026, 03:43:46 pm »
1 de abril?

O problema é que quase ninguém tem recetores DAB+ em Portugal e essas emissões piratas se fossem verdade não eram captadas por quase ninguém.

Já neste Fórum deixei a questão, que era saber quantos ouvintes já dispõem de recetores DAB+ quer em casa quer no veículo. Aposto que muitos têm no veículo e não sabem...

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #408 em: Abril 07, 2026, 10:42:56 pm »
1 de abril?

Já neste Fórum deixei a questão, que era saber quantos ouvintes já dispõem de recetores DAB+ quer em casa quer no veículo. Aposto que muitos têm no veículo e não sabem...
Veículos mais recentes já têm.

Em casa tenho à vontade 4 ou 5 rádios capazes de sintonia DAB+.

ruicleto

• Hero Member
« Responder #409 em: Abril 08, 2026, 04:08:59 pm »
Atualmente, aconselho qualquer pessoa, que necessite adquirir um rádio portátil (de maiores ou menores dimensões), a pensar num modelo que tenha receção em DAB/DAB+, pois quase todos os modelos permitem também a receção de FM. Basta verificar na internet que os custos destes recetores são, em inúmeros modelos e na minha opinião, bastante baixos (é claro que o custo é sempre um valor relativo para cada um de nós).

ruicleto

• Hero Member
« Responder #410 em: Maio 04, 2026, 09:23:46 pm »
Divulgo o que foi publicado por YAGI no seu blogue em https://dabportugal.blogspot.com/2026/05/, e cujo teor subscrevo. Infelizmente, parece que os assessores para a área do digital no(s) governo(s) são acérrimos defensores do rádio a válvulas que aparece no tão famoso filme português "O Costa do Castelo" e desconhecem qualquer modelo de inovação. Sinto-me em Portugal como na Idade da Pedra...

ruicleto

• Hero Member
« Responder #411 em: Junho 12, 2026, 04:04:10 pm »
Foram bons tempos estes, em que Portugal andava na vanguarda das tecnologias... infelizmente, julgo que não vão repetir-se face à total inércia desta nova geração de governos e entidades reguladoras e outras! estamos sempre a perder.
https://anacom.pt/render.jsp?contentId=13585

Radiofilo

• Hero Member
« Responder #412 em: Junho 12, 2026, 04:22:26 pm »
Foram bons tempos estes, em que Portugal andava na vanguarda das tecnologias... infelizmente, julgo que não vão repetir-se face à total inércia desta nova geração de governos e entidades reguladoras e outras! estamos sempre a perder.

Enfim!!!

Triste país este!

É com isto e, também, com a ferrovia... Os parentes pobres do desenvolvimento (????) nacional.

ruicleto

• Hero Member
« Responder #413 em: Junho 12, 2026, 05:40:23 pm »

Enfim!!!

Triste país este!

É com isto e, também, com a ferrovia... Os parentes pobres do desenvolvimento (????) nacional.

No tempo do apagão todos vieram enaltecer as virtudes da rádio hertziana. Agora, com o PTRR e outros tantos programas há apenas 500 mil euros (empréstimo) para revitalizar o setor da rádio... afinal o que queremos? qual a visão para o futuro da rádio portuguesa? com tantos debates e comentadores não há um único canal de TV/rádio que promova um debate e inerentes comentários sobre este importantíssimo assunto? estamos à espera que a rádio tenha zero ouvintes?

Yagi

• Sr. Member
« Responder #414 em: Junho 13, 2026, 06:34:56 pm »

Enfim!!!

Triste país este!

No tempo do apagão todos vieram enaltecer as virtudes da rádio hertziana. Agora, com o PTRR e outros tantos programas há apenas 500 mil euros (empréstimo) para revitalizar o setor da rádio... afinal o que queremos? qual a visão para o futuro da rádio portuguesa? com tantos debates e comentadores não há um único canal de TV/rádio que promova um debate e inerentes comentários sobre este importantíssimo assunto? estamos à espera que a rádio tenha zero ouvintes?

Fita do tempo:
20/04/2024 - O blogue TDT em Portugal pública um artigo onde critica o estado da rádio em Portugal e menciona a adoção generalizada do DAB+ na Europa. https://tdt-portugal.blogspot.com/2024/04/servico-minimo-tdt-esta-por-um-fio.html

Agosto 2024 - O blogue TDT em Portugal critica em consulta pública estado da rádio em Portugal e menciona a adoção generalizada do DAB+ na Europa.
https://tdtportugal.wordpress.com/wp-content/uploads/2025/01/planoatividadesanacom2025_2027_bloguetdt.pdf

30/01/2025 - A ANACOM impede o acesso à base de dados dos operadores de radiodifusão, impedimento que dura até ao presente!

13/02/2025 - O Governo anuncia para breve o inicio de emissões teste em DAB+. Possivelmente só para "calar" algumas vozes e tirar Portugal do cinzento para o azul no mapa da rádio da worldab. https://www.worlddab.org/countries

Desde então:

1. O Governo cede aos lobbies e os teste DAB+ não se materializam.

2. O DAB+ é assunto tabu nos media portugueses, privados e públicos. Nem no dia da rádio se fala em rádio digital ou DAB+, nem sequer na rádio pública. As rádios não respondem a perguntas sobre rádio digital e os comentadores não referem o DAB+ quando falam de rádio.

3. O Governo quer esconder dos investigadores/estudiosos nacionais e internacionais a realidade da rádio portuguesa. Alguém ainda crê que é mera coincidência que a base de dados dos operadores de rádio da ANACOM continue indisponível desde 31/01/2025?
https://www.anacom.pt/render.jsp?categoryId=1729

4. O Governo sacrifica o interesse e a segurança nacional. Veja-se, por exemplo, a ausência de qualquer referência à rádio digital no anúncio dos apoios do PTRR e a não adoção do sistema Europeu de alertas DAB+ ASA, mas sim do sistema americano que só é utilizado nos EUA.
 https://dabportugal.blogspot.com/2026/05/radio-digital-dab-portugal.html

Alguém nos media criticou esta opção absurda? Que eu saiba não!

Há um pacto de silêncio sobre a rádio digital DAB+ e o que está a acontecer no resto do Mundo, para não colocar "grãos de areia na engrenagem" que está a fomentar a migração dos ouvintes do FM para a rádio online. Esta aposta é por demais evidente. Os grupos de rádios portugueses não querem o DAB+, querem migrar para o online e deixar morrer o FM. E vale quase tudo para atingir esse fim, até mentir!

Claro que isto deveria ser debatido e discutido, coisa que já propus às rádios (e já aqui disso tinha dado conhecimento) e à ANACOM. Mas eles não querem que se discuta porque isso poria em evidência que (mais uma vez) os interesses dos cidadãos estão a ser sacrificados em favor de alguns interesses privados, os seus.
« Última modificação: Junho 13, 2026, 06:38:34 pm por Yagi »

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #415 em: Junho 13, 2026, 07:54:23 pm »
Deve ser muito cansativo viver assim: fazer sempre o mesmo discurso à volta de 6 ou 7 premissas e repeti-lo ao longo de semanas, meses e anos, sabendo perfeitamente que não se está a fazer campanha viável de nada e que o texto que escrevemos só nos serve a nós próprios e pouco mais.

Pode escrever mais 3 anos isso neste fórum Yagi, não irá adiantar: quem decide não é você. É quem tem dinheiro. Agora, no mínimo, seja criativo como o Zeca, porque para termos escribas que andam cá sempre a escrever as mesmas coisas tem que haver um certo elemento de fresco para isso ser apelativo.
« Última modificação: Junho 13, 2026, 07:58:49 pm por Memorias da Radio »

ruicleto

• Hero Member
« Responder #416 em: Junho 15, 2026, 09:53:31 am »
Julgo que o tema "DAB+", e não querendo ser cansativo nesta abordagem, face à implementação em curso na União Europeia e restantes países europeus, deveria ser já um direito de acesso a esta tecnologia aos portugueses. Comparo esta lacuna à existência da TV a cores (disponibilidade da tecnologia) e continuarmos a ter, compulsivamente e por imposição do Estado, apenas o acesso ao preto e branco...
Tal como os Grandes descobridores portugueses, é necessário empreender algo e para isso servem as contribuições para o audiovisual - para também pagar a tecnologia emergente. Não é à toa que os grupos públicos de rádio no estrangeiro (a maior parte) está na vanguarda da liderança neste projeto, "arrastando" os privados.
Apenas lamento que, neste fórum, não soem campainhas a quem tem o dever e a competência para decidir positivamente.

Luisf662

• Sr. Member
« Responder #417 em: Junho 15, 2026, 03:17:43 pm »
Julgo que o tema "DAB+", e não querendo ser cansativo nesta abordagem, face à implementação em curso na União Europeia e restantes países europeus, deveria ser já um direito de acesso a esta tecnologia aos portugueses. Comparo esta lacuna à existência da TV a cores (disponibilidade da tecnologia) e continuarmos a ter, compulsivamente e por imposição do Estado, apenas o acesso ao preto e branco...
Tal como os Grandes descobridores portugueses, é necessário empreender algo e para isso servem as contribuições para o audiovisual - para também pagar a tecnologia emergente. Não é à toa que os grupos públicos de rádio no estrangeiro (a maior parte) está na vanguarda da liderança neste projeto, "arrastando" os privados.
Apenas lamento que, neste fórum, não soem campainhas a quem tem o dever e a competência para decidir positivamente.
Cá em Portugal só com DAB+ pirata, só assim é que as pessoas se a percebiam desta tecnologia, porque já existe um numero considerável de pessoas que têm carros equipados com DAB+.

Enviado do meu 2510DRA23E através do Tapatalk

ruicleto

• Hero Member
« Responder #418 em: Junho 15, 2026, 03:41:56 pm »
Cá em Portugal só com DAB+ pirata, só assim é que as pessoas se a percebiam desta tecnologia, porque já existe um numero considerável de pessoas que têm carros equipados com DAB+.

Enviado do meu 2510DRA23E através do Tapatalk

Pois, mas a disponibilidade de tecnologia para emitir "de forma pirata" em DAB+ parece-me ser mais difícil do que concretizar uma emissão em FM - confesso aqui que, há muito tempo, fui um dos pioneiros a implementar uma rádio pirata (em FM) na vila de Manteigas. Bons tempos os de outrora, assim haja "malta" que hoje rompa o marasmo do analógico e implemente uma emissão em digital (que sirva de piloto)... Será para mim uma boa surpresa!

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #419 em: Junho 15, 2026, 10:05:25 pm »
Tecnicamente é possível montar uma pirata DAB+. Mas muito mais caro e complexo que uma de FM, que com 100/200 euros já se consegue cobrir uns quilómetros.

Este post é meramente educacional, não estou a encorajar nada.