Autor Tópico: DAB+ em Portugal  (Lida 106137 vezes)

Memorias da Radio

• Hero Member
Re: DAB+ em Portugal
« Responder #330 em: Agosto 05, 2025, 04:31:23 pm »
Estão a tentar com a sua força inviabilizar o projeto que basicamente deixa a concorrência em pé de igualdade. Vão tramar-se porque os testes pilotos DAB+ vão mesmo acontecer.

Não sei exatamente se deixa em pé de igualdade, vai depender do formato que vá haver para isto... Se se faz um novo concurso separado para o DAB ou se faz uma conversão entre o concelho do alvará em FM e a transmissão no DAB (por exemplo emitindo para o mesmo distrito)... e o digital tende a propagar pior e ter mais cortes (porque abaixo de um x nível de sinal começa a apresentar problemas).

Só se a ideia for para cobertura nacional e fazer uma nova rede por inteiro em DAB, mantendo a outra em FM (como em vários países).

Estou bastante reticente quanto à viabilidade do DAB+ no contexto anacrónico atual da Lei da Rádio em que a iniciativa privada é limitada à presença de alvarás. Em tempos já defendi que pode perfeitamente ir a autorização de ERC e ANACOM e não haver concursos e para mim o DAB+ só faz sentido mesmo assim. Cortar os intermediários e acabar com revendas de alvarás a preços exorbitantes muito acima do binómio custo/proveito de uma rádio.

Precisava de ter uma experiência in-loco de usar o DAB+ para perceber a viabilidade da coisa e se vale a pena investir num sintonizador.

joao_s

• Hero Member
« Responder #331 em: Agosto 05, 2025, 07:57:54 pm »
Estão a tentar com a sua força inviabilizar o projeto que basicamente deixa a concorrência em pé de igualdade. Vão tramar-se porque os testes pilotos DAB+ vão mesmo acontecer.

“modernices”, finalmente uma decisão orientada aos cidadãos/ouvintes e ao pluralismo no meio radiodifusão, em vez da imposição que tem ocorrido até agora e que está a "matar" a rádio (6 redes nacionais bastante redutoras daquilo que deve ser a rádio). Este processo arrasta-se há demasiado tempo, colocando o nosso país num atraso preocupante face aos congéneres europeus, uma vez que não se consegue organizar para implementar uma simples rede de rádio digital, quando todos os outros o fazem (dentro do espaço europeu). O principal prejudicado é o todo (todos nós) em detrimento de um qualquer interesse mesquinho/deprimente, à maneira do terceiro mundo.

Está mais do que visto, os diferentes países europeus investem em redes de rádio digital autónomas não por um qualquer capricho, mas devido à superior qualidade de receção & serviços, facilidade de utilização e, também, para fazer face, a imprevistos que podem ocorrem e que deixem os cidadãos isolados, sem outro meio de ligação ao mundo exterior (corte de energia geral do passado dia 28 de abril, ataque cibernético à Vodafone, etc.).

Mas como se diz de S. Tomé, “ver para crer”. Tudo isto é uma embrulhada típica do 3.º mundo.

pdnf

• Hero Member
« Responder #332 em: Agosto 05, 2025, 08:10:27 pm »
Parece-me simples: deverá ser direcionado convite às rádios que emitem em rede nacional e às que têm regimes de associação para integrarem o teste. Basicamente terias RTP, R/Com, ex-MCR, OoT, TSF, MnC a sairem em DAB. A Record, RDS, TDS, Salesianos e Maria poder-se-ia ponderar, mas como estão em parceria e não em associação, não acho que devam integrar os testes.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

ruicleto

• Hero Member
« Responder #333 em: Agosto 05, 2025, 08:12:01 pm »
Não é por acaso que somos já uma ilha na europa, a par de países como a Hungria (já sabemos o que a casa gasta...), Finlândia, Kosovo e Islândia. Deixo o mapa atualizado:
https://www.worlddab.org/countries

Yagi

• Full Member
« Responder #334 em: Agosto 05, 2025, 10:52:08 pm »
Pois... até porque um antigo secretário de estado, e atualmente no cargo de ministro, referiu um início de testes neste verão... acho que se enganou no ano da graça do verão em causa ;) somos mesmo "tacanhos" no que diz respeito a estarmos na vanguarda!

Aqui o Atento tem razão. Enquanto não existir interesse dos privados, o DAB+ em Portugal será uma miragem. A Observador aqui poderia dar uma ajuda à RTP, porque é das principais interessadas em ver a rede tornar-se nacional. Se é suficiente? Tenho dúvidas...
Observador, CMR, RDS,... todas utilizam frequências que sofrem muitas interferências. Mas se for verdade que o grupo Renascença quer ficar fora do teste DAB+ é um sério revés. Além disso vão(?) realizar o teste onde o dab+ vai acrescentar pouco porque Lisboa e Porto é onde as rádios têm melhor cobertura.

Julgo que quem ficar de fora desta tecnologia, vai, mais tarde, arrepender-se e querer entrar no sistema, quando se aperceber das nítidas vantagens do DAB+ em relação à analógica FM.

Creio que os grupos que estão por trás das rádios pouco lhes importa se o DAB+ é melhor que o FM. Pelo que tenho lido e pelo que sei os Srs que estão à frente das rádios pouco ou nada percebem de "radio" tecnicamente falando. E ao contrário do que alguns pensam emitir em DAB+ é relativamente barato. Temo que o teste já esteja viciado à partida e aconteça como aconteceu com a TDT. Se a oferta de programas não for apelativa e não trouxer nada de novo (para além da qualidade da emissão) dificilmente poderá cativar ouvintes.

pdnf

• Hero Member
« Responder #335 em: Agosto 06, 2025, 02:31:57 am »
Creio que os grupos que estão por trás das rádios pouco lhes importa se o DAB+ é melhor que o FM. Pelo que tenho lido e pelo que sei os Srs que estão à frente das rádios pouco ou nada percebem de "radio" tecnicamente falando. E ao contrário do que alguns pensam emitir em DAB+ é relativamente barato. Temo que o teste já esteja viciado à partida e aconteça como aconteceu com a TDT. Se a oferta de programas não for apelativa e não trouxer nada de novo (para além da qualidade da emissão) dificilmente poderá cativar ouvintes.
Tocou num ponto crucial. Infelizmente, muitos dos profissionais do setor não percebem nada de técnica, nem fazem nenhum esforço para perceber. Ninguém nasce ensinado, mas devem por-se no terreno e estudar.

O que me parece óbvio é que para os incumbentes, ver a oferta aumentar, é algo negativo. Poder-me-ão dizer que a Bauer tem rádios sem cobertura total do território, mas com o que eles estão verdadeiramente preocupados é com a Comercial e com a M80 e aí não estão mal.

Portanto, parece-me que DAB na R/Com e na Bauer, provavelmente, só forçando.
Rádio é:
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Yagi

• Full Member
« Responder #336 em: Agosto 09, 2025, 07:15:21 pm »
Tocou num ponto crucial. Infelizmente, muitos dos profissionais do setor não percebem nada de técnica, nem fazem nenhum esforço para perceber. Ninguém nasce ensinado, mas devem por-se no terreno e estudar.

O que me parece óbvio é que para os incumbentes, ver a oferta aumentar, é algo negativo. Poder-me-ão dizer que a Bauer tem rádios sem cobertura total do território, mas com o que eles estão verdadeiramente preocupados é com a Comercial e com a M80 e aí não estão mal.

Portanto, parece-me que DAB na R/Com e na Bauer, provavelmente, só forçando.

Sim, creio que o maior obstáculo será o medo da concorrência por parte de algumas rádios já com boa cobertura do país. Num post que publiquei referi o exemplo da RFM que em várias cidades é recebida em 3 a 5 frequências enquanto as rádios mais recentes chegam através de uma única frequência e muitas vezes em más condições.
http://tdt-portugal.blogspot.com/2024/04/servico-minimo-tdt-esta-por-um-fio.html

Estão fortemente apostadas no FM (nada contra), mas há que pensar no futuro e mesmo que o DAB+ arranca-se hoje, só daqui por vários anos haveria condições para as maiores rádios abandonarem o FM.

Em 2024 a ANACOM na sequência do meu contributo em consulta pública quebrou o silêncio e reconheceu que a introdução do DAB/DAB+ poderá trazer benefícios para a atividade de rádio.
https://www.anacom.pt/streaming/Plano_deAtividades25_27_vf11fev2025.pdf?contentId=1798085&field=ATTACHED_FILE

Creio que a ANACOM pode e deve fazer mais. O plano anual 2025-2027 está em consulta pública até 14/08, sugiro que participem.
https://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=1813273 
« Última modificação: Agosto 09, 2025, 07:17:59 pm por Yagi »

Yagi

• Full Member
« Responder #337 em: Agosto 09, 2025, 07:53:03 pm »
Plano de Atividades 2026-2028 até 14/08.

ruicleto

• Hero Member
« Responder #338 em: Agosto 11, 2025, 09:37:29 am »
Plano de Atividades 2026-2028 até 14/08.

Os meus parabéns a YAGI pelo que tem feito (com ações concretas) pela rádio e televisão portuguesas.

ruicleto

• Hero Member
« Responder #339 em: Agosto 30, 2025, 04:17:56 pm »
Deixo a ligação para um blogue que vai tratar do DAB+ em Portugal. Espero que o autor tenha tanto sucesso quanto a própria implementação que, como sabemos, está já muito atrasada.
https://dabportugal.blogspot.com/

Radiofilo

• Hero Member
« Responder #340 em: Agosto 30, 2025, 05:25:05 pm »
Deixo a ligação para um blogue que vai tratar do DAB+ em Portugal. Espero que o autor tenha tanto sucesso quanto a própria implementação que, como sabemos, está já muito atrasada.

Já tinha ouvido falar deste blog.

No entanto, está sem qualquer post novo desde o seu início (Maio 2025)...

Um pouco á imagem e semelhança do DAB+ em Portugal cujas emissões experimentais anteriormente anunciadas tardam em surgir.

Mas, parece que, segundo vi há dias numa página de Facebook espanhola, essas tais emissões experimentais estarão agora previstas para Setembro...

Enfim, ver para crer...

ruicleto

• Hero Member
« Responder #341 em: Agosto 30, 2025, 05:33:23 pm »
Foi precisamente nessa página de Facebook espanhola que soube da existência do blogue.
https://www.facebook.com/Dabplusesp/

pdnf

• Hero Member
« Responder #342 em: Agosto 30, 2025, 10:01:17 pm »
Foi precisamente nessa página de Facebook espanhola que soube da existência do blogue.
https://www.facebook.com/Dabplusesp/

Vigo também ainda está a seco, o que nem sequer me permitiu ainda experimentar tentar captar. Estava com esperança no Algarve este ano, mas calhou de por razões de saúde não poder ir. Talvez ainda consiga ir ao DAB + primeiro no Porto. Espero que sim!  ;D ;D

Mas sem grandes esperanças, vai ser apenas as quatro antenas, e, quiçá Observador e TSF.
Rádio é:

Yagi

• Full Member
« Responder #343 em: Setembro 01, 2025, 09:06:46 pm »

Já tinha ouvido falar deste blog.

No entanto, está sem qualquer post novo desde o seu início (Maio 2025)...

Um pouco á imagem e semelhança do DAB+ em Portugal cujas emissões experimentais anteriormente anunciadas tardam em surgir.

Mas, parece que, segundo vi há dias numa página de Facebook espanhola, essas tais emissões experimentais estarão agora previstas para Setembro...

Enfim, ver para crer...

Desde Maio 2025 houve alguma novidade a respeito do DAB+ em Portugal?
Os posts aparecerão à medida que haja novidades e eu tenha disponibilidade.

livelx90

• Sr. Member
« Responder #344 em: Setembro 05, 2025, 09:49:04 pm »
A Cobertura da rede DAB da RDP segundo o site da empresa (www.rdp.pt) em 2002:

Bloco Nacional 12B (Freq. 225,648 MHz) DAB ( Digital Audio Broadcasting )

CONTINENTE

Bloco Nacional 12B (Freq. 225,648 Mhz).
Cobertura do litoral.

REGIÃO AUTÓNOMA DO AÇORES

Cobertura de Ponta Delgada, Horta e Ilha Terceira.

REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA

Cobertura do Funchal, Caniço e zona do aeroporto.

-

O dispositivo de emissão é constituído por uma rede sincronizada de emissores a funcionar na banda VHF, canal 12B e frequência central 225,648 MHz.
A macrocobertura do território continental português deverá ficar concluída durante o ano de 2004.
Serão no total 74 emissores, dos quais 40 no Continente, 22 nos Açores e 12 na Madeira.
Existirá ainda uma rede continental de Feixes Hetzianos em 7.5 GHz e um sistema de ligações via satélite para os Açores e a Madeira.