Autor Tópico: AM do Porto - Projectos radiofónicos  (Lida 55631 vezes)

Zeca 2021

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1676
Re: AM do Porto - Projectos radiofónicos
« Responder #45 em: Janeiro 12, 2023, 05:01:02 pm »
O centralismo combate- se com políticas inclusivas que esbatam as assimétricas entre litoral e interior.

Eu por exemplo gostava de viver no meu Trás os Montes, mas sinto na pele as descreminacoes, poucos hospitais e farmácias, poucas escolas, etc, etc... Viver em Lisboa, no Porto ou Coimbra ainda trás privilegilegios.

Na Rádio, a RR, já teve emissões próprias no Porto, Lisboa, Elvas, Chaves, Braga, Leiria ou Évora, numa altura de mais riqueza, em que o bolo publicitário não era tão disputado.Agora a parca receita dá para para pagar salários e pouco mais...
Entende agora?

Não entendo, não.
Se a media dos salários na AML é a mais alta do país, mais uma razão para fazer emissão a partir do Porto, de Coimbra ou de Faro, pois os ordenados são mais baixos.
Entende agora porque razão o seu argumento não tem sustentabilidade na realidade?
Trata-se apenas de capricho ecntralista acharem que deve ser em Lisboa e não fora de Lisboa a locução de continuidade.

Julio Carvalho

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 4893
Re: AM do Porto - Projectos radiofónicos
« Responder #46 em: Janeiro 12, 2023, 05:42:36 pm »
Nem mais...

A RR despedia todo o o pessoal de Lisboa, técnicos, locutores( da RR, RFM e Hits) e mudava se de armas e bagagens para o Porto. São mais mais de 200 trabalhadores, todos no DESEMPREGO.LINDO!

Só para a rádio deixar de ser centralista...

Deixe se de disparates regionalistas...

Zeca 2021

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1676
Re: AM do Porto - Projectos radiofónicos
« Responder #47 em: Janeiro 12, 2023, 05:50:50 pm »
Nem mais...

A RR despedia todo o o pessoal de Lisboa, técnicos, locutores( da RR, RFM e Hits) e mudava se de armas e bagagens para o Porto. São mais mais de 200 trabalhadores, todos no DESEMPREGO.LINDO!

Só para a rádio deixar de ser centralista...

Deixe se de disparates regionalistas...
Em vez de contratar tanta gente em Lisboa porque não optaram por contratar no Porto , em Faro ou Coimbra ?

Será que fora de Lisboa não ha escola de jornalismo e pessoas competentes para estar na rádio?
« Última modificação: Janeiro 12, 2023, 05:53:42 pm por Zeca 2021 »

Julio Carvalho

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 4893
Re: AM do Porto - Projectos radiofónicos
« Responder #48 em: Janeiro 12, 2023, 06:04:19 pm »
Claro, para satisfazer os seus caprichos regionalistas.

A RR, fundada por Monsenhor Lopes da Cruz, sempre teve os seus estúdios em Lisboa e na altura nem tinha nada no Porto.

Os actuais estúdios em Lisboa, na Quinta do Bom Pastor, nem custaram nada à Católica, eram instalações que serviam para retiros, mas que há vários anos não eram utilizados.

A RR sempre foi uma rádio nacional, com os principais estúdios na Capital, mas sempre com uma presença forte no Porto, com estúdios e redação. Actualmente entre jornalistas e técnicos, devem estar cerca de 20 pessoas, na Invicta...

A RR, tem no total cerca de 250 trabalhadores...
« Última modificação: Janeiro 12, 2023, 06:07:47 pm por R4 »

Zeca 2021

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1676
Re: AM do Porto - Projectos radiofónicos
« Responder #49 em: Janeiro 12, 2023, 06:14:48 pm »
Claro, para satisfazer os seus caprichos regionalistas.

A RR, fundada por Monsenhor Lopes da Cruz, sempre teve os seus estúdios em Lisboa e na altura nem tinha nada no Porto.

Os actuais estúdios em Lisboa, na Quinta do Bom Pastor, nem custaram nada à Católica, eram instalações que serviam para retiros, mas que há vários anos não eram utilizados.

A RR sempre foi uma rádio nacional, com os principais estúdios na Capital, mas sempre com uma presença forte no Porto, com estúdios e redação. Actualmente entre jornalistas e técnicos, devem estar cerca de 20 pessoas, na Invicta...

A RR, tem no total cerca de 250 trabalhadores...

Bem me quis parecer que não me conseguia responder a uma simples pergunta: Para que contratar tanta gente para Lisboa e não para o Porto ou Coimbra ?
Porque por capricho Centralista, a mentalidade da corte parola e provinciana acha que fora de Lisboa não existe massa crítica capaz de estar à frente de uma rádio, e além disso, acham que uma rádio feita fora de Lisboa, perdia o ser caracster nacional. Ao longo de décadas a RR teve emissão feita do Porto. Como a mentalidade centralista, saloia e provinciana invadiu a RR, optaram por fechar toda a locação continuidade, aumentando os quadros em Lisboa, esvaziando o país. Pode - se despedir fora de Lisboa, mas em Lisboa não se pode despedir. Deixe de ser regionalista e olhe para o país, respeite todos os portugueses porque não faltam talentos de Norte a Sul, e que muitos não têm possibilidade de estar na rádio porque ela está toda aglutinada em Lisboa. A RR é uma rádio Centralista, conservadora da região saloia.
« Última modificação: Janeiro 12, 2023, 06:17:28 pm por Zeca 2021 »

Zeca 2021

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1676
Re: AM do Porto - Projectos radiofónicos
« Responder #50 em: Janeiro 12, 2023, 06:24:52 pm »
Bastou 10 minutos de escuta da RR desde o Nacional de S.Joao para se perceber que aquele ímpeto medieval da corte não larga este pessoal da capital. A ideia de sair de Lisboa para a província é de ego inchado. A pobre coitada dizia sempre Teatro Nacional D.Maria mas nunca disse Teatro Nacional S.Joao, ficando apenas por teatro S.Joao. Lá deve achar que nacional, só na terra dela. As viagens na minha terra destas rádios centralista são de chorar a rrir. O S.Joao está cheio de ouvintes que correram para lá.

Julio Carvalho

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 4893
Re: AM do Porto - Projectos radiofónicos
« Responder #51 em: Janeiro 12, 2023, 06:43:51 pm »
Repito, a RR foi fundada em Lisboa, e há várias razões para uma rádio nacional ter os seus principais estúdios em Lisboa.

Por exemplo, para negociar contratos e patrocínios ( a RR e as outras rádios do grupo vivem muito disso).

Ora os  principais parceiros e patrocinadores, têm os seus departamentos comerciais na Capital, ora é muito mais fácil os negócios fluirem.

Porque é que acha que nenhuma rádio nacional está no Porto? Nem RTP, nem Bauer e até o grupo TSF está em Lisboa?




Julio Carvalho

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 4893
Re: AM do Porto - Projectos radiofónicos
« Responder #52 em: Janeiro 12, 2023, 08:37:29 pm »
Ah, e já agora, sobre se dizer teatro D. Maria, a companhia que está no S. João é deste teatro.
O Teatro D. Maria está em obras e a companhia aproveita par fazer uma digressão pelo País, já que não pode utilizar este teatro.
Portanto, a companhia era de D. Maria e o S. João só serviu o palco.
Ja que ouviu digam me que  famosos é que foram ouvidos?

Zeca 2021

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1676
Re: AM do Porto - Projectos radiofónicos
« Responder #53 em: Janeiro 12, 2023, 09:38:09 pm »
Repito, a RR foi fundada em Lisboa, e há várias razões para uma rádio nacional ter os seus principais estúdios em Lisboa.

Por exemplo, para negociar contratos e patrocínios ( a RR e as outras rádios do grupo vivem muito disso).

Ora os  principais parceiros e patrocinadores, têm os seus departamentos comerciais na Capital, ora é muito mais fácil os negócios fluirem.

Porque é que acha que nenhuma rádio nacional está no Porto? Nem RTP, nem Bauer e até o grupo TSF está em Lisboa?

È de chorar a rir.
Em 2023, na era do teletrabalho, das reuniões via net, nos contratos por via electronica, eis alguem que tenta justificar que uma rádio emita desde a Capital pois é lá que podem celebrar contratos de publicidade com as grandes empresas, porque lá estão sedeadas.




Zeca 2021

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1676
Re: AM do Porto - Projectos radiofónicos
« Responder #54 em: Janeiro 12, 2023, 09:40:04 pm »
Repito, a RR foi fundada em Lisboa, e há várias razões para uma rádio nacional ter os seus principais estúdios em Lisboa.

Por exemplo, para negociar contratos e patrocínios ( a RR e as outras rádios do grupo vivem muito disso).

Ora os  principais parceiros e patrocinadores, têm os seus departamentos comerciais na Capital, ora é muito mais fácil os negócios fluirem.

Porque é que acha que nenhuma rádio nacional está no Porto? Nem RTP, nem Bauer e até o grupo TSF está em Lisboa?

Um país centralista é precisamente esse, aglomera tudo na sua capital. Por alguma razão somos o pais mais pobre da Europa.

Zeca 2021

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1676
Re: AM do Porto - Projectos radiofónicos
« Responder #55 em: Janeiro 12, 2023, 09:57:52 pm »
Ah, e já agora, sobre se dizer teatro D. Maria, a companhia que está no S. João é deste teatro.
O Teatro D. Maria está em obras e a companhia aproveita par fazer uma digressão pelo País, já que não pode utilizar este teatro.
Portanto, a companhia era de D. Maria e o S. João só serviu o palco.
Ja que ouviu digam me que  famosos é que foram ouvidos?

Foram milhares de ouvintes que encheram o S. João para escutar a brilhante dupla lisboeta das tardes da RR.
 Foi o delírio.

Julio Carvalho

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 4893
Re: AM do Porto - Projectos radiofónicos
« Responder #56 em: Janeiro 12, 2023, 10:06:05 pm »
Então diga me lá porque não há um UNICA rádio do Porto a nível nacional?
Porque será?

A empresas da Press que era do Porto comprou a TSF, e acabou com a Press e fundindo  - a com a TSF.

No Porto, infelizmente, nem uma boa rádio local consegue ter! Porque , as que existiam deixaram se vender e capturar por empresas de Lisboa.

E, responda -. me, porque é que isto acontece?

Porque é que o Porto não se consegue impor na comunicação social?

Se quiser eu até lhe respondo...

pdnf

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 8091
Re: AM do Porto - Projectos radiofónicos
« Responder #57 em: Janeiro 12, 2023, 11:48:21 pm »
Então diga me lá porque não há um UNICA rádio do Porto a nível nacional?
Porque será?

A empresas da Press que era do Porto comprou a TSF, e acabou com a Press e fundindo  - a com a TSF.

No Porto, infelizmente, nem uma boa rádio local consegue ter! Porque , as que existiam deixaram se vender e capturar por empresas de Lisboa.

E, responda -. me, porque é que isto acontece?

Porque é que o Porto não se consegue impor na comunicação social?

Se quiser eu até lhe respondo...

Na minha opinião, o que faz a diferença não é tanto a dimensão nem a densidade populacional, mas sim a estrutura da economia que é muito díspar entre as duas cidades. Efetivamente, o Zeca tem razão num ponto: Portugal é centralista ao máximo. Lembro-me de estudar em Geografia no 11ºAno o índice  de centralidade e Lisboa tinha dos valores mais altos da OCDE. Lisboa é uma cidade que gravita em torno do poder associado ao aparelho do Estado, de grandes empresas de serviços e dos agentes culturais. Poder esse que não vinha mal ao mundo se fosse melhor repartido equitativamente pelo país. Por cá, o Porto é uma cidade essencialmente industrial, o que, por si só, não gera tanta notícia. Se pensarmos bem, a própria informação não deixa de ter um tanto ou nada de entretenimento: o que enche jornais, as tricas dos corredores de São Bento e os soundbites no plenário. O que atrai, o que vende, é o que está em Lisboa, não por ser Lisboa, mas porque se criou um cluster fechado sobre essa área geográfica, de uma forma que não acontece em qualquer outro país europeu, onde há uma muito maior polarização entre as 2/3 grandes cidades, mais que não seja pelo facto de existir um nível de poder regional (aparte: por cá seria mais uma fonte de jobs for the boys and girls, de mão estendida...a São Bento).

Claro que num país com estas características é impossível a um órgão de comunicação social nacional não assentar a base das suas operações em Lisboa. Senão vejamos, se é em Lisboa que se passa 95% da atividade política relevante para o país, que racional teria, ter uma redação principal sediada a 300 km de distância? Tal justifica que, por exemplo a rádio Nova tenha sido forte na informação, no tempo das vacas gordas... só que em tempos de vacas magras, é pura e simplesmente um modelo impossível. Daí que, por exemplo, uma TSF que baseia muito da sua operação em contratos precários e estagiários, se tenha mudado de armas e bagagens para onde está o que alimenta o negócio da comunicação social. Principalmente, sendo o dinheiro pouco, é normal que se tomem esse tipo de decisões. Claro que principalmente a rádio pública, deveria ter uma representação mínima que fosse, a tal locução de continuidade, pelo menos na segunda cidade do país, para justamente gerar essa externalidade positiva, que potencie a criação de polos culturais fora da capital. A uma rádio privada, não cabe pedir-se essa missão.
Finalmente, a rádio no Porto, face a este panorama, não pode estar muito mais que ligada às máquinas. As que sobrevivem a passar música, o produto mais barato, são, efetivamente umas resistentes.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

modernices

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 525
Re: AM do Porto - Projectos radiofónicos
« Responder #58 em: Janeiro 12, 2023, 11:52:25 pm »
Mas será possível que não se fala mais nada neste fórum do que desta treta de Porto e Lisboa? Mais rádio e menos tretas destas por favor. Move on na conversa que já chateia

Atento

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 8093
Re: AM do Porto - Projectos radiofónicos
« Responder #59 em: Janeiro 13, 2023, 04:18:44 am »